27 março 2007

Religião (ou a falta de crença) x Religião (ou a falta de crença)

Bem, hoje vou falar de um assunto que vejo muuuito no Orkut... Uma "guerra" entre crenças religiosas (e não crenças também).


Como todos sabem, existem várias comunidades para todos os gostos!!! E muitas, infelizmente, difamam a crença e a não-crença alheia. E quando aparece uma com o intuito de fazer algo mais "acadêmico", aparece um bando de fanáticos que a deleta (se a Kiya ler isso vai entender^^). Bem, o que quero dizer com isso?

Existe umas bastantes interessantes, como a "Contradições do Ateísmo", que apesar do nome, serve para se fazer um debate entre as teorias criacionistas, a Bíblia e o ateísmo. Na maioria dos tópicos eu eu li, apesar de não concordar com certas coisas, percebi um respeito mútuo entre cristãos e ateus, e quando alguém quebra esta regra é avisado. Ou seja, uma comunidade que pelo menos tenta ser imparcial.

Outra que eu gostava muito, e que foi deletada ¬¬, era a "Cristianismo à prova", onde colocávamos argumentos a favor e contra, existia um debate e procurávamos utilizar fontes confiáveis para eles. Também era comum debatermos sobre os erros das igrejas e etc.

Eu era dessa comu, todos lá sabiam a minha crença (cristã), me respeitavam, assim como eu os respeitava, e em meus argumentos fazia de tudo para ser mais "científica" e quando eu era "religiosa" deixava isso explícito e dizia que era a minha opinião, mas que ninguém era obrigado a seguir. Ou seja...

Infelizmente o que vejo muito por aí é uma chacota a cristãos, bruxos, macumbeiros, judeus, ateus, céticos, agnósticos, muçulmanos, entre outros, mas quando ocorre de alguém chacotar o agressor e sua crença esse sai todo enfurecido querendo guerra. Para uma melhor explicação, vou até utilizar, e alfinetar, alguns irmãos evangélicos.

Na Bíblia, está escrito que devemos espalhar o evangelho para toda a criatura. Até aí nada demais. Mas o que vejo é que simplesmente, muitos que se dizem evangélicos impor a sua crença ao próximo. O engraçado é que quando alguém tentar impor o que acredita a eles, estes se sentem ofendidos.
Um outro exemplo que posso dar é do ateu, ou cético, ou até alguém de alguma religião ter o prazer mórbido de destruir a crença do outro. O engraçado é que quando tentam fazer o mesmo com ele, este fica todo estressadinho e ofendido.

Primeiro: Para os cristãos que fazem o que citei acima, em alguma passagem da Bíblia Jesus pega a espada de Pedro e diz: "- Ou você me segue ou você morre!" Ahn... Não. Pelo contrário. Ele pregava, se você quisesse acreditar ótimo, senão continue seguindo a sua vida, oras!

Segundo: para todos que possuem esse prazer mórbido, seja ateu, cristão, bruxo, ou seja lá o que for (e isso também vale para os irmãos citados acima), não queira para os outros o que você não quer para você. Ou seja, você ateu chato, gostaria de ter um cristão chato no seu ouvido tentando destruir a sua não-crença/você cristão chato gostaria de ter um ateu chato no seu ouvido tentado destruir a sua crença? Creio que não.

Podem até dizer agora, mas foi ele que começou, mas dizendo duas sábias frases de Gandhi... "Olho por olho? O mundo ficará cego." Ou seja, violência gera violência.

Sabe, tenho muitos amigos, colegas, conhecidos, todos possuem suas crenças, sejam eles cristãos, bruxos, espiritualistas, budista e nem por isso quebro no pau com eles por conta disso. Muito pelo contrário! Nos damos bem, porque simplesmente nos respeitamos. Taí uma coisa para se pensar, não?

T +!

Nenhum comentário:

Comentários