18 março 2007

Para refletir - Os Cegos e o Elefante

Uma história legal que achei no orkut, na Comunidade Bruxaria Eclética, postado pela Dede.

Os Cegos e o Elefante
por John Godfrey Saxe (1816-1887)

Eram seis homens do Hindustão inclinados para aprender muito,que foram ver o Elefante(embora todos fossem cegos. Que cada um, por observação poderia satisfazer sua mente.

O primeiro aproximou-se do Elefante, e aconteceru de chocar-se. Contra seu amplo e forte lado, imedatamente começou a gritar: "Deus abençõe, mas o Efefante é semelhante a um muro".

O segundo, pegando na presa, gritou: "Oh! O que temos aqui, tão redondo, liso e pontiagudo? Para mim isto é muito claro. Esta maravilha de elefante é muito semelhante a uma lança!".

O terceiro aproximou-se do animal e aconteceu de pegar a sinuosa tromba com suas mãos. Assim falou em voz alta: "Vejo", disse ele, " o elefante é muito parecido com uma cobra!".

O quarto esticou a mão, ansioso e apalpou em torno do joelho. "com o que este maravilhoso animal se parece é muito facil", disse ele: "Esta bem claro que o Elefante é muito semelhante a uma arvore!".

O quinto, por acaso, tocou a orelha, e disse: Até um cego pode dizer com o que ele se parece: Negue quem puder, esta maravilha de Elefante é muito parecido com um leque!".

O sexto, mal havia começado a apalpar o animal, pegou na cauda que balançava e veio ao seu alcance. "Vejo", disse ele, "o Elefante é muito semelhante a uma corda!".

E assim esses homes do Hindusitão discutiram por muito tempo, cada um com sua opinião, excessivamente rígida e forte. Embora cada um estivesse, em parte, certo, todos estavam errados!

Moral da história:

Com frequência em guerras teológicas, os disputantes, eu suponho, prosseguem em total ignorância daquilo que cada um dos outros quer dizer, e discutem sobre um elefante que nenhum deles viu!

Nenhum comentário:

Comentários