26 fevereiro 2010

E como fica a cronologia? 1ª parte


Nihao people!!!! xD Sim, estou mais calminha e agradeço pelos comentários!!!!! ^^ Dando uma pausa (de certa forma) nas notícias de SSF IV, o post hoje vai falar sobre a cronologia do game. Aliás, será uma série de posts sobre isso, podendo ser atualizados (ou não) caso a Capcom mude alguma coisa.

Tive idéia de criar um post assim devido as minhas conversas com Deco, um dos webmaster do SF Website, e lendo algumas perguntas quanto a isso nos fóruns SF Brasil e Fighters. Antes de começar a falar um pequeno resumo sobre a história e a cronologia, quero deixar bem claro essas seguintes questões:
  • Eu usarei o plot antigo, já que esse post é para mostrar as mudanças ocorridas na história de SF com o passar dos anos;
  • Irei postar curiosidades e afins, visto que, a Capcom, seja a americana ou a japonesa, acrescenta ou retira algum elemento.
Esclarecido esses pontos, vamos começar!!! ^^


A gênese de Street Fighter e o segundo torneio

Final do Street Fighter 1
A série SF começa com Street Fighter I, o torneio que Sagat organiza e é derrotado pelo novato Ryu, gerando dentro de si um sentimento vingativo pela humilhante derrota, marcado para sempre com uma cicatriz enorme em seu peito, feita pelo shoryuken de Ryu.

Street Fighter 89... O Final Fight!!!!
Após o SF I, a Capcom resolveu dar continuidade a série. Porém, em vez de SF II, a continuação seria chamada de SF' 89. Esse game era nada mais que o jogo Final Fight. Mesmo com a separação dos projetos (Final Fight sendo um game independente e novas idéias próximas ao SF 1 para SF II), o storyline de Final Fight, se passa no mesmo universo de SF.


Após o lançamento de Final Fight, a Capcom lança SF II - The World Warrior, com novos personagens e a volta de três antigos: Ryu, Ken e Sagat.

Ryu ainda buscava o seu caminho, Ken (que oficialmente nunca participou do 1º torneio, sua participação no game foi apenas para se ter um player 2) se casa com sua namorada Eliza no final e Sagat se alia a uma organização criminosa e busca se vingar de Ryu. Nos upgrades SF II' Champion Edition e Hyper Fighting, não há grandes mudanças no (pouco) roteiro do game.

A primeira grande mudança, viria com Super Street Fighter II e SSF II Turbo, com a inclusão dos personagens Cammy, Dee Jay, Fei Long, Thunder Hawk e Gouki/Akuma (esse apenas na Super Turbo). Alguns se perguntavam se os acontecimentos da Super seriam durante o torneio SF II, ou até mesmo após alguns acontecimentos.

Cammy e Chun-Li na abertura de Super Turbo
Com isso temos a primeira linha cronológica de SF:
  • Street Fighter;
  • Final Fight (que acontece durante o SF 1);
  • Street Fighter II (mesclando as versões).
Porém, perguntas ainda ficavam no ar... Quem de fato ganhou o torneio SF II? E, no caso daqueles que conheciam SF 1, que fim levou os outros personagens? 

A resposta para a segunda pergunta foi parcialmente respondida na série SF Zero/Alpha e no SF IV (e também, em parte será respondida no Super SF IV). Agora, quanto a primeira pegunta... Até hoje está no ar a resposta. Os cinco principais candidatos a vencedores são:
  1. Ryu - se bem que seu final não necessita de enfrentar Bison, mas essa probabilidade refere-se ao aparecimento de Gouki/Akuma;
  2. Chun-Li - busca vingança pelo pai assassinado;
  3. Guile - busca vingança pelo seu amigo Charlie que foi morto por Vega/Bison;
  4. Cammy - está em busca de seu passado, que possui ligação com a Shadaloo;
  5. T. Hawk - está atrás de Vega/Bison pelo o que foi feito em sua tribo.
Desses citados, os mais prováveis, na opinião de alguns fãs seria Guile ou Chun-Li. Mesmo assim, algumas dúvidas ficaram no ar, como o caso de Gouki/Akuma, que apesar de não ter participado do torneio, interferiu na luta final. 

A única coisa que se sabe sobre o segundo torneio, é que todos os finais aconteceram, exceto o de Vega/Bison (isso até SF V chegar, pois, de certa forma, o final de Vega/Bison se tornou cânon ali - trecho atualizado). Sem nenhuma prévia do lançamento de SF III, essas perguntas continuariam (e até hoje continuam) no ar.

Após Super SF II e Super Turbo, a grande mudança no plot de SF iria acontecer com a criação de SF Zero... Como veremos apenas no próximo post.


Curiosidades:

  • O nome do torneio em que se passa o Street Fighter II é World Warrior;
E apesar da imagem ser do final de Ryu, ninguém sabe quem foi o campeão do torneio 
  • A princípio, pelo plot americano, Charlie, o amigo de Guile, teria sido morto no Camboja. Tal coisa sobre o Camboja, não existe na versão japonesa do game (informação atualizada);
Guile e o seu final durante toda a série SF II
  • Chun-Li em SF II, sempre se tonava uma "garota comum" em seu final. Em Super SF II e Super Turbo, existe a possibilidade dela continuar como agente da Interpol. Mas em ambos finais das Supers, ela não consegue abandonar a luta;

No primeiro quadro temos Chun-Li em seu final de SF II, SF II' e SF II' Turbo. Nos dois últimos, os de SSF II e Super Turbo.
  • Cammy, pelo plot americano, teria sido amante de M. Bison, enquanto era da Shadaloo. Pela história da Capcom japonesa, ela era apenas uma criação genética da organização (mais detalhes em SF Zero 3);
Final de Cammy pelo plot americano.
Final de Cammy em SSF II Turbo Revival, com o plot original da Capcom japonesa traduzido.
Irei terminar por aqui. Espero que tenham gostado deste pequeno resumo sobre a história do game.

E agradeço ao Gustavo Cassali e ao Luiz Fernando, por algumas das informações colocadas neste artigo.

E abaixo, os links para os outros artigos dessa série:

Um comentário:

Marcelo disse...

O negócio do Ryu é apenas se tornar um verdadeiro guerreiro assim como o seu falecido mestre queria.
Do ponto de vista de uma pessoa comum, é o pior final que pode existir. Mas do ponto de vista de um artista macial, mostra algo a mais, tal como continuar desenvolvendo a sua técnica para deixá-la a mais próxima da perfeição, e só.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários