12 janeiro 2019

Juni, Juli e Juri!


Artigo publicado originalmente no dia 18 de agosto de 2010. Como nessa nova atualização tiver que acrescentar bastante coisa, resolvi que era melhor "republicar" o artigo.

Na época, eu o tinha escrito mais como esclarecimento sobre as personagens Juni, Juli e Juri, já que, na época, julgavam que Juri poderia ser ou ter sido uma Doll.

Nihao!!!! Bem o post de hoje é mais para esclarecer um pouco sobre elas… Conversando com o Roger (que faz parte da equipe do Streetfighter.com.br e antigo dono do Street Fighter Animes) e também com o meu esposo e outras pessoas na net, percebi que alguns confundem um pouco a história das Shadaloo Dolls e pensam que a Juri é uma delas ou coisa assim. Mãos a obra!!!!

Quem são Juli e Juni?

3724473763_eb0b96af79_b
Elas fazem parte das Shadaloo Dolls (ベガ親衛隊 Bega Shin'eitai - Vega Elite Guards ou ドールズ - Dôruzu), um esquadrão formado por jovens de 16 anos, sendo as 12 principais, ao lado de Cammy, as guardas pessoais de Vega/Bison. Elas, abaixo dos Quatro Reis, são membros do alto escalão da Shadaloo e devem obediência aos mesmos.

Todas as Dolls, com exceção de Cammy (e Decapre), são meninas que foram raptadas de várias partes do mundo e sofreram lavagem cerebral.

Abaixo, o nome de todas elas, com um pequeno resumo da sua ficha. Uma curiosidade é que cada codinome (com exceção de Cammy) é baseado nos meses do ano de várias línguas, provavelmente as línguas natais de cada uma delas. Caso haja atualização na ficha de alguma, principalmente no quesito nacionalidade, irei modificar a informação.

Obs: Os trechos em negrito do artigo, excetuando o nome das Dolls e os subtítulos, são as informações atualizadas.

As Dolls:

Nº 0 – Cammy: Cammy é a Doll de n° 0, e seu codinome na época da Shadaloo era Killer Bee. Era a líder das Dolls e foi feita por engenharia genética, sendo praticamente um clone de Vega / Bison e um dos seus corpos extras. Trabalha atualmente na equipe Delta Red;

376957318_5f95448783

Nº 01 – Enero: Enero significa Janeiro em espanhol. É uma jovem espanhola (até que a Capcom diga o contrário xD). Ela é a especialista em comunicações e a "atual" líder. Sempre anda com um megafone e possui uma risadinha estilo Karin Kanzuki;

Nº 02 – Février: Jovem francesa, especialista em armas de fogo. Février significa fevereiro em francês. Février não possui temores, a não ser Enero quando está com raiva. As balas de sua metralhadora são de Psycho Power;

Nº 03 – März: Uma alemã, perita em invadir sistemas de segurança e especialista em obter informações, através de seu laptop. März significa março em alemão. É bastante tímida e evita falar muito, mesmo com as suas colegas Dolls. Também detesta falar com estranhos. Em SF V usa óculos ;

Nº 04 – Aprile: Aprile significa abril em italiano. Italiana, é ex-ginasta e especialista em artes médicas, a doutora do esquadrão. é a mais antiga das Dolls e possui um irmão chamado Maggio, que vai até Rose para saber o seu paradeiro e termina se tornando seu discípulo, ao lado de Menat. Em SF V usa um tapa olho com estampa de coração no olho esquerdo, sem motivo aparente;

Nº 05 – Satsuki: A Doll do mês de maio. Japonesa e especialista em kenjutsu (luta com espadas). Luta usando sua amada katana Murasame Blade e a ninjatô Rasetsu Blade. Ela também é boa utilizando taijutsu. Seu nome significa maio em japonês arcaico;

Nº 06 – Juni: Um alemã especialista em combate desarmado. Sua outra alcunha em Street Fighter Zero 3 é "Cool-headed Silent Killer” (Assassina Silenciosa de Coração Frio). Ela é resgatada por Cammy em Super Street Fighter IV e fica sem memória. Durante o modo história de Cammy de SF V, nota-se que ela teve durante um breve momento, lembranças da época que era uma Doll. Assim como Cammy, é apaixonada por gatos, estando lovre do controle de Vega/Bison. Juni significa junho em alemão;

Nº 07 – Juli: A princípio uma alemã, mas em Super Street Fighter IV, há a confirmação dela fazer parte da tribo de T. Hawk, sendo a amada/namorada do mesmo. Assim como sua parceira Juni, ela é especialista em combate desarmado. Em Street Fighter Zero 3 é também conhecida como "Heartless Assassin Doll" (Boneca Assassina Sem Coração). No final de T. Hawk, ele consegue resgatar Juli, porém, ela está em estado catatônico. Em SF V, vimos que ela ainda continuou sob o domínio da Shadaloo. Juli significa julho em alemão e seu verdadeiro nome é Julia.

Nº 08 – Santamu: A princípio, uma vietnamita, atualmente etíope (o que faz perder o sentindo da escolha de seu nome). Especialista em combate utilizando uma lança e está sempre acompanhada de um mico-leão-dourado, chamado Kiki. Seu nome é uma derivação de Tháng Tám, palavra vietnamita para agosto;

Nº 09 – Xiayu: Chinesa, especializada no uso do nunchaku. Seu nome deriva da palavra chinesa Shiyue’ (十月 – setembro). É irmã gêmea de Jianyu;

Nº 10 – Jianyu: Irmã gêmea de Xiayu. Ela é especializada no uso do quarterstaff (uma espécie de bastão). Seu nome é derivado da palavra Jiuyue’ (九月) que significa outubro. Em SF V usa uma mácara de Ópera Chinesa;

Nº 11 – Noembelu: A Doll do mês de novembro. Seu verdadeiro nome é Little Eagle (Pequena Águia) e, a princípio, faria parte da tribo de T. Hawk. É especializada em lutar com um par de machadinhas. Ao contrário do que foi divulgado, inclusive no antigo Street Fighter Plot Guide, Noembelu aparece rapidamente sendo derrotada por Juri no OVA de Super Street Fighter IV (que conta para o roteiro). Como o posto de menina que ia ser resgatada por Hawk foi ocupado por Juli, Noembelu provavelmente é apenas uma índia norte-americana;

Nº 12 – Decapre (Декапре): A última Doll, seu nome vem da palavra russa Dekabr' que significa dezembro. Provavelmente é russa e lembra bastante Cammy, porém, utilizando uma máscara preta que esconde seu verdadeiro rosto. A princípio, se sabia muito pouco sobre ela a não ser que a mesma é um tanto instável com o Psycho Power e que quer matar Cammy a qualquer custo;
ssfivgonzo3
Como citei em alguns dos resumos acima, as Shadaloo Dolls reaparecem em Super Street Fighter IV, no anime (que extraordinariamente conta para o canon) Super Street Fighter IV: Juri OVA e em A Shadow Falls (Street Fighter V).

No anime, uma das missões de Juri é a captura das Shadaloo Dolls. Cammy a enfrenta, logo após a derrota de Guile. Juri tenta matá-la, tacando Juni, que estava inconsciente e numa maca, em cima de Cammy, quando o avião estava em movimento e com a entrada traseira aberta. Mesmo ambas caindo de uma altura imensa, conseguem sobreviver.

Agora vamos a um resumo da ficha da nossa querida lutadora de Taekwondo.

Juri Han:


Juri
Juri Han era uma talentosa artista marcial. Seus pais foram assassinados pela Shadaloo, e ela perdeu seu olho esquerdo quando isso aconteceu, motivos pelos quais ela odeia Vega / M. Bison com todas as suas forças. Se tornou agente da Sin e uma de suas missões foi a captura das Dolls. Devido a esse mais um outro incidente ocorrido anteriormente, ela se torna rival tanto de Cammy quanto de Chun Li.

É uma garota completamente sádica, pervertida e sem nenhum respeito pela lei, regras ou moral. Se submeteu ao implante do sistema “Feng Shui”, que ficou no lugar de seu antigo olho esquerdo.

Ao terminar o jogo com Juri, percebe-se que ela estava apenas usando Seth e que no fundo, ela quer se tornar a nova líder da SIN.

Ou seja, como puderam ler, a sua única ligação com as Dolls é o fato dela ter enfrentado e derrotado todas que estavam presentes na base atacada. Ao contrário do que houve com essas meninas e com Cammy (sequestro, lavagem cerebral e no caso de Cammy, engenharia genética), Juri aparentemente era uma garota normal, até que o assassinato de seus pais mudou completamente a sua vida.

Espero que esse post tenha ajudado a esclarecer sobre essas personagens. Qualquer coisa, podem comentar!^^ Agora vamos as curiosidades!!!!

1. Outras Dolls:


Foi divulgada a existência de outras Dolls dentro da Shadaloo, de hierarquias inferiores. Essas são conhecidas como Dolls Aprendizes. Abaixo as classes delas:


  • Low-Rank Dolls:

Equipamentos: Óculos de Visão Noturna, Dispositivo de Amplificação de Psycho Power.

Deveres: Operações de disfarce, segurança da base, o que os Quatro Reis as ordenarem.

Essas Dolls eram inimigos frequentes do pachinko "Chun-Li ni Makase China". Seus trajes se assemelham aos que eram utilizados pelas Dolls em seu jogo de estreia (SF Zero 3).


  • Mid-Rank Dolls:


Equipamento: Chest rig, fones de ouvido, Psycho Armor (ombreiras), Psycho Stun Gun, Psycho Grenade.

Deveres: Combate corpo-a-corpo, segurança básica, sabotagem, o que os Quatro Reis as ordenarem.


  • High-Rank Dolls:


Equipamento: Psycho Armor (ombreiras).


Deveres: Combate corpo-a-corpo, sabotagem, treinamento das Dolls de baixo escalão, liderança nos campos de batalha, o que os Quatro Reis as ordenarem.

As Dolls de ranking intermediário e alto, são as mais experientes em combate e lideram o ataque em campo. Inclusive, as Dolls de patente mais alta são ainda mais capazes do que os soldados que fazem parte do alto escalão da Shadaloo .

Na versão japonesa da ficha destas Dolls é dito que seus codinomes são determinados por nomes de flores de seus países de origem, como por exemplo, Löwenzahn que é dente-de-leão em alemão.

Na versão em inglês das fichas é afirmado que elas são conhecidas pelo codinome de Löwenzahn.


2. Sakura uma Doll????
sakurasatsukiRolava um boato que conforme o livro All About Street Fighter Zero 3, Sakura faria parte das Dolls. Uma das provas da mudança de ideia seria que Satsuki, na verdade, seria baseada em Sakura. Ao comparar os sprites de ambas e verá que a cabeça da Doll lembra a de Sakura, só que, com o penteado um pouco diferente.

3. A lavagem cerebral de Juni:
0 (1)
No livro Street Fighter Eternal Challenge, diz que a lavagem cerebral sofrida por Juni foi a mais completa das Dolls. Por isso, ela recebeu as missões mais importantes, como tentar capturar Ryu. Nos gibis da Udon Comics, também ocorre esse fato, só que com um agravante:

Para comprovar tal feito, sua primeira missão foi a de assassinar a sua própria família.

4. Sobre Juli:
Juli1Juli não é tão poderosa quanto Juni no storyline. Pela ficha divulgada no Shadaloo CRI, ela é descendente de uma tribo em particular, é a segunda Doll mais antiga e as memórias de seu passado foram apagadas diversas vezes.

Uma outra curiosidade é sobre seus olhos: muitos supõe que sua alcunha em Street Fighter Zero 3, “Heartless Assassin Doll" (Boneca Assassina Sem Coração), deve-se ao fato de que nas artes oficiais e nos sprites, seus olhos possuem um semblante triste, como se tivesse deprimida interiormente, ao contrário, por exemplo, de Cammy, que possui os olhos frios.

5. O caso de Decapre:
decapre-vsport
Não se sabia, a princípio o porquê de Decapre usar uma máscara. Uma das teorias que especulavam era possibilidade de Balrog / Vega tenha dado essa máscara para ela não ganhar alguma cicatriz em seu belo rosto, como aconteceu com Cammy. Outra teoria é que seu rosto poderia ser deformado. Havia várias especulações de que Decapre seria uma “proto-Cammy”, ou seja a clone que veio primeiro, mas que por algum motivo foi descartada., o que foi praticamente confirmado posteriormente. 

A possibilidade dela ser um outro clone, já tinha sido usada nos gibis da Udon Comics (e neles parte de seu rosto era deformado).

Em Ultra SF IV e a divulgação de artes conceituais, foi confirmado que parte de seu rosto é deformado, além dela ser um tanto instável e insana com o Psycho Power.  Em SF V, conseguiu sair do controle de Vega/Bison.




Em uma das versões anteriores do artigo, eu tinha afirmado que o anime Juri OVA já demonstrava que o rosto da personagem era cheia de cicatrizes. Graças ao Luiz Fernando, consegui uma imagem melhor e o que parecia ser o rosto, só era a máscara que mudaram de cor.
juriova

 6. Trajes personalizados:


Em SF V, as 12 Dolls ganharam trajes mais personalizados, destacando alguma particularidade e/ou função. As únicas que ficaram com os trajes mais parecidos com os antigos foram Juni e Juli, mudando apenas o modelo das botas.


Cammy em SF V, também teve o seu traje de Doll modificado, perdendo a sua tonalidade azul claro assim como, seu penteado também foi modificado.

 7. Livres... Ou não:


No final de A Shadow Falls, todas as Dolls do esquadrão de elite ficam livres do controle de Vega/Bison. Porém, especula-se que talvez o mesmo não tenha acontecido entre as Dolls do escalão mais baixo.. Quando o jogador vai criar o seu PsychoPass no CFN Portal (com o ID do Steam ou da PSN), na página de boas vindas, há o seguinte trecho:
"Eu recebi este "PsychoPass" da recepcionista, mas o que exatamente eu faço com ele? ... E por que o nível dela é tão alto ?! 
Excelente pergunta! Seu PsychoPass é o seu crachá de identificação dado a todas as tropas da Shadaloo. Ele terá seus dados de jogador atualizados no momento da emissão. Outras empresas proíbem seus membros de compartilhar coisas nas mídias sociais, mas nós aqui da Shadaloo encorajamos bastante isso! Compartilhe seu PsychoPass para mostrar suas habilidades para o mundo! E você tem um bom olho, se descobriu que a nossa recepcionista não é nenhuma garota comum! Até mesmo as recepcionistas têm que passar por um processo de batalha de eliminação feroz antes de que elas possam se considerar um de nós. Admirável, sim, mas você provavelmente deve apenas admirá-la de longe. Você talvez tenha ouvido falar da unidade de guarda-costas de elite de Lorde Bison, The Dolls? Há rumores de que a recepcionista é uma delas ... Dolls"
Por enquanto é apenas uma especulação, visto que até agora não divulgaram nada no jogo. Porém, conforme o livro "Al About Street Fighter III", é dito que a Shadaloo ainda existe, só que nas sombras. Então, a suspeita de que algumas Dolls ainda se mantém fiéis a Vega/Bison é válida.

8. März morreu?


Em "A Shadow Falls", quando as Dolls saem do controle de Vega/Bison, há um embate entre März e F.A.N.G., com a jovem salvando Rashid e se sacrificando para impedir que o assassino continue com as suas ambições. Mas, como bem sabemos, F.A.N.G. sobreviveu, o que leva a suspeitas sobre se März esteja viva ou não. Atualmente, seu status é desconhecido.

9. A cara é a mesma, mas os cabelos (e os olhos):


Algumas Dolls tiveram mudanças em sua aparência física, desde o seu jogo de origem:
  • Février em Street Fighter Zero 3 tinha os cabelos cor de rosa. Em Street Fighter V, eles se tornaram castanhos;
  • Juli em Street Fighter Zero 3 possuía olhos castanhos, enquanto que em Street Fighter V, seus olhos se tornaram azuis;
  • Juni possuía os cabelos laranja e olhos castanhos. Na série Street Fighter IV e em Street Fighter V, ela ficou loira de olhos azuis;
  • Decapre era loira e em Ultra Street Fighter IV, tinha os olhos verde-oliva. Em Street Fighter V, seus cabelos ficaram brancos e seus olhos âmbar.
10. O trecho obscuro da lavagem cerebral de Juni e Juli:

Fanart feita por レムレム博士
No All About Street Fighter Zero 3 há um trecho que pode ser considerado um tanto pesado, na história de Juni e Juli. Elas estão nuas numa maca, após terem sofrido diversos experimentos num laboratório da Shadaloo, quando Vega/Bison aparece diante delas.

11. O antigo Plot Guide errou?
Cammy__s_facepalm_by_anotherguttersnipe
Logo acima eu afirmei que Noembelu apareceu sim no anime de Super SF IV, contradizendo o que dizia o antigo plot guide. “Tia Bia, como você ousa! Tem provas?” Claro que tenho. Vamos olhar a seguinte sequência de imagens:
bon1 bon2
bon3 bon4
bon5 bon6
bon7 bon8
bon9 bon91
Na primeira e na segunda imagens, temos 2 homens levando 2 macas com 2 Dolls em cada uma.

Na terceira imagem, o homem que está na frente coloca a Doll ao lado de outras 3 que já estavam ali. Com a que bem vindo logo atrás, temos ao todo no momento cinco Dolls. Na imagem seguinte, vemos apenas 2 homens com macas vazias.

Na quinta imagem, já aparece 2 Dolls caídas no chão e logo após, na sexta, mais uma, totalizando 8 Dolls.

Na sétima e oitava imagem, vemos Noembelu tomando uma surra de Juri!! Uma prova de que ela não foi resgatada por T. Hawk e, com tudo que foi divulgado posteriormente, que não faz mais parte da tribo dele, sendo apenas uma índia qualquer norte-americana.

Nas duas últimas imagens, temos as Dolls que faltavam para completar 12. Ou seja, o antigo Plot Guide errou!

Curiosamente, o rosto de Noembelu não aparece na sequência que aparece alguns minutos depois das Dolls dentro das “incubadoras” junto com Juni e Juli nas macas.

Mas devo fazer uma pequena observação: o Plot Guide é atualizado constantemente, e como já tem uma nova versão do mesmo, bem mais detalhada e de qualidade superior, então, quando você ler este artigo, esse erro não existe na versão atual.

12. A vida de Juri antes:

Não se tem detalhes de como era a vida de Juri ou sobre a sua personalidade antes de seus pais serem assassinados. Uns dizem que Juri já possuía uma personalidade distorcida, mas que seus pais conseguiam controlar isso. Com a morte deles, essa personalidade dela apenas aflorou.

Outra teoria já diz que Juri era uma boa garota e tinha uma vida feliz, e que só está agindo dessa forma devido ao forte trauma psicológico que sofreu, graças a Vega / Bison e seus companheiros. A base para essa teoria é a frase de vitória de Chun Li, ao ganhar de Juri: "What would your parents think if they saw you now"? (O que seus pais pensariam de você, se a vissem agora?). Nesse última suposição, Juri seria “uma vilã trágica”.

13. Boing boings!!!!!!
140798-boobfight
A princípio os seios de Juri seriam menores em sua ficha técnica e ela também gostaria de seios grandes. Os seios dela sofreram um pequeno aumento (e eles estão absurdamente grandes em SF V =P ) e o detalhe sobre gostar de seios foi censurado. Essa parte quanto ao gosto de Juri, causou um furor (principalmente nos tarados de plantão), pois isso seria um indício de que ela é lésbica ou bissexual. A Capcom quanto a isso não se pronunciou (o único personagem, até o anúncio de Juri, provavelmente homossexual é Eagle e alguns especulam que Poison também seja por ela ser travesti/transexual - lembrando que ser transexual não significa que a pessoa seja homossexual).

Porém, devemos ter em mente que em algumas mídias japonesas, é comum algumas garotas gostarem de seios grandes, sem serem lésbicas ou bissexuais, vide personagens como Taokaka de Blazblue em relação a Litchi ou, em menor grau, uma das primeiras cenas do mangá de Love Hina, onde Naru Narusegawa comenta com Keitaro (ao confundi-lo com Kitsune, já que estava sem seus óculos ou lentes) que seus seios cresceram, mas que não estavam ainda do tamanho dos dela, e que gostaria de tocá-los um pouco.

Mas, algo que comprovaria que a personagem seja bissexual seria as frases de vitória contra alguns personagens masculinos e femininos, dando a entender segundas intenções e um interesse sexual.

14. A mudança no traje principal de Juri:


O traje de Juri era para ser bem mais revelador que a versão final, conforme o modo história de Cammy. Acima, uma montagem, com o seu wallpaper, feita por amorsatanico, mostrando como era o seu traje originalmente.

15. O novo olho de Juri:


No modo história de Juri, ela enfrenta Vega/Bison e este termina por arrancar o seu olho que continha o Feng Shui Engine. Depois deste acontecimento, em um laboratório abandonado da S.I.N. ela encontra outro olho, o Feng Shui Engine Alpha.

Espero que tenham gostado do artigo. Essa era uma atualização que estava querendo fazer há um tempo. Caso apareça algo novo, já sabem, irei atualizar aqui assim que possível! =) See ya!!!

3 comentários:

Roger Silva disse...

Bia Bia... mandando ve aqui nas Dolls, gostei muito da materia resumida, parabéns !! alias duas vezes esse parabens vc deve ganhar, olha la um aniversario chegando heim, de quem sera ? Heheh Bjs garota Street Fighter.

Vitz disse...

Bela matéria! Mas acho que faltou esclarecer que Poison na verdade não é um travesti de verdade na história original (japonesa) apenas aqui no ocidente por causa de uma idiotice dos nossos amigos norte-americanos que acham que não se deve bater em mulheres (que sabem se defender).

Rui disse...

^^ Poison é transexual (não travesti). No EUA ela já foi operada, no Japão não (ou seja ainda tem pénis lá). Isto está já nos manuscritos do Final Fight, a sua primeira aparição.

Comentários