23 outubro 2020

E nós somos os Darkstalkers! 3ª Parte


Atualizações em negrito.

Este artigo foi publicado originalmente em 22 de outubro de 2010. Devido a atualização extensa desse e de outros artigos da série, achei melhor republicar.

Nihao!!!!!!!!!!!!!! Primeiramente, quero avisar que os dois primeiros post foram atualizados.

O primeiro se refere a uma curiosidade envolvendo Morrigan e outra com a Lilith. No segundo post a curiosidade é referente ao personagem Jon talbain. Agradeço ao Avalanche, que tinha feito uma postagem sobre filmes de terror clássicos em seu blog, que me trouxe essa curiosidade do nosso lobisomem. E também um pequeno conserto sobre como o personagem tornou-se um lobisomem, informação retirada do plot guide do game. Sim eu também erro!!!! xDDDD

E continuando a série de postagens sobre os nossos monstros favoritos (ou não xD), hoje eu irei falar, ou melhor escrever, sobre as criaturas do game… Let’s go!!!

Rikuo (Aulbath):

  Scan 05

Rikuo é um tipo de tritão (homem-peixe). Tritão era uma divindade do mar, filho de Poseidon com Anfritrite e é geralmente representado com cabeça e tronco humanos e cauda de peixe. No jogo, Rikuo acreditava ser o último de sua espécie, com a destruição de seu reino, onde ele era o seu soberano.


Como Rikuo é uma criatura que vive no rio Amazonas, podemos fazer uma comparação com uma criatura do folclore brasileiro, o Caboclo D’água. 


O Caboclo D’água, também conhecido como Negro-D’água e Bicho-’água é um dos mitos aquáticos mais populares do vale do rio São Francisco. As descrições mais comuns dadas a criatura, é que ele seria um ser troncudo, muito forte, baixo, musculoso, de um olho só e de pele cor de bronze. Apesar do físico é bem ágil. Algumas vezes sai do rio, seja para se vingar ou fazer algum favor, mas sem se afastar demais das margens.


No artbook Darkstalkers Vampire Graphic File, há um comentários sobre algumas artes de conceito de Rikuo, onde diz que ele se assemelharia as criaturas dos Mitos de Cthulhu (referência ao panteão de monstros e seres fantásticos que habitam os contos de ficção científica e horror de Howard Phillips Lovecraft).


Rikuo pode ser considerado uma homenagem a criatura brasileira que aparece no filme americano, “O Monstro da Lagoa Negra”, que é um ser anfíbio, último sobrevivente de sua espécie. O ano de nascimento de Rikuo coincide com o do lançamento do filme.

Caso não consiga visualizar o player, clique aqui.

No jogo há outros representantes da raça de Rikuo, sua esposa Aqueria e seu filho Rick (Alba no Japão). E no final do personagem em Darkstalkers 3, tomamos o conhecimento de uma nova espécie de merman.

Rikuo se chama Aulbath no Japão. O nome Aulbath talvez seja uma corruptela do sobrenome Albath, que por sua vez é uma variação de Albat, que é um patronímico para Albas, que é a abreviação de Albrecht, que vem do lituano. Esse sobrenome é baseado no nome de família prussiano-lituano Albatis e, ao se ter a germanização do nome a desinência "is" terminou sendo excluída. 

Albath também é um dos métodos usados na cabala.


Rikuo ganhou um jogo próprio no Japão em 2002 para celulares chamado Aulbath's Wild River.

Caso não consiga visualizar o player, clique aqui.

No cartoon, há uma curiosidade bizarra sobre Rikuo: Praticamente todos os personagens do elenco falam que ele é atraente para um homem-peixe.


Bishamon:
Scan 03
Bishamon é um samurai que usa uma armadura demoníaca amaldiçoada e porta uma espada TAMBÉM amaldiçoada. Ele vive em uma luta constante em seu interior, para não ser completamente dominado pela armadura.

O Fantasma da Lanterna, Iwa por Katsushika Hokusai

Histórias envolvendo objetos que ganham alma fazem parte do folclore japonês e são conhecidos como "tsukumogami". Dizem que, após um determinado artefato completar cem anos de idade, ele ganha um espírito (kami).


Hannya a Armadura Amaldiçoada, que é utilizada por Bishamon, foi construída por uma besta do Makai serva de Jedah e chegou até a ser utilizada por Oda Nobunaga, apesar de possuir outra forma na época. A armadura garante ao seu portador habilidades sobrenaturais, mas com um custo: o transforma em um monstro.


Hannya também é o nome de uma máscara japonesa, que é a representação de sentimentos humanos confusos, como a paixão, o ódio e o ciúme, que pode transformar pessoas em, monstros. Essa representação é retirada de um conceito de inferno existente no budismo japonês. 

Enquanto que Kien a Espada Sedenta de Sangue, também foi criada no Makai e enviada ao mundo humano por Jedah. A princípio, era conhecida como "Onikiri" e dizem que, caso o seu portador não matasse, ela iria consumir a sua alma.


Espadas amaldiçoadas também estão presentes nos mitos japoneses, sendo famosa a lenda envolvendo a maldição das espadas Muramasa, que trazem infortúnio aos seus portadores e família (vocês podem conferir neste link).

É sabido que no Japão existem várias lendas envolvendo samurais. E conforme a wikia de Darkstalkers (é bom frisar isso, pois, até o momento, não encontrei tal história em outro lugar), relata uma história que seria sobre o "samurai amaldiçoado real".

Na época que o Japão era governado pelos Shoguns, os Samurais se tornaram lenda. Porém, existiam alguns guerreiros hábeis que sentiam inveja e ciúme dos samurais e gostariam de, assim como eles, também se tornarem lendários.

Um dia um perverso feiticeiro, procurou esses guerreiros ciumentos e invejosos e lhes ofereceu um acordo: ele daria a eles uma capacidade ainda maior nas suas habilidade de combate, o que os tornariam lendas no Japão, ganhando fama e glória, pelas suas almas e as almas de seus filhos.

Estes homens ficaram conhecidos como os “Samurais Sem Alma” ou os “Ronins Condenados”. A qualquer momento, o feiticeiro poderia cobrar o seu preço. Estes guerreiros, no campo de batalha eram admiráveis, porém, ao perderem a alma, eles se tornavam completamente malignos, com uma imensa sede de batalha. Enquanto eles tinham suas almas, eram guerreiros lendários do Japão, que as crianças sonhavam. Com suas almas removidas, eles se tornaram cavaleiros demoníacos horríveis que atormentavam os pesadelos das mesmas.


Bishamon é casado e o nome de sua esposa, que aparece em seu final de Vampire Hunter/Night Warriors (e que é dito ser a mulher fantasma que aparece em uma de suas poses de vitória) é Orin. Enquanto que o cão que aparece em seus estágio e em um dos artworks, chama-se Tarou.


Por fim, alguns fãs suspeitam que o traje de Halloween de Ryu em SF V, pode ser uma referência a Bishamon, por ser tratar de um samurai amaldiçoado.


Sasquatch:
Sasquatch
Sasquatch é o famoso Pé-Grande, das lendas estadunidenses e canadenses. Essa lenda, provavelmente é a versão do continente americano da lenda himalaia/tibetana do Yeti, o Abominável Homem das Neves (ou seria o Abomineve Homem das Naves??? xD). 


O Pé-Grande é descrito como um enorme macaco que vive nas regiões mais remotas dos Estados Unidos e do Canadá. Já o Yeti, ele seria descendente de um rei macaco que se casou com uma ogra.

O personagem Sasquatch é canadense e seu nome é a alcunha dada ao Pé-Grande no Canadá. O termo é derivado do halkomelem, um idioma do gruo linguístico salishan, que é natural do sudoeste da Columbia Britânica (uma das maiores províncias do Canadá).


A Capcom chegou a lançar dois jogos mobile do personagem, intitulados Sasquatch Go HomeSasquatch Go Home 2.


Lord Raptor (Zabel):

Lord Riptor
Lord Raptor é um zumbi, um velho conhecido nosso (e de jogadores de Resident Evil). Geralmente é um morto reanimado ou um ser humano irracional. Essa lenda tem origem nas crenças do vodu haitiano, onde diz as histórias o vodu faz com que uma pessoa possa voltar a vida querendo vingança contra aqueles que lhe fizeram mal.


Ao contrário do zumbi comum nas histórias, Lord Raptor não se alimenta comendo cérebros e sim da alma do seus fãs (ou da energia vital). Seu visual é claramente uma homenagem ao Eddie the Head, mascote da banda Iron Maiden e de diversos conceitos envolvendo o heavy metal.

Zabel, seu nome original, é de origem espanhola, sendo comumente usado em meninas. Significa "Deus é meu juramento" e é a forma abreviada de Isabel. Enquanto que Raptor, em inglês é um termo referido a aves de rapina. E por algum motivo desconhecido, em Vampire Savior, o nome americano de Zabel foi trocado de Lord Raptor para Lord Rapter em algumas partes do game. 


E uma última curiosidade envolvendo o zumbi é que ele, aparentemente, tem uma queda por Lei-Lei (Hsien-Ko).


Le Malta:


Uma criatura do Makai, semelhante a uma rã e que possui apenas um olho. É aliado de Lord Raptor nas lutas e foi enviado por Ozom, o responsável por trazer Raptor de volta dos mortos, para vigiar o zumbi, pois temia que ele poderia o trair.

Aparentemente, Le Malta possui uma queda por B.B. Hood.


Jedah Dohma:

Jedah
O messias negro. Seu visual é baseado tanto no uniforme escolar japonês quanto nas várias personificações da morte, como o Ceifador Sinistro.

Izanagi e Izanami por Kobayashi Eitaku. Izanami, deusa da criação e da morte, é conhecida como uma shinigami.

A personificação da morte, no folclore japonês é conhecida como Shinigami, que guia as almas dos mortos para outros reinos (Jedah possui a habilidade de viajar entre os reinos). Eles também induziriam os seres humanos a cometer suicídio ou os convidam a morrer.

Em textos sagrados, tanto do xintoísmo quanto do budismo, existe a figura de um ser celestial chamado Yama, grande juiz do universo, que seria a personificação da morte. É o grande juiz do universo, tendo o poder do destino das próximas vidas dos humanos, se baseando em suas ações e pecados. Algumas pessoas associam os shinigamis aos servos de Yama.


Aqui no Brasil, diversos shinigamis que apareceram em obras da cultura pop japonesa, como animes e mangás são conhecidos, seja com Ryuk de Death Note, diversos personagens de Bleach ou a fofinha da Botan de Yu Yu Hakusho.  


E sim, se formos parar pra pensar, a nossa querida Dona Morte, de Maurício de Sousa, também pode ser considerada uma shinigami.

Arte do jogo Lucius, onde você controla o Anticristo.

A lenda do messias negro tem origem no Cristianismo, onde ele seria o Anticristo, que iria chegar no final dos tempos e governar a Terra com mãos de ferro, junto com o Falso Profeta, até a segunda vinda de Cristo.

Conceitos de Belial Jr.

Jedah, a princípio, seria chamado de Belial Jr., ideia que foi abandonada posteriormente.

O nome Jedah pode ser (ou seja, uma observação minha) uma variação do nome Jeddah, que vem do árabe Jeddad, que é variado de Jaddah e significa avó em árabe. De acordo com alguns costumes árabes antigos, a tumba de Eva, conhecida como avó da humanidade, estaria na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita. 


Por último, todos os golpes do personagem são em italiano.


Baby Bonnie Hood (Bulleta):


Uma das coisinhas fofas e kawaiis da série é humana e uma versão deturpada da Chapeuzinho Vermelho.


Talvez, isso seja uma alusão aos contos de fada no princípio, que não eram nenhum pouco infantis, com histórias, super sangrentas (estilo Jogos Mortais), com alguns temas polêmicos (estupro, pedofilia) ou com finais tristes (a Disney foi boazinha com a Ariel). Dentre essas histórias, a da Chapeuzinho Vermelho era uma das mais terríveis.

Em uma das versões da história, ela é simplesmente devorada pelo lobo, sem direito a caçador para salvá-la. Em outra, ele oferece a ela um cozido feito de carne de sua avó (e ela come). Em outra, ele ainda queria “brincar” um pouquinho com ela, se é que me entendem…


Conforme Akiman, B.B. Hood seria a representação das características assustadoras da raça humana, ou seja, nós que somos os verdadeiros monstros.

O nome japonês, Bulleta, é uma clara referência a palavra "bullet" que quer dizer bala, projétil em inglês.


Já seu nome americano, na minha opinião, pode ser uma referência a Bonnie Parker, além da referência óbvia ao seu capuz (hood - capuz em inglês). Bonnie Parker foi uma mulher que fazia uma dupla com seu namorado Clyde, cometendo diversos crimes na época da Grande Depressão. O nome Boonie, curiosamente teria origem na palavra francesa "bon" (bom em português). Em países como Irlanda e Escócia, o nome significa bonita ou amável.


Por enquanto é só!!!! xDDD Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, ou alguma curiosidade que não pus, podem comentar!!! xD Kisses e até mais!!!!!!!!!!!!! ^^

Não esqueça de visitar os outros artigos dessa série:

3 comentários:

Avalanche(Lance) disse...

Euu trago mais curiosidadessss \o/

Rikuo é uma homenagem ao também brasileiro "A criatura da Lagoa Negra", o monstro anfíbio que sempre aparece junto com os outros montros.

Triologia de filmes do também universal Horror, aliás pouca gente sabe que a Criatura era do Brasil.

Lucas disse...

bem legal o Jedah, só que ficou estranho nos quadrinhos da Udon, eles misturaram DMC com Darkstalkers colocando o Dante na história!

http://fast1.onesite.com/capcom-unity.com/user/talbain-fan/4b00893d6b60239bd52ab706d1a2fb23.jpg?v=133200

Anônimo disse...

Se eu n me engano, esse quadrinho aí é o final do Jedah no péssimo Capcom allstar alguma coisa assim.

Comentários