19 novembro 2010

Monteiro Lobato proibido?? WTF???

monteirolobato01

Deixando de lado SF e outros fighting games, quero falar sobre algo que li há um tempinho. Sinceramente, ODEIO essa coisa do politicamente correto. Outra hora explico os meus motivos.

E a nova vítima agora dessa onda, com uma pitada de censura é o nosso querido Monteiro Lobato. Seu livro Caçadas de Pedrinho quase foi proibido nas escolas devido a trechos como esse:

“Tia Nastácia (…) trepou, que nem uma macaca de carvão, pelo mastro de São Pedro acima (…) parecia nunca ter feito outra coisa na vida.”

Prestando atenção, a frase tirada do contesto da história soa racista, mas na história ela é apenas engraçada!!!!

E agora qual vai ser a próxima vítima dessa onda de censura? Chapeuzinho Vermelho? Algum outro clássico infantil? A Bíblia? Essa os imbecis anti-religião iriam adorar… Mas se banissem um dos seus livros queridos por motivos parecidos iriam reclamar. ¬¬ Algum outro livro religioso? Livros neo-ateus? Qualquer livro que tenha uma opinião diferente sobre o sitema ou que não é considerado politicamente correto?

Antes de lermos qualquer obra, devemos ter em mente em que época foi escrito. Você não pode ler Caçadas de Pedrinho sem possuir o conhecimento que esse livro foi escrito em meiados do século passado e que a questão do racismo contra negros, mesmo que velada, existe em nossa sociedade, nós é que apenas simplesmente finjimos que não vemos. E outra, mesmo que a obra seja preconceituosa, é mais um motivo para se trabalhar com ela em sala, sabem o porquê? Simples! A  partir daí, poderíamos trabalhar em sala a questão do preconceito, o quanto ele está enraizado na nossa sociedade e tentar fazer alguma coisa para mudarmos isso.

Essa situação toda só me faz ficar ainda mais perplexa ao pensar para onde estamos indo, devido a certas coisas que acontecem. Agora me pergunto: será que um dia terei que excluir algumas postagens deste blog também? Algo para se pensar…

8 comentários:

Lucas disse...

graças a deus o sistema mudou (mas tem suas brechas), exemplo disso é o Index Librorum Prohibitorum (parou de funcionar segundo o papa) que adicionava a sua lista livros que a igreja católica recomendava aos fiéis não lerem (na idade média).
Espero que classicos de hoje em dia como O código Da Vinci e parecidos não cheguem a ser banidos por apresentarem opiniões diferentes do sistema.

Hyperion disse...

bom, hj em dia esse trecho do texto com certeza vai ser levado a outro sentido mas antes era normal e não tinha nanada que levasse a dar ideias maliciosas.

a mente das pessoas está muito mais poluida nos dias atuais, ou seja, estamos sendo censurados por mentes maliciosas e nao pelo texto ter um duplo sentido.

Hyperion disse...

Bia, muito obrigado por visitar e ser seguidora do Galera NerdTalk..a partir de agora também sou seguidor e leitor.

é bom saber que tem uma nerd/gamer conosco rsrs. vamos manter contato pra trocar ideias e falar um poko de games.um abraço

Fabrício Lipcke disse...

Tiririca mau chegou, e o sistema educacional já está fazendo palhaçada. Mas também isso não é de agora. Há muitas luas num passado muito distante, que merdas vem acontecendo. Sem falar aquele onde eles entregaram livros onde continha um site onde redirecionava para um website com mulheres usando apenas uma gravatinha.

O MEC fez a alegria da garotada.

Bia Chun-Li disse...

Hyperion: Arigato por ter me seguido!^^ Gosto bastante do Nerd Talk!!! =D

Fabrício: É meu caro, é aquilo, quanto mais o povo ser ignorante e doente (menos educação e menos saúde) é mais fácil de ser manipulado por qualquer mau-caráter.

Bia Chun-Li disse...

Ah e Lucas, o sistema pode até ter mudado, como como você disse tem as suas brechas quem podem ser interpretadas de várias formas. =/

Fernando C. disse...

Bia,hoje em dia,se você vê um gay e o chama de "bicha" você é processado por preconceito e homofobia se chamar um individuo nobre africano de "negão" é preconceito racial. Bons tempos quando no programa dos Trapalhões dos anos 80 que o Didi era chamado de "Cabeça-chata" o Dedé de "Rapaz alegre" o Mussum de "Cromado" e todo mundo achava isso engraçado (eu mesmo me rachava de rir)mas,tudo um dia acaba.Acabou os Trapalhões,o Didi hoje em dia é sem graça o Dedé idem,as piadas literárias tem que ser adaptadas para não ofender e serem inteligentes (como se na TV existisse isso)enfim,"Liberdade de Expressão" é só uma mera expressão.
Achei bacana o seu Blog e detesto o Seth (cheater maldito!).
Bye.

Bia Chun-Li disse...

Que bom que gostou do Blog Fernando. Sempre que possível faça uma visita! ^^

Comentários