13 fevereiro 2011

Os manhuas de SF (Ou como a Capcom é meio dorgada) – Parte 1

000000001Nihao people!!!! Eu to devendo essa postagem há um tempo. Cheguei a falar sobre Street of Terminator, mas não sobre esses manhuas. Antes de começar um esclarecimento: Esses manhuas por incrível que possa parecer são oficiais. É aquele velho esquema da licença, porém o roteiro ficou ao bel prazer dos roteiristas insanos, então não tente achar um paralelo entre os manhuas com os games (salvo em raríssimas situações que eles apresentam).
Então para sua alegria (ou desespero, principalmente daquela fan girl insana), irei começar pelo manhua de Street Fighter II!!!! xD
Ele foi lançado lá no início da década de 1990, em Hong Kong, com autorização da Capcom. Além da história em quadrinhos, a revista vinha com algumas informações do tipo brinquedinhos lançados, eventos japoneses, notícias sobre SF e até mesmo sobre outros games de luta, como Fatal Fury, da rival SNK.
O desenho segue a linha mais realista, porém a arte é bem simples e em alguns quadrinhos chega a ser bem feia mesmo (nesse ponto Street of Terminator dá de 10 a zero). A nível de comparação, veja as páginas abaixo. Note que a da esquerda o traço está horrível, dando a imprensão de mal acabado, enquanto a da direita está bem melhor a arte (e ainda deixaram o Guile bonitão xDDD).
000000030 000000018
Assim como aconteceu nas revistas brasileiras lançadas pela editora Escala, algumas ilustrações e cenas dos quadrinhos é uma “xerox” (ou versões) de ilustrações oficiais da série, como podem perceber na primeira ilustração deste post ou na imagem abaixo:
000000001 “Ok, tia Bia. Mas você enrolou, enrolou e não disse como é o roteiro!” Bem, o roteiro é aquele negócio… Esqueça tudo o que você viu nos games. Tudo mesmo!!! Estilo Street Fighter II V, movie do Van Damme ou movie da Chun-Lana. Irei tentar fazer um resumo resumido, já que foram mais de 100 edições esse manhua.

Logo de início, Ryu fica enamorado por Chun-Li (Ken chega até ficar fazendo piadinhas) e de fato há um torneio de lutas patrocinados por Bison, que é nada menos que o padrasto da Chun-Li nesta série. E antes que me perguntem, a mãe dela está viva (e não é flor que se cheire) e sobre seu pai, ele ficou vivo durante um tempinho na série. Ele é, pasmem, Gen, que neste quadrinho também é mestre de Ryu e Ken!!!! O.o E para piorar o samba do criolo doido, Blanka é meio irmão de Chun-Li, Eliza dá um pé na bunda no Ken e fica com o Vega (o fato de Eliza não querer mais saber de Ken aqui, faz com que ele faça muita merda no decorrer da história), a família do Ken veio do espaço (isso é sério), Ryu é filho de Sheng Long que sucumbiu ao lado negro da força e foi morto (e a mãe de Ryu se suicidou) e Dhalsim não é um cara legal como nos jogos.  E logo após (pulando várias edições), dessa turminha do barulho aprontar altas confusões, Ryu e cia. conseguem salvar o mundo, estando no futuro (eles devem ter pego o DeLorean emprestado ou a cabine telefônica de Bill e Ted) do carinha que é o protótipo do Gill de SF III em aparência.

Se ficaram curiosos (ou revoltados) com as informações acima, podem dar uma olhada mais afundo neste link (em inglês), que possui informações bem mais detalhadas, mesmo se enfocando mais no Ryu e na Chun-Li.

Mas no meio de tanta coisa “loki de dorgas”, existem alguns detalhes curiosos ou interessantes sobre esse manhua.
A primeira coisa a destacarmos, é que o público alvo dele é aparentemente de pessoas mais maduras, pois existem cenas de sexo e estupro (mesmo quando não é consumado) e suicídio no manhua. Ah, no que se refere as cenas de sexo e estupro, nenhuma delas é explícita (até porque isso não é um manhua hentai). Pode-se dizer que elas são tão ofensivas quanto as cenas de banho do Saga de Gêmeos em CdZ ou as de Pokémon.
Logo na primeira edição, Ryu e Ken estão em um metrô e um pequeno grupo de arruaceiros, que parecem ser fãs do Kiss, começam a fazer arruaça e um dos membros tentam estuprar uma jovem e termina levando um hadouken do Ryu. Chun-Li é fruto de um estupro e a mesma quase foi estuprada mais de uma vez. E para a alegria dos tarados, há cenas de sexo entre Ryu e Chun-Li. 

A primeira ocorre para salvar a vida dele. “WTF, como assim??? O.o” Para compreender direito, leia este artigo em inglês da wikipédia sobre práticas sexuais no taoísmo (até porque se fosse para eu explicar isso aqui, num daria mais para eu fazer esse review). A outra cena mostrada é na noite de núpcias dos dois (irei explicar mais abaixo sobre isso).

No que se refere a questão do suicídio, após o Oni Ryu ficar com uma garota que é caidinha pelo Ryu, ela percebe que o Ryu com quem ela tava ficando não era o Ryu original. E ela no final, descobre que estava grávida de uma criança demônio e se mata para que a mesma não venha ao mundo.
000000176Chegando na questão do Oni Ryu, não se deve confundi-lo com o Evil Ryu. Na verdade, o Oni Ryu, que é o demônio pessoal do Ryu, que surgiu em um dos seus treinamentos e se tornou “independente”. Tanto que além dele sair transando por aí, ele ainda possui o corpo de Ken e de Chun-Li em dados momentos da história (uia!). O que torna interessante o Oni Ryu é que temos um Ryu maligno aqui, muito antes da criação de Evil Ryu.
000000187Falando no Ken, ele e alguns guerreiros morrem em um determinado momento, porém são ressucitados mais tarde. E enquanto o coitado do Ken se dá mal no amor, Ryu é um sortudo e pede Chun-Li em casamento. E todos os street fighters são convidados, além de uns penetras que aparecem querendo briga!

Outra curiosidade, é que aqui temos o primeiro crossover de Street Fighter VS Alguma coisa, muito antes da Capcom resolver lançar X-Men vs Street Fighter!!!! Em algumas edições do manhua, temos a participação dos personagens de Fatal Fury 1 e Art of Fighter 1!! Se não acredita, veja as imagens abaixo!^^
000000029 000000001
Assim como acontece em Street of Terminator, o manhua de SF faz várias referências a animes/mangás que faziam sucesso naquele momento. por exemplo, existe um personagem (que pelo visto dá conselhos a Ryu) que deve ser irmão gêmeo (ou irmã) de Lady Miyako do mangá/anime Akira!!! Podem conferir a foto dele(a) abaixo:
000000117 Outras referências a animes podem ser encontradas em algumas lutas, que fazem o estilo Dragon Ball Z de ser.
E para quem curte história, o ex-presidente da antiga URSS faz algumas pontas no manhua!!!
000000079
Por fim, a última curiosidade que posso destacar (já que esse post está ficando grande demais) é o vilão que aparece nas edições finais da revista, quando eles viajam para o futuro. O cara é praticamente um clone do Gill em aparência (só que ele é todo azul), mas com um ponto a favor dele: Foi criado anos antes do Gill!!!!! Olha a foto da coisinha linda:
000000360Ao todo, esses manhuas duraram 113 edições, sem contar com os álbuns de ilustrações lançados. Para o fã de SF, vale a pena ir atrás desse material a título de curiosidade, mas sempre tendo em mente que tudo o que está ali não possui ligação nenhuma com os jogos. Quem quiser baixá-los, pode ir n
o Keiko Ganbare. Para terminar, deixo com vocês uma imagem do primeiro beijo dos meus queridinhos de SF… xDDD See ya!!!!!!
000000030

12 comentários:

Avalanche(Lance) disse...

Meu deus essa história é fabulosa!!!

Bempior que o que ficou o Street no 4 não da pra ficar XD

Evil Monkey disse...

Interessante, mas eu já estou com muito pouco tempo livre para fazer bem...quase tudo o que se dá pra fazer.

Eu culpo a internet e a Bioware por isso.

Eu não sou um grande fã de street fighter, já que eu nasci alguns anos depois de sf 2 ter sido lançado.

Eu acabei nunca pegando o vício, mas eu estrou trabalhando nisso, quem sabe depois de Marvel Versus Capcom 3?

Que BTW, vai chegar nos eua terça feira.

Fernando disse...

Huahuahua... Meu,esse bagulho que esse caras tomaram,beberam,cheiraram,fumaram e comeram com farinha é muito bom!!!
Jamais imaginaria que a Capcom seria capaz de liberar uma coisa dessas (vide a 1ª versão de Street Fighter II publicada nos USA),mas,a viagem na maionese foi animal!!! Excelente post Bia! Ri pra caramba com essa bizarrice!

sonictales disse...

bêbados

juninho-ad disse...

ta certo que a história parece lixona mas se tem Chun Li e Ryu na pegação a Bia curtiu HAHAHA

xD

JC disse...

Caramba!E eu achando que as HQ's brasileiras de DF eram bizarras...e a bagaça ainda durou mais de 100 edições0_o...EU QUERO!!!shaushua

Warndarius disse...

O.O o my god...whata hell is this.........Ryu e Chun-li se pegando...ok...eu esperava isso...............................hem.........shoryuken?

B - Mark disse...

Achei esse Manhua do Street Fighter bem interessante apesar da historia de alguns personagens ser bem viajada.

Mas tem elementos que gostei como o fato de Ryu e Chun Li namorarem, o Oni Ryu que pode ser considerado um predescessor do Evil Ryu e dos crossovers com os personagens de jogos da SNK.

Alguns adendos sobre os elementos que considerei interessantes.

Namoro de Ryu e Chun Li
Gosto muito deles e eu acho que eles formariam um belo casal.
Nas HQs da Malibu os dois tambem foram colocados como namorados

Oni Ryu
Um detalhe que me chamou a atençao e que ele usa quimono cinza e bandana azul que são as cores alternativas do Ryu no SF 2 - Champion Edition.

Crossovers com os personagens da SNK
Gosto dos jogos de luta da Capcom e da SNK desde 1992 e sempre sonhei com um crossover entre personagens das 2 empresas. Esse Manhua antecipou os jogos que seriam feitos pela Capcom e pela SNK no futuro.

Amer H. disse...

Nada a ver com o post, Bia, mas já viu isso?

http://kotaku.com/#!5773090/happy-birthday-chun+li-and-chun+lis-thighs

Chun Li tá fazendo 43 aninhos! Quem diria? Tamos ficando velhos e a Chun Li permanece a mesma.

Enfim, queria dividir minha miséria por envelhecer com as outras pessoas. Não tem de quê!

Bia Chun-li disse...

Verdade Amer. Sei que quando tiver meus 43 anos espero tá que nem ela! xD Um dia a gente envelhece mesmo, mas o importante é ter aproveitado os bons momentos e tirado lições dos maus.

Big Lui disse...

Gostei do traço. Se lançassem uma versão nacional, com certeza eu compraria... infelizmente isso está bem fora da realidade.

Alvaro disse...

Melhor que a história atual. hahahahaeu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários