16 outubro 2012

E como fica a cronologia? 5ª parte - Edição especial

 Essa é uma edição que dedico especialmente as outras mídias relacionadas a SF, ou seja, hq's,animes, cartoons, filmes e por que não, crossovers (não falarei no momento nem da série EX e nem de SF Mouse Generation, pois irei dedicar um post para cada um). Provavelmente irei mexer com a memória afetiva de muita gente e vão falar no mínimo que fui possuída pelo Satsui no Hadou por ser tão má. Mas é aquilo, antes uma verdade feia do que uma mentira bonita. Então vamos lá!



 Irei começar pelos animes, até devido ao SF II V. Então, meus amores, lá vem a primeira bomba. Excetuando o Juri OVA, que é o anime de Super SF IV, nenhum, NENHUM, conta para a cronologia do jogo. "Ah tia Bia mas SF II V é legal..." - dane-se ele não conta para a cronologia, nenhum dos acontecimentos ali retratados irão interferir na história do jogo. O mesmo vale para o anime de longa metragem e os Ova's que lançaram de Street Fighter Alpha e o anime de SF IV, incluindo aqueles promocionais.




 Vamos por desse modo: digamos que existe mais de um universo para SF (algo como o conceito de multiverso que a DC adora usar). Na "Terra 1"temos a cronologia dos jogos principais (que volta e meia é alterada pela nossa querida empresa troll), na "Terra 2" a história de SF II V, na "Terra 3" do movie em animação e por aí vai.




 No que se refere as produções americanas (os dois filmes e o cartoon), vale o mesmo. Porém, tenho que fazer uma observação interessante. O cartoon é basicamente a história do filme recontada, de maneira diferente, e mudando alguns aspectos do universo criado.


 Entre as Hq's (sejam mangás, comics, manhuas ou o que for) vale o mesmo, só que com algumas observações:




  • Os comics da Udon, por mais próximos que sejam da história do jogo, não são 100% fiéis. Ryu nunca treinou Sakura, Shadow Charlie não existe no game (mais explicações sobre ele a seguir), entre outros acontecimentos que eu poderia citar, mas não irei! xD Mas nada impede da Capcom  aceitar alguma coisa esteja lá, como é o caso do nome de Charlie, que se tornou oficialmente Charlie Nash. Ah e antes que me esqueça, desconsiderem aquele comics da Malibu;


  • Existem vários mangás oficiais no Japão. Os mais famosos, para nós ocidentais, talvez sejam o Street Fighter II de Masaomi Kanzaki, Cammy Gaiden, Street Fighter Zero, Ryu Final e Sakura Ganbaru, todos de Masahiko Nakahira. Algumas coisas ali foram bem retratadas e certas ideias reaproveitadas pela Capcom, como é o caso de Evil Ryu, Karin Kanzuki e algumas roupas extras de Cammy e Sakura. Porém, não é por causa disso que tudo o que está ali aconteceu na história do game;


  • Esqueçam tudo o que leram nas hq's brasileiras (tanto as que foram lançadas pela Escala quanto as da Trama). Por mais que alguma coisa possa bater com o jogo (como Cammy ter trabalhado para a Shadaloo nas hq's da Escala e da aparição de Evil Ryu na luta contra Sagat na minissérie desenhada pela Érica Awano e roteirizada pelo Cassaro), nada do que está ali pode ser considerado válido no game;


  •   O que eu disse acima sobre as hq's brasileiras vale para os manhuas - por mais que eu tenha certas suspeitas sobre o design do Gill... xD



 Agora vamos para os crossovers. Até o momento nenhuma ideia que surgiu em algum game da série "versus alguma coisa" foi utilizada na série principal. E antes que venham comentar sobre a Cammy trabalhando para o Bison em X-Men vs Street Fighter, , a Capcom só pos no jogo um fato que tinha sido comentado anteriormente no game principal (final de Cammy em Super Street Fighter II). Então, para não restar dúvidas, vamos por partes:



  • Dark Sakura nunca existiu na cronologia principal;


  • Shadow Charlie também não. Por mais que alguém tenha gostado da aparição dele nas revistas da Udon, ele só existe em alguns crossovers;


  • Esqueçam também Shadow Lady;


  •  Violent Ken (ideia praticamente reutilizada do anime longa metragem), não existe, assim como nenhuma espécie de Ken maligno;


  •  Apaguem também os finais de Capcom Fighting Mugen Gem, assim como de qualquer outro.

 Espero que eu tenha sido clara. Por mais que algum produto possa ser autorizado pela Capcom ou até mesmo produzido por ela, não quer dizer exatamente que ele irá fazer parte da cronologia principal. A última palavra é sempre de nossa empresa troll favorita, então, conformem-se.

 Para terminar, para quem quiser conhecer um pouquinho mais sobre os filmes, animes, mangás e etc, indico o site Street Fighter Animes, assim como também, indico visitarem o blog do meu amigo Mestre Ryu, que fez uma série de posts sobre a série SF, incluindo a franquia em outras mídias. Kisses meus amores, e um feliz dia do professor (atrasado)a todos aqueles que o são (eu inclusa). See ya!!!

6 comentários:

Joel Ciclone disse...

Hehehehe eu ri pra caramba nesse post! Eu nunca considerei as séries vs pra cronologia, era algo bizarro tipo, no X-Men vs SF e Marvel vs SF Ryu era jovem, no Marvel vs Capcom Ryu era adulto e no Marvel vs Capcom 2 ele volta a ser jovem! O único anime que eu considerava pra cronologia era aquele que no final o Ryu dava uma voadora num caminhão dirigido pelo Bison no final, e alguma coisa ou outra dos animes do SFA!

Lady LoLo disse...

Nossa, o cartoon americano é horrível! Lembro que passou um movie no cinema em casa do SBT XD~ eu li o mangá brasileiro da Érica Awano! E bom, no jogo crossover com Tekken, achei uma enorme pena não ter a Anna Williams x.x pelo menos não ouvi falar nada dela.

Logan disse...

Vc me confundiu ainda mais, tia..rrss. Brincadeira, mas é bom ter alguém pra nos esclarecer essa famosa (e complicada ) saga dos games. Aliás ao ver a foto de Capcom vs Snk me bateu uma saudade da época que eu jogava no DreamCast, um dos melhores consoles que eu já tive.
Abraço!

Anônimo disse...

Já que a propria produtora dos games não sabe o que fazer a respeito da cronologia ou canonização da serie ,não acha meio absurdo ignorar o que ela mesma produziu,a exmplo da propria DC Comics,sempre que fazem uma cagada,inventam que é um "UNIVERSO PARALELO ALTERNATIVO",deixando pior oque já era péssimo.Aliás a ideia de Capcom Fight Evo.é justamente unir todo o universo dos personagens,fazendo-se valer da proposta UM CONTRA TODOS,e SF não é mais pé no chão desde que invetaram o Akuma!(Gouki)

Emerson Sotts disse...

Discordo desse artigo no blog ,com o que vc postou lá , o que vejo de tudo que esta escrito lá é que vc quer impor sua opiniao como verdade absoluta e irrefutavel . é como se tu dissesses assim: leiam o que escrevo neste blog e aceitem sem duvidar de nada sem pesquisar ,simplesmente aceitem . Entende ! Tambem tem alguns comentarios seus no blog que deixam margem de duvida por exemplo: ''Por mais que algum produto possa ser autorizado pela Capcom ou até mesmo produzido por ela, não quer dizer exatamente que ele irá fazer parte da cronologia principal. A última palavra é sempre de nossa empresa troll favorita'' . sobre isso teve um comentario de um anonimo que falou assim :'' Já que a propria produtora dos games não sabe o que fazer a respeito da cronologia ou canonização da serie ,não acha meio absurdo ignorar o que ela mesma produziu '' e eu concordo com esta frase dele

Bia Chun-li disse...

Ctrl+C e Ctrl+V da última resposta que te dei na comunidade:

"No dia que o Ono ou qualquer um falar, que a Udon é canon, que tudo que está no gibi aconteceu, eu irei simplesmente afirmar, é canon, e irei atualizar meus artigos, como eu sempre faço, quando há algo novo.

Quem está precisando seguir o seu próprio conselho é você. Enquanto eu, com um blogzinho blogspot, volta e meia peço pra amigo que sabe japonês traduzir alguma coisa para mim para por lá, do site/blog oficial (como ocorreu com o artigo a respeito do Shin), se surge algum rumor estranho, vou atrás, meu marido quebra a cabeça, volta e meia, indo atrás de informação, junto com os parceiros dele para por no portal de fighting games que ele possui, enquanto praticamente TODOS os sites que possuem credibilidade nesse meio, incluindo o SF Web Site que é BR, deixando claro que isso "non ecziste", tu, baseado apenas no fato de que eles colocaram um personagem presente nos quadrinhos da Udon, está afirmando que é canon, esquecendo que a Capcom já fez algo assim no passado (alô Karin Kanzuki). E pra piorar, alquém que nem criação da Udon é, pois a Decapre apareceu em SF Zero 3, é só prestar atenção na entrada de Juli e Juni.
Ou seja, tu tá pior que neo-ateu quando descobre que o criador da teoria do Big Bang é um padre, sem querer ofender.

Quer fazer um teste se TUDO o que está na Udon é canon? Tudo mesmo? Me responda essas perguntas:

* Na série SF IV (incluindo a Super e a Ultra) é AFIRMADO que Ryu treinou Sakura no passado?
* Em SF IV (Super e Ultra também) confirma que Gen é parente de Yang e Yun?
* Em SF IV Gen é MESTRE da Chun-Li?
* Tudo o que foi mostrado nos quadrinhos (TUDO MESMO, incluindo a história dos personagens, acontecimentos importantes) está no game?

E por último, para ver se tu entende:

Evil Ryu aparece no mangá SF Zero do Nakahira. Quando Ryu desperta o Satsui no Hadou, ele está do lado de Chun-Li e Birdie. Nem irei entrar na questão de Chun-Li, mas existe EM ALGUM LUGAR NO ROTEIRO DO JOGO que o Birdie VIU o Evil Ryu? Não.

A Capcom aproveitou a ideia e a adaptou, mas não canonizou a história de origem. Seria como a criadora de Sailor Moon, Naoko Takeuchi, colocasse a Sailor Astarte (criação exclusiva do musical antigo) numa nova história canônica para o mangá, mas em uma história e conceitos diferentes. Isso tornaria a Sailor Astarte canon no mangá? Sim. A história de onde a personagem surgiu canon? Não.

Quando você me der provas com fontes fidedignas que a Udon é canon, (ou se a Capcom falar que é) eu mudo a minha opinião. Senão, a errada aqui não sou eu."

E para terminar, recentemente Star Wars retirou o universo expandido como sendo canon para a franquia. Muitos fãs reclamaram. Mas a última palavra é da empresa que cuida da franquia (hoje a Disney). Se ela decidiu que não é mais, não é mais e ponto final. A mesma coisa é a Capcom. Se um dia ela decidir que é, será. Mas nem por isso, alimento falsas esperanças.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...