04 abril 2013

Shin: O street fighter esquecido

Depois de muito tempo, atualizei esse artigo! =) Quem não conhece, agora vai conhecer Shin, o primeiro lutador de taekwondo da franquia SF!!!!

Antes de começar, sentiram a minha falta? Peço desculpas por ter dado chá de sumiço, mas como disse anteriormente, me mudei de estado (agora moro em Sampa) e devido a mudança o blog ficaria meio “jogado”.

A minha casa ainda está uma bagunça, tem coisa que não saiu da caixa, mas aproveitando que finalmente estou com internet (adeus 3g from hell) e que também estou de bom humor para escrever, resolvi recuperar uma postagem minha, sobre uma curiosidade a respeito da franquia Street Fighter.

Esse foi um post que publiquei originalmente no meu blog do Fighters (que está fora do ar no momento, o blog, não o site), no dia 29 de maio de 2010, como podem conferir aqui.
Shin
Bom hoje o post vai ser sobre um personagem que apareceu na franquia Street Fighter, mas que aposto, poucos sabem de sua existência. Não estou falando dos personagens de Street Fighter Movie, que a Capcom canonizou (lembram do Sawada?), do cyborg de Street Fighter The Animated Movie ou daquela menina pentelha do Street Fighter II V (a Rinko, que nem chegou a aparecer nos games da série). Falo de um bem recente, que apareceu no estranho Street Fighter Online Mouse Generation: Shin.Logo_1
“Street Fighter Online? Mas que p&**$% é essa?” Me pergunta o pequeno gafanhoto. Acho que muitos nem estão lembrados disso, até porque só foi lançado no Japão e ofuscado com a produção de Street Fighter IV. E nem tente achar o site oficial deste treco, pois já saiu do ar a muito tempo.
Intro_2
Chun Li na intro de SFO

Fazendo um resumo resumido deste jogo (retirado da Capcom Database), é nada mais, nada menos, que um jogo de luta produzido pela subsidiária da Capcom, Daletto em associação com a Revoltech, lançado para PC em 9 de julho de 2008, por download. O jogo usa um mouse de computador para combate, e os personagens são personalizáveis em algum grau. Além do estabelecido personagens de Street Fighter no jogo, Mouse Generation também inclui personagens baseados em livros chineses e do mangá Cyborg 009. Seu serviço online foi encerrado em 31 de agosto de 2009.
É parte da série Street Fighter, mas é considerado não-canônico pela maioria dos fãs (e você consideraria? O.o). Irei falar mais sobre esse game em um futuro artigo.
Custom_25
Costumização especial de Ryu: Barack Obama

Neste game, além dos velhos conhecidos Ryu, Chun Li, Zangief, Ken e Guile, ainda tínhamos Akira e Batsu de Rival Schools, e personagens de outras mídias e empresas como os personagens das séries de livros de Louis Cha’s como Teiran (He Tieshou em chinês), o Cyborg 009 do anime Cyborg 009, Johannes Krauser II do mangá Detroit Metal City e o personagem Gavan do tokusatsu Space Sheriff Gavan. O único personagem exclusivo deste game foi Shin.

O desconhecido Shin
Shin (1)
Shin é um lutador de Taekwondo, filho de uma sul-coreana, cujo o pai foi campeão de taekwondo, e de um lutador japonês campeão de caratê. Ele não é muito chegado em artes marciais e prefere dedicar o seu tempo a música, mas se sente pressionado, devido a tradição de sua família.

Seu conceito sobre as artes marciais mudou quando estudou no Reino Unido e nos EUA, onde começou a assistir lutas de Vale Tudo. Inspirado nessas lutas, Shin decidiu praticar o taekwondo por ser “legal, de aparência brilhante”.

Entre os seus ataques especiais temos:


The Tornado (トルネード Toruneedo) - Semelhante ao ataque de mesmo nome utilizado por Sean, consiste num chute giratório aéreo, que causa numerosos hits no adversário.


The Shinku Geri (真空蹴り Shinkuu Geri, Vacuum Kick) -  É um chute reverso rolatório energizado que lança um projétil em forma de crescente, semelhante ao Sonic Boom, no oponente. O movimento também podia ser feito no ar, para baixo, na diagonal.


The Jinrai San Renkyaku (迅雷三連脚 Thunderclap Triple Leg) é um ataque anti-aéreo, onde Shin faz um chute backflip no adversário.



The Shooting Star (シューティングスター Shutingusuta?) é o Super Combo de Shin, em que ele realiza vários Shinku Geris em sucessão, disparando vários projéteis, terminando com um Jinrai San Renkyaku, que emite uma grande onda de choque.

Infelizmente não se tem muita coisa para falar sobre o estilo de jogo de Shin, a não ser os golpes. Não joguei o SF Online e o jogo está oficialmente morto. Sobre o visual achei bem legal. Não segue o padrão da maioria dos lutadores de taekwondo como Kim e Jhun de KOF. E assim como Hwoarang (e um pouco o Jhun) não segue a linha da  maioria fisicamente falando, devido a cor de seus olhos e cabelos. Mas assim como praticamente todos os lutadores de taekwondo que aparecem nos games é um “good guy”, a sua maneira.
391467 - Juri_Han Street_Fighter comicclose
Num fica aborrecida não Juri... Você é mais conhecida e mais querida!!! =D

Porém, o que pouquíssimas pessoas sabem é que ele surgiu antes de Juri Han de Super Street Fighter IV!!!! O personagem foi entregue para download em 18 de dezembro de 2008, e desde o seu lançamento, conforme informações a Wikipedia japonesa, o personagem era explorado numa perspectiva de personagem principal do jogo (mesmo ele não tendo um storyline sólido para um jogo de luta). Sem contar que, como era um personagem original, seu lançamento foi bastante aguardado entre os jogadores. Já sobre Juri, as primeiras informações sobre ela surgiram  nos meados de 2009. Ou seja, Shin foi o primeiro lutador de taekwondo a dar a cara em algum game da franquia Street Fighter. Pelo menos uma coisa legal que ambos compartilham é a originalidade na composição. Sendo que neste último caso, Juri ganha em disparada em alguns quesitos.

Bem, como o SFO saiu apenas no Japão, é certo dizer que Juri foi a primeira a ser conhecida por nós, ocidentais. Sem falar que ela faz parte de um game canônico, que independendo se a história se encaixa antes ou depois de SF II, ou em um futuro alternativo, possui um enredo, mesmo não sendo grande coisa.
Quem quiser dar uma conferida em alguma coisa, pode dar uma olhada na Wikipedia japonesa, que é bem completa sobre SFO. Só não aconselho usar o tradutor do Google… ¬¬

E por último quero agradecer ao André Vieira que me deu uma força na tradução do artigo da Wikipedia japonesa, no que se refere ao Shin. Arigato!!!!
Bom povo até a próxima!!!!^^ Kisses e see ya!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ah e comentem!!! xD

4 comentários:

Scariel disse...

Gostei do visual dele, mas mudaria um pouco essas cores ae xD
Bom ver vc de volta na ativa Bia ^^

Roger Silva disse...

Legal esse personagem, ta mas com cara de guerra, tipo roupa de Ralf de tof, da melhor hipótese, tudo junto e misturado ! bem sobre a arte marcial dele, ja era de se esperar ter na serie SF! ja no caso da Juri ou dele, ainda não tem oficialmente um Kimono Dobô Tae Kwon Do para ambos, que deixa a desejar !!

Shin Garou disse...

Olha, taí uma coisa que não sabia mesmo.. isso porque sou fã de SF desde sempre.
Parabéns, ótimo artigo.

Juninho! disse...

Já acho que Juri tem mais caracteristicas de um personagem de KOF e quase nada de SF, porém, entre ela e ele, eu ficaria com ele.

Sinceramente, Juri pra mim morre quando vejo o lado "sensual" (que não sei onde tem algo sensual nela) totalmente canastrão e forçado pra cacete.

Jogando com a dublagem americana então, nem se fala. Vade retro!

Sem contar que acho ela uma péssima vilã.

Porém, eu concordo com o Phillipe (Scariel) logo acima, eu mudaria algumas cores mas e também colocaria uma roupa mais próxima de um lutador assim como Kim, mas sem essa pegada de "good guy" que já encheu o saco com lutadores de Tae Kwon Do.

Apesar de que se o background dele fosse um cara que não luta por que gosta e na verdade quer estudar música, faria sentido um visual mais contemporâneo mesmo.

Porém...

Acho que eu faria algo mais próximo do Yun Seong do Soul Calibur. Uma ideia boa que nem foi usada tantas vezes...

E outra EXCELENTE jogada seria algo semelhante a Rig do Dead Or Alive 5. Tanto em golpes quanto personalidade, um assassino frio e cruel, que gosta de um combate e não dá a mínima pra vida dos oponentes, algo semelhante ao pouco backgound que Goh Hinogami (Virtua Fighter) possui.


Definitivamente seria... pena que a realidade nem sempre colabora =/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...