02 junho 2013

Kick Fighter: A versão filipina de Street Fighter


Nihao pessoas!!!! E aí, como anda a vida? Nesse dia chuvoso, com um convite a preguiça, resolvo terminar esse artigo. Sabe aquele tipo de coisa bizarra que só a tia Bia termina achando??? Pois bem essa é uma delas.

Hoje irei falar de um comics (ou komiks, como é chamada as histórias em quadrinhos das Filipinas) um tanto obscuro, que creio que a grande maioria de vocês nem sonhava em conhecer: Kick Fighter!!!
kf90
Lá pela década de 1990, Street Fighter era bem popular nas Filipinas. Querendo pegar uma carona no sucesso do game, a editora Infinity, lançou uma série de histórias em quadrinhos com personagens “levemente baseados” nos personagens de SF II (incluindo posteriormente a versão Super). E assim nascia Kick Fighter!

Sinceramente, eu não sei dizer se a editora a princípio iria fazer a sua versão de SF (como os chineses fizeram), mas não conseguiu os direitos, ou se literalmente quiseram ganhar $$$ as custas de SF.
“E como é a história tia Bia??” – Não faço a mínima. Sério. Não encontrei nenhum site que falasse do roteiro da revista. Ou seja, se tu és filipino e estás a ler este blog no tradutor e saber da história, me fale!!! xD Porém, o que deu para perceber, é que com o passar do tempo, a revista foi sofrendo algumas reformulações, incluindo uma que misturava personagens baseados em Mortal Kombat!!!
A impressão que tive é qe o estilo do gibi segue a linha de X-Men, Liga da Justiça, Os Vingadores, Justiça Jovem, Gen 13 (lembra?) e similares, com séries e histórias solos de cada um dos personagens ou não… Assim como lembra almanaques com histórias avulsas de quem faz parte do mesmo universo. Ou seja, um quadrinhos no estilo super-heróis.

Mas, apesar dos pesares, consegui achar um blog em inglês com a ficha de alguns personagens da hq. Então, vamos conhecer alguns dos “kick fighters”!!! xDDD

Biotrog
biotrog
O Balrog / Vega de Kick Fighter. De longe, posso falar, que é o personagem mais bem sucedido da série, aparecendo recentemente em hq’s web. É um ciborgue vigilante que combate o crime.

Blade
blade
Um dos Guiles de Kick Fighter. Fazia parte das Forças Especiais, mas se tornou um mercenário.

Billy The Dragon
billy
O outro Guile, que substituiu Blade na revista. Aparentemente era um militar que ganhou super poderes.

Apache
apache
O T. Hawk da revista. Rival de Billy e que também ganhou super poderes.

Ispikikay
ispikikay
A Chun-Li da revista. Dentre todos é a única que desde o princípio tinha um uniforme bem diferente do personagem inspirado (me faz lembrar o da Vampira de X-Men) e que com o passar do tempo, seu visual foi completamente modificado (e que na minha opinião a fez ficar parecida com a Queda-Livre de Gen 13). É uma heroína adolescente ecológica.

Hiro
hiro
Um dos Ryus. Antigo inimigo de Blade, que terminou virando um aliado.

Jolas Zuares
jolas
O Ken da revista. Agente secreto, de ascendência filipina e americana. Uma de suas missões foi de matar o Papa!!! Para as fujoshis de plantão, as más línguas falam que rola um clima entre ele e seu parceiro…

Roy Yuro
yuro
O outro Ryu da revista. Este solta até hadouken!!! xD Ele é aliado de Jolas e é um artista marcial filipino-americano-russo. Nas aventuras dele e de Jolas, volta e meia se disfarça de mulher.

Bronco
bronco
Eis o Blanka!!! É aliado de Biotrog.

Kickero
kickero
O Sagat. Um kickboxer combatente do crime que possui um olho biônico.

Kahddim
kahddim
O Dhalsim da revista. É um monge hindu super poderoso.

Balzaur
balzaur
Baseado em Balrog, é um alienígena gladiador, vindo do planeta Omicron.

Hugo
hugo
Baseado no nosso russo favorito, Zangief, Hugo é um lutador wrestler e um caça-terroristas nas horas vagas.

Voltar
voltar
O M. Bison da revista e é arqui-inimigo de Balzaur e possui poderes elétricos.

Nerva
nerva
A Cammy da revista é aliada de Biotrog.

kf50
Óbvio que existem outros personagens (como o Dee Jay da história), porém, ou eu não descobri o nome, ou não foram baseados em nenhum char específico de SF.

Quem quiser saber um pouco mais sobre essa revista, que tem até uma boa e pequena fan base, pode ir nos seguintes links:

Para terminar, deixo aqui uma fanart que captou bem o espírito da revista:
kick_fighter_by_nagasane-d5s7gn8
See ya!!!!!!!

4 comentários:

Juninho! disse...

Que coisa mais... mais..

BIZARRA!!! PQP!!!!

Mas excelente artigo Tia Bia, mostrando aos brasileiros que existem catástrofes fora do Brasil.

Jonathan Nascimento disse...

Gostei do artigo,é bom saber que não foi só no Brasil e nos EUA que histórias bizarras do Street foram feitas.

Joel Ciclone disse...

Meu comentário sobre isso é:
Mas...mas...mas..AUEHUAHEUAHEUAHEUAHUEAHUEHAUHEUAHUEAHUEAHUEHAUEHUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHUEHAE

Real Miner disse...

Gostei do Bronco....Lembrei do personagem do falecido Ronald Golias ^^

Comentários