24 novembro 2013

Sexismo, machismo e "ismos" no mundo dos games - Opinião pessoal de uma não-feminista - Parte 1

Nihao!! hoje irei falar de um assunto delicado, que está bem em alta. A diferença é que não é uma feminista que irá falar sobre isso.



Antes de começar, querer deixar claro uma coisa. Não sou feminista, como o próprio título já diz. Tenho uma opinião sobre o movimento feminista atual, bem pessimista, não concordo com muita coisa que pregam, apesar de algumas coisas eu concordar (como por exemplo campanhas pela saúde da mulher, pelo fim da violência doméstica, etc), já tou de saco cheio de feminazis (as feministas retardadas), mas também, não vejo com bons olhos os masculinistas (ou da Real), por motivos distintos, apesar de eu concordar em alguns pontos com eles (como por exemplo, quando eles falam para fazer mais campanhas pró a saúde masculina). Sei que com essa declaração estou colocando minha cabeça a prêmio, pois existem pessoas nesses grupos que são verdadeiros "talebãs", ou seja, não aceitam uma opinião divergente e querem a cabeça do inimigo (e aí vem os ataques online, com direito a xingamentos, desde do tipo burra, até o vagabunda e coisas piores). 

Agora vamos ao que interessa. A crítica abaixo é contra uma militância raivosa que vejo, que enxerga apenas um lado.

Sim, o mundo dos games ainda é predominantemente masculino. É fato, não adianta chorarem. Existem vários fatores para isso, que não irei falar, porque senão o artigo pode ficar longo demais. E isso reflete nas criações. Exemplos que pipocam, são de personagens femininas extremamente gostosas e com pouca roupa (ou que são fetiches ambulantes de um determinado tipo), que fazem muitos rapazes gostarem delas primeiro pelos atributos e depois pela personalidade.



Tal coisa chega a ser um absurdo em jogos MMORPG, onde uma guerreira com os peitos quase que de fora tem uma proteção equivalente ao de um guerreiro com armadura da cabeça aos pés. Entenda, isso algumas vezes pode ser uma exteriorização da fantasia de um desenhista ou simplesmente a forma mais fácil de atingir o público alvo, formado pela maioria de homens e alguns com hormônios a flor da pele. A menina pode falar, mas que absurdo, mas espera a Capricho não fez o mesmo com aquela coisa idiota dos Colírios? E você, menina que desenha, quantas vezes não criaste um personagem masculino ideal pra ti, com o que tu consideras bonito e atraente. E sim, antes de abrir a boca, É A MESMA COISA.

O fato da Cammy ter a bunda de fora é reflexo do que ainda acontece. Se a coisa fosse mais igualitária, creio eu, teríamos Cammys com bunda de fora, mas também mais Kens sem blusa.

Aliás, vejo bastante críticas, algumas pertinentes, sobre o nível de sexualização das personagens femininas. E estão certas. Não estou dizendo neste artigo para não reclamarem, pelo contrário, reclamem. Mas não sejam cegas. Pois, se tem algo estranho é que, quando aparece um masculino que pode ser considerado sexy, não vejo essas críticas. Ou seja, seria como uma mulher sexy em um jogo é errado, mas um homem que pode ser considerado sexy não. Exemplo?



Pegando de novo a Cammy, ela fica com o seu bundão de fora e na Super Turbo, seus peitos balançam. Enquanto isso, o Vega que é um loirão gostoso pacas fica sem blusa e com uma tatuagem enorme no peito. E sim, antes de falarem algo, cansei de ver meninas que acham o Vega sexy por esses detalhes, que adorariam ter um Vega em casa. E eu assumo, adorei a roupa alternativa do Ryu em SF IV.

"Tá, tia Bia o que queres dizer com isso?" Calma que irei chegar lá. Continuando, com essa polêmica, com as chars de pouca roupa, pego por exemplo a Ivy.



Ivy foi mais sexualizada conforme o passar do tempo. Muitas podem reclamar, que se investe em peitos mas não em personalidade (isso faz até lembrar um pouco de DOA), o que de certa forma tem sua razão, dependendo do contexto. Mas quem joga Soul Calibur (meu caso), termina conhecendo a personalidade da Ivy, uma mulher forte, que termina indo pelo lado negro sem querer, mas que possui um bom coração de certa forma. E em seu final de SC IV, aceita seu destino cruel, como uma penitente, devido aos pecados que cometeu. Ou seja, a Ivy não é apenas peitos garotas. A Ivy tem personalidade e objetivos, apesar dos peitos.



Aí vem um outro lado da história, com um personagem de outra franquia. Lee Chaolan. Lee faz o tipo que faz parte da fantasia de algumas mulheres (fantasia, entre quatro paredes, e não o homem ideal). Que tem carinha de "anjo", sorriso safado, galanteador, meio cafajeste e que tem um corpo... Lee faz muitas meninas jogadoras de Tekken pirar, da mesma forma que a Ivy. E eu particularmente, acho o Lee de smoking um "must". Ele pode não ser sexualizado como a Ivy nas roupas, mas faz um tipo que chama a atenção de mulheres. E o mesmo vale para Bryan, que ainda fica sem blusa, para o Jin...

A diferença entre Ivy e Lee é que, enquanto Ivy é mais escrachada, o Lee seria mais discreto. Ambos mexem com as fantasias de seus jogadores, pois representam tipos que chamam a atenção para esse lado. No caso do Lee, pode não ter sido a ideia inicial dos produtores, mas...



"Então tu estás justificando a pouca roupa da Ivy?" Não. O que estou querendo dizer até o momento é que ambos os sexos são sexualizados em games em maior ou em menor grau. Com isso, tu tens todo o direito de reclamar dos trajes da Ivy, o fato desses trajes terem sido criados para a alegria dos tarados de plantão, mas não deves ser cego(a) e achar que APENAS personagens femininas são transformadas em "objetos" pelos seus jogadores. Da mesma forma que um homem adora ver os peitos da Ivy no SC IV, uma garota adora ver os músculos do Devi Jin, por exemplo. Mesmo que o Devil Jin não tenha sido criado para isso.



O que quero dizer, é que sim, você gamer tem todo o direito de reclamar, da bunda da Cammy ou dos peitos balançantes da Mai, da criação de chars femininas sexualizadas ao extremo, mas não seja hipócrita em afirmar que tal coisa só ocorre com elas ou que as fãs (e alguns fãs) não fazem o mesmo com os masculinos, quando não os criadores. Sendo realista, acho ridículo uma armadura biquíni, se formos pensar na prática do que serve uma armadura, mas adorava ver o Dark Schneider lutando peladão no mangá de Bastard (e até onde sei o autor fazia isso, justamente devido ao sucesso que o mangá fez com o público feminino). E sei que uma armadura biquíni é reflexo do púbico alvo. Com isso, abre-se um leque, para ao menos duas vertentes. Inclusões de mais "Dark Schneiders" em games, deixando as guerreiras peladonas ou, deixando todos recatados. Se quer a proibição de um, mas de outro não, me desculpe, tu és hipócrita.

Creio que nesse caso, meninas sim, devem brigar por personagens menos sexualizadas, mas não a proibição total, vendo que muitas adorariam ver um char masculino nessa situação (sem falar naquelas que gostam das pouca-roupa, se é que me entendem). Devemos sim, ter mais personagens que sejam lembradas primeiro pela personalidade e depois pela aparência, como a Faith de Mirror's Edge. Porém, não devem ir numa caça às bruxas, condenando ao limbo as de pouca-roupa, enquanto ficam pagando pau para os rapazes sexys e gostosos dos games, incluindo os de pouca-roupa. Sabe aquela frase, dois pesos e duas medidas? Se aplica aqui.



Um exemplo recente é o do jogo Dragon's Crow. Ele foi mais criticado devido a sexualização das personagens femininas, enquanto no mesmo jogo há um anão semi-nu (assumo que nem tão nu quanto a amazona) lutando. "Ah, tia Bia é diferente, o anão é feio!" A Mileena é feia também, mas nem por isso deixa de ter O corpo. E o jogo, graficamente falando é uma obra de arte. Outro exemplo mais antigo é Golden Axe, onde temos uma amazona de biquíni e um guerreiro de tanga. Aposto que muitas reclamam da amazona, mas não veem nada demais um guerreiro usar uma tanga para lutar e sabemos que tanga é o melhor traje para uma batalha.



Depois de tanto blá-bá-blá meu, acredito que nessa questão da roupa, cabe a nós, aos poucos de maneira sensata mudarmos a cabeça dos produtores, sem essa de morte aos homens e fingir que não existem chars masculinos sexualizados ou sensuais. Quem sabe, depois de um tempo, teremos várias Faiths numa quantidade proporcional a Ivys, como existe com os masculinos? Mas isso vai depender da sua atitude, cara garota gamer.

7 comentários:

Koronel Guile disse...

Parabéns Bia pelo artigo , Vc é uma entre poucas mulheres q tem coragem de dizer o q disse, pois é continue assim vc tem meu apoio...
Parabens e nunca desista do teu trabalho, um grande abraço a vc e toda tua familia!

Kamen Homer disse...

tambem adorei o seu artigo bia, muito bom,bom exatamente isso, embora não goste de ver um cara semi-nu, mas isso é coisa de homem hetero mesmo, isso não quer dizer que eu proibe isso,mas nem fudendo, deve existir sexualização para ambos, e vou dizer uma coisa que vai te deixar feliz, em janeiro ou quem sabe antes, farei o top quase os maiores galãs dos animes e uma previa aqui, Sesshoumaru, e um adendo, quando eu li a noticia o Ono queria que a rainbow mika estivesse no super street fighter IV, nos comentarios todos foram hipocritas dizendo que ela é sexualizada pra caramba, que ela é inutil, que ela é gerador de
punheta, obviamente que fiquei puto, um dos poucos que não criticaram ela foi um brasileiro no site de noticias da mtv americana onde peguei essa noticia
a Chun-li e a Cammy podiam mas a Mika não, e comigo quando falei mau do Kim Kaphwan no meu blog que ele era um bosta e que comecei a odiar ele somente devido aos KOF XI e principalmente o XII onde ele esteve e a Mai não sendo que a popularidade da mai é MUITO MAIOR que a dele, e sabe o mais gozado, e quem que me atacou no artigo era tudo homens fãs fanaticos dele, eu esperaria um mulher me xingando ou talvez um cara gay, mas um homem hetero, serio esses caras tem problema na cabeça...

era só isso que queria falar e beijos

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Comentários