08 julho 2015

Revelado o cenário brasileiro de SF V

E aí pessoal, como estão?

Ontem uma notícia deixou os fãs de Street Fighter alvoroçados. Foi revelado a existência do cenário brasileiro para o novo jogo da franquia, como podem ver abaixo:




E como a "internetix" é uma terra cheia de polêmicas, vamos a elas.

A primeira coisa a se notar, é que o cenário se passa no Rio de Janeiro, provavelmente na região da Lapa e Santa Tereza, pois são os únicos lugares com bondes na cidade. E outra coisa visível é a favela, o que transformou esse cenário no 8 ou 80, mais pelo fato da associação de Brasil com o Rio e favelas.

Nesse ponto, tenho que concordar. A Capcom no passado, sendo mais precisa em SF III, resolveu mostrar a cidade paulista de Santos e seu porto, saindo daquele eixo de praias, favelas e florestas (apesar dos macacos em um dos cenários). Tudo bem que não superou a SNK com KOF 2001 na originalidade (o cenário brasileiro era o autódromo de Interlagos), mas ao menos fugia de outras representações comuns, algumas inclusive feitas por ela própria.

Por mais que seja chato, é cansativo mesmo ver as mesmas representações, como se Brasil fosse só o Rio, e como se o Rio fosse apenas favela e praia. Mas até aí, gente estamos falando de Street Fighter, onde temos um japonês que luta caratê a caráter, uma chinesa de vestido chinês que luta kung fu, um americano patriota do exército e mais uma cacetada de personagens que "brincam" com estereótipos. Então...

Porém, certo que o que mais chamou a atenção foi a estranha estátua no alto do morro, que faz uma alusão ao Cristo. Sério, o que será aquilo? A taça da copa? Uma referência a um dos projetos do Cristo (essa eu duvido)? Sim, porque para quem não sabe, o Cristo poderia ter sido assim:




Tudo bem que ainda é o beta, mas porque motivos a Capcom mudaria um dos principais cartões-postais do Rio? Medo de dar algum tipo de problema com a Igreja, visto que o Cristo é uma figura religiosa? Para evitar possíveis problemas com algum político (vide alguns fatos que ocorreram no passado)? Trollagem?



Bem, por enquanto essas perguntas ficarão no ar. E vocês, o que acharam do cenário?

2 comentários:

Synbios disse...

Bondinho de Santa Teresa pé quente. Um dos destaques do trailer lançado ontem e capa de jornal de grande circulação hoje, espero que volte a operar logo, hehe.

Maicon Mota sama disse...

Com seus altos e baixos o RJ é sempre destaque é nois RIO tmj.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários