13 agosto 2023

Os papais de Street Fighter!!!


Penúltima versão em 12 de agosto de 2018. Atualizações em negrito.

Nihao!!! :v

A princípio, ele foi escrito um pouco depois de ter ficado internada no hospital da USP, após uma cirurgia.

Hoje é dia dos pais, então, que tal falarmos um pouco sobre os pais da serie SF? Explicando que aqui não terá apenas pais "biológicos" e sim qualquer personagem que se encaixe na definição de pai. Agradeço ao leitor Douglas Moraes que tinha percebido que eu esqueci de colocar o Dhalsim na correria, na primeira versão do artigo.

Então, conheça agora, os papais da série!!! =)

Guile


Logo de cara ficamos sabendo que Guile é pai de uma linda menina chamada Christina (conhecida anteriormente nos EUA também pelo nome de Amy), em seu final icônico de SF II. E pelo que diz as imagens que se tem dele com sua família, é um pai amoroso e dedicado, apesar de seu dever para com seu país.

Em Street Fighter 6, conforme o avatar do jogador vai aumentando sua afinidade e maestria com o estilo de Guile, terminamos conhecendo sobre a vez que ele a levou em um show de Dee Jay, mesmo preferindo música country.

Ken


Todos sabem que Ken casou com Eliza, e em SF III conhecemos Mel, o fruto deste relacionamento (em SF IV ficamos sabendo da gravidez de Eliza). Mel é um menino bem ativo que parece querer seguir os passos do paizão e ser um ótimo lutador!!! xD

E, apesar de, em Street Fighter 6, Ken ter se afastado da família por conta do incidente em Nayshall, é notável seu amor e preocupação com seu filho, tentando protegê-lo mesmo que de longe.

Dorai, o pai de Chun-Li 


Depois de muito tempo, a Capcom oficializou o nome Dorai, que apareceu em SF II V.

Dorai foi praticamente um "pai solteiro". Sua esposa morreu quando Chun-Li era bem pequena e ele teve que criar a menina sozinho. Ele foi a única família que Chun-Li conheceu (apesar que em um dos CDs Drama da série, mostre um rapaz que é dito ser um tio) e por tanto carinho que ela demonstra por ele, deve ter sido um ótimo pai.

Em SF II V, ele não morre, apesar da tentativa de assassinato por parte de Cammy, a mando da Shadaloo. Dorai também aparece rapidamente numa cena em SF II - The Animated Movie, a de sua morte. Nos quadrinhos da Udon, ele desaparece e fica subentendido que ele sofreu uma lavagem cerebral e se transformou em Q. Em SF - The Movie, ele é citado rapidamente na conversa que Chun-Li e Vega/Bison tem (onde ocorre o famoso meme da Terça-feira). No cartoon de SF, ele é morto pelas mãos do próprio Vega/Bison, na frente de Chun-Li. E no filme da "Chun-Lana", ele é dado como desaparecido, sendo morto anos mais tarde.

Mais informações sobre Dorai, vocês podem acessar a ficha dele no CFN Portal.

Gouken 


Gouken é o mestre de Ryu e Ken e pai adotivo de Ryu. Ele criou Ryu desde criança, quando ele ficou sob sua tutela, dando amor e ensinando o caminho das artes marciais para o menino. A série Assassin's Fist, mostra lindamente a relação entre eles, e também de como Gouken meio que se tornou uma figura paterna para o jovem Ken.

No passado, em alguns materiais não canônicos, Gouken tinha uma filha de sangue, mas que foi esquecida com o passar dos anos.
Dhalsim


Dhalsim é outro pai de família presente no jogo!!!^^ Pelo que sabemos de sua personalidade, um lutador de coração bondoso e sábio, e pelo fato de seu filho Datta o adorar, está na cara que ele é um ótimo pai!!!^^

Sr. Masters 


O pai de Ken que o deixou no dojo do seu grande amigo Gouken, para que o menino não fosse um pirralho, mimado, sanguessuga de dinheiro e aprendesse sobre disciplina. Nos materiais japoneses é afirmado que, na época, sua família estava no Japão durante os 10 anos de treinamento dele.

Na série Assassin's Fist, o Sr. Masters, deixa Ken aos cuidados de Gouken, para que o jovem aprenda a canalizar a sua raiva e frustração, fazendo com que não possa causar problemas ao seu pai e aos negócios da família. Isso, a princípio, deixa Ken revoltado, pois ele tinha acabado de perder a mãe. Anos mais tarde, Ken compreende a difícil decisão que seu pai tomou e faz as pazes com ele.

No anime Street Fighter II V , o pai de Ken aparece rapidamente ao lado de sua mãe, que é japonesa ali. No cartoon de Street Fighter, o nome do pai de Ken é Dalton.

Gou Hibiki 


O pai de Dan, que cegou Sagat e pagou com a própria vida. No jogo Pocket Fighter, Gou aparece usando uma máscara tengu, em dois "especiais" (sim vou usar esse termo, até porque em cada jogo eles mudam ¬¬) de Dan.

Nos quadrinhos da Udon, as circunstâncias de sua morte deve-se ao fato de tentar salvar o seu dojo, pois a Shadaloo, que controlava a área onde ele ficava, exigia que Gou pagasse 10.000 dólares de Hong Kong.

Mais informações sobre Gou, vocês podem conferir no CFN Portal

Hakan 


Todos conhecem o controverso (para os fãs) lutador turco e já devem ter notado umas garotinhas que ficam junto dele. Pois bem, essas menininhas são as suas filhas, ao todo SETE (da mais velha para a mais nova: Abla, Susam, Hurması, Tereyağı, Kanola, Zeytin e Ayçiçeği)!!! E ele é um pai coruja, ou usando as palavras de Guile, um homem de família! E uma família BEM grande.

Tom (amigo de Alex)


Tom é um grande amigo de Alex e tem uma linda filha, chamada Patricia. Pelo que o jogo mostra, um bom pai (e clone de Jean Reno nas horas vagas), já que o storyline não se aprofunda nesta questão.

Mais informações sobre Tom, no CFN Portal.

Jafari, o pai de Elena 


Jafari é descendente de uma família de guerreiros. E sem contar que, ele é "só" PHD em farmacêutica e medicina veterinária! Estudou na França e é um grande líder e um homem sábio. Além de Elena, possui um filho, Marcus, e também adora a sua família.

M. Bison/Balrog


Sim, quem diria que aquele lutador que só pensa em dinheiro, mulheres e vitórias, seria (de maneira torta) um bom pai. E de uma cria do Vega/Bison!

M. Bison/Balrog conheceu Ed no que tinha sobrado da base da S.I.N., e a princípio, seu interesse no menino foi pelo fato de Ed ser um dos corpos de Vega/Bison e conseguir controlar o Psycho Power em pequenas quantidades.

Em SF V, vimos que os dois se tornaram inseparáveis e Bison/Balrog, se tornou tutor (e figura paterna) de Ed, no caminho do crime, assim como seu amigo.

Mesmo que a princípio Bison/Balrog tenha tido algum interesse escuso por Ed, ele se afeiçoou ao garoto. Inclusive, no modo história de Ed, fica claro que o boxeador era a família de Ed. E quando ele foi embora, Bison/Balrog fica em prantos (destaco aqui a dublagem americana, que deixou isso bem evidente).

Yuchiro Matsuda


Eis o paizão de Laura! Japonês, casou-se com a brasileira Brenda, tendo três filhos com ela, Fabio, Laura e Sean. Sabe-se que é um homem que gosta de sua família e que ficou preocupado ao ver a sua única filha meio cabisbaixa, em um dos contos publicados no CFN Portal.

Vega/M. Bison


Ok, muitos devem ter ficado surpresos com a inclusão dele nessa lista. Até porque, depois de tantos exemplos bons de pais, temos um megalomaníaco, sanguinário, que comanda uma organização criminosa que abusa de menininhas. Bem, pode-se considerar Vega/Bison como o pai de Cammy e Decapre, já que ambas possui seu material genético. Não que isso tenha garantido uma vida mais fácil para as garotas, pelo contrário. Decapre ficou insana após a infusão de Psycho Power, tendo um ódio tremendo por sua outrora querida irmã, assim como Cammy, que além de ter sido controlada, foi descartada do propósito de corpo extra de Vega/Bison quando este encontrou Ryu (o corpo perfeito).

Além disso, temos Abel, que é um dos clones genéticos criados a partir do DNA de Vega/Bison para o corpo perfeito e Ed, o jovem garoto que Bison/Balrog resgatou da base da S.I.N, que sofreu experiências genéticas, tendo agora o DNA do supremo comandante da Shadaloo e sendo outro corpo extra do mesmo. Sem contar a pobre Falke, que sofreu um treinamento insano, se afundando nas suas "próprias trevas", para se tornar o corpo perfeito para Vega/Bison.

Vega/Bison é a metáfora perfeita para aqueles que são pais apenas no papel e no DNA, que não dão a mínima para seus pimpolhos. É a antítese de todos os pais citados até o momento no artigo.

Porém, em algumas mídias, vemos um lado de Vega/Bison que não existe nos games. Em Legend of Chun-Li, nos é apresentado Rose, sua filha (no filme fica claro que misturaram as histórias de Rose e Cammy) e que também é a parte boa de sua alma. É a única criatura do mundo que ele nutre algum amor, sendo capaz de tudo para protegê-la. E em alguns manhuas de SF, Vega/Bison é apresentado como sendo padrasto ou pai de Chun-Li, e assim como ocorre no filme da "Chun-Lana", se preocupando com a sua enteada/filha.

Gen 


Aposto que vocês também ficaram com um WTF na cabeça. A inclusão de Gen nessa lista, deve-se a dois fatores.

O primeiro é que Gen, em honra ao pai de Chun-Li (seu grande amigo), protege e cuida da chinesa "nas sombras" (mesmo que ela não goste), chegando a arriscar a própria vida para salvá-la. Gen seria aquele pai que está brigado com o filho, e sem o filho notar, continua o ajudando e o protegendo.

O segundo fator para a inclusão dele é que no manhua de SF II, Gen é o pai de Chun-Li e Blanka (não que ele fosse presente e menos ainda exemplo de pai). Ok, podem ir cortar seus pulsos agora.

Robert Sullivan


Pai amoroso de Luke, era um médico militar descendente de irlandeses, quieto e reservado. Se sacrificou ao salvar o seu próprio filho e outras pessoas num atentado terrorista que teve em um shopping center.

O monge que cuidou de Ryu

Imagem meramente ilustrativa.

Quem jogou o modo World Tour de Street Fighter 6 e resolver fazer a maestria e a afinidade máxima com Ryu, sabe que durante o treinamento de seu avatar, ele fala alguns detalhes de sua vida. Dentre eles, ele conta que nunca conheceu seus pais biológicos e que foi deixado num templo ainda bebê, onde um monge cuidou dele nos primeiros anos de vida, antes de ser deixado sob a tutela de Gouken.

Não é citado em nenhum momento o nome do monge, apenas que ele é falecido. E também não é mostrado como era a sua aparência.


Menções Honrosas 

Como eles não fazem parte da série principal (SF), ou no último caso, que não se sabe exatamente se existe uma relação ao que se pode chamar de paterna, terminaram ficando por aqui! ^^

Mike Haggar


Um bando de malfeitores sequestrou e humilhou sua filha!!! O que fazer? Sair espancando todos os delinquentes da cidade e jogar do prédio um suposto cadeirante que era o chefe do crime, para salvá-la!!! Haggar personifica bem aquela frase, toda donzela tem um pai que é um fera!!!

Mais detalhes sobre Haggar, podem ver a ficha dele no CFN Portal.

Sr. Genryusai


Ele é o pai de Rena (que era, em Final Fight, noiva de Guy) e Maki. Aparentemente um bom pai, pois há poucas informações sobre ele, a não ser que ele era, no princípio, o mestre de Guy (coisa que foi mudada posteriormente).

 F.A.N.G.


Sim, aquele  F.A.N.G., que fica gritando "Vega-Sama/Lord Bison"!!!!!!!!!! :v Após os acontecimentos de A Shadow Falls, ele termina conhecendo uma jovenzinha, durante o Ano Novo Chinês, que termina virando a sua discípula, com o codinome Phantom. Como não se sabe se a relação é parecida com a de Gouken e Ryu ou até Bison/Balrog e Ed, fica na menção honrosa por enquanto.

Algumas pessoas desconfiam que a jovem Phantom pode ser a nova personagem A.K.I. alguns anos mais velha, algo que só teremos resposta quando seu DLC for lançado.


Menção Troll 

WTF, boatos e trollagem até dizer chega!!! xD

Charlie Nash


Rola um boato de que ele poderia ser o pai de Lauren, filha de C. Viper. Mas são só boatos, nada que se deva levar a sério.

Gouki/Akuma 


Em algumas mídias fica subentendido que ele poderia ser o pai biológico de Ryu. Só que em nenhum momento nos jogos, tal coisa é mencionada ou cogitada.A "relação familiar" mais próxima que Gouki/Akuma poderia ter com Ryu é ser seu tio, visto que o lutador é filho adotivo de Gouken.


Porém, em SF V, nos foi apresentado um conceito para o personagem, que deixou alguns surpresos. Por muito pouco, ele, na história, adotaria um bebê que teria encontrado abandonado na floresta (algo mais ou menos semelhante que ocorreu entre Gouken e Ryu). Apesar da ideia não ter ido pra frente (para a tristeza até de alguns funcionários da Capcom), seria uma faceta interessante a ser mostrada por Gouki/Akuma, mostrando que, apesar do caminho que ele seguiu, ele poderia ser um pai.

Ryu


O QUE RYU ESTA FAZENDO NESTA LISTA, SUA DOIDA??? Bem, no manhua de SF EX, Vulcano Rosso (que é um tipo de entidade) se apossa do útero de Chun-Li (que estava casada com Ryu), faz uma gravidez relâmpago nela (sério, coisa de minutos a barriga dela está gigante) e nasce.

Mesmo não sendo filho de Ryu, o japonês a principio o trata como sendo (mesmo Vulcano discordando). Cortesia dos nossos amados roteiristas trolls chineses!!!! xD


Espero que tenham curtido o artigo. Desejo a todos um Feliz Dia dos Pais (incluindo o meu maridão e meu pai, que está nos braços de Deus)! See ya!!!

5 comentários:

Marcos disse...

Nossa faz muuuito tempo que visito essa pagina mas continua tao boa como antes parabens!

Bia Chun-Li disse...

Nossa, obrigada!!! =D

Ozymandias_Realista disse...

Parceria de blogs?

Bia Chun-Li disse...

É só mandar o link do seu que eu ponho na lista. ^^

Bier disse...

É, a trolagem chinesa rola soltinha da Silva...

Gostei muito do conteúdo, estás mais uma vez de parabéns.

\^^

Roberto Bier, fã e seguidor!

Comentários