30 setembro 2017

Street Fighter V é um jogo incompleto atualmente?


Vamos para um pouco de polêmica hoje?

Acredito que todos já sabem que o lançamento de Street Fighter V foi um tanto problemático. A impressão que deu é que o jogo veio "capado", sem muitas opções para se jogar offline, se preocupando APENAS no online e com "poucos" personagens no lançamento.

O pessoal ficou com uma péssima impressão do jogo, o que afetou as suas vendas, mesmo ele indo bem na cena competitiva (para desgosto dos haters de plantão). Isso sem falar, lógico, em certas reclamações como:


  • Falta do modo arcade (e eu assumo que até hoje sinto falta);
  • Falta de mais modos offline (e nesse ponto, ok, estou mal acostumada com o BlazBlue);
  • Falta de personagens clássicos (mesmo tendo, inicialmente DOZE clássicos);
  • O modo História Geral sendo liberado após o lançamento;
  • Modo crossplay (desculpe, quem reclama disso, tem problema);
  • O sistema do Fight Money (no sentido do pessoal preferir a forma antiga, ou seja, você PAGANDO pelas DLC's com dinheiro real).

Claro, tiveram outras reclamações nesse tempo, mas que não irei listar aqui (algumas bem pertinentes até).

Porém, vamos agora analisar o estado atual do jogo.

A Capcom desde a fase de produção do jogo, tinha avisado que iria atualizá-lo constantemente, dispondo de novos conteúdos e personagens, fazendo com que, no final das contas o SF V de 2016, seja bem diferente da versão de 2017. E bem, ou mal, a Capcom tem cumprido com a palavra dela, ainda com a garantia que não iria lançar uma versão Super/Hiper/Ultra do jogo em um curto estado de tempo.

Hoje Street Fighter V tem:


  • Modo História: Que diferente de alguns jogos, como KOF XIV e Arcana Heart 3, é um modo história propriamente dito (lembrando, embora não com o mesmo peso o de BlazBlue) e não um modo arcade com historinha. Semelhante a BlazBlue, SF V possui um modo história individual, com cada personagem e um geral, contando o enredo central do jogo. E claro, terminando cada um deles, você recebe FM;
  • Tutorial: Que abre automaticamente quando você instala o jogo, ensinando o básico. Ele também está disponível no menu de História;
  • Modo Versus: que dispensa apresentações;
  • Survival: O modo sobrevivência de SF V, ainda tem um pouquinho de "time attack", fazendo com que o jogador ganhe mais pontos ao terminar mais rápido uma luta. E além disso, temos quatro dificuldades (Fácil, Normal, Difícil e Inferno). Finalizando os modos, você ganha FM (e quanto mais a dificuldade, mais FM você ganha);
  • Desafios: Além das Provas a se fazer com cada personagem, existindo duas etapas até o momento, existe também as Demonstrações (e ao assistir todas você ganha FM) e Missões semanais que valem FM;
  • Modo Treino: Com a possibilidade de você deixar ligada a opção do sistema procurar um oponente on-line enquanto você treina;
  • Modo On-line: Com crossplay, Saguão de Batalha, Ranked Match, Casual Match, com a possibilidade de guardar replays e, sistema de punição para os fujões (onde o sistema filtra quem curte fazer rage quit). E ainda o jogador consegue pegar FM nas lutas;

Além disso tudo, as DLC's do jogo, excetuando aquelas que são puro fanservice (como o traje "hot" do Ryu ou uma das roupas de banho da Chun-Li), TODOS os DLC's de SF V podem ser pegos gratuitamente, usando o sistema de FM, lembrando aqueles jogos que, para você liberar determinado conteúdo, só depois de algumas horas de jogo. Inclusive, algumas cores dos trajes extras (aqueles que são pegos com dinheiro real), você pode liberar com o FM. Isso sem falar nos novos personagens, que foram uma boa adição ao elenco (e, destaco aqui dois que eu gostei muito, Ed e Menat).

Biscoitinha Menat e Ed, meus queridinhos dessa nova leva! 
Agora, me diga, tem como considerar Street Fighter V como "incompleto" atualmente, tendo todos esses modos de jogo e ainda com a possibilidade do jogador pegar conteúdo extra relevante, sem gastar nenhum centavo do bolso?

Legion Mode em BlazBlue: Calamity Trigger
Claro, ele poderia ter algum modo extra, como criação de personagens (assumo, ADORO isso em Soul Calibur) ou o Legion Mode de BlazBlue? Sim!!! Eu gostaria de ver algo do tipo em SF! Mas a falta desses modos não prejudica o jogo num todo.

Street Fighter V hoje possui praticamente os mesmos modos de jogo de outras franquias, com a diferença de não possuir um modo arcade clássico. Agora, justamente por não possuir esse modo de jogo, devemos afirmar que ele ainda é "capado"? Então é justo eu afirmar que KOF, ou Arcana Heart 3, são capados por não possuírem um modo história clássico e sim um modo arcade com história?

E se os rumores se confirmarem, e o modo arcade sair no ano que vem? Irão reclamar que não tem o Shao Khan ou o Knuckles como chefe?

Se não tiver esses dois, vai ser uma porcaria, digna de jogar uma bomba na Capcom!
Eu não estou querendo dizer que SF V é um jogo perfeito, sem erros. Quem acompanha o meu trabalho aqui, sabe muito bem que eu costumo chamar a Capcom de "nossa empresa troll favorita". Mas tem um certo limite entre você fazer críticas que, de fato ajudam o jogo melhorar, e ficar fazendo haterismo puro e simples que caem por terra, quando se joga um pouco o jogo. Nesse ponto é bem mais sincero afirmar que você não gosta da franquia em si, ou do estilo adotado, do sistema de jogo...

Tanto que, tem horas que é difícil eu ler uma crítica válida e construtiva (como melhorar netcode e etc), de tanta reclamação hater sem fundamento. E nisso, essas últimas, só atrapalham.

E eu assumo, está sendo delicioso ver algumas pessoas que reclamaram dos pontos positivos de SF V, estarem CHORANDO porque eles não estão em Marvel vs Capcom Infinite.

THIS IS DELICIOUS!!!!
E vocês o que acham disso tudo? Será que você é daquele time que realmente tem uma reclamação séria pra fazer ou é daqueles que ainda estão presos ao lançamento de SF V?

Obs: Agradeço ao Arthur Dias (já que no momento que escrevi não tinha como eu abrir o meu SF V) e ao Juninho Rodrigues, do Lugar de Nerd pela piada do Shao Khan & Knuckles.

Nenhum comentário:

Comentários