28 maio 2022

Review de Sonic 2 - E Sonic nos dá outro tapa

Nihao!!! Este review estava praticamente pronto já tem um tempinho, mas não tinha conseguido parar para fazer revisão e dar os toques finais.

Depois de um tempo, eu consegui, vestindo uma camisa do Tails (com direito a vendedor de loja falar que o personagem era o Piu-Piu 😑), finalmente, assistir Sonic 2 nos cinemas (os meus filhotes foram assistir primeiro com os tios). E olha, devo dizer, NÃO ME ARREPENDO NEM UM POUCO DE TER ASSISTIDO!

Antes de continuar, quero avisar que, este review, diferente do que eu fiz com o do primeiro filme, poderá ter spoilers, pois já faz um tempo que ele está em cartaz. Então, se tu ainda não assistiu, e se importa com spoilers, ignore o post. O blog tem outros artigos que podem te interessar! 😁

O filme começa com Robotinik preso no Planeta dos Cogumelos, com o visual da cena pós-créditos do filme anterior. Ali vemos um Eggman mais fiel aos jogos e completamente insano na sua busca de eliminar o Sonic de uma vez por todas, não importando os meios. E termina com isso conhecendo e se aliando a Knuckles, que também está atrás de Sonic e conseguindo voltar para a Terra.

A única crítica que faço é que faltou uma barriguinha naquele Eggman. Tirando isso, o Eggman de Jim Carrey continua fenomenal, pois o ator soube transmitir toda a inteligência, arrogância e insanidade, além da malignadade meio cômica, que é comum no Robotinik (visto que há versões do personagem onde isso se perde, devido ao contexto, como Sonic SatAM, onde ele é claramente maligno, com pouquíssimo viés cômico).

Knuckles é um personagem que teve sua motivação um pouco alterada, o que pode até desagradar fãs mais puristas. Porém, continua tendo ligação com a Esmeralda Mestre e de quebra, conhecemos mais sobre sua tribo. E para quem estava acostumado com a versão dele "bombada e burra" de Sonic Boom, com certeza deve ter ficado surpreso, pois vemos uma faceta séria do personagem (mesmo com momentos hilários em consequência de ser sério demais), ciente do cumprimento do seu dever e bem honrado.

Tails (meu favorito, AMO aquela raposinha), ao perceber que Sonic está em perigo, sai do seu planeta para ajudar seu ídolo. Ele o observava há algum tempo e, com a ajuda de suas invenções, consegue ajudá-lo. A forma como os dois criam o laço de amizade é muito bonita e pura, com ambos sendo capazes de fazer o que for preciso para ajudar o seu amigo. E assim como Knuckles, sabemos por alto sobre o passado de Tails, que ele era zoado por ser meio "nerd". Impossível, quem já passou por algo semelhante, não se identificar com ele.

Um dos pontos fortes é a amizade que Tails e Sonic vão criando, com Sonic o tratando como se fosse seu irmão mais novo. É algo bonito, uma bela imagem de amizade sincera, que todos deveriam ter (se você é um desses felizardos, cuide com carinho). É um ótimo exemplo para os mais novos.

Os personagens humanos, que não tem problema nenhum terem pouco tempo de tela, continuam sendo carismáticos e divertidos. Tom e sua esposa Maddie são aquela família ideal que apoia e é capaz de se sacrificar pelo seu filho adotivo, Sonic. Temos a toda a questão envolvendo o casamento de Rachel, cunhada de Tom, que nos traz momentos bem cômicos para a trama. E eu ainda destaco o agente Rocha, subordinado de Robotnik, que é claramente apaixonado pelo gênio do mal, mas não é correspondido. A forma como o filme tratou isso é bem meiga e você termina torcendo para que, no mínimo, ele um dia consiga alguém que o corresponda.

Lógico que não poderia faltar as referências, que assim como no primeiro filme, deixariam o Capitão América louco de felicidade. E são MUITAS!

Há diversas no decorrer do filme, seja dos jogos clássicos, quanto dos jogos da era moderna, que acerta em cheio o coração tanto do fã com mais de 30 anos (que não duvido que muitos levaram seus filhos,  sobrinhos, primos mais novos para assistir), quanto dos adolescentes e crianças que pegaram os jogos mais recentes. 

E os créditos do filme são um destaque a parte, um homenagem belíssima aos jogos clássicos, tanto que eu jogaria tranquilamente uma versão "jogo do filme baseado no jogo" só por ter visto aqueles créditos.

A trilha sonora do filme é bem bacana e inspirada, fora os sucessos utilizados como Uptown Funk de Bruno Mars (que não consigo mais cantar a letra certa por conta desta paródia), que dão um toque especial ao filme. 

E o final, foi bem bacana, com a aparição de Super Sonic, que rouba a cena! E mesmo ao meu ver faltando uma explosão, ou algo assim, que confirmaria a morte de Robotinik, não é decepcionate e ainda deixa um gancho (assista após os créditos o extra) para o que com certeza veremos num terceiro filme da franquia: Shadow The Hedgehog!

Aliás, fico triste que Jim Carrey tenha anunciado sua aposentadoria, pois, se um dia resolverem voltar com o Robotnik, acho que será difícil um ator conseguir superá-lo na interpretação. Seria algo semelhante ao que temos com o Vega/M.Bison em SF, que mesmo tendo tido dois atores distintos nos filmes de Hollywood, Raul Julia virou a referência, sendo homenageado pela própria Capcom em dados momentos.  

A dublagem brasileira foi um show a parte e com uma curiosidade: Temos três dubladores do personagem Sonic trabalhando no filme, sendo Manolo Reis  a voz oficial do personagem aqui no Brasil, Tatá Guarnieri, que deu voz a Sonic em algumas dublagens, como a rara feita para VHS de Sonic SatAM e  que no filme é o Robotnik e Vii Zedek que dublou o Sonic criança do primeiro filme e agora assume o posto de Tails, substituindo maravilhosamente bem (sério, adorei o Tails na voz dela) a falecida Iara Riça. Sim, o Sonic dubla o Sonic, o Robotnik e o Tails! xD

Sonic 2 repetiu a fórmula do filme anterior, no sentido de "sou um filme divertido para a família que vai abraçar os fãs antigos da série e dar boas vindas aos mais novos" e, por coincidência, ainda venceu, assim como ocorreu antes, um filme de super herói que foi considerado fraco. 

É perceptível o porquê do sucesso. Uma história simples, divertida, com personagens carismáticos e marcantes, que respeitou a obra original, que não se meteu em polêmicas desnecessárias. O filme possui elementos conservadores e progressistas, sem parecer um livrinho didático tosco e nem ter guerrinha de "ain, nerdola", "oh, lacradores", que sinceramente, TORRA A PACIÊNCIA da pessoa normal que quer apenas se divertir (e foram pouquíssimas pessoas, bem poucas mesmo, que vi que tentaram fazer isso, GRAÇAS A DEUS). Em suma, que não vai responder questões existênciais e nem te fazer refletir sobre o que tu está fazendo com sua própria vida, mas irá te dar 2 horas e 2 minutos de diversão, o que é um ótimo alívio para toda essa correria e dor de cabeça que as vezes é a vida. O outro tapa que Sonic nos dá.

Sonic 2 tem seus defeitos, claro, mas nada que comprometa a sua diversão! Na verdade, as qualidades do filme superam os defeitos.

Então, se ainda não assitiu, veja, mesmo que prefira Mario Bros. como franquia. O que foi feito com o Sonic deveria ser exemplo para as próximas adaptações envolvendo games. E espero que Sonic 3 e a série do Knuckles continue nesse ritmo, pois assitirei com prazer!

Irei ficando por aqui, mas deixando avisado que sim, falarei sobre o filme de Tico e Teco graças ao Sonic! 😂 See ya!!!

Nenhum comentário:

Comentários