27 junho 2022

Rumores sobre Ken e profecias

Como prometido, eis o post falando sobre o que talvez tenha acontecido com Ken em Street Fighter 6.

Assim que começaram a vazer algumas informações sobre SF VI, é fato que muitos ficaram cogitando sobre a aparência um tanto abatida de Ken, em seu novo visual.

E surgiram, pelo menos que eu vi até o momento, dois rumores que poderiam explicar o que aconteceu.

Lembrando que, como a própria palavra diz, são RUMORES. Pode ser que algum esteja correto? Sim. Pode ser que a Capcom possa mudar algo nesse meio tempo ou até mesmo um dos rumores ser algo que foi descartado pela produção do jogo, mas que de alguma forma, veio a público? Sim. Tanto que, no momento, o ideal é aguardar mais informações por parte da Capcom. Até para não se decepcionar no futuro ou ficar xingando a nossa empresa troll favorita a toa.

O primeiro rumor que surgiu, foi que, infelizmente, Ken e Eliza se divorciaram. As informações que se tem são as seguintes:

  • Ken procura seguir o mesmo sonho de Ryu.
  • Eliza ficou cansada dele e deixou Ken, levando Mel (o filho deles) com ela.
  • As dogtags (aquelas plaquinhas de identificação dos militares, tipo as que Guile, Nash e Luke usam) que Ken usa em seu pescoço são de Mel.
  • Laura e Sean fazem participações especiais e tentam trazer Ken de volta e eles explicam o que está acontecendo ao jogador.
  • Luke tenta ajudar Ken a recuperar o espírito de luta. Vários personagens, em suas frases de vitória, chamam Ken de "enferrujado".
  • Ele agora luta para fazer o Shoryureppa de fogo. 

Arte por Rafael Motta

Devo dizer que essas informações mexeram com diversos jogadores, incluindo aqueles que não se importam com a lore do jogo, mas que gostavam do personagem. Até porque, em Street Fighter V e na série Street Fighter III, vemos um Ken feliz ao lado de sua esposa e filho, procurando ser um bom marido e pai.

Ken por JVC

Apesar da preocupação, memes, desenhos, a respeito do estado da saúde mental de Ken, esse rumor possui algumas falhas.

A primeira é o colar que Ken usa em seu pescoço, onde o pendante não se assemelha em nada a uma dogtag e sim a um pingente relicário, que são aqueles onde você coloca alguma foto. Ou seja, talvez ali possa ter fotos de Eliza e Mel, ou então o colar ter pertencido a um deles, o que leva a outra questão.

Eliza, ou até Mel, podem estar sofrendo de alguma doença grave que afetou o psicológico de Ken, ou que um deles, ou talvez ambos, podem estar até mesmo desaparecidos e Ken está em profundo desespero, sem saber o paradeiro de sua família.

Outra explicação, provavelmente a mais triste, seja que talvez Eliza, não tenha se separado e sim, falecido por algum motivo, o mesmo, talvez, valendo para Mel. Isso deve-se a algumas pessoas apontarem que a faixa que Ken usa, agora em em seu braço, pode indicar um sinal de luto. E sabendo o quanto Ken amava sua esposa (e filho, caso seja Mel ou ambos), a perda o devastou completamente.

Alguns fãs apostam que isso pode ser a deixa para canonizar no universo principal da série (já que ele existe em um universo alternativo, segundo a Capcom) o Violent Ken, que de alguma forma, o espírito de Vega/Bison poderia se aproveitar disso. E antes que questionem, a participação dele em USF II não é canônica.

Sendo bem sincera, o plot de Ken perder a Eliza, ficar afetado mentalmente e até se tornar um vilão, me fez lembrar um pouco do roteiro do manhua de SF II, onde Eliza o deixa para ficar com o Balrog/Vega e isso, com o passar do tempo, o deixa transtornado de tal forma que, durante um período ele termina tendo uma série de atitudes nem um pouco nobres.

E essa última hipótese, nos leva para um outro rumor, menos conhecido, mas que eu cheguei a ver.

Na verdade, quem morreu ali seria Sean, que era o seu discípulo e não algum familiar. A pista para isso serias a própria faixa que Ken usa em seu braço, que seria, na verdade do Sean. 

Porém, assim como no caso do rumor anterior, talvez Sean não esteja morto e sim que aconteceu algo de extremamente grave com ele e que afetou Ken, pelo fato de Sean estar sob sua tutela. E que a faixa no braço não seria luto e sim apenas que ele está utilizando ela no braço.

Mas, como já disse acima, isso são tudo rumores. Enquanto não tivermos mais informações, o mais prudente é continuar aguardando.

Só que, uma coisa muitos estão considerando como certa, é que o jogo anterior, Street Fighter V, indicou que algo de muito ruim acontecerá com Ken. E isso deve-se as previsões feitas por Menat e Rose em suas frases de vitória!

Inclusive, se isso estiver correto, poderemos ter uma noção sobre o que o futuro aguarda os personagens que participaram do jogo anterior, mas que estão de volta. E só confirma aquilo que volta e meia digo e que fiz questão de colocar no artigo sobre a amizade de Ryu e Chun-Li: PRESTEM ATENÇÃO NAS FRASES DE VITÓRIA.

Então, deixarei aqui as frases ditas por Menat e Rose, na versão em PT-BR, aos veteranos que estão em SF VI:

Ryu

  • M:"Você está lutando a bastante tempo... Por que não tira um cochilo às vezes?"
  • R: "Seu caminho levará você a uma jornada maior do que você concebe. É o que eu vejo."

Chun-Li

  • M: "Você é como uma estrela brilhante, lutando contra o seu destino! É até meio poético!" - o destino de Chun-Li a mesma confirma para Menat, continuar lutando.
  • R: "Sua busca por uma pessoa suscitará a companhia do perigo."

Ken

  • M: "Vejo duas estrelas brilhantes no céu, competindo para ver quem brilha mais! Mas uma parece estar se apagando..."
  • R: "Sua paixão arde como o Sol no zênite. Contudo, o que você fará quando chegar a noite?"

E.Honda

  • M: "Hã, sinto muito, mas não vejo sucesso mundial no seu futuro próximo..."
  • R: "Uma bela casa de banho pode ser tentadora para alguns, mas eu prefiro tomar banho sozinha."

Blanka:

  • M: "Suas perspectivas como mascotes não são muito boas. Vejo liquidações e grandes descontos no seu futuro..."
  • R: "O boneco Blanka-chan foi muito bem recebido... O destino também tem seus caprichos." - caso tenha prestado atenção no modo história, ambas as profecias, parecem indicar períodos distintos de Blanka e Blanka-chan.

Guile

  • M: "Todo mundo aqui é tão mal-humorado. Puxa vida, ficar velho significa ficar rabugento?"
  • R: "Alguns procuram problemas. Outros, os problemas encontram."

Zangief

  • M: "Eu... não acho que a aparência musculosa combine comigo. Quero ser tão graciosa e elegante quanto a minha Mestra." 
  • R: "Eu leria sua sorte, se fosse preciso. Porém, você parece estar ciente do seu destino."

Dhalsim

  • M: "Minha Mestra sempre me diz para meditar. Mas será que não dá sono?"
  • R: "Você está sentindo, não está? Um poder imenso e onde ele leva..." - uma possível referência ao que irá ocorrer?

Cammy:

  • M: "Não é ruim pensar que você pode lutar contra o destino, mas também é muito perigoso..."
  • R: "Se voltar os olhos para o passado, você perderá o futuro. Talvez você já saiba disso."

Gouki/Akuma:

  • M: "Minha Mestra disse que existem poderes dos quais se deve ficar longe. E o seu é definitivamente um desses." 
  • R: "A busca por poder além do reino dos humanos tem um custo maior do que você imagina." - O poder citado em ambas as frases é o Satsui no Hadou.

Juri

  • M: "Então, não me leve a mal, ok? Mas me parece que no fundo você é pura solidão."
  • R: "Seu olho prenuncia um futuro trágico e sombrio. Você está sendo usada."

Rashid

  • M: "Hmm? Sinto um... ar de nobreza? Ou é só minha imaginação?" 
  • R: "O vento sopra forte, mas eu vejo onde ele leva."

Ed

  • M: "Você enfrentará dificuldades no futuro... Mas tudo bem! Definitivamente... provavelmente... talvez... espero?" - curiosamente, na frase de vitória de Ed ele afirma estar a procura dela, a chamando de "biscoitinha da sorte".
  • R: "Vejo potencial em você. Espero que tome a decisão certa quando chegar a hora." 

Luke

  • M: "Eu vislumbrei seu futuro. Conflitos estão no centro de tudo."
  • R: "Uma carta nova... Estou curiosa sobre o papel que você vai desempenhar no futuro deste mundo..."

Como podemos ver, ambas preveem algo ruim em relação a Ken. Algumas pessoas ainda citam a frase que Gill fala para Ken em SF V:

"Desesperança. É isso que viu? Fascinante..."

Um outro detalhe interessante, que talvez seja possa ajudar nessa questão é que, para Rose, Ken em sua citação de vitória diz:

"O destino não decide nada. Nós, sim. É isso que vou ensinar pro meu filho."

Mas o que isso pode ser? Só esperando mais detalhes de Street Fighter 6.

Quanto aos demais personagens, essas frases podem dar pistas sobre qual será o papel deles e até a confirmação de alguns fatores, como é o caso de Chun-Li, que pelo visto, nunca será uma garota normal, o destino dela é trilhar o caminho da luta ou de Ed, que tem uma decisão importante a tomar num determinado momento, como já foi dito.

E vocês, o que acham disso tudo? O que será que realmente houve com Ken? Quem sabe, assim que a Capcom o anunciar, ela nos dá alguma pista até o lançamento do jogo.

Nenhum comentário:

Comentários