Páginas

18 março 2014

Decapre - A personagem da discórdia

Nihao povo. Não, esse não é o artigo que prometi na fan page. Na verdade é apenas a minha opinião sobre o que está rolando com a "nova" char de Ultra SF IV, a doll de dezembro, Decapre!!

Antes que apareça um mentecapcom retard apareça aqui dando piti, um aviso:

Sou fã da série, tanto que esse meu blog pessoal é quase todo dedicado a SF. Não tenho $$$$ para sair comprando bonequinhos (mas tenho alguns) nem todos os mangás, álbuns, ou seja lá o que for, mas curto demais a série, senão, não perderia o meu tempo escrevendo aqui sobre ela e muito menos sobre a cronologia de SF.

Esclarecido isso, vamos ao que interessa.

Depois de 8 longo meses de espera, finalmente a Capcom anunciou o último personagem do Ultra, Decapre. Quem não se lembra desta coisinha fofa, pode ler este artigo que escrevi (e que foi atualizado). Como falaram antes, a personagem seria mulher, fez participações no gibi da Udon e nunca teria participado como personagem selecionável. Muitos apostaram em uma das Dolls, então, de certa forma, quem suspeitava disso, estava certo.

Mas aí, começa a reclamação. Como todos sabem, são ao todo doze Dolls (excetuando Cammy, claro), todas elas com seus nomes baseados em meses do ano. A primeira crítica que vejo a respeito de Decapre é que a Capcom pegou justo a Doll "clonada" de Cammy.

Analisando bem, tem seu fundamento. Afinal foram 8 MESES, o mesmo tempo entre a produção de SF Zero e SF Zero 2. E querendo ou não foi um "ctrl+c e ctrl+v" de Cammy, mudando uma coisa ou outra, como a inclusão de alguns movimentos de Vega em seus golpes normais, quando a própria Capcom fez um trabalho mais caprichado com Evil Ryu e Oni Akuma, os deixando com mais personalidade.



Outro fator que vejo, é quanto a própria jogabilidade dela. Pelas demonstrações de luta, vemos que ela possui conceitos novos. Ou seja, eles vão lançar uma personagem nova, com mecânica nova, sem tempo para fazer testes de jogabilidade com ela direito, e isso conta DEMAIS para os jogadores que participam de campeonatos, pois, você pode ter uma personagem estúpida de forte (e em consequência, campeonatos de um personagem só) ou uma fraca demais, que ninguém quer usar.

E como dito anteriormente, foram 8 meses de espera. Nesse tempo daria, inclusive para lançar outras Dolls no pacote, que tem (ou tinham) relevância para a história, como Noembelu e Aprile. Nenhum personagem justifica tanto tempo. E o pior, ao assistir a demonstração dela no Final Round 17, a impressão que deu é que eles começaram a trabalhar na personagem a pouco tempo, deixando o pessoal que esperou tanto, inclusive fãs das Dolls como eu, um pouco decepcionado.

Perceberam que há uma leve diferença entre a imagem dela nessa tela com o artwork de "versus" divulgado, que é o primeiro deste post?
Bem, no que se refere a parte canônica da coisa, no trailer divulgado, ela tem bastante história para contar e pelo visto, ela gosta tanto de Cammy quanto Guile gosta de Bison. Se ainda não viu o trailer, aqui está:


A conclusão que chego disso tudo é que, caso a Capcom tivesse anunciado essa personagem desde o início, acredito eu, a recepção não teria sido tão negativa. Claro, teria gente que iria xingar até a última geração do Ono, porém, saberíamos que seria um personagem "clone"e não teria se criado uma expectativa estúpida em torno da personagem. Eis um belo exemplo de decisões erradas de uma empresa que não anda bem das pernas.

Irei terminar por aqui. Então, até a próxima!!!^^
Comentários