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26 abril 2019

Mortal Kombat 11, seus pontos positivos e a discórdia


Nihao pessoal!! Pelo visto, MK está na boca do povo, seja por motivos "nobres" e outros nem tão "nobres" assim. Well, pelo fato de eu curtir jogos de luta no geral e ter um certo carinho pela franquia (sabiam que aprendi primeiro a jogar MK e depois fui para o Street Fighter?), resolvi falar das minhas percepções aqui.

E não se preocupe, não irei dar spoilers quanto a história aqui (mas atenção, TERÁ ALGO DO MODO ARCADE, mas com um aviso antes), até porque, nesse ponto, o ideal seria quanto a isso, alguém que conhecesse a fundo a história de MK fazer isso.

Primeiro, vamos aos pontos positivos.


O jogo, graficamente, está LINDO! Os cenários estão detalhadíssimos, uma verdadeira obra de arte. Sinceramente, talvez eu seja um pouco presunçosa, mas arrisco dizer que eles superaram, de longe os de Tekken, no quesito beleza, até os cenários mais simples. Nesse ponto, eles seguiram o padrão do MK X e melhoraram.

O jogador mais atento também deve ter notado, que alguns cenários contém uns fanservices interessante, como o caso do cadáver do Goro, que lembra bastante o design do Goro utilizado no primeiro filme de Mortal Kombat.


A jogabilidade parece um refinamento do que vimos em MK X, com alguns conceitos de Injustice 2, com o bônus de você poder "editar" o seu personagem (que golpes, poses de vitória, intros que ele tem, etc), fazendo com que você possa mesclar golpes de ambos os estilos que ele possui.


Chegando na Kripta, temos o grande fanservice: a Ilha de Shang Tsung. O seu personagem irá explorar a ilha para coletar os itens, passando por diversos cenários, como o das estátuas de MK 1, o da ponte visto em MK 9 (que é uma mescla das pontes de MK 1 e 2) e até mesmo o cenário do primeiro filme visto no banquete.

Para quem não estava curtindo ver heróis clássicos como vilões, como é o caso de Kitana, ali, de fato (diferente do MK X), temos uma volta as origens, o que provavelmente vai agradar a esse grupo ( e eu não disse nada que já não tivesse aparecido em alguns trailers).

É agora que a treta começa
Mas sabe como é, nem tudo são flores. Para ser BEM sincera, desde o SF V (o primeiro), vejo outro game, logo no seu lançamento, receber tanta crítica negativa dos jogadores. Quanto a imprensa, as notas foram positivas, o que fez voltar aquela discussão sobre o comprometimento da mesma ou até onde os jornalistas conseguiram jogar para não notar certos problemas que, de fato o jogo possui.


O primeiro problema, ao meu ver, é o jogo TE OBRIGAR a ficar on-line o tempo inteiro. A sua internet foi cortada? Teve problema no cabo? A operadora está fazendo alguma manutenção? A internet tá caindo direto? Advinha, você NÃO conseguirá jogar MK 11, simples assim. E isso chega a te irritar DEMAIS, principalmente quando o jogador está cumprindo um determinado desafio ou costumizando o seu personagem e a internet cai por algum motivo.


Falando em frustrações, temos a dificuldade absurda e estúpida de alguns desafios, que frustam, e com razão, o jogador. Basicamente todo o material extra que você pega para o seu personagem, está disponível na Kripta, não te obrigando a gastar dinheiro real. Porém, devido a estupidez da dificuldade, é perfeitamente compreensível que jogadores frustrados estejam xingando a Neathrealm por isso. E nesse caso, não tiro a razão de quem cogita que tal coisa foi feita propositalmente para arrancar dinheiro do jogador.

E ainda nessa questão, a dificuldade de você farmar alguns itens, como as almas, chega a ser pior que o miserê que a Capcom tem dado de Fight Money.

A parte boa é que a Neathrealm ao menos informou que irá consertar isso. Então, vamos aguardar.


Outro ponto negativo é o modo história. Ele tem bons momentos, mas sendo sincera, conseguiu se tornar um queijo suíço. Na opinião do maridão, o modo história de Street Fighter V (dos personagens e geral) consegue ser muito melhor do que esse de Mortal Kombat. E olha que, para o meu marido falar isso, é sinal que a coisa TÁ FEIA. Sem contar personagens que foram mal aproveitados, ou momentos completamente WTF que destrói tudo o que foi construído anteriormente (se tiver curiosidade pra saber, jogue ou assista no YouTube), inclusive aqueles presentes nos dois jogos anteriores. Sem contar personagens que sumiram do nada, o não aproveitamento de certas coisas estabelecidas no MK X e a falta de comprometimento com os acontecimentos que o final deu margem.

Evitando ao máximo de dar spoiler, mas como o povo sabe que a trama envolve viagens no tempo, pegando um exemplo que até o maridão me deu, em SF, a cicatriz que Ryu fez em Sagat foi relevante para algo na história. Em MK, acontecimentos do tipo, foram literalmente jogados para a vala. "Ah, mas tia Bia, você fala isso porque é fangirl de SF". Não. Na verdade eu admito que MK tinha uma história mais bem "amarradinha" para um jogo de luta, o que era admirável. Ver tal coisa ocorrendo, me deixa triste, para ser sincera.


Alguns finais do Modo Arcade sofrem do mesmo mal, com algumas pontas soltas no que se refere na construção dos personagens, enquanto que outros foram condizentes com o que o personagem representa e dando ganchos interessantes para prováveis acontecimentos.

E falando no Modo Arcade, alguns se tornaram polêmicos, como o do Jax.

**SPOILERS, SE NÃO QUISER SABER, NÃO CLIQUE NA IMAGEM**


**FIM DO SPOILER**

O que aconteceu só aumentou ainda mais a discussão entre fãs cansados de esquerdista e direitista idiotas, fãs que são esquerdistas querendo dar lição de moral (mesmo não sendo exemplo) e fãs direitistas querendo igualmente fazer o mesmo (e também não sendo exemplo). E isso, sinceramente, me deixa triste e cansada, pois é um tipo de discussão que mais segrega do que adiciona. De um lado, temos os carolas esquerdistas que se acham os baluartes da moral, que no fim, transformam pautas legítimas em câncer e de outro os direitistas que veem comunismo na própria sombra querendo deslegitimar tudo, mesmo que alguma coisa seja verdade.


E claro, temos Shao Khan com o lema de Trump adaptado (assumo que eu ri disso), que eu já imaginava que iria dar burburinho devido ao momento dos EUA (e eu não irei entrar nessa questão, pois, se o fizesse, teria que escrever um artigo sobre isso. Só digo que, não é algo tão simples, nem tudo é perseguição da imprensa, o buraco é bem mais embaixo).

E, finalmente, chegamos na discórdia inicial que é o traje das meninas.


A desculpa dada pela Neathrealm e pelo designer Brendan George, seria por conta do realismo e algo mais "respeitoso com as mulheres", não desce.

Primeiro, realismo num jogo onde tem gente que solta fogo pela mão, onde tem uma mulher linda e maravilhosa de 10 mil anos de idade, um gogoboy de Satanás conquistador de mundos, um feiticeiro sugador de almas, um cara de quatro braços, chega a ser piada.Sem falar que é realista pra caramba tu lutar de salto alto na guerra.


E quanto ao respeito, pois, você não iria para uma luta de vida ou morte de biquíni, você também não IRIA COM UMA ROUPA QUE DIFICULTASSE OS SEUS MOVIMENTOS, como a "burca" da Skarlet ou a armadura da Jacqui. O Liu Kang, com ou sem camisa, teria bem mais vantagem para lutar, visto que sua roupa não restringe sua movimentação. Ou seja, vai até de contra ao "realismo" esperado.


Sem contar que temos o caso da Skarlet, onde a personagem foi descaracterizada. Sim, ela tinha uma desculpa para ser pelada. E se formos levar em conta que Skarlet ainda mantinha uma essência mais próxima de uma kunoichi real o MK 9, isso piora, pois, diferentes dos ninjas homens, as mulheres também eram treinadas na arte da sedução. Entenda, uma ninja, faria de TUDO para poder ganhar a luta. Sim, meus queridos, a Mai Shiranui consegue ser uma ninja mais fiel do que a Sakura de Naruto.

Eu compreendo, quando alguém afirma que o MK 9 era exagerado demais com as garotas, vide o caso da Sonya. Com algumas fazem sentido, como Skarlet e Mileena. Em MK X, tivemos um equilíbrio quanto a isso (a minha crítica fica apenas quanto ao traje da Mileena), que poderia ter sido mantido.

No MK 11, a impressão que tive foi que trocaram "seis por meia dúzia". Toda a sensualidade que as garotas tinham no MK 9, até demais, foi tudo para os rapazes. basicamente, dá para transformar todos em "gogoboy" (palavras do maridão), com direito a um "Hot Baraka", sério. Enquanto que, as meninas, continuam com roupas bem modestas. A única que tem um traje que foge um pouco disso é a Cetrion (talvez o "respeito" não vale para uma deusa anciã).


E não me venha falar que os rapazes ficam assim apenas para "demonstrar força", pois, como mulher hétero, achei o Kano tesudo até dizer chega. E olha que eu NUNCA tive nada pelo Kano.

E antes de brotar uma carola da justiça social querendo me explicar, ou dar lição de moral, explico:

Sou alguém a favor de um fanservice igualitário ou que, ao menos, tenha-se um equilíbrio. Se lançassem um MK, onde geral tá quase nu, por mais engraçado que ficasse, eu não iria reclamar. Pois temos fanservice ali para todos os gostos. Se lançassem outro na pegada do MK X, não iria reclamar, pois é algo equilibrado. Se lançassem outro onde todas as mulheres estão com a "burca da Skarlet" e todos os homens viraram "beduínos", por mais que eu não concordasse com tamanho puritanismo, não iria reclamar, pois estaria COERENTE, com a nova proposta. Agora, o que fizeram ali, irei sim reclamar, principalmente por conta das desculpas dadas.


Isso nos faz voltar a questão que disse no caso de DOA, sobre a sensualidade e, também de forma gritante, o corpo feminino, ser reprimido, mas a violência descabida não. Porque, como eu e o meu marido ficamos filosofando, o que é mais ofensivo, a Skarlet lutar com o traje dela do MK 9 ou a Sonya ser desmembrada viva, com requintes de sadismo e crueldade em um Fatality? Se for para ser ofensivo, então o corpo feminino causa mais repulsa do que uma mulher sendo morta cruelmente, mesmo que em um jogo?

Isso, vindo de um jogo como Mortal Kombat (que lembrete, possui classificação adulta), chega a ser realmente triste, devido a história de quebrar padrões e horrorizar conservadores no passado. Tanto que, já que não podem reclamar da dita "sexualização" feminina, já teve jornalista atacando o carro chefe da franquia: a violência excessiva (e depois de ser massacrado nos comentários, editou o artigo). Isso sem contar a declaração dada por Ed Bonn nesta entrevista sobre a violência na série.

Fora que, no meio desse turbilhão, surgiu até denúncia sobre as condições de trabalho da Neathrealm.

Só, para terminar essa questão do fanservice, eu não sou a única mulher que criticou isso. Deixo aqui uma YouTuber (de várias) falando sobre o caso:


"Então, tia Bia, vale a pena?"


Se tu tiver com hype e os pontos negativos (incluindo ou não fanservice, porque tem gente que não liga pra isso), não pesarem e possuir grana, vai fundo. Tenho certeza que você irá se divertir e passar raiva! :v

Se não, aguarde um pouco a vinda de algumas atualizações, no mínimo.  Porque, como disse antes, certas coisas que ainda estão presentes, frustam o jogador.  Bem, se servir de consolo, ao menos o game está com uma aparência mais "completa" que SF V, o que não é difícil! xD

22 abril 2019

O controle de Arcade da Capcom e a treta com o FBA


Nihao pessoas! =) Como foram de Páscoa?

Como todo mundo deve saber, no dia 16 de abril, a Capcom anunciou o seu controle arcade que vem com jogos clássicos da CPS-1 e CPS-2, o colocando na pré-venda.

Até aí, nada de mais. É um item que vejo para quem é colecionador e fã de jogos da Capcom e que, claro, tenha dinheiro sobrando.

Porém, como nem tudo são flores, a Capcom utilizou (como outros produtos do tipo, incluindo oficiais) um emulador para fazer o seu produto, nesse caso o Final Burn Alpha.

No Twitter, um dos administradores fez a declaração de que a Capcom estava autorizada a utilizar o emulador.


O problema é que, aparentemente, os outros administradores não estavam cientes da situação. Sim, por mais que a Capcom possa ter autorização do Barry, pelo visto ele NÃO COMUNICOU A NINGUÉM isso.

Além de que, como o pessoal lembrou no Twitter e no fórum do próprio emulador, o emulador possui uma cláusula NÃO COMERCIAL. E para melhorar, o FBA usa trechos do MAME e faltou, aparentemente,  pedir autorização para eles.

Para quem curte comer pipoca, enquanto rola isso...
É pessoal, temos uma senhora treta armada. Só não faço ideia de como isso vai ficar até o lançamento programado do controle, dia 25 de outubro na Europa.
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