Páginas

27 março 2020

Street Fighter, o longa de animação coreano de 1992


Nihao pessoas, como vai a quarentena? Well, a minha está tranquila. Como eu já estava sem sair de casa, desde o final da minha gravidez (me sentia cansada demais), então a minha rotina não mudou muito... Mas, deixando esse papo pra lá, o post de hoje tem haver com a pesquise que fiz para o Essencial Street Fighter.


Infelizmente, devido a falta de espaço, algumas coisas tiveram que ser resumidas, dentre elas, quando eu escrevi sobre o curioso longa coreano, que foi produzido antes do famoso anime com a cena de banho da Chun-Li.


Em 4 de setembro de 1992, a Daiwon lançou na Coreia do Sul, de forma não oficial (ou seja, NÃO é culpa da Capcom xD) e direto para VHS, o longa com 50 minutos de duração "Street Fighter", conhecido também como 거리의 무법자  (Outlaw of the Street), dirigido por Sang Il Sim, baseado no manhwa (quadrinho coreano) de paródia "Street Fighter III".

O manhwa que deu origem ao longa  
A história se distância bastante do enredo dos jogos, nos mostrando um mundo pós 3ª Guerra Mundial, que ocorreu no "distante" ano de 2010, e alguns personagens descaracterizados, principalmente em sua personalidade ou motivações.


Somos apresentados a Yi Soryong (Ryu) e  Saeng Yegal (Ken), que em vez de serem os lutadores que conhecemos, são dois adolescentes que jogam Street Fighter e vivem brigando. Eles partem numa aventura a pedido de seu mestre, que manda sua neta Chun-Li, para salvar o mundo, impedindo os planos de Vega/M. Bison. 


No decorrer da animação, outros personagens de Street Fighter II aparecem, com uma pequena observação nas caracterizações de Vega/M. Bison e Blanka. Enquanto o nosso ditador favorito aparece com os cabelos um pouco mais longos, usando uma máscara hospitalar (vixi, até nesse futuro o corona tá presente... =/), óculos escuros e trajes negros, com uma suástica em seu quepe (no lugar da estrela que aparecia em Street Fighter II – The World Warrior ou o símbolo da Shadaloo) e cinto, o nosso amado monstrinho verde foi transformado em um "bichinho de estimação" de Dhalsim! O.o

E temos também um detalhe curioso quanto ao "Ryu", Yi Soryong. Seu nome é, na verdade, a pronúncia coreana para Bruce Lee!


Algo peculiar nessa animação são os easter eggs com personagens de diversas séries, como a April O'neil, Frankestein, Drácula e até mesmo a presença de Arnold Schwarzenegger!

Provavelmente, uma das poucas cenas, senão a única familiar ao fã de Street Fighter, seja justamente a do final, quando Ryu e Ken unem suas forças num hadouken combinado para derrotar Vega/M. Bison corongado e salvar o mundo.

Curiosamente a Daiewon é conhecida por ter trabalhado em séries japonesas e americanas, como Armored Fleet Dairugger, Teenage Ninja Turtles e Transformes.


Em 2007 ele foi relançado pela New Media para DVD, usando o selo Daiwon Classic Animation, na Coreia do Sul. E, apesar do anime nunca ter sido lançado oficialmente fora da Coreia, ele é facilmente encontrado no YouTube, caso vocês queiram assistir logo abaixo e chorar lágrimas de sangue, ou não! xD


Caso ainda queiram ler um review bem humorado da animação, o blog Hardcore Gaming 101 (de onde tirei quase todas as imagens) escreveu um, que vocês podem conferir aqui.

E aí, curtiram a pérola? xD Se quiser, pode compartilhar a sua opinião! ^^ Inté e se cuidem!!!

Um comentário:

  1. Caraio,esse treco se parece demais com o dragon Ball clássico de tão cheirado que é.

    ResponderExcluir

Comentários