15 janeiro 2021

A esquecida filha de Gouken

Nihao, como vão? Hoje o post será com uma curiosidade envolvendo uma personagem que faz parte do imaginário de alguns fãs de Street Fighter, Ojou-san, a filha de Gouken!

Antes de começarmos a falar dela, um esclarecimento: Ojou não é um nome e sim um termo para se referir a uma bela garota de forma educada, em japonês. Essa personagem apareceu em duas histórias curtas, publicadas apenas no Japão, assim como é mencionada em um dos livros da série.

A primeira história onde ela aparece ocorreu na revista Gamest nº 13 de 1987 (agradeço aos rapazes do Streetfighter.com.br por terem me alertado da edição correta), intitulada "Hadouken: Prelude to Battle", desenhada por Kiyoshi Utata, que vocês podem conferir traduzida para o inglês logo abaixo (créditos a Master of Puppets Among The Disease pela tradução).

Lembre-se, leitura no sentido oriental nos quadrinhos!

É, na história, o mestre de Ryu e Ken foi morto por... Sagat? Além disso é um tanto curioso que ela apareceu primeiramente numa história da época do primeiro Street Fighter. Porém, talvez o que é mais interessante nessa história é que o autor, posteriormente, revelou que ele não teve a autorização da Capcom!!!

Capa da Street Fighter II Monthly Magazine GAMEST October Extra

A revista Gamest é conhecida por ter divulgado, tanto informações oficiais sobre diversos jogos, quanto ter publicado diversos materiais oficiais, desde edições especiais a histórias licenciadas, como o mangá Ryu Final do Masahiko Nakahira. Sim, temos o caso de uma "fancomic" publicada na Gamest! 

Oujo-san, depois de sua estreia obscura, só volta a aparecer no livro Street Fighter II: Hadouken no Nazo (Mysteries of Hadoken) que foi publicado em 1º de maio de 1994. Diferente do quadrinho ela ali só é mencionada. E conforme dito pelo Red Cyclone num tweet, provavelmente a menção dela é não-canônica.

Oujo-san teria sido responsável por dar a bandana vermelha a Ryu, que posteriormente, foi dito ter sido dada por Ken (a faixa branca ainda continua um mistério). Ele ainda explica que algumas coisas que estão naquele livro, parte é canônica e parte não é, como o próprio Akira Nishitani disse uma vez.

Sendo bem sincera, ao menos até a chegada de Street Fighter II - Champion Edition e mais tarde, dos livros da série All About, algumas informações que constavam na Gamest e em outras publicações, não necessariamente, reproduziria o conteúdo oficial da Capcom.

A última aparição de Oujo-san ocorre numa história curta de Ryu no livro Street Fighter II Fan Book. Apesar de aparentar ser uma continuação da história de 1987, na verdade, ela ocorreria antes do que é mostrado no Street Fighter II - Animated Movie.

Nela vemos a jovem indo falar com Ryu, antes dele ir embora e termina sendo atacada por um urso, com Ryu a salvando com o seu poderoso hadouken.

"Mas então tia Bia, a personagem é canônica, ou o quê?"

Então, mesmo ela dando as caras em, ao menos, duas publicações autorizadas pela Capcom, a resposta é NÃO.

Nas informações divulgadas pela Capcom, mesmo aquelas do tempo do SF II, não há nenhuma menção de que Gouken teve uma filha biológica. E como foi dito, na única publicação onde poderia se ter um fio de esperança sobre a canonicidade dela (o livro Hadou no Nazo), foi explicado que nem tudo escrito ali conta para o universo do jogo. 

E mesmo que a Capcom resolva, a essa altura do campeonato, transformar a personagem em canônica, teriam que mudar ainda mais a lore do jogo, ao menos envolvendo Gouken, para uma explicação plausível pelo seu sumiço ou para nunca ter sido citada (Gouken foi comprar cigarros e não voltou? A mãe nunca revelou que estava grávida e Gouken nem fazia ideia da existência da menina?).


Curiosidades

 

  • É dito na wikia de Street Fighter que a primeira aparição de Oujo-san ocorreu em um manhua antigo licenciado, coisa que não procede. O primeiro manhua licenciado, e mais antigo, é o de Street Fighter II (que a princípio, não era, mas os editores entraram num acordo com a Capcom), também conhecido como King of Street Fighter e nele Ryu é filho de Sheng Long e discípulo de Gen. Apesar de Gen ali possuir uma filha (fruto de um estupro que ele praticou), ela é uma velha conhecida nossa, ninguém menos que Chun-Li, que posteriormente, se torna enteada de Vega/Bison.  E como afirmei anteriormente, a primeira vez que Oujo-san aparece ocorre numa história de 1987;

  • Alguns fãs especulam que a personagem do anime Street Fighter Alpha Generations, Fuka, seja baseada em Oujo-san, pois a mesma se descreve como filha de um lutador. O próprio anime dá a possibilidade dela ser a filha de Gouken ou Gouki/Akuma com Sayaka. Curiosamente em Street Fighter: Assassin's Fist, quem cumpre o papel de ser o possível filho de Sayaka (com Gouki/Akuma) é Ryu;

  • Além de Oujo-san, Ryu, por muito pouco, não ganhou uma irmã, que seria Makoto, conforme rumores da época de Street Fighter III - 3rd Striker. E, por incrível que pareça, Sakura no manhua de Street Fighter Zero 3 é a irmã gêmea perdida de Ryu (ignoraram completamente a idade dos dois personagens), que terminou sendo adotada pelo mestre de Guy. E claro, não podemos esquecer do seu suposto irmão brasileiro Shun, que aparece no OVA Street Fighter Alpha.

E aí, gostariam que essa obscura personagem se tornasse canônica um dia, ou que ao menos desse as caras em algum jogo da série ou relacionado?  E fãs da Ingrid, comemorem, ao menos a nossa querida (ou não) deusa da luz, participou de algum jogo da série, mesmo não sendo cânon!!! 😂😂😂

E a "humilhada" foi exaltada!

Bem, espero que tenham gostado da curiosidade! =) Até a próxima!!!  

Nenhum comentário:

Comentários