Páginas

08 dezembro 2023

Street Fighter 6 ganha The Game Awards

Para a nossa alegria Street Fighter 6 ganhou o The Game Awards na categoria mais esperada pelos fãs: Jogo de Luta do Ano! Os concorrentes dessa vez eram Mortal Kombat 1, Nickelodeon All-Star Brawl 2, God of Rock e Pocket Bravery, sendo os dois últimos, jogos produzido por brasileiros.

Street Fighter 6 ter ganho foi merecido foi tivemos um jogo enxuto desde o seu lançamento, com atrativos seja para o jogador casual ou o hardcore, fanservice, gráficos bonitos e personagens cativantes. Se comparado ao lançamento de Street Fighter V, posso afirmar que Street Fighter 6 foi um verdadeiro pedidos de desculpas ao que houve no passado (mesmo SF V tendo os seus méritos). Claro, hoje a comunidade não está lá muito feliz com a Capcom devido a certas atitudes da empresa, como por exemplo cobrar um preço absurdo por uma skin, só que é visível o carinho e cuidado que Nakayama e sua equipe tiveram com Street Fighter 6.

Deixo aqui também minhas menções honrosas ao Pocket Bravery, que foi abraçado pela FGCBR, devido ao seu desenvolvimento turbulento, já que muitos viam a equipe com desconfiança devido ao que houve com Trajes Fatais e ao God of Rock, devido a sua jogabilidade diferentona. Isso mostra que temos sim profissionais aqui no Brasil que podem fazer algo a altura de jogos já consagrados e até rivalizar com eles.

Talvez a minha única chateação é que não teve trailer do Ed. Fazer o quê, né? xD

04 dezembro 2023

A curiosa versão coreana do arcade de Street Fighter The Movie

Essa daqui vai especialmente para quem curte curiosidades sobre jogos de luta ou até mesmo algum fã do jogo Street Fighter The Movie.

Gong Xian, também conhecido como TheoPponent, que além de jogador, tem um conteúdo voltado para jogos e computadores retrô, fez um post interessante no X(Twitter) sobre uma versão coreana de Street Fighter The Movie (versão 1.12 do jogo) para arcade que possui curiosidades um tanto interessantes.

A primeira é que tivemos, novamente nomes trocados! Gouki/Akuma, que já teve seu nome modificado na versão internacional, virou Khyber. O outro personagem que teve seu nome modificado foi Sawada, sendo chamado de Arkane.

Caso não se lembre, Khyber e Arkane são os personagens novos desse jogo, soldados da Shadaloo, que posteriormente, foram canonizados no universo principal, com algumas mudanças em suas fichas. E sim, aqui tivemos o mesmo caso de Street Fighter II, onde um personagem recebeu o nome de outro. Arkane foi chamado de Sawada e Khyber de Akuma.

Curiosamente, essa mudança está apenas no jogo em si, assim como nas mensagens das lutas secretas, com um dos soldados te desafiando. 

Porém, nas placas do cenário Tong Warehouse, assim como, nos créditos, nos finais, no easter egg da música clássica de Gouki/Akuma e nos menus de serviço, seus nomes constam normalmente.

Outra mudança presente nessa versão é o sangue branco dos personagens, além de uma ordem musical diferente e a trilha do cenário Tong Warehouse, que é completamente diferente de outras versões do jogo. Só não se sabe se essa música existe em outras ROMs mas não é utilizada. 

Já era conhecido pela comunidade algumas curiosidades envolvendo esse jogo, como o fato do final de Blanka constar no jogo, apesar do personagem ter sido cortado ou o fato de Fei Long ter sido planejado, mas como seus sprites não ficaram limpos a tempo foi cortado do jogo, sobrando apenas uma participação no estágio Dungeon, caso Cammy ou Honda estejam lutando nele.

Tanto que, após essa descoberta, o próprio Gong Xian atualizou a página da The Cutting Room Floor sobre o jogo, incluindo ainda outras curiosidades, como o fato da versão japonesa desse jogo ser a única a mostrar os pontos de bônus após o round e que ao fazer um determinado código no cenário Tong Warehouse, um dos espectadores da luta termina explodindo!

Sendo bem sincera, fiquei realmente surpresa com essa descoberta, afinal, trata-se de um jogo antigo, onde a versão de arcade é diferente da versão doméstica e ainda temos o fato dele não ser exatamente um jogo querido pela comunidade de Street Fighter em geral, mesmo tendo até que alguns fãs e campeonatos.

É sempre bom descobrir algo novo envolvendo sua franquia favorita! ^^

Curta em anime da colaboração de SPY×FAMILY CODE: White x Street Fighter 6

Foi publicado hoje no YouTube, um curta em anime para a colaboração de  SPY×FAMILY CODE: White e Street Fighter 6. 

A animação, feita pelo WIT STUDIO mostra uma luta amistosa entre Yor e Chun-Li.  Conforme informações do próprio vídeo, o conteúdo está programado para ser distribuído em 9 de janeiro de 2024.

Lembrando que essa colaboração tinha sido anunciada em Julho e até o momento tínhamos apenas o poster, desenhado por Chisato Mita da Capcom, mostrando Yor Forger, Chun-Li, Ryu, Loid Forger, Bond, Anya e Li-Fen (e que fez entusiastas do shipp RyuxChun-Li ficarem felizes, devido as contrapartes de cada um).

03 dezembro 2023

O preço absurdo dos novos trajes em SF 6

Nihao! Se leram o título, sabe muito bem do que irei falar aqui. Irei ser breve, até porque, se alongasse mais, eu poderia terminar sendo meio deselegante.

Os famosos trajes Hot de Ryu e Chun-Li em SF V.

Os novos trajes causaram alvoroço na comunidade. Lembre-se, desde a série SF IV que todos os personagens ganham algum traje extra. A princípio todos, sem exceção, eram conseguidos apenas com dinheiro real, mas em SF V tivemos a possibilidade de conseguir alguns trajes de outras maneiras, seja jogando o modo história, ou cumprindo determinadas batalhas.

De uma maneira geral, a comunidade estava com receio do preço desses trajes, devido a colaboração com Tartarugas Ninja (que teve um marketing muito bom, com direito ao Aleks Le, voz da versão americana de Luke, cantar a música tema interpretando o próprio Luke), onde o preço de cada traje para o seu avatar saía caro demais, o que fez algumas pessoas não comprarem, mesmo gostando.

E posso dizer que o mesmo aconteceu aqui. O marketing em torno dessas roupas foi bom, atiçando a curiosidade dos jogadores, sem contar os detalhes da produção e até mesmo até onde, de fato, a roupa é canônica, como é o caso do traje de Ryu, onde ele usa a jaqueta dada por Chun-Li. Porém, o preço, fez muitos chorarem.

Imagem por Shoryuken no WakeUp

Cada um dos trajes custa 300 moedas no jogo e caso o jogador esteja disposto a gastar o seu dinheiro, descobre que não há um pacote com o valor exato, sendo necessário pegar dois de 25 ou um de 60 reais para conseguir comprar uma skin. Então, caso você queira todos os trajes, termina descobrindo que não há um pack de roupas, como se tinha no SF V, que até tinha desconto. E menos ainda que, apesar de ter comprando a edição especial do jogo, que você ganhe algo, diferente do SF V, onde, dependendo da versão adquirida, você ainda ganhava, ao menos, os Trajes de Batalha. 

Nessa brincadeira, no mínimo, você termina gastando O PREÇO DE UM JOGO NOVO, só para ter todas as roupinhas. Sim, caso você tenha dinheiro para tal, gastará por volta de 500 reais! 

E essa reclamação não está apenas na comunidade brasileira (já que sabemos que coisas relacionadas a videogame sempre foram caras aqui e ainda aumentaram de preço recentemente), a comunidade gringa também tem reclamado do preço absurdo.

Eu assumo, se for para comprar agora, eu pegaria apenas a da Chun-li e a de Ryu, mesmo assim chorando. Só que a minha prioridade ale é de fato comprar o Ed, assim que o personagem for disponibilizado. Então, por enquanto, ficarei sem mesmo.

E ainda há a pequena polêmica que está surgindo devido ao fato de que agora, há uma configuração de batalha onde você define qual traje verá no seu adversário e a cor, caso ele os possua. Apesar de alguns apoiarem a ideia, há descontentes com isso. Até porque, um dos motivos como vi um comentando, é que se for assim, é muito melhor eu pegar um mod, onde apenas eu vejo.

Eu não sei se a Capcom, devido as reclamações irá ao menos rever o preço dessas roupas, visto que isso desanimou muita gente de tentar adquirir. E não tiro a razão de quem está reclamando e pedindo para que a empresa ouça a comunidade nessa questão.

22 novembro 2023

Os novos trajes de Street Fighter 6

Nihao! Finalmente a Capcom liberou o trailer mostrando todos os terceiros trajes dos personagens iniciais de Street Fighter 6. E devo dizer, as roupas estão bem legais!

Os trajes estarão liberados para compra a partir do dia 1 de dezembro. Rashid, A.K.I., Ed e Gouki/Akuma só irão ganhar seu terceiro traje no lançamento de Gouki/Akuma. 

Agora os meus comentários sobre cada um deles.


Luke

O traje de Luke é aquele default de Street Fighter V. Como todos já sabem, apesar de eu gostar do personagem, acho esse traje horrível!

O que se salva nele, sendo sincera, é mais o Luke em si, que faz jus aos comentários de que está todo mundo gostoso nesse jogo.

Nos comentários da equipe de design, a ideia para esse traje era mostrar um Luke jovem e arrogante, mais agressivo. Suas estrelas no antebraço, que estavam presentes na versão SF V, era para marcar o número de adversários derrotados em torneios underground, mas que resolveu remover, envergonhado, após a descoberta de que seu pai tinha estrelas bordadas em sua jaqueta para cada companheiro que não salvou.

Ele continua lindo, apesar da roupa não o favorecer! Sim, mesmo Luke não sendo um dos meus husbandos, nunca neguei que ele é bonito e tem o seu charme.


Jamie

O nosso bebum bonitão favorito (ou não), ganhou um belo traje chinês vermelho, bem tradicional. Porém, sem esquecer os tênis, dando um ar moderno ao personagem!

Conforme a equipe de design, essa roupa formal, seria meio que o símbolo de sua polidez e educação transmitidos pela sua avó. A construção do design teve ainda participação da equipe chinesa da Capcom.

Quanto aos detalhes de sua roupa há algo bem interessante. Ele possui fênix chinesas o decorando. E aqui vai uma curiosidade interessante, apontada pelo perfil FISH, no X:

O Dragão e a Fênix são o símbolo do Yin e Yang supremos e do perfeito Feng Shui. O Dragão representa o vigor e fertilidade masculino, enquanto a Fênix o esplendor e a beleza feminina. 

Feng e Huang

Outra coisa apontada nas respostas, por Str, foi que há duas fênix na cultura chinesa, uma macho (Feng 凤)  e outra fêmea (Huang 凰) e ambas possuem pequenas diferenças em seu corpo, coisa que está presente nas fênix que estão no traje de Jamie. Juntos, eles são uma simbologia para o Yin e Yang além de uma representação para a relação de um homem e uma mulher.

Outra curiosidade é que essas fênix, com o passar do tempo, foram unidas numa única entidade feminina, Fenghuang, e é essa entidade que forma o casal com o dragão macho.  

É, a Capcom foi detalhista. O que me faz lembrar que existem dois personagens que são ou que já foram associados a esses animais no jogo. Vocês irão ganhar um mizuyokan se descobrirem.


Manon

A nossa francesa que mescla balé e judô está com um traje que é impossível qualquer fã de anime não associar ao clássico mangá/anime Versalhes no Bara, também conhecido como Lady Oscar.

E não é para menos essa associação. Conforme dito no site oficial, a inspiração para o traje veio da Revolução Francesa e quem conhece a história do mangá/anime sabe que ele começa na França pré-revolucionária e termina na revolução. Talvez a coisa mais estranha envolvendo o traje, é que o designer tinha a ideia de deixar Manon parecida com um centauro ao usar a roupa (hein?)!

Outras pessoas ainda associaram o traje com Shoujo Kakumei Utena, história que também teve uma certa influência de Versalhes no Bara, mas que possui identidade própria e personagens marcamtes.

Essa roupa deixou bem forte o lado meio aristocrático que Manon possui e que foi visto de maneira mais aprofundada no World Tour.

Uma verdadeira rosa que está num campo de batalha.


Kimberly

A nossa bunshinryu que esbanja carisma está com o seu traje de ninja!

Um detalhe interessante nesse traje é a bolsinha que Kimberly carrega em sua cintura. Como apontado por Red Cyclone, nós temos ali o kanji fonético para o nome Kimberly (Kinbari na leitura japonesa).

E ainda falando do kanji, Red Cyclone ainda percebeu um detalhe: o ideograma 貼 está escrito errado. Tanto que fica no ar se foi intencional, como é o caso de F.A.N.G. ou não.

Nos comentários da equipe de design, a ideia do traje é transmitir o que Kimberly considera ser como ninja. 

Outra coisa que adorei nesse traje dela foram seus cabelos bem cacheadinhos, ao natural! Que lindo que ficou! 

Ah, e como o pessoal não brinca em serviço, já temos cosplay dessa roupa!


Marisa

Nossa brucutu fofa favorita vem com o seu traje de casamento, que foi feito pela sua avozinha querida, como dito no World Tour. É um traje que deu uma graciosidade para Marisa, mostrando o seu lado fofo e romântico.

A ideia do traje, conforme o design, era mostrar o quanto sua expressão de amor é um traço forte de seu caráter, assim como também procuraram enfatizar a força da personagem, com uma silhueta que se estende para baixo com uma pitada de deusa da guerra.

De resto, não há muito o que falar dessa roupa, a não ser que é melhor Zangief e Manon, quem sabe, se prepararem para o casamento!  


Lily

Lily vem num traje de charro, vestimenta típica de grupos mariachis, um gênero musical popular no México. Algo confirmado no próprio site oficial.

Esse foi um dos trajes que tinham sido divulgados anteriormente, considerado por alguns como um dos mais bonitos. Devo dizer que, pelo que foi mostrado no trailer, a física do traje e da movimentação da personagem está maravilhosa.

Foi uma das roupas que mais gostei e que ainda conseguiu multiplicar a fofura que a Lily é. 


JP

Eis o personagem que muitos, incluindo eu, amamos odiar. JP vem com o traje que vimos em seu modo história.

É um traje típico do país fictício Nayshall, cenário central na lore do jogo. A princípio, a ideia era por algo mais ocidental. Um detalhe curioso é que, conforme o site oficial, o design gostaria de ter mostrado um pouco mais de pele, já que JP é um personagem grande.

Esse é uma das roupas que mais gostei. Deu um certo charme a esse grande "filho de uma boa mãe" (pra não baixar o nível aqui) que é o JP. Sem contar que o pessoal que o tem como husbando deve ir a loucura.


Juri

Eis a nossa perva favorita! Juri vem num pijama que conseguiu dar um ar fofo para ela, com uma pitada der sensualidade.

A ideia por trás do traje é aquilo que Juri usaria em casa, tendo o cuidado de não diminuir o aspecto agressivo e provocativo da personagem. Detalhe em seus chifrinhos, que ficaram desgrenhados por dormir com essa roupa.

Desde que a roupa foi divulgada, ela fez bastante sucesso entre os fãs da personagem e é fácil encontrar diversas fanarts dela.


Dee Jay

O nosso cantor, dançarino e lutador vem num traje que me fez lembrar um pouco a roupa usada por John Travolta em "Os Embalos de Sábado à Noite".

Nos comentários da equipe de design, é dito que queriam enfatizar o lado artístico de Dee Jay e foi daí que surgiu esse terno que, conforme as palavras do designer, faria qualquer lugar virar um salão de festa.

É um traje bem espalhafatoso, mas que achei bastante condizente com a personalidade do Dee Jay.


Cammy

Nossa loirinha favorita vem num traje que acompanha uma capa vermelha.

Se você é fã da personagem e observador, deve ter notado que essa capa se assemelha àquela que ela usou no Street Fighter II Animated Movie. E se achou que ela foi uma inspiração, você está correto!

A equipe de design, no site oficial, fala que esse novo casaco vermelho é semelhante ao que ela usou no filme animado, sendo desenhado num estilo mais moderno. O pingente que ela usa vem com a foto dos seus companheiros da Delta Red, mostrando o vínculo que possui com eles.

Sinceramente, a roupa em si, fora o casaco, me pareceu uma releitura daquela presente em Final Fight Streetwise, com um shortinho.

O traje já tinha sido apresentado no modo World Tour, conforme o jogador vai ganhando afinidade com Cammy. Ao ver esse, e outras roupas, me pergunto se não terá algum código para retirar uma parte do traje, como se tinha no Street Fighter V.


Ryu

Eis o grande husbando da tia Bia! Ryu está usando a jaqueta que Chun-Li lhe deu (que é a sua favorita)!

Para quem não se lembra, no World Tour, conforme você vai ganhando afinidade com Ryu, ele conta a história de como saiu com Chun-Li e ela lhe deu a jaqueta.

O conceito do traje é mostrar Ryu usando roupas normais, fazendo coisas triviais pela cidade, até voltar para a montanha que ele treina. A equipe de design ainda teve a ideia de Chun-Li repreender Ryu por vagar por aí com sua roupa de treino e assim comprar uma jaqueta para ele. É, pelo visto, o lance dele pegar avião foi só a ponta do iceberg. E saber disso, ficou parecendo pra mim, aquelas cenas de anime quando a namorada do protagonista o repreende por alguma coisa e ele termina obedecendo! 😂  A toalha que Ryu está na cabeça ele usa após tomar um banho (viu, ele é limpinho). Sua calça é um jeans tão desbotado que ficou branco e os chinelos que usa foi um presente de Honda.

Detalhe que ele usa a faixa que Ken lhe deu no braço, como o seu amigo usa a sua faixa preta em seu traje principal.

Eu adorei o traje, até porque achei fofo demais o Ryu usar a jaqueta. Sem contar que gosto de ver o Ryu em outras roupas sem ser no seu gi. E eu adorei a calça por conta de um detalhe. 😏 Só tiraria a toalha.


Zangief

Zangief veio com o traje que foi nos apresentado no World Tour.

A ideia do traje é exatamente aquela que foi mostrado no jogo: mostrar o lado intelectual do personagem, que foi a grande surpresa para muita gente.

Um detalhe interessante é que quando Zangief está na sua apresentação que antecede a tela de versus, vemos que, ao bater em seu peito óculos em sua face dá um pequeno salto, devido ao movimento brusco.

É outro traje casual, que é bacana de termos no jogo.


Blanka

E temos a volta de Blanka-chan. É além de ser um traje para o seu avatar, também será a terceira roupa para Blanka.

Blanka-chan veio reformulado para diferenciar de sua versão anterior.

Acredito que esse traje não foi surpresa nenhuma, mesmo Blanka-chan sendo bem querido pela comunidade.


Dhalsim

Eis que temos um Dhalsim com um pouco mais de estilo e mais arrumado.

Conforme o designer, os adornos artesanais que ele usa, foram presentes. E a ideia do traje é passar o quanto Dhalsim é uma pessoa sociável.

Mesmo o traje não me enchendo tanto os olhos, gostei bastante dos detalhes.


Chun-Li

Ai, ai, a minha waifu. O novo visual dela chama a atenção, seja pelo cabelo, o decote com rendas ou o blusão que ela usa por cima com transparências.

A equipe de design diz que o conceito por detrás do traje de Chun-Li é de uma roupa casual, mas que mantivesse a facilidade de movimento e fosse elegante. A blusa transparente que usa por cima, tem influências chinesas e coreanas em seu design e sua transparência proporciona um toque delicado.

A ideia para sua calça de moletom veio de blusas de basquete que possui botões laterais, para facilitar uma pessoa de coxas grossas como Chun-Li de colocá-las (eu preciso saber onde vende uma calça dessas...). Sem contar que o designer ainda comenta que, como nunca viu Chun-Li de calças mais largas, ele resolveu tentar esse visual.

Uma coisa que achei interessante nele é que ele mesclou elementos do traje de erhu (presente no World Tour), como os cabelos com os de um outro traje, visto nos conceitos. 

O fato deles terem praticamente reformulado um traje que a princípio seria descartado, só me fez deixar ainda mais intrigada com a roupa ao lado daquela que foi reformulada, que é um uniforme da Neo Shadaloo (a organização de Ed) para Chun-Li. Será que esse traje também será reformulado? O que o meu loiro favorito de SF anda aprontando?

Por fim, esse é um dos meus trajes favoritos, ao lado da roupa de Ryu, Lily, Ken e Kimberly.


E.Honda

O nosso lutador de sumô que tem paixão pela sua arte, vem com traje bem alegre, no maior estilo turista.

E bem, essa é realmente a ideia por de trás da roupa, conforme o design. A inspiração veio do conceito de férias num ilha tropical e de alguns programas de TV que mostravam lutadores de sumô tirando férias. A roupa também mostraria o respeito que E.Honda possui pela cultura japonesa.

Mesmo sendo um traje até que simples, ao meu ver, ele termina também mostrando a personalidade amigável e alegre que E.Honda possuí.   


Guile

O nosso homem de família vem com a roupa que ele usou quando foi levar sua filha Amy ao show de Dee Jay, só que com um penteado diferente daquele que estamos acostumados a ver.

No site oficial é dito que o conceito por detrás da roupa seria algo como, e se Guile trabalhasse num bar do interior no seu dia de folga? Seus ombros largos e fortes foram bastante destacados propositalmente e o desenho nas costas é claramente porque ele serviu (ainda serve) na Força Aérea. O obejtivo era criar um look retrô e ao mesmo tempo cotidiano com uma pitada de nostalgia.

De fato, Guile ganhou, um novo charme com esse traje. É algo que na minha opinião combinou perfeitamente com ele tem a sua elegância. O novo penteado ainda foi o grande diferencial.


Ken

E chegamos no melhor amigo de Ryu e herdeiro da família Masters. Ken veio numa roupa que soube expressar bem o que é ter nascido em berço de ouro, além de evidenciar o porquê dele ser considerado um dos personagens mais bonitos da série.

A equipe de design, ao comentar sobre sua roupa diz: "Ken perdeu muito neste jogo, então eu queria mostrá-lo com uma aparência elegante e estilosa, como o herdeiro que é." O material é imaginado ser de boa qualidade, mesmo possuindo elementos simples. A jaqueta de couro fechada faz o designer pensar que talvez ele tenha dificuldade em se mover.

Quando esse traje foi divulgado, teve um alvoroço na comunidade por dois motivos distintos. O primeiro, como eu tinha dito, por evidenciar o charme, o requinte e a beleza de Ken, fora que lembra uma roupa de motoqueiro. A segunda é que Ken, no desenho do conceito dela, ficou bastante parecido com o desenho do youtuber Maximillian Dood, que é fã do personagem.

Alguns também tem notado possíveis inspirações para essa nova roupa, seja o personagem Riki Honoo do super sentai Turboranger.

Ou Yusuke Amamiya de ouro super sentai, o Livemen. 

Ou até mesmo Kent, personagem baseado em Ken do filme de Hong Kong produzido em 1993, Future Cops!

Bem, independendo da real inspiração, só afirmo que Ken, de longe, ficou sendo um dos mais estilosos nessa leva de trajes extras.


Bem, eu fico por aqui. E você, curtiu alguma roupa? Pretende comprar alguma?


Fonte: Developers Column - Site oficial

Comentários