Páginas

26 outubro 2017

SF V: Uma retrospectiva dos personagens desta temporada


Nihao!! Finalmente, o último personagem, Strider Zeku foi lançado!! E, a Capcom cumpriu a sua palavra: Que após Gouki/Akuma ela traria personagens "inéditos", que nunca participaram como selecionáveis em SF. E quanto a isso, acho que ninguém pode reclamar.

Então, vamos fazer uma retrospectiva dessa temporada, sobre cada um dos personagens, incluindo os mimimis envolvendo eles!

Gouki/Akuma


Gouki/Akuma veio, dando um sorriso para os fãs do personagem (e desespero para os traumatizados com ele). Uma das coisas que chamaram mais a atenção na volta de Gouki/Akuma, com certeza foi o seu cabelo, que renderam boas piadas:





Apesar das piadas e das zoeiras, Gouki/Akuma teve uma boa aceitação do povo (talvez exceto para fãs do Necalli), e tento um "up" em seus movimentos. O mesmo não se pode dizer dos outros, que tiveram momentos de ódio e amor.


Kolin (Helen)



A loira que ajudou Nash e que, no final de A Shadow Falls, se revelou como sendo Kolin, a secretária de Gill. E aí começou o problema. =/


"Que ridículo colocarem a secretária para lutar", "Kolin não luta", "Kolin é apenas ajudante do Gill", ignorando que, por mais que os quadrinhos da UDON não sejam canon, ela já apareceu ali lutando. E não seria estranho ela, ao menos saber lutar, mesmo que seja apenas para ajudar o seu mestre.

Além das críticas quanto a uma "secretária que luta" (mesmo Juri em A Shadow Falls, deixando a entender que percebeu algo nela), temos o pessoal ainda afirmando que ela seria uma "cópia" da Kula de KOF.

"Somos tudo cópia da Kula!"
Claro, como se a Kula fosse a ÚNICA personagem com golpes de gelo. Isso porque nem entro no mérito de que, enquanto fanboys ficam brigando, a Capcom e a SNK (assim como a Bandai Namco), ficam tirando sarro uma da outra.

Não resisti, a zoeira falou mais alto! =P 
No fim, Kolin, foi bem aceita, se tornando até a musa de alguns jogadores, que adoraram a loira gelada. Ou seja, ela conseguiu o seu lugar na comunidade.


Ed



Ed é um personagem que eu estava na expectativa, pois o curtia já algum tempo. E ele foi mais polêmico que a Kolin, de certa forma, por outros motivos.

Claro, teve a zoeira quanto ao modelo do personagem. Sim pessoal, Psycho Power faz milagre na vida das pessoas!!!!


Apesar da zoeira,isso foi explicado. Mas antes fosse só essa brincadeira com ele.

O primeiro motivo "hater" que vi contra ele foi "Ah, ele vai ser um Bison/Balrog com Vega/Bison, que escroto, quero originalidade, cadê Sagat!" Ahan, como se Ken e Gouki/Akuma não foram, a princípio, meros pallet swaps de Ryu, como se Sakura não fosse uma "versão colegial maluca" do mesmo Ryu, como se Dan não fosse uma paródia de outros dois personagens, que foram baseados em Ryu e Ken e como se Gouken, mesmo sendo mestre de Ryu, não fosse DIFERENTE de seu discípulo.


Claro, a crítica de pedir algum personagem clássico (mesmo a Capcom falando várias vezes que nesta temporada, após Gouki/Akuma, não teríamos tais personagens), até que entendo, mas reclamar da falta de originalidade de um personagem, sendo uma possível mistura de outros dois, em SF, chega a ser engraçado.


E temos o segundo motivo: a sua mecânica. Ed trouxe comandos completamente novos (excetuando o golpe Psycho Flicker e o seu Critical Art) para Street Fighter. Comandos simples, que fariam até a sua avó aprender a jogar SF com ele. E qual foi a reclamação? Que estariam tornando o jogo fácil demais. Gente, eu aprendi a primeiro jogar com o Blanka e a Chun-li porque achava Ryu e Ken difíceis. Todo mundo merece uma chance de ao menos começar no jogo, então, acho justo colocarem um personagem que chame a atenção de novatos.

E mesmo Ed tendo comandos simples, quem fez alguns desafios com ele, sabe muito bem, que para se fazer combos, é necessário você ter um certo domínio que jogadores principiantes não tem. Sem contar que é necessário uma certa sabedoria para se jogar com ele, apesar dos comandos simples. No final das contas o personagem foi bem aceito, até demais. Durante um bom tempo era fácil encontrar vários Eds pipocando em contras.


Ed terminou sendo uma surpresa agradável, que também chamou a atenção com o seu modo história (que na minha opinião, foi o melhor desta temporada).  E, porque não, se tornou um verdadeiro colírio para jogadoras (e alguns jogadores). Porque sério (tia Bia dando uma de fangirl louca), MEU DEUS QUE HOMEM GOSTOSO!!! Conseguiu roubar completamente o meu coração (mas o Ryu ainda está em primeiro)!!! Uma das melhores coisas que já saiu com o DNA do Vega/Bison!!!!


Abigail


Eis outro personagem que até hoje causa controvérsias. O anúncio de alguém que estava "no baú da Capcom", pegou muitos de surpresa. Mas ao ver que era o Abigail e o que fizeram com ele, rapidamente o povo caiu em cima...

Assumo, que acho o Abigail como personagem meio "mé", sem graça e dispensável. Nesse ponto, preferiria o Byron (o amigo do Guile), que estava cogitado para entrar nessa leva. Mas assumo, Abigail ganhou o respeito de muitos, seja pelo seus estilo de jogo (já que ele é um "grandão" COMPLETAMENTE OFENSIVO, diferente de outros que seguem a linha mais defensiva ou parcialmente ofensiva), ou o seu carisma.


Sério, caí na gargalhada vendo o seu modo história e fico me perguntando o que beberam, para ele sair com esta personalidade. Talvez ele tenha uma certa importância quando a Capcom soltar o novo modo história geral, que rola nos rumores. Já que, de todos os modos história desta temporada, o dele é o mais deslocado, sem nada haver com a trama.


Abigail soube conquistar uma parcela do público, mesmo com tantas zoeiras. VRUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!!! :v


Menat


A Biscoitinha da Sorte do Ed (sério ele a chama assim quando ganha dela), que inclusive, surgiu no modo história do próprio. A grande reclamação em torno da personagem surgiu pelo fato de sua similaridade com Viola, da série Soul Calibur, no que se refere ao seu estilo de luta, que a fez ser execrada por muitos.


Choveram comentários afirmando o quanto isso era escroto, que era uma cópia descarada, como se Viola fosse a única personagem nos jogos a usar uma esfera numa luta (Amakusa e Carol Stanzack mandam abraços), que a Capcom estava apelando... E isso ainda somado ao fato de ver algumas pessoas afirmando que, devido ao tal "plágio" não jogariam mais SF V, que o jogo deveria ir pra a cova de uma vez!

Porque a Viola é a ÚNICA que usa uma esfera para atacar.
Claro, como se no mundo dos jogos de luta NÃO EXISTISSE esse tipo de coisa! Poderia citar VÁRIOS personagens que possuem um background ou estilo parecido com outro. Sem contar que, como disse com a Kolin, enquanto fãs ficam brigando, as empresas levam isso numa boa...


E no final das contas? Menat se mostrou uma personagem ótima para quem domina sua técnica de combate e virou a "nova waifu" da galera. E sem contar que o pessoal adorou a reboladinha com a terceira roupa dela...


Zeku



Zeku, comparado com os outros personagens, até que não teve uma repulsa tão grande ao ser anunciado.

Lógico, teve críticas por colocarem ele, em vez de Guy. Como se, o fato de um ser mestre do outro, o fizesse um personagem "clone" de seu discípulo. E sinceramente, acho que quem acreditou nisso piamente, acabou queimando a língua (ou os dedos)...


Zeku despertou a curiosidade de muitos porque as imagens oficiais dele (assim como o seu trailer), o faziam lembrar de um certo personagem... Strider! Isso despertou a curiosidade dos fãs, até para saber se isso seria apenas um easter egg (que não seria o primeiro, vide o cenário de Ken em Street Fighter Zero 2) ou se, para a nossa surpresa, Strider seria canônico em Street Fighter. E para a surpresa do pessoal, Strider É CANÔNICO (e a Ingrid não)!!


É uma pena que essa revelação se perdeu na adaptação dos diálogos em português (a grande bola fora ao meu ver, porque de um modo geral, a adaptação é boa).


Mas essa não foi a única surpresa do personagem. Zeku, assim como Ed e Menat, trouxe uma certa inovação para a franquia, no sentido de ser dois personagens em um. Com o sua V-Skill, Zeku consegue recuperar a sua juventude e, em consequência, seus golpes mudam (exceto o seu Critical Art). Seria algo um pouco parecido com Gen e suas duas bases de luta, mas de uma maneira um tanto radical. Ele, assim como a própria Menat, é aquele personagem que merece dedicação e treino, para se aproveitar o seu potencial por completo. E isso, pode até ser meio frustante para jogadores mais "afobados".


Ah, e claro, assim como Kolin e Menat conseguiram ser a "waifu" de alguns, Zeku, ao lado de Ed, se tornou o "husbando" de outros, pois até que é um velhinho charmoso (sim Laura, eu te entendo...).


No final das contas, todos os personagens novos, de certa forma, conseguiram o seu lugar ao sol, apesar de tudo (sim estou falando de você Abigail :v ). O que no fim, chega até ser meio engraçado. Não que todos são obrigados a gostar dos novos personagens, mas sim no sentido de que o pessoal reclama com bastante ódio no coração para, no fim das contas, só faltando escrever cartinhas de amor para a Capcom. Isso porque continuo achando o Abigail meio sem graça. ¬¬

E vocês, o que acharam dos personagens desta temporada? Curtiram? E quem vocês querem para a próxima? Qualquer coisa comentem!!! =D

Vou ficando por aqui. Então, até a próxima!!! =)

Um comentário:

  1. virou modinha falar mal de SfV mas como eu tenho personalidade eu nunca segui essa modinha,adorei essa temporada so não curti muito o ed ,espero ver o sagatao em 2018, e com o modo Arcade vindo esse jogo esta beirando a perfeição. bjs Bia adorei sua analise.

    ResponderExcluir

Comentários