Páginas

29 maio 2022

Tico e Teco e os Defensores da Lei: Sonic rouba a cena

Nihao! Já começo dizendo que nunca imaginaria falar sobre Tico e Teco aqui, mas devido as circunstâncias, foi impossível. Só lembrando que não sou crítica de cinema e nem pretendo ser, isso daqui são impressões de uma fã de animações em geral. Ah, e pode ter spoilers.

O Filme Tico e Teco e os Defensores da Lei tem como base a antiga animação deles que foi sucesso nos anos 90. Eu assisti muito, tanto nas manhãs da Globo, quanto no Disney Cruj, no SBT!

Porém, diferente do que muitos esperavam, ainda mais devido ao que fizeram no novo DuckTales (que eu recomendo demais, de longe é um dos melhores reboots feitos, o Luisinho é o melhor sobrinho! xD), onde deixaram claro que DuckTales, Darkwing Duck, A Turma do Pateta, Tale Spin, Tico e Teco e até quem sabe Os Wuzzles são do mesmo universo (anteriormente, apenas DuckTales e Darkwing Duck eram certos de terem ligação), o filme possui uma pegada semelhante a Uma Cilada para Roger Rabbit, com desenhos e pessoas interagindo, mostrando, por exemplo, Tico e Teco, como se fossem atores.  

Comparado com o já citado Uma Cilada para Roger Rabbit, o filme é fraco. Entendam, Roger Rabbit é um filme execelente e conseguiu a proeza de colocar desenhos e humanos de forma muito natural, isso sem a tecnologia de hoje. Mas apesar disso, o filme de Tico e Teco não é ruim.

Talvez a melhor definição pra ele seja "aquele filme perfeito para distrair a cabeça após um dia cheio". É um filme bacaninha que irá, com certeza, lhe arrancar boas risadas e te fazer brincar de "Onde está Wally?" de tantas referências e personagens que aparecem no filme.

A história é previsível e cheia de clichês e o próprio filme tira sarro disso. E há críticas a Hollywood e até a própria Disney. A mais óbvia é a mania de reboots, remakes e transformar algo que era em 2D em 3D.

Somos apresentados a um Teco antes da fama, que conhece Tico na escola e se tornam amigos inseparáveis. E após muita luta, conseguem sua própria série de TV. O filme se desenrola amos após o término da série, com eles investigando uma série de sequestros de outros personagens de desenho, incluindo o seu amigo e antigo parceiro de programa Monterey Jack.

Eu assumo que, o roteiro do filme cairia bem até para outros personagens, alguns bem mais esquecidos e obscuros que Tico e Teco, como Os Wuzzles. Falando sério, alguém aí se lembra quem é Ursoleta? 😶

Ao assitir, fiquei me perguntando se alguém revisou o roteiro, porque o filme escracha desde aquelas animações estranhas com olhos meio sem vida, é recheado de memes e alfinetadas a Hollywood, como disse anteriormente e até situações um tanto desconfortáveis, como a Geninha que se casou com o Zíper e teve filhos com ele (sim, isso é bizarro), que fez com que fãs de mais de 30 anos da personagem xingassem muito (que me fez até lembrar de certos fãs de anime atualmente no Twitter que querem até ameaçar o autor se o personagem não é da sexualidade ou gênero que acham que é). 

Mas talvez o que seja mais espinhoso ali seja a questão do Peter Pan, que é o vilão da história (e isso é descoberto logo no começo). Muita gente fez o paralelo do personagem com a história real do ator Bobby Driscoll que deu voz e o interpretou na Disney, que após ser despedido por ter crescido aos 16 anos, se afundou nas drogas e cometeu furtos, morou nas ruas no fim de sua vida até morrer e ser enterrado como indigente em 1968, com apenas 31 anos de idade. Tanto que se perguntam se foi intencional ou não, com algumas pessoas querendo "cancelar" o filme. Se aquilo foi de propósito é, de longe a crítica mais espinhosa e dolorida que poderiam ter feito.

Dentre os diversos easter eggs, temos desde Chun-Li com uma estrela na calçada da fama (que me pergunto se não é uma homenagem a Ming Na Wen, que interpretou a personagem no filme do Van Damme e ganhará uma estrela este ano), até a participação, bem considerável, de personagens meio esquecidos como a Tigra da Marvel e, aquele que definitivamente roubou a cena, Sonic! 

Porém, não o Sonic que conhecemos e adoramos e sim, aquele Sonic do primeiro trailer do filme da Paramount, que a internet odiou, o famigerado Sonic Feio. E com direito ao próprio Sonic Feio tirar sarro com o que aconteceu na época do trailer e falar para darmos uma chance para o que ele é realmente!

E por mais incrível ainda que possa parecer, Sonic Feio é um personagem IMPORTANTE para a trama! Eu posso inclusive afirmar, que o Sonic Feio no contexto do filme é um personagem tão importante quanto os principais, mesmo não parecendo a princípio.

Toda a questão envolvendo ele, da forma que ainda colocaram no filme, fez com que o personagem terminasse, de fato, sendo amado por praticamente toda a comunidade de Sonic. Fizeram uma paródia em cima de tudo o que aconteceu e deram uma nova roupagem ao personagem. Esse não é o Sonic que amamos e sim outro, que não pretende ser esse Sonic, como tentaram fazer no primeiro filme (e que teve gente que ainda criticou o fato dos fãs reclamarem).  

E toda a questão que colocaram nele, dele querer seu lugar ao sol depois de tudo, fez com que os fãs de Sonic criassem uma simpatia por ele e o tornassem querido, como diversos memes de Sonic, como o Uganda Knuckles. Tanto que chegamos ao ponto de ter até gente querendo um filme ou que ele aparecesse no próximo filme de Sonic. É.

Bem, eu sou sincera, se a Sega e a Paramount resolver criar um Sonicverse nos cinemas, com várias versões do Sonic se unindo, até que acharia bacana colocar o Sonic Feio. Só teriam que fazer o favor de ELIMINAR QUALQUER COISA REFERENTE AO KEN PENDERS ao incluir o Sonic da Archie (quem sabe a treta que deu envolvendo esse roteirista e que o mesmo insinuou prejudicar o segundo filme por conta do pai do Knuckles, entende o porquê de eu dizer isso). E olha que alguns fãs de Sonic tem a suspeita de que o próprio Sonic Feio seja uma crítica ao Penders. Com a diferença que o Sonic Feio conseguiu ser amado pela comunidade no fim das contas. 

Outra hipótese válida ao meu ver seria algo semelhante ao que fizeram com o meme Sanic no primeiro filme, um easter egg.

E por último, um curta ou algo assim de pura comédia, visto que, por exemplo em Sonic Boom, num dos capítulos, a série Sonic tirou sarro com o próprio Sonic. 

Mas um filme mesmo, a sério, acho que não seria pra tanto.

A questão é que teve até que bastante gente que só parou pra assistir o filme por conta do Sonic, eu fui uma delas. E ainda digo que parte do fato de ter caído nas graças de alguns é justamente por conta do Sonic Feio.

Então, se ainda não viu e achou hilário o fato de Sonic Feio estar no filme (e ainda ter importância na trama), assista, está no Disney +. Não espere uma obra prima, porém será divertido e servirá para relaxar. Eu dei boas gargalhadas!

Por fim, quero só deixar esta mensagem: Obrigada por tudo, Sonic Feio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários