Páginas

07 janeiro 2024

A sexualidade de Marisa, Cammy e as Dolls

Artigo publicado originalmente em 20 de junho de 2023. Atualizações em negrito.

Nihao pessoal! Estão gostando de Street Fighter 6? E do modo World Tour? Terminaram o modo arcade com todos os personagens? Bem, as perguntas são propositais, até porque teremos spoilers. Fique por sua conta e risco.

Primeiro, vamos falar de Marisa, nossa querida brucutu que é um doce de pessoa! Sim, ela é uma mulher adorável, carismática, tem um interesse inspirador por antiguidade clássica, fabrica jóias e é amiga de um leão! Isso tudo você descobre no World Tour de Street Fighter 6, uma das melhores coisas já feitas na franquia!

E tem algo que chama atenção ali: Numa das missões do jogo, onde Marisa pede ajuda para escolher o seu pretendente, que pode ser tanto uma mulher:

Marta, a primeira pretendente

Quanto um homem:

Diego, o segundo pretendente

Independente da escolha do jogador, Marisa diz que se pudesse ficaria com ambos, mas não no momento. E ainda dá uma cantada no seu avatar, dizendo que seu amor é grande, tendo espaço para mais um ali.

Da maneira mais direta possível, a Capcom, fugindo daquilo que era de costume dela fazer (explicarei mais abaixo), jogou na nossa cara que Marisa é uma mulher bissexual e poliamorosa ainda! E tem mais!

E Marisa ficou caidinha pelo nosso Ciclone Vermelho!

No modo arcade de Zangief, você termina descobrindo que ele sem querer  se candidata a ser o novo pretendente dela e mesmo inventando uma desculpa para fugir quando descobre a verdade, fica nítido que Marisa se encantou com o Ciclone Vermelho (convenhamos, o Zangief é um ursão fofo).

E no meio a tantas polêmicas envolvendo sexualidade de personagens em diversas mídias, essa parte importante na construção de Marisa foi nos apresentado de maneira tão natural e singela que chega a ser um frescor no meio de brigas de "lacradores" e "anti-lacração".

Marisa não é um personagem token, ela é carismática e sua sexualidade é apenas uma característica como tantas outras que ela possui. E isso é tratado com muita naturalidade ali. Ela não é a primeira personagem LGBT da franquia, porém, é a primeira onde isso é dito de forma direta no próprio jogo. E não, não estou considerando Poison e Roxy pois existe toda uma questão em volta delas, como expliquei neste artigo

Como disse, geralmente, falando de Street Fighter, a Capcom não é de entrar muito na questão da sexualidade de seus personagens. São poucos que nós sabemos algo no jogo como Ken, Guile, Dhalsim, Ibuki, Sakura e Chun-Li (na versão japonesa do final dela como civil de Super Street Fighter II, é dito que o rapaz assustado é o seu namorado e o mesmo aparece nos livros japoneses, sendo um relacionamento breve), fora aqueles que nos dão pistas apenas em alguns materiais japoneses, como Ryu (num dos livros ele cita que tipo de mulher ele gosta).

Então, muitos personagens terminam não possuindo nada concreto sobre o que eles realmente gostam ou tal coisa é feita de maneira meio sutil, como foi o caso de Eagle, com suas frases em Capcom vs SNK 2 e Juri e suas frases de duplo sentido para alguns personagens masculinos e femininos na franquia, como vocês podem conferir aqui. E é baseado nisso que temos o caso de Cammy.

Quem jogou o modo arcade de Cammy ficou com a pulga atrás da orelha a respeito da ex-Doll Juni, que parece ter uma intimidade muito grande com a nossa loira. Inclusive, no final de Cammy ela é a pessoa que Cammy pensa e se lembra em sua reflexão.

Não é de hoje que a Capcom deixa no ar que Cammy e Juni seriam bem íntimas, levando alguns jogadores a questionarem se elas teriam o relacionamento de irmãs. Sendo mais específica, no modo história da Cammy em Street Fighter V temos indícios disso, na maneira de como Juni age. 

É diferente do caso de Ed e Falke onde, mesmo deixando claro que os dois possuem certa intimidade, ficando explícito o quanto Falke gosta de Ed e terminamos conhecendo até um pouco de sua rotina no final de Falke no modo arcade rota SF V, já foi confirmado pelo Nakayama que Falke é a irmã mais velha ali.

E talvez você se pergunte "Mas a Cammy não chama as Dolls de irmãs?" Sim, porém o jogo deixa no ar que a relação com Juni seria diferente. Irmãs ali seria usado para referir que Cammy as considera como parte de sua família. A única irmã de fato é a Decapre, que podemos considerar sua gêmea.

Então Cammy é lésbica? Talvez não. Pode ser que ela seja bissexual.

A própria história dela dá margem para que ela possa ter se envolvido com homens e não estou falando da localização que fizeram nos anos 90 do final da Cammy, onde ela era explicitamente amante de Vega/M.Bison. Fora ilustrações oficiais como essa abaixo.

Dentre os deveres das Dolls está a obediência aos líderes da Shadaloo. Elas devem atender todas suas ordens e desejos. E bem, isso dá margem a diversas interpretações. E se formos contar ainda frases da versão japonesa e americana de X-Men vs Street Fighter temos coisas como: 

  • "Este corpo, esta vida.  Tudo é do grande Vega (M.Bison)!" 
  • "Bison e eu iremos rir disso esta noite..."

No caso das outras Dolls, sendo mais específica Juni e Juli, já era fato conhecido que Juli era a amada de T.Hawk e durante um tempo, a história de amor deles era trágica, por conta da Shadaloo. Porém, ficava a pergunta se elas eram amigas íntimas quando eram da Shadaloo ou se teriam algo a mais.

A suspeita disso deve-se ao dato delas serem retratadas juntas como se uma complementasse a outra, indo além de serem simples parceiras de luta. Sem falar ainda num  rabisco, que foi publicado na época que a Decapre foi anunciada em Ultra Street Fighter IV, baseado no final de Honda, onde ele cuida das duas até elas se casarem.

Tanto que lembro de ter lido uma discussão (acho que foi no antigo fórum SRK) onde surgiu a pergunta se elas eram lésbicas ou bissexuais e se o Psycho Power não influenciou a sexualidade delas, no caso as modificando (Juli, por exemplo, de hétero virou bissexual) ou apenas despertando para o que eram mesmo (ou seja, Juli e Juni seriam bissexuais). Sendo isso, talvez seja o mesmo caso de Cammy.

Como um amigo falou para mim esses dias, Cammy é uma moça machucada, que sofreu muito e só agora está aos poucos dando oportunidade de alguém entrar mesmo em sua vida. E calhou de ser a Juni.

Achei importante falar tanto das Dolls como certos detalhes do passado de Cammy para mostrar que, fora do período em que ela e Juni eram Dolls, quando estavam sob o controle de Vega/Bison, Juni não demonstrou interesse por homens e Cammy muito mal se sabe que ela admira Ryu (e mesmo assim não é nada comparado ao que Chun-Li ou Sakura sentem nesse quesito) e algumas poucas ilustrações que podem dar margem a interpretações diversas nos jogadores.

Além de, claro, outras mídias fora dos jogos, como o desenho americano, onde ela dá em cima de Guile claramente, sem contar a famigerada cena onde, Cammy sob o controle de Vega/Bison, tasca um beijo nele, que deixa Guile completamente revoltado! Porém, até aí, eu poderia afirmar que Chun-Li é mais próxima de Ken do que de Ryu, por conta do anime Street Fighter II V, mesmo o Street Fighter 6 mostrando que Chun-Li e Ryu são até mais próximos do que muita gente pensava.

E a Capcom, se um dia falar sobre isso de forma direta como foi com Marisa, primeiro nos mostrou toda uma construção do relacionamento das duas, não sendo uma coisa jogada ao vento, dando a impressão de que só fizeram isso pra cumprir algum tipo de cota. O que é algo muito legal, pois isso seria outro exemplo de como se fazer realmente uma boa representatividade, a despeito do que ocorre em algumas mídias ocidentais.

Claro, você pode pensar que elas são apenas amigas bem íntimas e isso se deve a tudo que passaram, mas devido a forma de como estão contando o relacionamento de ambas, fica no ar se realmente elas não teriam algo a mais. Então fica a seu critério o que isso poderia ser.

E para colocar mais lenha na fogueira, a Capcom, na comemoração do aniversário de Cammy em 6 de janeiro de 2024, lançou uma imagem um tanto fofa, mas com um comentário que, bem, deixa a entender que ela e Juni estão mesmo juntas.

"Juni me lembrou de que era o meu aniversário e pediu para voltar mais cedo para casa. Nunca pensei em comemorar o meu aniversário assim. Momentos assim precisam ser valorizados."

Claro, como disse antes, pode ser que elas sejam apenas amigas que dividem uma residência. E amigas íntimas, sem nada demais. Ou até mesmo um pouco de shippagem, como a Capcom tem feito com Chun-Li e Ryu (e isso inclui fatos do jogo). Então isso é algo que só o tempo pode dizer. 

Bem, irei terminar por aqui. Caso queiram comentar, fiquem a vontade, sejam respeitosos, concordando ou discordando comigo. Porém, lembrando que se vierem com grosseria (já que é um assunto um tanto polêmico), irei apagar porque não sou mãe de ninguém aqui para ficar aguentando ataque de pelanca. Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários