12 janeiro 2019

Juni, Juli e Juri!


Artigo publicado originalmente no dia 18 de agosto de 2010. Como nessa nova atualização tiver que acrescentar bastante coisa, resolvi que era melhor "republicar" o artigo.

Na época, eu o tinha escrito mais como esclarecimento sobre as personagens Juni, Juli e Juri, já que, na época, julgavam que Juri poderia ser ou ter sido uma Doll.

Nihao!!!! Bem o post de hoje é mais para esclarecer um pouco sobre elas… Conversando com o Roger (que faz parte da equipe do Streetfighter.com.br e antigo dono do Street Fighter Animes) e também com o meu esposo e outras pessoas na net, percebi que alguns confundem um pouco a história das Shadaloo Dolls e pensam que a Juri é uma delas ou coisa assim. Mãos a obra!!!!

Quem são Juli e Juni?

3724473763_eb0b96af79_b
Elas fazem parte das Shadaloo Dolls (ベガ親衛隊 Bega Shin'eitai - Vega Elite Guards ou ドールズ - Dôruzu), um esquadrão formado por jovens de 16 anos, sendo as 12 principais, ao lado de Cammy, as guardas pessoais de Vega/Bison. Elas, abaixo dos Quatro Reis, são membros do alto escalão da Shadaloo e devem obediência aos mesmos.

Todas as Dolls, com exceção de Cammy (e Decapre), são meninas que foram raptadas de várias partes do mundo e sofreram lavagem cerebral.

Abaixo, o nome de todas elas, com um pequeno resumo da sua ficha. Uma curiosidade é que cada codinome (com exceção de Cammy) é baseado nos meses do ano de várias línguas, provavelmente as línguas natais de cada uma delas. Caso haja atualização na ficha de alguma, principalmente no quesito nacionalidade, irei modificar a informação.

Obs: Os trechos em negrito do artigo, excetuando o nome das Dolls e os subtítulos, são as informações atualizadas.

As Dolls:

Nº 0 – Cammy: Cammy é a Doll de n° 0, e seu codinome na época da Shadaloo era Killer Bee. Era a líder das Dolls e foi feita por engenharia genética, sendo praticamente um clone de Vega / Bison e um dos seus corpos extras. Trabalha atualmente na equipe Delta Red;

376957318_5f95448783

Nº 01 – Enero: Enero significa Janeiro em espanhol. É uma jovem espanhola (até que a Capcom diga o contrário xD). Ela é a especialista em comunicações e a "atual" líder. Sempre anda com um megafone e possui uma risadinha estilo Karin Kanzuki;

Nº 02 – Février: Jovem francesa, especialista em armas de fogo. Février significa fevereiro em francês. Février não possui temores, a não ser Enero quando está com raiva. As balas de sua metralhadora são de Psycho Power;

Nº 03 – März: Uma alemã, perita em invadir sistemas de segurança e especialista em obter informações, através de seu laptop. März significa março em alemão. É bastante tímida e evita falar muito, mesmo com as suas colegas Dolls. Também detesta falar com estranhos. Em SF V usa óculos ;

Nº 04 – Aprile: Aprile significa abril em italiano. Italiana, é ex-ginasta e especialista em artes médicas, a doutora do esquadrão. é a mais antiga das Dolls e possui um irmão chamado Maggio, que vai até Rose para saber o seu paradeiro e termina se tornando seu discípulo, ao lado de Menat. Em SF V usa um tapa olho com estampa de coração no olho esquerdo, sem motivo aparente;

Nº 05 – Satsuki: A Doll do mês de maio. Japonesa e especialista em kenjutsu (luta com espadas). Luta usando sua amada katana Murasame Blade e a ninjatô Rasetsu Blade. Ela também é boa utilizando taijutsu. Seu nome significa maio em japonês arcaico;

Nº 06 – Juni: Um alemã especialista em combate desarmado. Sua outra alcunha em Street Fighter Zero 3 é "Cool-headed Silent Killer” (Assassina Silenciosa de Coração Frio). Ela é resgatada por Cammy em Super Street Fighter IV e fica sem memória. Durante o modo história de Cammy de SF V, nota-se que ela teve durante um breve momento, lembranças da época que era uma Doll. Assim como Cammy, é apaixonada por gatos, estando lovre do controle de Vega/Bison. Juni significa junho em alemão;

Nº 07 – Juli: A princípio uma alemã, mas em Super Street Fighter IV, há a confirmação dela fazer parte da tribo de T. Hawk, sendo a amada/namorada do mesmo. Assim como sua parceira Juni, ela é especialista em combate desarmado. Em Street Fighter Zero 3 é também conhecida como "Heartless Assassin Doll" (Boneca Assassina Sem Coração). No final de T. Hawk, ele consegue resgatar Juli, porém, ela está em estado catatônico. Em SF V, vimos que ela ainda continuou sob o domínio da Shadaloo. Juli significa julho em alemão e seu verdadeiro nome é Julia.

Nº 08 – Santamu: A princípio, uma vietnamita, atualmente etíope (o que faz perder o sentindo da escolha de seu nome). Especialista em combate utilizando uma lança e está sempre acompanhada de um mico-leão-dourado, chamado Kiki. Seu nome é uma derivação de Tháng Tám, palavra vietnamita para agosto;

Nº 09 – Xiayu: Chinesa, especializada no uso do nunchaku. Seu nome deriva da palavra chinesa Shiyue’ (十月 – setembro). É irmã gêmea de Jianyu;

Nº 10 – Jianyu: Irmã gêmea de Xiayu. Ela é especializada no uso do quarterstaff (uma espécie de bastão). Seu nome é derivado da palavra Jiuyue’ (九月) que significa outubro. Em SF V usa uma mácara de Ópera Chinesa;

Nº 11 – Noembelu: A Doll do mês de novembro. Seu verdadeiro nome é Little Eagle (Pequena Águia) e, a princípio, faria parte da tribo de T. Hawk. É especializada em lutar com um par de machadinhas. Ao contrário do que foi divulgado, inclusive no antigo Street Fighter Plot Guide, Noembelu aparece rapidamente sendo derrotada por Juri no OVA de Super Street Fighter IV (que conta para o roteiro). Como o posto de menina que ia ser resgatada por Hawk foi ocupado por Juli, Noembelu provavelmente é apenas uma índia norte-americana;

Nº 12 – Decapre (Декапре): A última Doll, seu nome vem da palavra russa Dekabr' que significa dezembro. Provavelmente é russa e lembra bastante Cammy, porém, utilizando uma máscara preta que esconde seu verdadeiro rosto. A princípio, se sabia muito pouco sobre ela a não ser que a mesma é um tanto instável com o Psycho Power e que quer matar Cammy a qualquer custo;
ssfivgonzo3
Como citei em alguns dos resumos acima, as Shadaloo Dolls reaparecem em Super Street Fighter IV, no anime (que extraordinariamente conta para o canon) Super Street Fighter IV: Juri OVA e em A Shadow Falls (Street Fighter V).

No anime, uma das missões de Juri é a captura das Shadaloo Dolls. Cammy a enfrenta, logo após a derrota de Guile. Juri tenta matá-la, tacando Juni, que estava inconsciente e numa maca, em cima de Cammy, quando o avião estava em movimento e com a entrada traseira aberta. Mesmo ambas caindo de uma altura imensa, conseguem sobreviver.

Agora vamos a um resumo da ficha da nossa querida lutadora de Taekwondo.

Juri Han:


Juri
Juri Han era uma talentosa artista marcial. Seus pais foram assassinados pela Shadaloo, e ela perdeu seu olho esquerdo quando isso aconteceu, motivos pelos quais ela odeia Vega / M. Bison com todas as suas forças. Se tornou agente da Sin e uma de suas missões foi a captura das Dolls. Devido a esse mais um outro incidente ocorrido anteriormente, ela se torna rival tanto de Cammy quanto de Chun Li.

É uma garota completamente sádica, pervertida e sem nenhum respeito pela lei, regras ou moral. Se submeteu ao implante do sistema “Feng Shui”, que ficou no lugar de seu antigo olho esquerdo.

Ao terminar o jogo com Juri, percebe-se que ela estava apenas usando Seth e que no fundo, ela quer se tornar a nova líder da SIN.

Ou seja, como puderam ler, a sua única ligação com as Dolls é o fato dela ter enfrentado e derrotado todas que estavam presentes na base atacada. Ao contrário do que houve com essas meninas e com Cammy (sequestro, lavagem cerebral e no caso de Cammy, engenharia genética), Juri aparentemente era uma garota normal, até que o assassinato de seus pais mudou completamente a sua vida.

Espero que esse post tenha ajudado a esclarecer sobre essas personagens. Qualquer coisa, podem comentar!^^ Agora vamos as curiosidades!!!!

1. Outras Dolls:


Foi divulgada a existência de outras Dolls dentro da Shadaloo, de hierarquias inferiores. Essas são conhecidas como Dolls Aprendizes. Abaixo as classes delas:


  • Low-Rank Dolls:

Equipamentos: Óculos de Visão Noturna, Dispositivo de Amplificação de Psycho Power.

Deveres: Operações de disfarce, segurança da base, o que os Quatro Reis as ordenarem.

Essas Dolls eram inimigos frequentes do pachinko "Chun-Li ni Makase China". Seus trajes se assemelham aos que eram utilizados pelas Dolls em seu jogo de estreia (SF Zero 3).


  • Mid-Rank Dolls:


Equipamento: Chest rig, fones de ouvido, Psycho Armor (ombreiras), Psycho Stun Gun, Psycho Grenade.

Deveres: Combate corpo-a-corpo, segurança básica, sabotagem, o que os Quatro Reis as ordenarem.


  • High-Rank Dolls:


Equipamento: Psycho Armor (ombreiras).


Deveres: Combate corpo-a-corpo, sabotagem, treinamento das Dolls de baixo escalão, liderança nos campos de batalha, o que os Quatro Reis as ordenarem.

As Dolls de ranking intermediário e alto, são as mais experientes em combate e lideram o ataque em campo. Inclusive, as Dolls de patente mais alta são ainda mais capazes do que os soldados que fazem parte do alto escalão da Shadaloo .

Na versão japonesa da ficha destas Dolls é dito que seus codinomes são determinados por nomes de flores de seus países de origem, como por exemplo, Löwenzahn que é dente-de-leão em alemão.

Na versão em inglês das fichas é afirmado que elas são conhecidas pelo codinome de Löwenzahn.


2. Sakura uma Doll????
sakurasatsukiRolava um boato que conforme o livro All About Street Fighter Zero 3, Sakura faria parte das Dolls. Uma das provas da mudança de ideia seria que Satsuki, na verdade, seria baseada em Sakura. Ao comparar os sprites de ambas e verá que a cabeça da Doll lembra a de Sakura, só que, com o penteado um pouco diferente.

3. A lavagem cerebral de Juni:
0 (1)
No livro Street Fighter Eternal Challenge, diz que a lavagem cerebral sofrida por Juni foi a mais completa das Dolls. Por isso, ela recebeu as missões mais importantes, como tentar capturar Ryu. Nos gibis da Udon Comics, também ocorre esse fato, só que com um agravante:

Para comprovar tal feito, sua primeira missão foi a de assassinar a sua própria família.

4. Sobre Juli:
Juli1Juli não é tão poderosa quanto Juni no storyline. Pela ficha divulgada no Shadaloo CRI, ela é descendente de uma tribo em particular, é a segunda Doll mais antiga e as memórias de seu passado foram apagadas diversas vezes.

Uma outra curiosidade é sobre seus olhos: muitos supõe que sua alcunha em Street Fighter Zero 3, “Heartless Assassin Doll" (Boneca Assassina Sem Coração), deve-se ao fato de que nas artes oficiais e nos sprites, seus olhos possuem um semblante triste, como se tivesse deprimida interiormente, ao contrário, por exemplo, de Cammy, que possui os olhos frios.

5. O caso de Decapre:
decapre-vsport
Não se sabia, a princípio o porquê de Decapre usar uma máscara. Uma das teorias que especulavam era possibilidade de Balrog / Vega tenha dado essa máscara para ela não ganhar alguma cicatriz em seu belo rosto, como aconteceu com Cammy. Outra teoria é que seu rosto poderia ser deformado. Havia várias especulações de que Decapre seria uma “proto-Cammy”, ou seja a clone que veio primeiro, mas que por algum motivo foi descartada., o que foi praticamente confirmado posteriormente. 

A possibilidade dela ser um outro clone, já tinha sido usada nos gibis da Udon Comics (e neles parte de seu rosto era deformado).

Em Ultra SF IV e a divulgação de artes conceituais, foi confirmado que parte de seu rosto é deformado, além dela ser um tanto instável e insana com o Psycho Power.  Em SF V, conseguiu sair do controle de Vega/Bison.




Em uma das versões anteriores do artigo, eu tinha afirmado que o anime Juri OVA já demonstrava que o rosto da personagem era cheia de cicatrizes. Graças ao Luiz Fernando, consegui uma imagem melhor e o que parecia ser o rosto, só era a máscara que mudaram de cor.
juriova

 6. Trajes personalizados:


Em SF V, as 12 Dolls ganharam trajes mais personalizados, destacando alguma particularidade e/ou função. As únicas que ficaram com os trajes mais parecidos com os antigos foram Juni e Juli, mudando apenas o modelo das botas.


Cammy em SF V, também teve o seu traje de Doll modificado, perdendo a sua tonalidade azul claro assim como, seu penteado também foi modificado.

 7. Livres... Ou não:


No final de A Shadow Falls, todas as Dolls do esquadrão de elite ficam livres do controle de Vega/Bison. Porém, especula-se que talvez o mesmo não tenha acontecido entre as Dolls do escalão mais baixo.. Quando o jogador vai criar o seu PsychoPass no CFN Portal (com o ID do Steam ou da PSN), na página de boas vindas, há o seguinte trecho:
"Eu recebi este "PsychoPass" da recepcionista, mas o que exatamente eu faço com ele? ... E por que o nível dela é tão alto ?! 
Excelente pergunta! Seu PsychoPass é o seu crachá de identificação dado a todas as tropas da Shadaloo. Ele terá seus dados de jogador atualizados no momento da emissão. Outras empresas proíbem seus membros de compartilhar coisas nas mídias sociais, mas nós aqui da Shadaloo encorajamos bastante isso! Compartilhe seu PsychoPass para mostrar suas habilidades para o mundo! E você tem um bom olho, se descobriu que a nossa recepcionista não é nenhuma garota comum! Até mesmo as recepcionistas têm que passar por um processo de batalha de eliminação feroz antes de que elas possam se considerar um de nós. Admirável, sim, mas você provavelmente deve apenas admirá-la de longe. Você talvez tenha ouvido falar da unidade de guarda-costas de elite de Lorde Bison, The Dolls? Há rumores de que a recepcionista é uma delas ... Dolls"
Por enquanto é apenas uma especulação, visto que até agora não divulgaram nada no jogo. Porém, conforme o livro "Al About Street Fighter III", é dito que a Shadaloo ainda existe, só que nas sombras. Então, a suspeita de que algumas Dolls ainda se mantém fiéis a Vega/Bison é válida.

8. März morreu?


Em "A Shadow Falls", quando as Dolls saem do controle de Vega/Bison, há um embate entre März e F.A.N.G., com a jovem salvando Rashid e se sacrificando para impedir que o assassino continue com as suas ambições. Mas, como bem sabemos, F.A.N.G. sobreviveu, o que leva a suspeitas sobre se März esteja viva ou não. Atualmente, seu status é desconhecido.

9. A cara é a mesma, mas os cabelos (e os olhos):


Algumas Dolls tiveram mudanças em sua aparência física, desde o seu jogo de origem:
  • Février em Street Fighter Zero 3 tinha os cabelos cor de rosa. Em Street Fighter V, eles se tornaram castanhos;
  • Juli em Street Fighter Zero 3 possuía olhos castanhos, enquanto que em Street Fighter V, seus olhos se tornaram azuis;
  • Juni possuía os cabelos laranja e olhos castanhos. Na série Street Fighter IV e em Street Fighter V, ela ficou loira de olhos azuis;
  • Decapre era loira e em Ultra Street Fighter IV, tinha os olhos verde-oliva. Em Street Fighter V, seus cabelos ficaram brancos e seus olhos âmbar.
10. O trecho obscuro da lavagem cerebral de Juni e Juli:

Fanart feita por レムレム博士
No All About Street Fighter Zero 3 há um trecho que pode ser considerado um tanto pesado, na história de Juni e Juli. Elas estão nuas numa maca, após terem sofrido diversos experimentos num laboratório da Shadaloo, quando Vega/Bison aparece diante delas.

11. O antigo Plot Guide errou?
Cammy__s_facepalm_by_anotherguttersnipe
Logo acima eu afirmei que Noembelu apareceu sim no anime de Super SF IV, contradizendo o que dizia o antigo plot guide. “Tia Bia, como você ousa! Tem provas?” Claro que tenho. Vamos olhar a seguinte sequência de imagens:
bon1 bon2
bon3 bon4
bon5 bon6
bon7 bon8
bon9 bon91
Na primeira e na segunda imagens, temos 2 homens levando 2 macas com 2 Dolls em cada uma.

Na terceira imagem, o homem que está na frente coloca a Doll ao lado de outras 3 que já estavam ali. Com a que bem vindo logo atrás, temos ao todo no momento cinco Dolls. Na imagem seguinte, vemos apenas 2 homens com macas vazias.

Na quinta imagem, já aparece 2 Dolls caídas no chão e logo após, na sexta, mais uma, totalizando 8 Dolls.

Na sétima e oitava imagem, vemos Noembelu tomando uma surra de Juri!! Uma prova de que ela não foi resgatada por T. Hawk e, com tudo que foi divulgado posteriormente, que não faz mais parte da tribo dele, sendo apenas uma índia qualquer norte-americana.

Nas duas últimas imagens, temos as Dolls que faltavam para completar 12. Ou seja, o antigo Plot Guide errou!

Curiosamente, o rosto de Noembelu não aparece na sequência que aparece alguns minutos depois das Dolls dentro das “incubadoras” junto com Juni e Juli nas macas.

Mas devo fazer uma pequena observação: o Plot Guide é atualizado constantemente, e como já tem uma nova versão do mesmo, bem mais detalhada e de qualidade superior, então, quando você ler este artigo, esse erro não existe na versão atual.

12. A vida de Juri antes:

Não se tem detalhes de como era a vida de Juri ou sobre a sua personalidade antes de seus pais serem assassinados. Uns dizem que Juri já possuía uma personalidade distorcida, mas que seus pais conseguiam controlar isso. Com a morte deles, essa personalidade dela apenas aflorou.

Outra teoria já diz que Juri era uma boa garota e tinha uma vida feliz, e que só está agindo dessa forma devido ao forte trauma psicológico que sofreu, graças a Vega / Bison e seus companheiros. A base para essa teoria é a frase de vitória de Chun Li, ao ganhar de Juri: "What would your parents think if they saw you now"? (O que seus pais pensariam de você, se a vissem agora?). Nesse última suposição, Juri seria “uma vilã trágica”.

13. Boing boings!!!!!!
140798-boobfight
A princípio os seios de Juri seriam menores em sua ficha técnica e ela também gostaria de seios grandes. Os seios dela sofreram um pequeno aumento (e eles estão absurdamente grandes em SF V =P ) e o detalhe sobre gostar de seios foi censurado. Essa parte quanto ao gosto de Juri, causou um furor (principalmente nos tarados de plantão), pois isso seria um indício de que ela é lésbica ou bissexual. A Capcom quanto a isso não se pronunciou (o único personagem, até o anúncio de Juri, provavelmente homossexual é Eagle e alguns especulam que Poison também seja por ela ser travesti/transexual - lembrando que ser transexual não significa que a pessoa seja homossexual).

Porém, devemos ter em mente que em algumas mídias japonesas, é comum algumas garotas gostarem de seios grandes, sem serem lésbicas ou bissexuais, vide personagens como Taokaka de Blazblue em relação a Litchi ou, em menor grau, uma das primeiras cenas do mangá de Love Hina, onde Naru Narusegawa comenta com Keitaro (ao confundi-lo com Kitsune, já que estava sem seus óculos ou lentes) que seus seios cresceram, mas que não estavam ainda do tamanho dos dela, e que gostaria de tocá-los um pouco.

Mas, algo que comprovaria que a personagem seja bissexual seria as frases de vitória contra alguns personagens masculinos e femininos, dando a entender segundas intenções e um interesse sexual.

14. A mudança no traje principal de Juri:


O traje de Juri era para ser bem mais revelador que a versão final, conforme o modo história de Cammy. Acima, uma montagem, com o seu wallpaper, feita por amorsatanico, mostrando como era o seu traje originalmente.

15. O novo olho de Juri:


No modo história de Juri, ela enfrenta Vega/Bison e este termina por arrancar o seu olho que continha o Feng Shui Engine. Depois deste acontecimento, em um laboratório abandonado da S.I.N. ela encontra outro olho, o Feng Shui Engine Alpha.

Espero que tenham gostado do artigo. Essa era uma atualização que estava querendo fazer há um tempo. Caso apareça algo novo, já sabem, irei atualizar aqui assim que possível! =) See ya!!!

05 janeiro 2019

Fatos e curiosidades sobre Kage


Nihao pessoas!!! Como foram de Ano Novo?? Estão xingando muito a Capcom com o miserê de Fighting Money?

Hoje, iremos falar dele, o nosso querido, amado, odiado, farofeiro, digievolução de Evil Ryu, o Kage!!! Mas antes um aviso: VAI TER SPOILER, SE NÃO QUER SABER DELE, PORQUE AINDA NÃO TEM O PERSONAGEM, NÃO LEIA!! Depois, não quero reclamações.

A Capcom, para nossa alegria, liberou bastante coisa sobre o personagem logo de cara. Minha vontade era, a princípio, colocar algumas informações contidas aqui no artigo anterior, mas devido até a falta de tempo (pra quem não sabe, faz pouco tempo que ganhei o meu caçula, então, eu só consigo escrever algo quando o mesmo está dormindo e eu não estou tão cansada), tive que dividir. A parte boa é que, tem algumas coisas que terminei descobrindo, ao pesquisar com mais calma.

E agora, a ficha do personagem:

Kage (Kagenaru Mono 影ナル者 ):


Altura: Desconhecida
Peso: Desconhecido
Nacionalidade: Desconhecida
Estilo de luta: Desconhecido
Ocupação: Satsui no Hadou
Gosta: Derrotar oponentes fortes (na tradução em japonês do Google, dizia matar)
Habilidade especial: Desconhecido
Voz: Hiroki Takahashi / Kyle Hebert

Uma encarnação do Satsui no Hadou que divergiu de Ryu. Possui força como a de um kishin (鬼神 deidades ferozes, presentes no budismo, mais explicações abaixo) . Ele vaga a procura de batalhas até a morte com poderosos oponentes.


Kagenaru Mono, numa tradução aproximada, significa "Aquilo que se tornou (ou que se torna) uma sombra", sendo kage sombra em japonês. A alcunha do personagem, no site japonês é "O rugido da batalha sangrenta" (血戦の咆哮 kessen no houkou), enquanto que na adaptação do site americano ficou sendo Embodiment of Satsui (Incorporação do Satsui).


Essa referência aos kishin fica bem evidente tanto no contexto da história do personagem, quanto em seu traje de batalha, assim como também o mesmo faz relação direta aos onis do folclore japonês.

Caso não saiba o que são kishins, eis uma explicação, retirada da Wikipedia (que pode não ser a melhor das fontes, mas ajuda) sobre essas criaturas:
Kishins (deidades ferozes), nas tradições não-tântricas do Budismo Mahayana , são divindades protetoras que destroem os obstáculos para os Budas e ao Dharma, agindo como guardiões contra os demônios e reunindo seres sencientes para ouvir os ensinamentos dos Budas. No budismo tântrico, eles são considerados formas ferozes e aterrorizantes dos próprios Budas e Bodhisatvas. Os seres iluminados podem assumir essas formas para proteger e ajudar os seres sencientes confusos. Os kishins também representam a energia e o poder que são necessários para transformar fatores mentais negativos em sabedoria e compaixão. Eles representam o poder e a compaixão da atividade iluminada que usa múltiplos meios hábeis (upaya) para guiar os seres sencientes, bem como o elemento transformador do tantra que usa as emoções negativas como parte do caminho. De acordo com Chogyam Trungpa , "yidams raivosos trabalham de forma mais direta e energicamente com paixão, agressão e desilusão - os conquistando e pisoteando-os imediatamente". 
Na arte budista tântrica, divindades ferozes são apresentadas como seres assustadores, de aparência demoníaca, adornados com crânios humanos e outros ornamentos associados ao cemitério, além de serem frequentemente retratados com atributos sexualmente sugestivos. De acordo com Rob Linrothe, a imagem sensual e feroz representa "o veneno como seu próprio antídoto, aproveitando os obstáculos como força libertadora" e observa que eles são "metáforas para os processos de yoga interna para obter a iluminação".

Kage e Ryu no modo história. Eu disse que esse artigo possui spoilers.
Particularmente, me baseando no que foi apresentado no jogo (no modo história que está logo mais abaixo), a definição budista tântrica seria a que mais se encaixa no personagem. Isso fica um tanto evidente, após enfrentar Ryu, se encaixando na definição dada pelo Rob Linrode, mesmo não existindo o lado sensual do personagem. A não ser que tu sejas uma criatura de mente poluída e veja coisas demais em certas frases de vitória, ou ache ultra sexy o jeitão do Kage...

Estátua de Oni
No que se refere aos onis, além da própria aparência, se nos lembrarmos do personagem Oni da série Street Fighter IV, podemos fazer um paralelo (como o Sano-Br me lembrou) com os personagens da história "Naita Aka-Oni" (que podem ler aqui), devidos as cores de cada um dos personagens (mesmo não existindo um "bonzinho" entre Kage e Oni).

Outro paralelo, que já citei no artigo passado sobre o personagem, seria com algumas divindades hindus.


Logo de cara, me lembrei de Kali, a deusa do tempo, também associada a morte, que dependendo da origem pode ser uma manifestação de Durga ou de Parvati, consorte do deus Shiva, sendo frequentemente considerada a Shakti do mesmo. Apesar da aparência terrível, é considerada como a mais gentil e amorosa das deusas, sendo considerada a Mãe de todo universo pelos seus devotos e uma grande protetora.

Em sua forma Smashana Kali, também  conhecida como Vama Kali, é a personificação do poder da destruição, sendo a forma mais perigosa e poderosa da deusa, dando a morte e a libertação.

Outro deus ligado a destruição (o kanji de Kage) seria Shiva.


Shiva é conhecido, dentro da trindade hindu (composta também por Brahma e Vishnu), como o "criador, mantenedor e destruidor" e é inclusive o pai de Ganesha, o deus com cabeça de elefante que aparece em alguns cenários de Dhalsim. Porém, devemos ressaltar que a destruição, diferente do que ocorre com Kage e Evil Ryu, não é em seu aspecto "negativo", digamos assim. É a destruição que antecede o renascimento.

A pele azulada, tanto de Kali, quanto de Shiva (ela também aparece em Krishna) é um símbolo para representar o infinito, a verdade e a realidade suprema.

O engraçado é que nenhuma das divindades citadas seriam vilãs, diferente do que ocorre com Kage. Note que até o traje de ambos os deuses (principalmente o de Shiva), lembra bastante alguns detalhes do Traje de Batalha.


Outra divindade que podemos fazer um paralelo (e que ao menos aparece como antagonista em um conto) é com o rei Ravana (que, em alguns ícones também aparece com a pele azulada), lembrado por Victor Alvez. E um detalhe a ser ressaltado é que Ravana é um asura (ashura). Quem se lembrou de Shurato e Naruto, ganhou um doce.

Asuras são divindades que anseiam pelo poder, relacionados aos devas mais benevolentes e podem ter qualidades boas ou ruins. No budismo, são conhecidos como anti-deuses, sendo um tipo de ser sobrenatural e um reino de renascimento (fãs de Saint Seiya devem se lembrar desses mundos). Eles vivem nos níveis mais baixos do monte Sumeru, tendo intermináveis guerras com os devas, tendo ciúmes dos mesmos e sendo obcecados com os aspectos sensoriais da existência.


Uma coisa interessante envolvendo a figura de Ravana no universo Street Fighter é no cenário clássico de Vega/Bison, o Templo de Ramayana, onde as estátuas guardiãs seriam uma representação do rei (que é adorado em alguns templos).

E é inevitável, não se lembrar do jogo da Capcom, Asura's Wrath, que inclusive, em um DLC, enfrentou Evil Ryu.


Essa ligação com a figura dos asuras, fica mais forte ao se analisar o nome de algumas habilidades de Kage.


A começar por sua V-Skill, Senha Kassatsu - 殺 波 活 殺, que demonstra bem a arrogância da figura do asura em decidir pelos outros. Traduzindo o nome da V-Skill, fica algo como "onda de perfuração da vida e morte”. Kassatsu (殺 殺) quer dizer literalmente "deixe viver ou mate"  eestá ligado aos seguintes kanjis 活 殺 自在 (kassatsu jizai), ou em português, "deixe viver ou mate a vontade".

O seu V-Trigger I, Taigyaku Mudō - 大逆無道, pode ser traduzido como "hediondo, traiçoeiro, diabólico, atroz". Ao se aprofundar na etimologia, veremos que  Taigyaku - 大逆 é traduzido como "alta traição", porém, num significado mais amplo, pode ser entendido como ação completamente contrária aos modos humanos, como matar algum Senhor (tenha em mente a época antiga do Japão) ou os seus pais. Para melhorar, no budismo, tal coisa te faz ir reencarnar diretamente no inferno.

Mudo - 動 動  é aparentemente um sinônimo de taigyaku e quer dizer "de jeito nenhum". Significa um ato horrível ou também um dos oito crimes imperdoáveis da antiga lei japonesa:

  • Derrubar um governo; 
  • Planejar e/ou conspirar a morte do imperador;
  • Matar os pais (isso inclui a esposa matar o marido ou os sogros);
  • Chacina;
  • Não respeitar devidamente os altos templos ou o imperador;
  • Desrespeitar os pais;
  • Matar um dos Senhores.

Por fim, o V-Trigger II, Rikudo Osatsu - 殺 鏖 殺, que tem o significado de "Massacre dos Seis Reinos", fazendo referência aos reinos budistas, que o Shaka de Virgem explica logo abaixo:


O modo história de Kage, também nos traz algumas indagações interessantes.


A primeira é que, logo de cara há uma ligação com o modo história de Sagat, o que dispensa algumas explicações.

A segunda, entra na questão do personagem Gouki/Akuma e sua percepção de mundo, sua busca, de querer de certa forma transcender a humanidade, da sua própria maneira e, porque não, a sua preocupação com Ryu e o caminho que ele tem tomado (que é diferente do dele). Esse momento, torna Gouki/Akuma ainda mais interessante como personagem, o aprofundando ainda mais e só confirmando uma coisa que digo, que ele é um "personagem cinza", ou seja, longe de ser aquele menino bonzinho, arquétipo de herói, porém, também não sendo um ser maligno.

E por último, temos a questão envolvendo Ryu. O final da luta deles e, o aparente desaparecimento de Kage (no sentido de morte da entidade), mostra que finalmente Ryu conseguiu se libertar de seus próprios "fantasmas" e procurou, de certa forma, entender a criatura e acolhe-la, ao mesmo tempo que a deixou livre.


A relação de Ryu e Kage é comparável ao que ocorre com Vega/Bison e Rose, sendo sua antítese. Enquanto Ryu teve essa postura "acolhedora" de seu lado maligno que tomou forma, Vega/Bison procura destruir completamente o que teve de bom algum dia, tanto que expurgou o que lhe restava de bondade (que deu origem a Rose). E indo mais afundo, Ryu em nenhum momento expurgou o Evil Ryu, ele saiu dele por livre e espontânea vontade.


Levando em conta todo o contexto que falei dos asuras, isso mostra ainda mais que Ryu, está transcendendo a humanidade, e aos poucos indo de encontro a iluminação. E, de certa forma, comprovando que ele é o oposto do senhor da Shadaloo.

E falando em "lado que toma forma física", há discussões se, essa "forma física" de Kage é apenas no plano espiritual (no modo história é evidente que tais batalhas ocorreram nesse plano) ou se, ele é capaz de possuir forma no plano físico.


Caso ele tenha formas no plano físico, alguns fãs especulam que ele possa ter possuído o corpo de Dan, devido a similaridade de seus movimentos. Apesar dessa especulação, talvez os movimentos normais dele seja apenas baseado, sem nenhum tipo de explicação oculta por trás. Então, isso eu deixo com vocês.


E só lembrando que, essa não é a primeira vez que vemos algo do tipo, do lado negro de Ryu, tomar forma. No manhua de SF II, publicado na década de 1990 em Hong Kong, tínhamos o demônio pessoal de Ryu, que tomou forma no plano físico e ainda em breves momentos, possuiu os corpos de Chun-Li (que era a epsosa de Ryu ali) e Ken.

Por último, peço a, quem for jogador de Kage, preste atenção nas frases de vitória dele, que são bem amorzinho, #sqn! :v Talvez uma das melhores seja contra a R.Mika (pena que a referência que tinha, em inglês da frase de vitória contra a Chun-Li se perdeu em português).

Kage sendo amorzinho com a Mika
Para terminar, eis as artes conceituais de Kage, publicadas no CFN Portal:





O primeiro, como podem ver, possui um aspecto mais sombrio e demoníaco. O segundo é a versão final, sendo mais próximo a figura do Evil Ryu.

Mesmo o personagem sendo uma evolução do conceito do Evil Ryu, ao fazer essa pesquisa, achei bem interessante todo esse background por de trás dele. Para ser sincera, só me fez gostar ainda mais do personagem. =)

Espero que tenham curtido esse artigo enorme, pois deu um senhor trabalho pra fazer! xD Até a próxima!!!!
Comentários