18 dezembro 2018

Kage, a evolução de Evil Ryu


Nihao pessoas!!! Nesse último fim de semana ocorreu a Capcom Cup 2018 e, como de praxe desde que SF V saiu, no final do evento rolou um anúncio de personagem. Porém, diferente do que ocorreu das outras vezes, onde tínhamos a silhueta de outros personagens da temporada, foi anunciado apenas um, que é na verdade, um velho conhecido da galera, mas com um novo nome: Evil Ryu que retornou como Kage.


 Primeiro, vamos compreender o que é o personagem na história (e em consequência onde se encaixa o Evil Ryu).


Quem é Kage?



O Evil Ryu, mesmo após SF Zero 2/SF Zero 2 Alpha ter se tornado um personagem independente, nunca foi alguém realmente ativo no desenrolar do roteiro. Apesar da história no jogo nos mostrar que Ryu tem problemas com o Satsui no Hadou e do mesmo tomar o controle durante algum momento, os finais de Evil Ryu possuíam uma pegada "e se Ryu sucumbisse a escuridão?"



Evil Ryu agora é uma entidade a parte de Ryu, que tomou sua própria forma física. O nome Kage, que em japonês significa sombra, demonstra bem o que ele é a sombra do Satsui no Hadou de Ryu, que quer provar que o lutador não é nada sem ele e trilha um caminho de pura destruição.

Abaixo, o modo história do personagem (se não jogou e não quer spoiler, nem dê play):



A sua aparência


Seu visual tem como referência os demônios do folclore japonês, com direito a chifres e presas, como ocorre com o personagem Oni. Isso é dito no próprio CFN Portal, ao clicar nos trajes do personagem, como podem verificar na imagem abaixo:

Comentários sobre cada um dos trajes.
Tal coisa fica bem mais evidente no seu Traje de Batalha, que é basicamente um "cosplay de demônio".


Uma coisa que eu tinha notado é a sua semelhança, no terceiro traje, com algumas divindades hindus, como a deusa Khali. O usuário da comunidade de Street Fighter V do Facebook, Victor Alvez, também notou algo semelhante, ao comparar com uma das imagens do deus Ravana, o antagonista do épico Ramayana.


Kali e Ravana
E, só pra lembrar, com isso temos mais um calaboca naqueles que insistem em acreditar em certas teorias conspiratórias de SJW.


Jogando com Kage

Sendo então uma "evolução", por assim dizer, de Evil, apesar dele possuir golpes parecidos, possuem o seu próprio estilo, sendo até mais violento. Devido a isso, ele possui os golpes clássicos de Ryu, com alguns de Evil Ryu


V-Skill: Senha Kassatsu 


Um soco poderoso, repleto de energia, que possui armor e pode ser carregado.

V-Trigger I: Taigyaku Mudo


Essa V-Skill de duas barras desperta o famoso teletransporte do personagem, o Ashura Senkuu (que é feito pressionando HP + HK), que também pode ser feito no ar. E ela ainda melhora o V-Skill do personagem.

V-Trigger II: Rikudo Osatsu


Com três barras, o personagem ganha o golpe Misogi, onde Kage dá um salto e cai em cima do personagem, similar a um meteoro. O comando é o mesmo do teletransporte e ainda pode ser cancelado, por golpes normais e especiais. Esse V-Trigger também destrava um Critical Art que é um velho conhecido da galera.

Critical Arts:

Metsu Shoryuken 


Para quem é jogador antigo de Ryu, dispensa apresentações. devido a natureza de Kage, ganhou um visual mais "dark".

Shun Goku Satsu


O Critical Art, assinatura do Satsui no Hadou, que é destravado com o V-Trigger II.


Considerações Finais:

Assim como ocorreu com outros personagens, Kage entrou na questão "ame ou odeie".
Se você, assim como eu, curtia o Evil Ryu, provavelmente vai gostar desse novo personagem. Porém, como ele não é um personagem exatamente "novo", está sendo bastante criticada essa adição.

Outra coisa a se falar é o mistério quanto aos personagens da nova temporada, pois, como dito no início desse artigo, a Capcom não nos deu nenhuma pista, apesar de rumores apontarem que Rose e C.Viper estarão na próxima temporada.

Algo que curti bastante foi a trilha sonora do personagem:


Uma outra coisa interessante que notei foram algumas frases de vitória do personagem, fazendo algumas referências (no momento só vi elas em inglês, não sei como foi a adaptação para o português).Seu desdém com Ken, uma referência direta ao significado do nome de Chun-Li e a admiração de Sakura por Ryu, ou a frase para o personagem Vega/Bison, sobre a sua busca pelo poder.

Ryu vs "Oni Ryu" no manhua
Por fim, algo que me chamou a atenção foi parte da origem de Kage: o Evil Ryu que tomou forma corpórea. Quem conhece os manhuas da série Street Fighter, sabe que, no manhua de Street Fighter II existe o demônio pessoal de Ryu, um "lado maligno do personagem" (mas que na história não tem nada haver com o Satsui no Hadou), que em determinado momento toma forma corpórea e se torna um dos principais antagonistas de Ryu, chegando até mesmo a engravidar uma mulher que era apaixonada pelo personagem (e que se mata ainda grávida para impedir que uma criança demônio venha para o mundo) e a possuir Ken e Chun-Li (ali esposa de Ryu), fazendo-os lutar contra ele.

Se a Capcom se lembrou deste detalhe do manhua de SF II e resolveu adaptar a história de Evil Ryu, ou se isso foi uma coincidência, não posso confirmar, mesmo eu achando difícil eles adaptarem algo dos manhuas. Mas deixo essa questão com vocês! =) 

E aí, curtiram o Kage?


Fontes: Capcom-Unity BrStreet Fighter V JP, CFN Portal

Nenhum comentário:

Comentários