Páginas

27 fevereiro 2023

E como fica a cronologia? 11ª Parte - Linha do tempo é atualizada em novo artbook

Para quem acompanha as redes sociais da Capcom, ou ao menos de funcionários da empresa envolvidos com Street Fighter, como o Nakayama, sabe que foi lançado no Japão o mais novo artbook da franquia, o Street Fighter V Climax Art - Zero to 6. O livro contém diversas informações a artes que prometem abranger desde o Street Fighter original, até, ao menos, o início de Street Fighter 6, que ainda não foi lançado.

O Scotia (youtuber que faz vídeos voltados a ajogos de luta e suas histórias e que cuida do perfil Daily Street Fighter 3 art), conseguiu um exemplar do livro e disponibilizou algumas informações contidas ali, traduzidas em inglês pelo próprio. Dentre elas temos desde notas sobre o cast de SF V até uma linha do tempo atualizada!

Nesta publicação iremos nos focar na linha do tempo. Posteriormente, faço uma falando sobre os comentários de Nakayama e Shigeno a respeito dos lutadores de SF V.

Sugiro antes ler este artigo com a linha do tempo presente em Street Fighter Memorial Archives Beyond the World - From Street Fighter to Street Fighter V, para um entendimento maior.

Na imagem temos a cronologia atualizada, com pequenas notas sobre cada evento. Eu traduzi e adaptei para o português com auxílio de um tradutor on-line (então, caso alguém tenha algo melhor, pode tranquilamente me mandar, que irei atualizar aqui) e comparando com a tradução feita para o inglês pelo Scotia. 


Cronologia da história da série "Street Fighter" apresenta:

A linha do tempo da série "Street Fighter" e os eventos difíceis que ocorreram em cada obra. Nos modos arcade e história, o destino e o confronto dos lutadores, as manobras secretas da Shadaloo lideradas por Vega/Bison e a destruição foram retratados. Além disso, os acontecimentos ocorridos em Metro City, palco de “Final Fight”, também são indispensáveis ​​quando se fala da série. Na época do lançamento deste livro, o episódio de "SF III" é o mais recente, mas "SF 6" vai além disso.


Street Fighter:

  • Ryu e Ken embarcam em uma jornada de luta de rua.
  • Ryu luta contra Sagat e o derrota com o Shoryuken.
  • Tópicos Metro City 1: Cody, Guy e outros destroem a organização criminosa Mad Gear!


Street Fighter Zero:

・Vega/Bison viaja pelo mundo em busca de excelentes lutadores.


Street Fighter Zero 2:

・O "Psycho Drive", que fornece uma quantidade inesgotável de psycho power, está em operação.


Street Fighter Zero 3: 

  • Artistas marciais destroem o "Psycho Drive", destruindo ostensivamente a Shadaloo.
  • Tópicos de Metro City 2: Incapaz de se acostumar com a paz, Cody é preso por brigar o tempo todo.
  • O novo plano alternativo de desenvolvimento de novos corpos para Vega/Bison, "Living Incubator", começa.
  • Nash, que resgatou Abel, desaparece depois disso.


Street Fighter II:

  • Campeonato Mundial de Artes Marciais é realizado.


Street Fighter IV:

  • Seth, o CEO do departamento de desenvolvimento de armas da Shadaloo, a S.I.N, deserta.
  • Destruição da S.I.N..
  • Bison/Balrog encontra e protege Ed.
  • MetroCity Tópicos 3: Cody é solto e se torna prefeito de Metro City.


Street Fighter V:

  • Com a saída de Sagat da Shadaloo, F.A.N.G se junta aos Quatro Reis Celestiais.
  • Intensas ondas eletromagnéticas do plano da "Black Moon" jogam Nova Iorque no caos.
  • A pedido da família Kanzuki, a Shadaloo é aniquilada pelos artistas marciais.
  • Chun-Li se torna a guardiã da garota hacker Li Fen.
  • Ed forma sua própria organização.


Street Fighter III - The New Generation:

  1. O guardião de Alex, Tom, é atacado por um misterioso lutador loiro.


Street Fighter III - 2nd Impact:

  • Li Fen é sequestrada pela Sociedade Secreta .
  • Alex deixa Nova Iorque para se vingar do que aconteceu a Tom.


Street Fighter III - 3rd Strike:

  • Alex parte numa jornada de treinamento de guerreiro.


Street Fighter 6:

  • Luke começa a treinar novos recrutas na Buckler.


Então, agora vamos a análise dos fatos apresentados.

A primeira coisa é que, ao que tudo indica, diferente do que ocorreu na lore adaptada pela Capcom USA, não há menção de Evil Ryu em SF 1, o que bate perfeitamente com o final do Ryu no modo arcade, pela rota Street Fighter 1, em SF V. 

Final Fight 1 ocorreu durante o Street Fighter 1, ou no máximo, pouco tempo depois da luta de Ryu contra Sagat.

Outro fator que chama e MUITO a atenção, é que temos um esclarecimento maior a respeito de Street Fighter Zero e SF III - NG, ambos funcionando como prelúdio. Não que todos os finais dali contem para o roteiro, mas sim que, como é de fato conhecido para quem pesquisa a lore, alguns acontecimentos mostrados em ambos são canônicos. E temos um ponto de partida, seja para Vega/Bison atrás de lutadores fortes, quanto para o que houve com Tom, amigo de Alex.

Quanto ao programa de novos corpos, juntando com o que se sabia sobre Cammy, é possível deduzir que, a produção de corpos extras realmente tomou forma de forma "grandiosa" após a destruição do Psycho Drive e com o ditador tomando temporariamente o corpo de Rose. E como já era certeza, o final de Nash válido é o de SF Zero 2, porém, ele ocorre após a destruição da base da Shadaloo em SF Zero 3 e também, após o resgate de Abel (que originalmente foi dos corpos extras de Vega/Bison).

Chegando em SF IV, temos uma pequena ordem de acontecimento, colocando o resgate de Ed como um final de toda a questão envolvendo diretamente a S.I.N. e um pequeno esclarecimento sobre Cody, que foi eleito, ao que tudo indica, após todos os acontecimentos envolvendo a S.I.N..

Na série SF III, temos uma pequena surpresa, com o sequestro de Li Fen ocorrendo ainda em 2nd Impact, tendo sua resolução em 3rd Strike.

Apesar dessa linha do tempo não ser algo que "muda tudo o que se sabia anteriormente", ela complementa a última apresentada e esclarece alguns pontos da história. Tanto que, assumo, se antes eu gostaria de tentar comprar esse livro, a minha vontade SÓ AUMENTOU.

Infelizmente, o único porém é que, assim como houve na linha temporal anterior, não há uma nota a respeito de Final Fight 2 e Final Fight 3.  

Por enquanto o Street Fighter V Climax Art - Zero to 6 está disponível apenas no Japão, ou seja, só importando. Torcer para que, no mínimo, quem sabe, role uma tradução para o inglês, futuramente.

Mais artigos da cronologia:

23 fevereiro 2023

O trailer de Zangief, Lily e Cammy e demais notícias

Nihao pessoal! Como foram de Ano Novo? E Carnaval? Só espero que tenham seguido a recomendação do Ministério da Saúde:

Piada de tia do pavê a parte, após umas pequenas férias de postagens novas, vamos as grande novidades desses últimos dias!

A primeira é que MenaRD se tornou o campeão da Capcom Coup, com SF V, jogando de Luke (o que deixou alguns de nariz torcido). E que finais foram aquelas, que mesmo consagrando Menard, mostrou diversos jogadores talentosíssimos como Zhen, Ending Walker (meus olhos brilham vendo aquele menino jogando de Ed) e tantos outros.

Abaixo os cinco primeiros colocados. Para o resultado completo, é só conferir no site oficial.

1° lugar: BANDITS|MenaRD - Luke/Birdie
2° lugar: BLG|Zhen - M.Bison
3° lugar: XSET|iDom - Laura/Poison
4° lugar: Mister Crimson - Dhalsim
5° lugar: EndingWalker - Ed

E foi dito que na próxima Capcom Coup, já com SF 6, o prêmio para o primeiro colocado é de 1 MILHÃO DE DÓLARES!

Além disso, finalmente saiu no Japão o aguardado livro "Street Fighter V Climax Arts + Zero to 6", com diversas ilustrações, antigas e recentes de toda a saga. E, se você tem dinheiro para gastar, já se encontra disponível na Amazon japonesa.

E antes que pergunte, a moça não é a Laura!

A UDON ainda divulfou mais detalhes sobre a nova série de quadrinhos, canônica, que é o prelúdio de Street Fighter 6!

A série terá ao todo cinco edições, com roteiro da Capcom, sendo a primeira, de número 0 (que no roteiro terá colaboração de Matt Moylan), distribuída gratuitamente durante o Free Comic Book Day. Elas terão com os seguintes artistas:

0 - Arte por Genzoman e Edwin Huang. Capa de Edwin Huang.
1 - Arte por Bengus. 
2 - Arte por Panzer. 
3 - Arte por Hanzo Steinbach. 
4 - Arte por Chisato Mita. 

A partir da primeira edição teremos capas variantes, como esta acima, feita por Jo Chen. Você poderá conferir todas no site da UDON.

E finalmente o trailer dos últimos personagens iniciais de Street Fighter 6!

Com isso todo o cast inicial foi apresentado, faltando apenas os futuros DLC's, que é praticamente certo serem Ed, Rashid, Akuma e A.K.I.

O nosso querido Red Cyclone, Zangief, está de volta, mostrando o seu corpo musculoso (com direito a física nas coxas e na bunda 😳) e cheio de cicatrizes! Continua sendo aquele personagem bruto, que é proibido chegar perto!

E nesse trailer conhecemos a jovem Lily, que conforme alguns aúdios vazados tem ligação com T.Hawk, sendo ela uma Thunderfoot! E é bem visível a proximidade de ambos, vistio que ela tem alguns golpes do mesmo, mais alguns próprios! É bem "kawaii no desu" e fofinha!

E por último a nossa amada loira, que deixou suas tranças, Cammy, que vem num visual baseado naquele do clássico anime Street Fighter II V. E essa não foi a única referência aos animes não! 

Um olhar mais atento deve ter percebido que um dos seus golpes foi visto no anime longa metragem, bem no início! 

E vocês, o que acharam do trailer? Bem, eu sei que alguns estão doidinhos para verem Cammy e Zangief em seus trajes clássicos (como se não estivessem sensuais em suas novas vestimentas - ouvi dizer que não teríamo esse tipo de coisa 😆😆😆)... xD

Comentários