Atualizações em negrito.
Nihao! Como estão vocês?
Hoje o artigo vai explodir um pouco nossas cabeças. Tanto que, originalmente, eu iria publicar primeiro o artigo de Final Fight para assim, publicar este sobre Captain Commando. Mas até devido a uns debates que tive, achei melhor publicar esse na frente.
"Mas tia Bia, como assim explodir cabeças? Por quê?"
Bem, sabe de algo que era estabelecido, mas que, do nada é mudado? Então, esse é o caso de Captain Commando. Então, senta que lá vem história.
Criação
Antes de começar a falar do jogo em si, é necessário lembrar que o personagem já tinha dado as caras ainda nos anos 80, em manuais de jogos para o NES na América do Norte. O mascote da empresa não foi criação da Capcom japonesa e sim da Capcom USA, como um personagem publicitário. As três primeiras letras das palavras do seu nome formam a palavra CAPCOM.
Nesse momento, ele possuiu duas versões.
A primeira, que foi entre 1986 e 1988, onde vemos um senhor, que é um herói espacial, com duas armas laser e um par de medalhões no pescoço, com a letra C e um traje azul com detalhes em vermelho e dourado. Esse Captain Commando foi utilizado nos jogos, como parte da série "Captain Commando Challenge Series", 1942 , Comando , Ghosts 'n Goblins , Mega Man , Trojan , Section Z e Gun.Smoke, aparecendo seja na parte de trás da embalagem quanto no manual de instruções, parabenizando o dono do jogo por adquirir um produto da Capcom. E no manual de "Section Z", é dito que o personagem do jogador sem nome seria o próprio Captain Commando.
Curiosamente, no manual de Mega Man, a imagem que vimos do nosso Captain é diferente. Em vez de estar com suas armas, ele aparece de corpo inteiro, segurando uma bandeira da Capcom USA.
A segunda versão apareceria em 1989, dessa vez nas embalagens dos jogos Strider, Mega Man 2, Willow e DuckTales. Dessa vez temos um Captain mais jovem, com um traje de piloto, capacete , na frente de um caça a jato e junto de um macaquinho alienígena.
Como podemos observar acima, essa imagem ainda vinha com uma mensagem dizendo para o leitor o procurar para saber mais de todos os jogos de ação da Capcom e, um pouco mais abaixo, com a sua assinatura.
O Captain Commando atual só foi surgir em 1991 nas mãos do lendário Akiman, o criador da Chun-Li. E o motivo para ele ter mudado o personagem completamente no jogo de arcade, foi porque simplesmente ele não tinha gostado dos visuais anteriores. Simples assim!
キャプテンコマンドーは
— あきまんPLAMAX「GODZ ORDER」神翼騎士団 (@akiman7) August 24, 2018
CAPTAIN COMMANDO
↓ ↓
CAP COM
↓
CAPCOM
という感じでカプコンUSAが展開した
広告用のキャラクターだが
俺はかっこ悪いと思ったのでデザインし直した
しかも今もって更に直したい
O jogo
Este é o ano de 2026. O mundo está cheio de crime, O Captain Commando e seus três fiéis companheiros do Commando se levantam para apagar esse crime do Planeta Terra e da Galáxia. Mas os criminosos futuristas que eles têm que lutar são dotados de um poder maligno, secreto e oculto. Muitos deles são Super Criminosos, com habilidades além das dos mortais comuns. O líder de todos os Super Criminosos é Genocide (na versão internacional chamado de Scumocide).
E adivinhem em que cidade esses criminosos resolveram aprontar? Sim, a velha Metro City. E dessa vez sem Mike Haggar para socar criminosos! Só que, assim como essa cidade tem ímã para criminosos, ela é também um chamariz para heróis! E tudo isso no ano "distante" de 2026...
Vamos conhecer esses novos heróis:
- Captain Commando - O nosso herói, loiro e de óculos escuros! Possui corpo e mente fortes, além de uma série de aparatos tecnológicos que o auxiliam em sua luta contra o mal. É o líder do "Commando Team";
- Jennety/Mack The Knife - Também conhecido como Mummy Commando. Ele é um alienígena que se assemelha demais a uma múmia. Possui um temperamento frio, calmo e controlado. Seu nome japonês, Jennety, é derivado da palavra "genetic" (genético), enquanto que seu nome nos EUA, Mack vem de uma canção de Bobby Darin, que se tornou popular nos anos 1950;
- Sho/Ginzu The Ninja - O Ninja Commando, que é o sucessor do Bushinryu, o mesmo estilo de Guy, Maki, Genryusai e Zeku. Possui uma espada afiadíssima que corta seus inimigos em dois. O seu nome no Japão, Sho vem de Sho Kosugi , um ator japonês que é conhecido por interpretar diversos ninjas em vários filmes na década de 1980. Já o nome ocidental vem das famosas Facas Ginsu (algum tio aí lembra do 011-1406?);
- Hoover/Baby Head - O Baby Commando. Não se engane pelo tamanho e aparência fofa, é um bebê superinteligente e que luta num robô de sua autoria.
- Wooky - Um cara de traje verde com detalhes em amarelo que as vezes, vem montado num robô;
- Eddy - Usa um traje igual ao de O mesmo que Wooky, só que das cores roxa e amarelo e com ataques aprimorados;
- Dick - Outro que usa um traje idêntico ao de Wooky, só que azul e amarelo e com um boné. Na versão de Super Nintendo ele não aparece;
- Carol e Brenda - As inimigas sensuais de pouca roupa que atacam usando a eletricidade. Enquanto Carol tem o cabelo rosa e Brenda é loira;
- Skip e Sonie - Os bandidos que usam facas. Enquanto Skip usa uma jaqueta amarela, Sonie usa uma vermelha.
- Marbin - Um homem pequeno e careca que cospe fogo;
- Samson e Organo - Os fortões com baixa inteligência. Samson tem trajes azuis enquanto Organo usa roupas vermelhas;
- Mardia - Uma mulher musculosa de cabelos vermelhos. Ela te ataca praticamente vomitando em cima de você uma gosma verde;
- Kojiro - Um dos ninjas inimigos que aparece no jogo. Seu traje é de cor vermelha e ataca usando socos e chutes. O nome do personagem, é baseado em Kojirō Sasaki, um dos samurais mais habilidosos de sua época;
- Sasuke - Outro ninja, dessa vez, com traje verde. Ele ataca usando uma espada e seu nome é baseado em Sasuke Sarutobi, um famoso ninja do folclore japonês;
- Hanzo - O ninja de roupa azul. Ele ataca com shurikens e seu nome vem de Hanzō Hattori, um famoso ninja e chefe de um clã da região de Iga;
- Musashi - Um grande samurai que luta com sua espada. Seu nome vem de Musashi Miyamoto, o famoso espadachim do clã Tokugawa.
- Z - Um inimigo que parece um alien (sim o do filme mesmo) prateado. Ele ataca usando suas longas garras.
- Dolg - Um cara grande que me faz lembrar o Cable com olhos pintados. É o chefe da primeira fase, que estava a roubar um banco. Uma outra versão do personagem aparece antes da luta contra Genocide/Scumocide;
- Shturm Jr. - O chefão da segunda fase, que é o museu, que parece ser um mutante animalesco, como o nosso querido Blanka, só que de pele laranja, com detalhes verdes e cabelo verde. É chamado de Shtrom Jr. no jogo;
- Yamato - O chefe da Ninja House, que possui rivalidade com Ginzu e luta com vários ninjas ao seu lado;
- Monster - O chefe do estágio do circo. Ele é um homem que foi transformado num monstro grandalhão pelo Dr. T.W.
- Dr. T. W. - O cientista louco e chefe da quinta fase, que tenta escapar numa pequena lancha, após a derrota de Monster;
- Druk e Shturm - Os chefões do estágio 6, que se situa num aquário. Druk é similar a Shturm Jr., mas com pele rosada e cabelo amarelo. Enquanto que Shturm (que há suspeitas de ser pai do Shturm Jr.) possui pele azul e cabelo vermelho. É chamado de Shtrom no jogo;
- Blood - O chefe do estágio 7, que é uma base subterrânea. Um homem corpulento e sem camisa, cujos os braços parecem que foram costurados em seu corpo;
- Doppel - O chefe do estágio d nave espacial. Um homem gordo com roupa verde que imita a imita a aparência e os movimentos do personagem do jogador. O seu nome é derivado da palavra "doppelgänger".
- Scumocide (Genocide no Japão) - O grande vilão de pouca roupa do jogo e chefe final, com a batalha ocorrendo no planeta Callisto. Scumocide é o líder dos Super Criminosos. Ele ataca usando poderes combinados de fogo e gelo.
No fim, nosso herói e seu grupo consegue salvar o mundo da terrível ameaça de Genocide/Scumocide e todo mundo fica feliz pra sempre!
Devido as referências a Final Fight, como o fato de se passar em Metro City e Sho/Ginzu ser um lutador bushinryu, era assumido que Captain Commando se passava em algum ponto no futuro do universo de Street Fighter.
E, com isso, indo pela nossa cronologia, Captain Commando seria o último jogo da lista, se passando depois dos acontecimentos de Street Fighter III (que ocorreria ainda nos anos 90).
- Street Fighter;
- Final Fight (que aconteceria durante o SF 1);
- Street Fighter Zero / Alpha;
- Street Fighter Zero / Alpha 3;
- Final Fight 2 (que pode ter ocorrido durante e ter terminado a tempo de Maki participar dos eventos de SF Zero 3, ou um pouco antes);
- Rival Schools (seus eventos podem ter ocorrido antes, ignorando o fato de que se passaria nos anos 90 conforme era originalmente, durante ou depois de SF II);
- Street Fighter II (incluindo as Supers);
- Final Fight 3 (depois de SF II, ao meu ver, ele pode ser encaixado na mesma época do SF II);
- Street Fighter IV;
- Street Fighter V;
- Street Fighter III;
- SF III – 3rd Strike;
- Captain Commando.
Bem, isso até a Capcom revelar que Zeku é o Strider original e publicar o perfil dos ninjas do clã de Ibuki.
Ainda canônico?
Como dito, era assumido que este era o futuro do universo da série Street Fighter, sendo o último jogo que fazia parte dele. Isso ao menos até SF V, quando descobrimos a canonicidade de Strider, que aconteceria depois de Captain Commando. Tanto que essa informação consta desde no antigo Plot Guide, como em diversos sites, vídeos de youtubers e até mesmo no Essencial Street Fighter, onde eu participei junto com o pessoal do Streetfighter.com.br com conteúdo e revisão.
Mas vocês lembram que eu costumo a dizer que a Capcom é a nossa querida empresa troll, não é?
No perfil do personagem Yuta Homura, disponível na enciclopédia de personagens do Shadaloo Combat Research Institute, temos uma revelação um tanto curiosa.
Seu nome é lido como “Yūta Homura” Ele é afiliado a mesmo aldeia ninja de Ibuki.
Nome: Yūta Homura
Altura: 167 cm
Peso: 63 kg
Tipo sanguíneo: A
Nascimento: 16 de junho
País de origem: Japão
Coisas que gosta: Treinar, mantou (pão chinês cozido no vapor)¹
Não gosta: CentopeiasUm ninja afiliado à aldeia shinobi. Ele é um jovem apaixonado que é inspirado a abrir sua própria loja². Ele treina ao lado de Ibuki e Sarai Kurosawa. Seu taijutsu é ótimo, mas seu ninjutsu é terrivelmente fraco. Ele também é talentoso em jogos beat'em up. Aparentemente, é muito fácil para ele terminar um jogo inteiro com Jennety (Mack The Knife) usando uma ficha.
¹ Na ficha da versão em inglês, no lugar de mantou, consta manju, um doce típico da culinária japonesa, geralmente recheado de feijão azuki.
² Na versão em inglês consta a informação: "Esse cara de sangue quente e emocional é um ninja da Clareira dos Ninjas."
Sim, vocês leram bem, ao que tudo indica, Captain Commando é UM JOGO dentro do universo de Street Fighter!!! 😱 E esta informação consta tanto na ficha japonesa (que é a que foi usada na tradução) do personagem, como na ficha da versão em inglês do site!
Com isso, Captain Commando está oficialmente fora da nossa cronologia, a não ser que a Capcom resolva colocar o jogo novamente e aproveitar para explicar que aquilo era apenas um easter egg, ou que sei lá, as ideias para trajes e nicks do Commando, vieram de um jogo antigo. Ou então, alguém perguntar diretamente ao Nakayama (como fizeram com Rival Schools) se aquilo foi apenas um easter egg ou se está fora mesmo (se alguém aí fizer, pode me mandar o link, terei o prazer de atualizar aqui).
É, eu até imagino como você, meu querido leitor, deve estar se sentindo... Eu fiquei surpresa quando descobri a informação. E chateada porque não deu para colocar no Essencial, pois só vim saber disso DEPOIS do livro ter sido lançado. 😕
Sinceramente, eu ainda tenho uma ponta de esperança de que, na verdade, o exemplo dado por Nakayama seja apenas um easter egg mesmo e não uma confirmação de que o jogo está fora da cronologia, como ficou entendido ali.
Com isso, nossa cronologia fica assim:
- Street Fighter;
- Final Fight (que aconteceria durante o SF 1);
- Street Fighter Zero / Alpha;
- Street Fighter Zero / Alpha 3;
- Final Fight 2 (que pode ter ocorrido durante e ter terminado a tempo de Maki participar dos eventos de SF Zero 3, ou um pouco antes);
- Rival Schools (seus eventos podem ter ocorrido antes, ignorando o fato de que se passaria nos anos 90 conforme era originalmente, durante ou depois de SF II);
- Street Fighter II (incluindo as Supers);
- Final Fight 3 (depois de SF II, ao meu ver, ele pode ser encaixado na mesma época do SF II);
- Street Fighter IV;
- Street Fighter V;
- Street Fighter III;
- SF III – 3rd Strike;
Captain Commando(eliminado até segunda ordem);- Strider (? - talvez apenas alguns elementos sejam canônicos, não necessariamente o jogo).
Porém, nem tudo está perdido. Eis que é lançado Street Fighter 6.
Captain Commando em Street Fighter 6?
Street Fighter 6, até o momento que atualizei esse artigo, é o último jogo da franquia. E a grande novidade é o modo World Tour, onde o jogador termina criando um avatar que termina interagindo com diversos personagens e termina conhecendo um pouco mais sobre a história do jogo e a personalidade dos guerreiros mundiais.
E onde Captain Commando entra? Justamente com o seu avatar, ao lutar contra uma oponente numa missão e ao conhecer Kimberly.
Quando o seu avatar e Carol se conhecem. |
Numa das missões do jogo, o seu avatar termina conhecendo uma jovem chamada Carol, que termina comentando em dado momento que antes ela estava envolvida com uma galera um tanto perigosa, mas que hoje, mudou de vida.
Se você notar, essa jovem é familiar... Sim, ela é AQUELA CAROL do jogo Captain Commando! E ela faz uma referência direta a gangue que aterrorizava Metro City no jogo! E não para por aí.
Ao conhecer um pouco mais sobre Kimberly, nos é mostrado a seguinte imagem:
Esse ninja que aparece é Gou (號) que é o pai do personagem Sho/Ginzu, um dos personagens principais de Captain Commando!
Com isso, você deve até pensar que agora o jogo voltou a ser cânon, e bem, não é isso. A primeira coisa a se notar é a presença do pai de Go/Ginzu numa época que pode ter sido após a saída de Carol da gangue. Mesmo que essa lembrança de Kimberly possa ter acontecido durante a época de deliquente de Carol, não há a presença de Go/Ginzu em nehuma das lembranças de Kimberly, o que pode indicar que, ou o rapaz não nasceu, ou ele nem foi treinado ainda. Fora que, como não há outros nomes envolvidos, como o do líder Genocide/Scumocide e nem que entre o mandato de Haggar e Cody houve alguma batalha épica envolvendo até alienígenas, entra aqui algo que comentei no artigo de War-Zard/Red Earth: que certos elementos podem ser canônicos, mas NÃO exatamente o jogo em si.
O que temos aqui é simplesmente o seguinte: alguns elementos de Captain Commando existem no universo principal de Street Fighter (Carol e Gou), mesmo o jogo de origem deles não sendo, como inclusive ocorre com Street Fighter EX.
- Street Fighter;
- Final Fight (que aconteceria durante o SF 1);
- Street Fighter Zero / Alpha;
- Street Fighter Zero / Alpha 3;
- Final Fight 2 (que pode ter ocorrido durante e ter terminado a tempo de Maki participar dos eventos de SF Zero 3, ou um pouco antes);
- Rival Schools (seus eventos podem ter ocorrido antes, ignorando o fato de que se passaria nos anos 90 conforme era originalmente, durante ou depois de SF II);
- Street Fighter II (incluindo as Supers);
- Final Fight 3 (depois de SF II, ao meu ver, ele pode ser encaixado na mesma época do SF II);
- Street Fighter IV;
- Street Fighter V;
- Street Fighter III;
- SF III – 3rd Strike;
Captain Commando(eliminado até segunda ordem, alguns personagens do jogo são canônicos no universo principal);- Strider (? - talvez apenas alguns elementos sejam canônicos, não necessariamente o jogo).
Então, nossa cronologia continua a mesma, apenas com uma observação sobre a presença canônica desses personagens.
Curiosidades:
- No artbook Capcom Illustrations - Gamest Mook 17, há uma ilustração, que cogitava-se ser de Sho/Ginzu sem máscara, mas que na verdade, é de seu pai Gou;
- Nesse mesmo artbook, existe páginas de um mangá, com balões vazios, desenhado por Akiman. Infelizmente, não há mais informações a respeito. O mangá, você pode conferir aqui;
- Assim como ocorreu com Poison e Roxy, Carol e Brenda sofreram uma censura no port de Super Nintendo. Porém, diferente das beldades de Final Fight que foram substituídas por versões masculinas suas, Carol e Brenda tiveram modificações apenas em seus trajes, os deixando mais "comportados".
- No mangá de Captain Commando (que, aparentemente não conta para o jogo, já que não encontrei nada que dissesse o contrário) temos a revelação sobre quem é Captain Commando: Mars Carlisle, o CEO da Star Electronics;
- Outro personagem, que no mangá, descobrimos mais sobre sua identidade é Hoover/Baby Head: Hoover J. Estefan, um cientista, adulto, que se viu forçado, para não morrer, a transferir sua mente para um corpo infantil artificial aprimorado após um ataque de Genocide/Scumocide. Baby Head virou um codinome na tradução em inglês do mangá;
- Os personagens de Captain Commando fizeram diversas aparições durante os anos, que inclui jogos como a série Marvel vs Capcom, Adventure Quiz Capcom World 2, Namco vs Capcom e Project X Zone 2. Fora ainda os cameos, como o famoso cenário de Ken de Street Fighter Zero 2 onde Captain Commando e outros personagens da Capcom aparecem;
- Chuck Greene em Dead Rising 3 e Frank West em Dead Rising 4, ganharam trajes de Captain Commando. O mesmo ocorre com Charlie Nash em Street Fighter V;
- O nome completo de Sho/Ginzu, no mangá de Captain Commando é Ginzu Takegami (Sho Takegami (武神翔 Takegami Shō, na versão japonesa);
- Genocide, ou Genocídio em português, significa:
1.extermínio deliberado, parcial ou total, de uma comunidade, grupo étnico, racial ou religioso."
Mesmo eu não conseguindo encontrar uma explicação oficial para a troca de nomes, acho que podemos imaginar o porquê da Capcom ter feito isso. Já Scumocide é um neologismo com a palavra Scum, escória em inglês com o sufixo "cide" (cídio) que vem do Latim caedere, que significa “matar", "imolar" ou "derrubar”.
o g. de judeus na Segunda Guerra Mundial"
2.POR EXTENSÃO destruição de populações ou povos.
"uma guerra nuclear resultaria num verdadeiro g."
3.aniquilamento de grupos humanos, o qual, sem chegar ao assassínio em massa, inclui outras formas de extermínio, como a prevenção de nascimentos, o sequestro sistemático de crianças dentro de um determinado grupo étnico, a submissão a condições insuportáveis de vida etc.
- Na versão japonesa do site Shadaloo CRI, há um SF Seminar dedicado a Captain Commando, com várias dicas para cada fase do jogo.
- Carol é uma das personagens que aparece no cenário de Ken de Street Fighter Zero 2. Ela é comumente confundida com Michelle Heart, outra personagem da Capcom, por conta das asas em sua roupa.
Bem, vou ficando por aqui. Espero que tenham gostado do artigo! Lembre-se de conferir os demais artigos desta série sobre a cronologia. Até a próxima!!!
- E como fica a cronologia? 1ª parte - SF 1 e SF II;
- E como fica a cronologia? 2ª parte - Série SF Zero/Alpha;
- E como fica a cronologia? 3ª parte - Série SF III;
- E como fica a cronologia? 4ª parte - Sobre a série Rival School;
- E como fica a cronologia? 5ª parte - Edição especial dedicado as outras mídias e sua relação com o universo do jogo;
- E como fica a cronologia? 6ª parte - Edição Especial Fichas - Dedicado a enciclopédia de SF publicada no CFN Portal;
- E como fica a cronologia? 7ª parte - Street Fighter EX;
- E como fica a cronologia? 8ª Parte - A Linha do Tempo da Série;
- E como fica a cronologia? 10ª parte - Red Earth;
- E como fica a cronologia? 11ª Parte - Linha do tempo é atualizada em novo artbook;
- E como fica a cronologia? 12ª parte - Série SF IV;
- E como fica a cronologia? 13ª parte - Strider;
- E como fica a cronologia? 14ª parte - Chun-Li ni Makase China.
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