22 outubro 2023

E como fica a cronologia? 14ª parte - Chun-Li ni Makase China


Nihao pessoas! Bem, mais uma vez, o artigo de Final Fight foi interrompido porque resolvi reformular um que eu tinha feito anos atrás, sobre o pachinko Chun-Li ni Makase China. Caso queiram  ler o primeiro artigo que fiz sobre o pachinko, podem ir aqui

A princípio, eu iria atualizá-lo, mas achei melhor nesse caso, fazer um novo mesmo. Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao Red Cyclone que me passou umas informações que, inclusive, não constavam no blog dele. Dito isso, vamos ao que interessa.


Chun-Li Makase China, que pode ser traduzido como “Chun-Li Deixando a China" é um pachinko lançado pela Enterisse (que faz parte da Capcom) em 2008 no Japão, na época das comemorações dos 20 anos de Street Fighter e próximo do lançamento daquele filme que todo mundo finge que nunca existiu, de tão ruim, The Legend of Chun-Li. Na época, a imagem abaixo ficou bem famosa em diversos sites.


O pachinko, como disse no artigo anterior, é  um tipo de caça-níquel, que mistura alguns elementos das máquinas pinball, surgido na Era Taishô (de 30 de julho de 1912 até 25 de dezembro de 1926, que foi o tempo do reinado do Imperador Taishô) e ele era voltado para o público infantil. Mais infoprmações, podem ir na Wikipedia ou procurar no buscador de sua preferência.


Diferente dos caça-níqueis que estamos acostumados a ver por aqui (de forma ilegal, pois sabemos que no Brasil é proibido), nesse temos uma história, que é mostrada em vídeos que passam durante a jogatina, que variam entre gráficos em cell shading e cenas em anime.

Mary também sendo sequestrada
A aventura é um spin-off e gira em torno do sequestro de uma garotinha, que Chun-Li resolve investigar. No decorrer, ela conhece Reiko e Mary, que terminam a ajudando na resolução do caso (com direito a Mary terminar sendo capturada em dado momento), ao lado de Sakura, Guile e Ryu que também terminam ajudando a nossa querida agente da Interpol. 

As Dolls Aprendizes
E como estamos falando de Street Fighter, claro que teremos lutas! Chun-Li para solucionar o caso irá ficar no caminho da Shadaloo e lutar contra diversas Dolls Aprendizes de nível baixo, que são garotas sequestradas de diversas partes do globo que estão sendo preparadas para se tornarem verdadeiras Dolls de elite! Assim como também, irá enfrentar lutadores conhecidos, como Zangief, apresentado no vídeo promocional como o lutador feroz, além de dois agentes da Shadaloo, Cammy, que apesar de usar o traje da Delta Red, desempenha o papel de Doll leal a Vega/M.Bison e Balrog/Vega. E se estamos falando em Shadaloo, claro que ela iria terminar ficando cara a cara com o próprio comandante da organização, Vega/M.Bison. 


Outros lutadores também aparecem no pachinko, fazendo pequenas participações, como Rose, que é  uma personagem bônus, com o seu traje de vidente auxiliando o jogador com suas cartas, Dan, pode ser visto em alguns momentos próximo de Sakura e até mesmo Gouki/Akuma.  


Infelizmente, não consegui muitas fontes escritas detalhando mais a história do pachinko, apenas o básico. Nem mesmo o site oficial (que se encontra arquivado no Web Machine, para a nossa alegria), nos dá alguma informação relevante na seção de história.


E para piorar, a Capcom não liberou nada desse material fora dos pachinkos, como por exemplo, sendo um extra numa seção de galeria em algum jogo ou coletânea. O que é uma pena, pois é algo interessante e curioso envolvendo a franquia, mesmo não sendo o único pachinko de Street Fighter. O máximo que temos são alguns materiais promocionais que saíram apenas no Japão, como o DVD que o Red Cyclone adquiriu e me passou algumas informações a partir dele, mas que no momento são bem raros de se conseguir.


E agora vocês devem estar se perguntando, ele entra mesmo na cronologia, visto que, no artigo anterior, eu negava? 

Então, é provável que sim, e irei explicar o porquê dessa minha mudança de opinião.

Reiko
É certo que Reiko e Mary, as duas civis que Chun-Li termina conhecendo, são personagens canônicas no universo principal do jogo, possuindo fichas no CRI, assim como as Dolls aprendizes. A ficha de Mary (que poderão ler mais abaixo) ainda possui informações levemente diferentes de sua versão japonesa para a americana, que terminam se complementando, ao conhecer a história do pachinko.

A versão japonesa é enfática em afirmar que Mary foi sequestrada em Hong Kong, enquanto a americana apenas informa que Mary estava envolvida num caso que Chun-Li estava investigando e foi salva por ela.

Então podemos deduzir que é certo de um dos fatos apresentados no pachinko terem acontecido, sendo mais provável tudo, além da presença das Dolls Aprendizes. Porém, não há menções no CRI da existência da garotinha que também foi sequestrada e salva por Chun-Li, apesar da ficha americana de Mary citar que Chun-Li investigava um caso. 

Fora, claro, o fato de Cammy, que usando seu traje da Delta Red, estava sob o controle de Vega/Bison. E infelizmente quanto a isso, nem eu e nem o Red Cyclone conseguimos uma explicação clara para ela ali ser subordinada de Vega/Bison, com aquele traje. Com isso, Chun-Li ni Makase China, pode seguir duas linhas:

  • Não ser totalmente canônico,com isso a história pode não ser exatamente aquela apresentada no pachinko e sim uma versão;
  • Ele ser totalmente canônico, com pequenas observações para um melhor entendimento. Sendo assim, por exemplo, Cammy poderia ter sido controlada por um período breve de tempo, explicando o traje da Delta Red e a garotinha que foi salva por Chun-Li existir canônicamente no universo principal. Ela só não ganhou ficha pelo mesmo motivo que Julia, a esposa de Guile, não ganhou: MISTÉRIO! =P 
A garotinha salva por Chun-Li, Sakura, Chun-Li, Mary, Guile e Ryu.
O que é correto afirmar é que, caso ele seja totalmente cânon ou apenas parte, os acontecimentos mostrados ali se passariam após Street Fighter Zero 3 e antes de Street Fighter II, porém, após Vega/Bison ter deixado de controlar o corpo de Rose (o que o colocaria após o salvamento de Abel e da morte de Charlie Nash na cachoeira). Inclusive esse encaixe entre os acontecimentos de Zero 3 e SF II o Red Cyclone usa na linha do tempo que ele fez da série em seu blog. 

Então, a linha do tempo ficaria desta forma:
  • War-Zard/Red Earth (? - talvez seus acontecimentos tenham ocorrido no passado, a única coisa certa é que determinados elementos apresentados no jogo são canônicos em SF);
  • Street Fighter;
  • Final Fight (que aconteceria durante o SF 1);
  • Street Fighter Zero / Alpha e Street Fighter Zero / Alpha 2;
  • Street Fighter Zero / Alpha 3;
  • Chun-Li ni Makase China (alguns elementos da história apresentados no pachinko de fato ocorreram e há personagens canônicos);
  • Final Fight 2 (que pode ter ocorrido durante e ter terminado a tempo de Maki participar dos eventos de SF Zero 3, ou um pouco antes);
  • Rival Schools (seus eventos podem ter ocorrido antes, ignorando o fato de que se passaria nos anos 90 conforme era originalmente, durante ou depois de SF II);
  • Street Fighter II (incluindo as Supers);
  • Final Fight 3 (depois de SF II, ao meu ver, ele pode ser encaixado na mesma época do SF II);
  • Street Fighter IV (a série);
  • Street Fighter V;
  • Street Fighter III – New Challenger e Street Fighter III – 2nd Impact  ;
  • Street Fighter III – 3rd Strike;
  • Captain Commando (eliminado até segunda ordem, alguns personagens do jogo são canônicos no universo principal); 
  • Strider (? - talvez apenas alguns elementos sejam canônicos, não necessariamente o jogo).
E agora fiquem com algumas pequenas curiosidades.

  • Apesar do traje principal de luta ser aquele que vimos na série Zero/Alpha, é possível vê-la também com o traje de Street Fighter II em algumas máquinas.

  • O nome da música tema do pachinko é Kiseki, letra por Mai Matsumuro, composta pela Capcom e é cantada por Asami. Infelizmente essas são as únicas informações disponíveis, nem eu e nem Red Cyclone conseguimos encontrar mais sobre a música. E não há evidências de que tenha sido comercializada. Caso queira ouvir (mesmo com os sons do pachinko), pode ir aqui

  • Como disse anteriormente, as fichas de Reiko e Mary foram publicadas no CRI. Eis a ficha delas traduzidas, baseadas nas da versão japonesa do site (a das Dolls Aprendizes, vocês podem ler aqui):
Reiko

Hoje é Reiko, que apareceu em Chun-Li ni Makase China. Como fica evidente em seu traje, ela gosta de motociclismo. Ela não pratica artes marciais, portanto não pode lutar.


Nome: Reiko
Altura: 163cm
Peso: 54kg
Tipo sanguíneo: B
Aniversário: 20 de maio
País de origem: EUA
Coisa favorita: Moto, Melancia
Não gosta: Nuvens de poeira

Uma piloto que participa de eventos em vários países do mundo. Ela é uma competidora que odeia perder. Anos atrás, ela estava, por acaso, presente quando Mary estava sendo sequestrada, então cooperou com Chun-Li em seu caso. Tudo terminou bem. A partir daí, tornaram-se boas amigas que mantêm contato. Gosto do traje de corrida vermelho dela.

Quão legal ela é?! Por que não a patrocinamos? Senhor F.A.N.G., por favor! Poderíamos afixar o adesivo dela em um lugar onde pudesse se destacar aqui na Shadaloo...* O quê, "Absolutamente não"? Que pena.

*Na versão em inglês da ficha diz que ela poderia colocar uns decalques da Shadaloo em sua moto ou algo assim.


Mary

Hoje é Mary, que apareceu em Chun-Li ni Makase China. Ela não luta. Uma garota normal.


Nome: Mary
Altura: 157cm
Peso: 49kg
Tipo sanguíneo: 0
Aniversário: 3 de dezembro
País de origem: Irlanda
Coisa favorita: Caminhar, ler
Não gosta: Exercício

Certa vez, ela foi resgatada por Chun-Li quando foi sequestrada em Hong Kong.* Ela tem um comportamento muito quieto. Ela gosta de ler romances de mistério sentada em um banco de um parque público. Ela também tem memória e perspicácia prodigiosas e deseja trabalhar na inteligência no futuro.

O que você acha de ingressar na Shadaloo? É um bom local de trabalho!

*Na ficha em inglês, não é mencionado que ela foi sequestrada e sim que estava envolvida no caso e foi salva por Chun-Li. A cidade de Hong Kong também é omitida.

  • Nas fichas em inglês de Reiko e Mary no CRI, há um provável erro de tradução. O nome do pachinko consta ali como "Leave it to Chun-Li!" (Deixe isso para Chun-Li), confundindo a palavra "まかせ" (makase) com "まかせて" (makasete), sendo a última a correta para a tradução feita.

  • O jogo foi lançado em três gabinetes de cores diferentes, um azul, um amarelo e um vermelho. A arte presente também mudava, conforme a cor.

Bem, irei ficando por aqui. Não deixem de ler os outros artigos sobre a cronologia! Até mais!

Nenhum comentário:

Comentários