22 março 2021

E como fica a cronologia? 10ª parte - Red Earth

 

Atualizações em negrito.

Nihao! Hoje iremos falar de um jogo que, ao menos aqui no Brasil, muitos não tiveram a oportunidade de jogar, mas que ao menos conhece, no mínimo, um personagem dele: Red Earth (War-Zard, seu nome no Japão)!

Sendo bem sincera, era para este artigo ser o último da série, mas como eu o terminei antes do previsto, então, resolvi publicar.

Você deve estar se perguntando o porquê do jogo estar aqui, até porque, aparentemente, ele não possui nenhuma ligação com Street Fighter. Bem, e aí que você se engana. Vem comigo que te explico.


O jogo


Plot - Site Oficial:

O ano é 1999... 

Nem a Revolução Industrial nem o Renascimento ainda surgiram, e estamos numa terra onde o exército e os magos coexistiam. Enquanto cada nação se continha, na superfície, o tempo passava com calma ... 

No entanto, um misterioso império emergiu em tal mundo. O misterioso império manipulou monstros suspeitos, invadiu uma nação após a outra com seu poder avassalador e tingiu a antiga terra verde de vermelho a cor do sangue ... 

As pessoas estavam com medo do poderoso poder desconhecido e de sua existência, e previram a destruição da terra ... 


Plot - Secret File:

No ano de 1999, terra alterada. O mundo sem Renascimento, nem Revolução Industrial, onde dominam a monarquia, espadas e feitiçaria. As nações se contiveram, contudo, estavam em calmaria. Estavam até que um país enigmático surgiu. Crueldade sobrenatural e muitos monstros do país estão levando o mundo ao dia do juízo final. 

 

Plot - All About War-Zard:

Calendário Sagrado 1999... Nenhuma menção a Revolução Industrial, tampouco a Renascença floresceu. A teocracia ainda era a regra nas nações do mundo, e a "espada e magia"eram as forças militares. Países vizinhos queriam expandir seus territórios suprimindo uns aos outros com suas forças armadas. Na superfície, o tempo passou pacificamente porque os países vizinhos praticavam o equilíbrio militar enquanto cada lado expandia a sua visão do mundo através da conquista armada... No entanto, como uma zombaria daquele momento, surgiu subitamente uma poderosa nação militar surgiu no seio da confederação. Um misterioso império usa o poder da magia para manipular aterrorizantes armas super-feras e sobrepujá-las e dominou todo o continente com uma força militar esmagadora. O continente outrora verdejante foi devastado, e o sangue de pessoas inocentes manchou literalmente a terra de vermelho. As pessoas temem seu grande poder e crueldade, e, e previam a ruína do mundo em um futuro sombrio e nebuloso.


Observação: Na versão internacional, a ação ocorre no ano de 13XX, século XIV. Todas as traduções foram feitas com auxílio de tradutores on-line, caso tenha alguma melhor, pode me mandar.

War-Zard/Red Earth foi lançado originalmente para a placa CPS 3 em 1996, como um jogo de luta com premissa de fantasia medieval, com diversos elementos de RPG, onde era possível escolher quatro personagens:

  • Leo: O rei de Savalia (Greedia na versão japonesa) que foi amaldiçoado e expulso pelos responsáveis que atacaram seu reino. Usa a maldição ao seu favor para ajudar seu povo, com Hauzer o esperando para o combate;
  • Mukuro/Kenji: Um ninja, que teria nascido em 1971. Quando navios negros invadiram Zipang e atacaram o país, o shogun manda Mukuro/Kenji e seus asseclas, que são o seu melhor esquadrão de ninjas, que os investigassem e eliminassem. Durante a missão são atacados por Kongou. Apesar da desconfiança de Mukuro/Kenji que o shogun esteja traindo o país, ele segue em sua missão, atrás de mais pistas; 
  • Tabasa/Tessa: A feiticeira, natural de Icelarn que resolve investigar a estranha tempestade, que ela acredita que não seja um fenômeno natural. Ao investigar quem seria o responsável por tal fenômeno, enfrenta Hydron, que mantinha uma garotinha presa;
  • Tao/Mai-Ling: Uma jovem de 14 anos, que é uma habilidosa artista marcial de Gora. Voltando de um torneio, que ela ganhou o primeiro lugar, encontra sua terra devastada, com a harpia Luan/Lavia assumindo a destruição do local. A jovem agora está atrás das crianças desaparecidas de sua cidade e também, de respostas para o que está acontecendo no mundo.

Para assim enfrentar terríveis monstros e assim, salvar o dia:

  • Nool/Hydron: Um malicioso monstro metade nautilus e metade kraken, que recebeu poder de Valdoll/Scion. Termina encontrando Tabasa/Tessa em seu caminho; 
  • Hauzer: Anteriormente um fóssil de Greedia/Savalia que foi ressuscitado por Valdoll/Scion, que é agora um dragão terrestre;
  • Kongou: Outrora um humano comerciante, sem habilidades de luta, chamado Taruma, que vivia em Zipang. Ao conhecer Valdoll/Scion, este lhe deu o poder de se transformar num grande oni. Agora, ele aterroriza sua terra natal; 
  • Secmeto/Ravange: Uma mistura de esfinge com quimera, diretamente do reino desértico de Alanbird/Sangypt. Possui uma cauda que é uma serpente e cabeças de águia, dragão, cabra e leão. A criatura foi criada por uma seguidora de Valdoll/Scion, a imperatriz Clara Tantra (Arumana IV no Japão), que se funde a besta;
  • Luan/Lavia: Outrora bondosa, é uma fênix que aparece no folclore de Gora, que foi amaldiçoada por Valdoll/Scion, se transformando numa harpia. Ao derrotá-la, seu corpo é consumido pelas chamas e ela volta a sua aparência original;
  • Gi Gi: Uma estátua inca, que ganhou vida graças a Valdoll/Scion. 
  • Blade: Anteriormente era o ex-capitão da guarda pessoal de Leo, que sofreu lavagem cerebral. Ele é o cristal que se encontra no centro da armadura. Por ser uma criação de Valdoll/Scion é totalmente fiel a seu mestre e carrega uma espada de nome Adrayer;
  • Valdoll/Scion: O grande vilão do jogo, responsável pelos ataques de monstros e por tudo de ruim que está acontecendo naquele momento. O objetivo do feiticeiro é encontrar humanos fortes o suficientes que sobrevivam a sua conquista, para assim dominar todo o planeta com ele, em nome de sua nação Darminor. Ao ser derrotado, revela uma segunda forma, True Scion (ou Shin Valdoll, como é conhecido no Japão).

E os nossos heróis contam com a ajuda dos Seis Espíritos Elementais, que são convocados através de orbes místicos:
  • Goranda: Um camaleão cobra parecido com um dragão que tem o poder do fogo;
  • Soulfunil: Uma recatada ninfa com cabelos de gelo que comanda o poder do gelo (não, diga, com esses cabelos, seria difícil controlar outra coisa...);
  • Giamateus: Um gigante atlético que é composto por uma constelação e que possui o poder das estrelas (é mesmo? xD);
  • Rafale: Uma silfo que comando o poder do vento;
  • Gorubarus: Um feroz lobo chifrudo que possui o poder da luz; 
  • Dogma: Um erudito que parece um fantasma, com corpo de gaiola que segura uma legião de espíritos inferiores que comandam o poder do veneno. Um estudioso sombrio como um fantasma com um corpo feito de uma gaiola segurando uma legião de espíritos inferiores que comandam o poder do veneno.

Ainda há outros personagens que interagem com nossos heróis durante a jornada, e as vezes, até participando mais ativamente da lore dos nossos heróis, como é o caso dos Três Homens Sábios, que interagem com Leo, aparecendo até mesmo em alguns finais do personagem.

Ficando claro, ainda mais na versão japonesa, que é um jogo que mexe com o conceito de terra alternativa, ficaria um tanto estranho alguém querer relacionar este jogo com Street Fighter. Até Darkstalkers possui mais "proximidade" com SF, com direito a Blanka ser citado (até o momento sendo só um easter egg) num dos finais de Felicia. 

Mas então, o que aconteceu para eu falar dele aqui, nesta série sobre a cronologia? Então, agora é que vem a bomba. E caso tenha assistido o vídeo do Velberan sobre a timeline do universo de SF, já até sabe o que é.


Street Fighter V Arcade Edition - A Visionary Book II

Street Fighter V Arcade Edition - A Visionary Book II é um artbook lançado, infelizmente, apenas no Japão, junto com a edição física de colecionador de Street Fighter V - Arcade Edition. Nele temos diversas informações interessantes sobre os personagens, assim como algumas curiosidades.

Caso não consiga visualizar o player, clique aqui.

Na seção de Menat, temos um comentário de Nakayama, onde ele fala sobre a origem de sua bola de cristal. Eis o que diz (caso consigam uma tradução melhor, podem me mandar):

O tema do personagem para a 2ª temporada foi "Velha e Nova Geração". Ela também é uma discípula da usuária do Soul Power que apareceu anteriormente. A mestra é boa em adivinhação com tarô, mas Menat é boa em adivinhação com bola de cristal. Sua bola de cristal é chamada de "Leão Olho Esquerdo" (escrito dessa forma mesmo, agradecimentos ao Miðgarðsorm), que foi criada a partir de uma besta divina que dizem ter protegido o reino fantasma do deserto de Alanbird. Há muitas teorias, sobre sua compatibilidade com Menat, que é descendente de uma certa pessoa.

Sim, há elementos de War-Zard/Red Earth em Street Fighter! Alanbird (ou Sangypt na versão internacional), como dito anteriormente é o reino protegido por Secmeto/Ravange, baseado no antigo Egito. E para aumentar ainda mais a ligação, Sekhmet, a deusa que serviu de inspiração para a personagem do jogo, possui uma cabeça de... LEÃO. E temos que lembrar que a lutadora Menat é egípcia! O restante do comentário refere-se ao estilo de luta dela e a Menat como personagem em SF V. 

E se ainda tem dúvidas, Nakayama em seu Twitter ainda nos deu uma pista sobre quem seria a pessoa de quem Menat descende:

No tweet acima, Nakayama, diz, em um tom surpreso, que Arumana IV/Clara Tantra, a imperatriz seguidora de Valdoll/Scion tem algo a ver com Menat. Sim, nossa querida "biscoitinha da sorte" tem sangue real! E, diferente do papel que Menat faz em SF V, sua antepassada é uma vilã ainda!

Com isso, temos a pergunta que não quer calar: War-Zard/Red Earth se encaixa MESMO na cronologia?

Bem, a partir de agora temos praticamente cinco caminhos a se seguir:

O primeiro é similar ao que ocorre com personagens como Capitão Sawada e Shin, onde, mesmo eles sendo canônicos no universo principal, seus jogos de origem não o são e não há nada, até o momento, que indique que eles sejam canônicos num universo alternativo. Com isso, pode ter existido alguns personagens, ou todos de War-Zard/Red Earth no universo principal, mas os acontecimentos do jogo de origem não (ou foram modificados, talvez?). Os personagens continuam sendo os mesmos, tendo poucas modificações, ou nenhuma.

O segundo caminho é aquele apresentado pela personagem Ruby, que é a versão de Ruby Hearth no universo principal de Street Fighter. Nesse caso, o que existiu em algum momento no universo principal foram versões do que temos em War-Zard/Red Earth, que mesmo guardando a sua "essência" não é exatamente aqueles personagens que conhecemos e sim novos. E os acontecimentos do jogo podem ou não ter acontecido numa outra época, porém, quase certo de se ter ocorrido num universo paralelo (lembrem-se, alguns personagens da série Marvel são de um universo alternativo).

O terceiro caminho é aquele apresentado por Mech Zangief e Dark Sakura no universo principal. Mesmo deixando implícito que seus jogos de origem ocorrem num universo alternativo (lembram da ficha de Shadow e Shadow Lady, que são de realidades paralelas?), ganharam versões modificadas dentro do universo principal. Com isso, War-Zard/Red Earth pode ter ocorrido num universo paralelo, porém, alguns personagens possuem versões dentro do universo principal de SF que viveram em alguma época.

O quarto seria o caminho dos personagens de SF EX, que seguiram tendo poucas ou nenhumas modificações no universo principal, chegando até a participar indiretamente da história de SF V, mas o seu jogo de origem não é canônico ali e talvez ocorrendo num universo alternativo, como alguns podem interpretar o que é dito no livro Street Fighter Memorial Archives Beyond the World - From Street Fighter to Street Fighter V, que afirma que SF EX é uma história paralela.

O quinto é basicamente seguir o conselho dado pelo livro Street Fighter Memorial Archives Beyond the World - From Street Fighter to Street Fighter V, em ignorar certas contradições existentes e atualizar os pontos necessários para se encaixar na lore. Com isso, poderíamos desconsiderar o que é dito na lore japonesa de War-Zard/Red Earth no que se refere ao ano dos acontecimentos e colocar o jogo no passado e, porque não, seguir o que é dito na versão americana, onde tudo ocorre no século XIV. Com isso, ficaria até claro para muitos que a Terra apresentada no universo de SF não necessariamente seguiria os mesmos acontecimentos da Terra real, sendo assim, uma expansão do conceito de Terra alternativa apresentada no próprio War-Zard/Red Earth!  

Então, tendo em mente essas possibilidades, com as suas devidas observações, a cronologia da série ficaria desta forma:

  • War-Zard/Red Earth (? - talvez seus acontecimentos tenham ocorrido no passado, a única coisa certa é que determinados elementos apresentados no jogo são canônicos em SF);
  • Street Fighter;
  • Final Fight (que aconteceria durante o SF 1);
  • Street Fighter Zero / Alpha;
  • Street Fighter Zero / Alpha 3;
  • Final Fight 2 (que pode ter ocorrido durante e ter terminado a tempo de Maki participar dos eventos de SF Zero 3, ou um pouco antes);
  • Rival Schools (seus eventos podem ter ocorrido antes, ignorando o fato de que se passaria nos anos 90 conforme era originalmente, durante ou depois de SF II);
  • Street Fighter II (incluindo as Supers);
  • Final Fight 3 (depois de SF II, ao meu ver, ele pode ser encaixado na mesma época do SF II);
  • Street Fighter IV;
  • Street Fighter V;
  • Street Fighter III;
  • SF III – 3rd Strike;
  • Captain Commando (eliminado até segunda ordem, alguns personagens do jogo são canônicos no universo principal); 
  • Strider (? - talvez apenas alguns elementos sejam canônicos, não necessariamente o jogo).

Claro, você ainda pode viajar mais nessa questão e afirmar que o reino fantasma de Alanbird é na verdade de outra dimensão e que, após os acontecimentos de War-Zard, conseguiu de alguma forma (uma magia que deu errado?) parar no universo principal de SF e quem sabe até servindo de portal. Mas aí, iremos entrar mais em teorias especulativas que carecem de fontes para serem melhor fundamentadas. Visto que, todas as suposições que coloquei se baseiam em fatos apresentados pela própria Capcom em situações semelhantes.

Então, o que vocês acham? Qual seria o caso de War-Zard/Red Earth?


Curiosidades:

  • War-hard/Red Earth, durante anos, não recebeu um port caseiro, apesar de seus personagen participarem de diversos jogos que foram lançados posteriormente para videogames (como SvC: Chaos) ou exclusivos que não saíram no arcade, como SNK vs Capcom: Card FRighters Clash;

Cena de um dos finais de Tabasa/Tessa

  • Todos os personagens do jogo possuem três finais. No caso de Leo, um de seus finais pode ser dividido em dois, considerando assim um quarto final, devido a uma pequena mudança que ocorre nas cenas, caso o jogador utilize continues, apesar dos diálogos serem os mesmos. Para ver todos os finais do jogo, é preciso cumprir algumas exigências, que vai desde não pegar continues, até utilizar um determinado número de continues. Tabasa/Tessa e Mukuro/Kenji, possuem ainda duas opções de escolha em seus finais que ocorrem caso se use menos de 20 continues, semelhante ao que ocorre com Chun-Li em Super Street Fighter II e Super Turbo, onde podemos optar por ela seguir uma vida normal ou continuar sendo detetive. 

  • Caso o jogador não utilize continues, assim como ocorre com a série SF II, vemos uma tela especial de créditos, mostrando os outros personagens que participam da história do jogo. No final, há uma tela com uma outra versão dos lutadores, fazendo a pergunta: "A seguir?" Infelizmente, como não teve outro jogo, não se tem muita informação dessas possíveis versões futuras; 

Greedia/Savalia

  • Algumas localidades apresentadas no jogo, fazem referência a lugares reais, seja no cenário ou no nome. 

    - Greedia/Savalia: A Grécia antiga. Savalia, inclusive é o nome de uma vila real, que fica localizada no sul da Grécia;
    - Zipang: O Japão feudal. O nome Zipang é um nome antigo do próprio Japão;
    - Icelarn: O nome é uma referência a Islândia (Iceland) e a localidade as regiões polares. A localização, fazendo um paralelo com o mundo real é a Escandinávia; 
    - Gora: Geograficamente, representa a Ásia. Mesmo ficando implícito que Gora representaria a China ou a Mongólia, devido a localidade ser no deserto, podendo ser referência ao deserto de Gobi, que está localizado nos dois países, Gora, curiosamente, é o nome de um município da Polônia (não que tenha sido proposital isso, só fiz um paralelo);
    - Alanbird/Sangypt: Clara referência ao Egito antigo, inclusive no nome do lugar na versão internacional;
    - Crypt: Localizado no que seria a América do Sul (lembrando que neste universo a América Central não existe), o lugar é uma referência as ruínas maias, existentes na América Central. 

  • Secmeto, o nome japonês de Ravange é em referência a deusa Sekhmet, a deusa egípcia com cabeça de leoa da guerra, da vingança, das doenças e da cura. Dizem que uma vez Rá a ordenou que castigasse a humanidade devido a sua desobediência. Tal tarefa foi cumprida com tanta fúria pela deusa, que Rá precisou embebedá-la com vinho para que ela não exterminasse a humanidade;

  • O nome dos dois dragões que acompanham Valdoll/Scion é Misery (Miséria) e Dispair (Desespero);

  • O nome de Blade, mesmo no Japão, a princípio era Jihad. Tal nome está presente em alguns materiais japoneses, como no Secret File e no livro All About War-Zard. A mudança do nome provavelmente foi feita para evitar qualquer tipo de atrito com seguidores do Islã. Curiosamente, no encarte do CD da trilha sonora do jogo, já consta o seu nome atualizado ;

Tabatha e Samantha no seriado A Feiticeira

  • O nome japonês de Tessa, Tabasa, possivelmente seria Tabitha, sendo uma referência a personagem de mesmo nome da série "A Feiticeira" e seu spinoff, Tabitha;

  • Dos quatro personagens selecionáveis, Tao/Mai-Ling é a única que não participou de outro jogo de luta como personagem selecionável. Ainda sobre ela, com base nas suas falas em japonês ela é possivelmente uma bokkuko, ou seja uma garota que usa pronomes masculinos para se referir a si mesma (no japonês mesmo o pronome pessoal "eu"possui diferenciação entre masculino e feminino);

  • No jogo Dragon's Dogma: Dark Arisen, também da Capcom, há uma peça de armadura chamada "Cursed King's Belt"(Cinturão do Rei Amaldiçoado), onde é dito que pertenceu a um rei que foi amaldiçoado a viver como um leão, fazendo uma referência direta a Leo e a um dos seus finais;

  • Alex e Zeku ganharam trajes extras de Leo e Mukuro/Kenji em SF V;

  • War-Zard/Red Earth finalmente teve um lançamento doméstico, praticamente 26 ANOS DEPOIS DE TER SIDO LANÇADO. Ele está presente na nova coletânea de jogos de luta da Capcom, a Capcom Fighting Collection, que está disponível para Steam, PS4, Nintendo Switch e XBOX ONE.

Bem, irei ficando por aqui. Espero que eu tenha conseguido sanar as dúvidas a respeito de como War-Zard/Red Earth poderia se encaixar no universo de SF. Não esqueçam de ler os demais artigos sobre a cronologia de SF publicados até agora! 

Continuem se cuidando nesta pandemia e até mais!!!

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