16 setembro 2023

E como fica a cronologia? 12ª parte - Street Fighter IV

Nihao! Depois de um bom tempo, voltamos a série sobre a cronologia de Street Fighter onde eu, de forma resumida, tendo explicar a lore um tanto confusa da nossa série querida e marco dos jogos de luta.

Todos os artigos anteriores estão linkados ao final desse, para caso não tenha lido. Então, vamos direto ao ponto.

Street Fighter IV Plot: 

"O Torneio começa novamente.

Assim como a emoção do torneio anterior, agora lendário, finalmente desaparece, a notícia de um novo torneio de luta se espalha como um incêndio entre os artistas marciais de todo o mundo, deixando para trás uma série de rumores bizarros.

Os misteriosos desaparecimentos de numerosos lutadores famosos. Uma terrível ameaça na forma de uma nova e mortal arma secreta. A possível conexão entre a S.I.N., patrocinadora do novo torneio, e a Shadaloo que foi supostamente destruída.

Novos lutadores também se apresentam e se conhecem, quase como se estivessem respondendo a esses rumores preocupantes.

Um jovem que procura seu passado perdido. Uma agente feminina com potencial para ser membro executivo da S.I.N. Um homem que arde de desejo de derrotar seu maior rival. Um Luchador que busca a receita definitiva.

Diante desses novatos estão os do torneio anterior, cada um trazendo sua determinação renovada.

Alguns lutam por aqueles que lhes são queridos. Alguns lutam para finalmente se vingar. E alguns lutam simplesmente para que o mundo inteiro cante o seu nome. Um choque complexo de relações humanas e a verdade de uma trama terrível que se esconde por trás do campeonato.

Este é o caos em que Ryu, que tem aprimorado suas habilidades com o simples objetivo de se tornar o lutador definitivo, alguém além das restrições da mera mortalidade, agora se encontra.

Em meio a perseguição e fuga, amizade e traição, a cortina sobe para um novo estágio de batalha."


Super Street Fighter 4 Plot: 

"O torneio mundial de luta definitivo está aqui, porém que segundas intenções sinistras ele mascara?

O que S.I.N. está planejando? As suspeitas variam, mas incluem um possível ressurgimento do sindicato do crime Shadaloo, uma fachada para a criação de novas super armas e até mesmo uma conspiração para sequestrar e explorar os melhores artistas marciais do mundo.

Novos rostos aparecem neste novo torneio.

Um guerreiro orgulhoso em busca de sua tribo perdida.

Um lutador caribenho descolado que gosta de diversão.

Um descendente do antigo Shinobi.

Um ex-campeão de Metro City que foi para o lado negro.

Uma jovem ninja em busca de provar seu valor.

Uma estudante de caratê lutando para salvar seu dojo.

Um campeão britânico de boxe lutando pela glória.

Um lutador de Muay Thai que busca ser o novo rei.

Um herói de luta livre turco que mistura negócios e batalha.

E...uma mulher misteriosa que dizem ser serva de Seth.

Quem sairá vitorioso da teia emaranhada de agendas pessoais e alianças partidas que se escondem e se misturam nos bastidores do torneio?

Ouça enquanto as gargalhadas do verdadeiro mentor ressoam, ecoando pelas inúmeras armadilhas que foram preparadas."


O primeiro Street Fighter IV saiu em 18 de julho de 2008 e causou um verdadeiro alvoroço na comunidade de jogos de luta, pois o grande clássico estava de volta! Com todos os personagens do Street Fighter II original e da Super (Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Blanka, E.Honda, Zangief, Dhalsim, M.Bison/Balrog, Balrog/Vega, Sagat, Vega/M.Bison, Cammy, Fei Long e Gouki/Akuma), alguns da série Zero/Alpha (Sakura, Dan, Rose e Gen) e mais seis personagens originais que são:

  • Abel: O protagonista dessa saga. Um rapaz francês sem memórias, que foi salvo por Charlie Nash no passado e tem ligação com Seth.
  • El Fuerte: Cozinheiro e luchador que quer aperfeiçoar suas habilidades de lucha libre e culinária.
  • Crimson Viper: Uma misteriosa mulher que trabalha na SIN, mas na verdade, é uma infiltrada da CIA.
  • Rufus: Autodeclarado rival de Ken e procura enfrentá-lo no torneio. Possui uma namorada chamada Candy.
  • Seth: CEO da SIN, é uma inteligência artificial que pode habitar corpos humanóides. Descobre-se que ele é o 15º Seth de uma linha de 26 e também um dos corpos extras de Vega/Bison
  • Gouken: O mestre de Ryu e Ken e irmão de Gouki/Akuma, que pensava-se estar morto.

Diferente do que muitos esperavam, Street Fighter IV cronologicamente, não seria uma continuação de Street Fighter III e sim do próprio Street Fighter II!

Na época, entre 2008 e 2009, foram lançados os curtas em anime Street Fighter IV: Aftermath, que contariam os acontecimentos anteriores ao jogo Street FighterIV e em fevereiro de 2009 o longa Street Fighter IV: Arata naru Kizuna (Street Fighter IV: The Ties That Bind), que também ocorreria antes do jogo.

Outra coisa legal que tivemos nessa época, infelizmente apenas em japonês, foram os contos com os personagens, sejam os antigos ou os novos, no antigo site, fora as seções de perguntas e respostas nos blogs oficiais japoneses.

Em SF IV sabemos o que houve após a suposta queda de Vega/Bison, apesar de ainda existir detalhes nebulosos, que vocês saberão quais são mais a frente e dando ganchos para uma continuação futura que não seria o Street Fighter III ainda. Porém, antes de qualquer sinal de Street Fighter V, a Capcom, lançou um upgrade em 2010: Super Street Fighter IV.

Super Street Fighter IV, além de acrescentar e refinar a mecânica de SF IV, trouxe a volta de personagens antigos (Adon, Dee Jay, Cody, Guy, Ibuki, Makoto, Dudley) e mais dois novos:

  • Juri: Uma lutadora sádica e provocativa da SIN, que possui em seu olho esquerdo o Feng Shui Engine e procura vingança contra Vega/Bison e a Shadaloo, custe o que custar.
  • Hakan: Lutador turco e grande fabricante de azeite, que entra no torneio para aperfeiçoar suas habilidades e que está vioajando pelo m,undo em busca de inspiração para uma nova receita de azeite.

Como houve com SF IV, também tivemos algum anime servindo de prólogo, dessa vez, o Juri OVA, dando destaque a nova lutadora coreana.

E para não perder o costume, a Capcom lançou ainda mais duas atualizações, mas estas não acrescentavam nada no roteiro principal (diferente do que houve com a Super SF IV), e sim, adicionaram novos personagens que não tinham tanta ligação com a história principal.

A primeira atualização se chamou Super Street Fighter IV: Arcade Edition que contava com Yang, Yun, Evil Ryu e um novo personagem não exatamente tão novo:

  • Oni: A forma de Akuma quando este deixa completamente sua humanidade e se torna um com o satsui no hadou.

A segunda, que recebeu o nome de Ultra Street Fighter IV, trouxe personagens que participaram de Street Fighter x Tekken, Elena, Hugo, Poison e Rolento, assim como novos cenários, oriundos daquele jogo. Além desses, tivemos a "personagem da discórdia" dessa edição, a Doll Decapre, que anteriormente era um NPC de Street Fighter Zero/Alpha 3 e se tornou jogável pela primeira vez.

A série Street Fighter IV termina com a ruína da SIN e da ambição de  Seth, que teve seu corpo destruído por Juri, o resgate de Ed por M.Bison/Balrog, Vega/Bison pegando algo que ainda estava no corpo de Rose e Guy conseguindo salvá-la, Ken e Eliza tendo seu filho mel, entre outros, mas a certeza de uma coisa: a Shadaloo ainda estava forte e era uma grande ameaça.

Isso tudo daria um gancho para Street Fighter V, mas nem por isso algumas perguntas deixaram de ser feitas.Talvez, as principais delas se refere ao fim de Street Fighter II.


A questão dos animes:

Momento: A Capcom me obriga a beber por conta da lore de SF.

Teoricamente, os animes que citei aqui como prequels do jogo, todos eles, sem exceção, seriam mesmo canônicos paara a saga. A prova que geralmente usam para isso estaria nesta postagem do extinto site Hadouken.net, onde temos o seguinte trecho:

"Um rápido resumo de algumas coisas que pude confirmar com a Capcom e também com a UDON Comics, e através de uma fonte próxima a Ono-san:

  • Os vídeos do Street Fighter IV Aftermath são todos canônicos. E C.Viper realmente mostra como Bison foi derrotado no final de Street Fighter II.(...)
  •  Street Fighter IV: The Ties That Bind e The Super Street Fighter IV Juri Anime são também canônicos."

Quanto ao anime Street Fighter IV: The Ties That Bind eu encontrei uma postagem no antigo blog japonês de Street Fighter IV que pode indicar a canonicidade do anime. Nela, é citada uma side story de Cammy e a Delta Red no antigo site japonês de SF IV, intitulada "Prólogo 15 (versão anime)" que ocorreria antes do anime começar, como o próprio título já o denuncia.

No que se refere ao Aftermath, encontrei alguns elementos que são canônicos nos curtas, como o trabalho de Chun-Li após deixar a Interpol por um breve período, que aparece no conto dela do antigo site. E é fato que o Red Cyclone o utiliza em sua linha cronológica, assim como alguns fãs japoneses consideram o anime canônico. 

No antigo site japonês, se tinha os links para cada uma das animações lançadas, o que também pode indicar que, no mínimo, as animações seriam totalmente canônicas a princípio. 

É comprovado que o Juri OVA é, pois, ele é referenciado no próprio jogo. Um exemplo que dou são as interações de Cammy com Juri que falam justamente daquilo que aconteceu no anime. 

Tendo em mente isso, seria um tanto estranho afirmar que o caso de Street Fighter IV Aftermath seria meio nebuloso, apesar da aparente clareza, correto? Bem, é isso que acontece e vocês irão entender o porquê. 

Enquanto o The Ties That Bind ainda encontramos referências, mesmo que sutis, dentro do jogo que não necessariamente precisa de um conhecimento mais aprofundado (como um dos contos de Cammy que citei) que podem fazer o jogador perguntar se o anime é canônico, o mesmo não podemos dizer de Aftermath, pois o grande problema dele possui um nome e uma responsável: Gouki/Akuma e a Capcom.

Quem assitiu o curta da C.Viper, ali é mostrado que, no final de Street Fighter II ocorreu uma luta de Ryu, Ken, Chun-Li, Guile e Cammy contra Vega/Bison e no final o corpo dele explode, algo similar ao que houve em Zero/Alpha 3. Com esse "suicídio" teríamos a explicação derradeira e a certeza que Gouki/Akuma não interferiu, certo? Não exatamente.

Quando digo que o problema de Aftermath está em Gouki/Akuma é devido ao que a própria Capcom fez após o anime.

A começar, como vi lembrarem esses dias, Aftermath foi lançado após o Street Fighter IV. O que explicaria o jogo não ter nada a respeito da explosão. Porém, esse fato continua não sendo citado em Super Street Fighter IV e suas respectivas atualizações.

Linha do tempo presente em  Street Fighter Memorial Archives Beyond the World - From Street Fighter to Street Fighter V

Outro fator que complica é que os livros que saíram, até onde sei, que poderiam conter alguma informação que ajudasse, como o artbook de SF IV /SSFIV. Até mesmo o Street Fighter Memorial Archives Beyond the World - From Street Fighter to Street Fighter V, não há nada a respeito. E até o momento não vi comentários, prints, fotos (já que não possuo o livro) que indicassem que o Street Fighter V Climax Art - Zero to 6 há algo a respeito. Lembrando que eu falei sobre a linha do tempo presente nesses livros neste artigo e também neste outro e não há nada sobre o "suicídio" nelas.

Mesmo a Street Fighter: World Warrior Encyclopedia (que foi parceria entre UDON e Capcom lançada em 2010) não há absolutamente nada na ficha de Vega/Bison a respeito do seu "suicídio", porém, na ficha de Gouki/Akuma, mesmo não tendo atualizado a questão de Gouken ali, (porém esse fato é atualizado na ficha do próprio Gouken), ela é categórica afirmando que ele reapereceu no segundo torneio apenas para enfrentar o senhor da Shadaloo.   

E falando em livros, também temos o caso do livro Essencial Street Fighter (que eu participei) onde na ficha do Gouki/Akuma também consta o embate dele e de Vega/Bison. E até onde me lembre, no livro teria a informação de que talvez tivesse acontecido a explosão e veio ordens de cima para retirar. Com isso, temos apenas aquilo que todo mundo conhece e que está na ficha do personagem.

No jogo Street Fighter 30th Anniversary Collection, o museu onde está a ficha dos personagens, na de Gouki/Akuma é citado o embate com Vega/Bison mas, não há nada confirmando o que foi mostrado em Aftermath. Na versão japonesa é dito que Gouki/Akuma apareceu diante daquele que desafiou Vega/Bison no torneio.

Não é de hoje que a Capcom queria deixar o Ryu mais a vontade.

E para piorar, o Takayuki Nakayama, que já tirou diversas dúvidas a respeito da lore, ou que volta e meia fala alguma curiosidade, como o fato de que a apresentação de Ryu antes da luta em Street Fighter II ele estaria "pelado" e colocaria a roupa na frente do adversário, quando o assunto era sobre essa questão sobre o Aftermath, desconversava sobre o assunto ou não respondia.

Isso porque nem cito os finais do arcade de SF V, incluindo os "what if" que também, não possuem nenhuma menção ao "suicídio".

Então, com isso, podemos seguir estas linhas de raciocínio:

  • Gouki/Akuma aplicou o Shun Goku Satsu em Vega/Bison, interferindo no final de SF II o "matando". Aftermath não canônico;
  • Gouki/Akuma e Vega/Bison não se enfrentaram no SF II (ou no final dele), valendo o que foi mostrado em Aftermath (mesmoo com a ficha de Gouki/Akuma dizendo que houve o encontro);
  • Gouki/Akuma interferiu no final de SF II, aplicando o Shun Goku Satsu em Vega/Bison, o ditador conseguiu sobreviver e com o que lhe restou de força, após Gouki/Akuma ir embora, enfrentou Ryu, Ken, Chun-Li, Guile e Cammy, ocorrendo assim o que foi visto em Aftermath.
  • Gouki/Akuma aplica o Shun Goku Satsu em Vega/Bison e ali termina o SF II, porém, os outros eventos mostrados em Aftermath, exceto a "explosão suicida", aconteceram.

Dentre essas opções eu pendo a acreditar na primeira, contudo, considerando o fato de que existem elementos canônicos em Atermath, eu daria um voto de confiança na terceira ou na quarta. E essas escolhas devem-se ao simples fato de que, ainda em fontes oficiais recentes, temos informações sobre o encontro de Gouki/Akuma e Vega/Bison no final de SF II e também o fato de praticamente fingirem que não existe o que foi mostrado em Aftermath referente ao Vega/Bison explodindo. Dependendo a linha seguida, esse anime termina sendo não-canônico ou semi-canônico (haja retcon).

Talvez a nossa esperança sobre o que aconteceu nesse momento importante da saga, esteja em Street Fighter 6 no modo World Tour, com Ed (Bison/Balrog pode ter lhe contado o que houve ou na pior das hipóteses, o espírito do Vega/Bison o possuindo contar ao jogador), o próprio Gouki/Akuma contar ou alguém da Shadaloo que seja da época de SF II vier como DLC e falar a respeito disso. Caso isso ocorra, irei fazer questão de atualizar aqui, até porque ali os personagens não trabalham com "e se", eles contam fatos que ocorreram em seu passado.

Por fim, nossa linha do tempo, ainda fica deste jeito:

  • War-Zard/Red Earth (? - talvez seus acontecimentos tenham ocorrido no passado, a única coisa certa é que determinados elementos apresentados no jogo são canônicos em SF);
  • Street Fighter;
  • Final Fight (que aconteceria durante o SF 1);
  • Street Fighter Zero / Alpha e Street Fighter Zero / Alpha 2;
  • Street Fighter Zero / Alpha 3;
  • Final Fight 2 (que pode ter ocorrido durante e ter terminado a tempo de Maki participar dos eventos de SF Zero 3, ou um pouco antes);
  • Rival Schools (seus eventos podem ter ocorrido antes, ignorando o fato de que se passaria nos anos 90 conforme era originalmente, durante ou depois de SF II);
  • Street Fighter II (incluindo as Supers);
  • Final Fight 3 (depois de SF II, ao meu ver, ele pode ser encaixado na mesma época do SF II);
  • Street Fighter IV (a série);
  • Street Fighter V;
  • Street Fighter III – New Challenger e Street Fighter III – 2nd Impact  ;
  • Street Fighter III – 3rd Strike;
  • Captain Commando (eliminado até segunda ordem, alguns personagens do jogo são canônicos no universo principal); 
  • Strider (? - talvez apenas alguns elementos sejam canônicos, não necessariamente o jogo).

Curiosidades:

  • A música tema da abertura de Street Fighter IV, The Next Door (Indestructible), foi cantada pela boy band japonesa Exile. Ela possui duas versões, uma em japonês e outra cantada em inglês. Na época alguns fãs criticaram e outros elogiaram (particularmente, eu gostei, considero ela melhor que o tema de SF 6). Infelizmente, a música não está presente nas atualizações seguintes.

  • As aberturas de Street Fighter IV, Super Street Fighter IV (SSFIV AE) são a junção de vários trailers que foram lançados. A de Ultra Street Fighter IV, além de trechos dos trailers, possui algumas imagens que aparecem na tela.

  • Os lutadores, de maneira geral, parecem detestar a comida de El Fuerte, com direito a Cammy afirmar que prefere morrer de fome.

  • Ainda sobre El Fuerte, alguns desconfiam que ele possa ser da tribo de T.Hawk, devido a sua relação de amizade com o lutador e por conhecer alguns integrantes da tribo, dentre eles Julia, a namorada de T.Hawk (que na época ainda estava sobre o controle de Vega/Bison usando o codinome Juli).

  • Gouken só conseguiu sobreviver ao Shun Goku Satsu devido a uma técnica onde ele esvaziou sua alma das emoções, porém, ficou em coma profundo.

  • Abel seria um personagem andrógeno no princípio. A razão disso, conforme um dos produtores, Taisaku Okada é porque "Com Abel, queríamos fazer alguém que representasse “o fraco pode vencer o forte”, e então ele era originalmente um pequeno personagem de judô que poderia ser confundido com uma garota".

  • Existiria um personagem chamado King Kobra, que era um lutador afro-americano que mesclaria kung fu com breakdance (talvez similar aoo Jamie?), apelidando o seu estilo de “Breaking-Fu”. Porém, Daigo Ikeno e o diretor de arte Takashi Kamei decidiram que um lutador acima do peso ficaria melhor. E assim surgiu Rufus.

  • C.Viper tem uma filha chamada Lauren, mas seu pai, até o momento, é desconhecido. Durante um tempo rolou um boato de que o pai da garota poderia ser Charlie Nash!

  • Ainda sobre C.Viper, ela também é conhecida como Maya. Esse nome, a princípio, foi revelado numa side story que tinha no site oficial japonês de SF IV. Porém, Maya também não é o seu nome real e sim outro codinome que ela utiliza quando trabalha como agente dupla, seja na CIA ou na SIN, conforme informações do blog oficial. Até o momento, é desconhecido seu nome verdadeiro.

  • Na série SF IV todos os personagens ganham trajes secundários e posteriormente trajes comemorativos e temáticos, porém, para consegui-los, o jogador deveria comprá-los com dinheiro real. 

  • Dentre esses trajes novos, alguns fazem referência aos mangás de Masahiko Nakahira.

  • Falando em roupas de Chun-Li e Ryu, temos em SF IV o que podem,os considerar como o "protótipo" de seus trajes de batalha de SF V, conhecidos popularmente como Hot Chun-Li e Hot Ryu.

  • Em Street Fighter IV vemos pela primeira vez o rosto oficial nos jogos de Dorai, o pai de Chun-Li.

Frase de Ryu para Chun-Li: "Seus chutes são impressionantes! Não importa quantas vezes lutemos, eu continuo admirado." Em japonês "その蹴りの鋭さ 何度手合わせしても感心するな" - "A nitidez dos seus chutes, não importa quantas vezes lutemos, sempre fico impressionado."

  • As frases de vitória de Street Fighter IV continuaram uma tendência que começou em SF III: Em vez de frases genéricas no final das lutas no modo arcade, tínhamos frases específicas para cada personagem. E a adaptação das frases para o inglês estavam mais próximas de seu sentido original do que na série SF III.

  • C.Viper teve duas versões de um mesmo artwork publicado em materiais autorizados.

  • Conforme o desenvolvimento do jogo, os retratos da tela de seleção de personagens nas máquinas foram atualizados. É inclusive dessa época que se tem os infames artworks de Chun-Li, que foram divulgados no blog oficial, com um dedo polegar bizarro. 

  • Há diferenças entre o arcade de Street Fighter IV e as versões de consoles e PC, indo desde mudanças sutis no rosto dos personagens, tela de seleção e até mesmo no estilo dos finais (que nas versões caseiras são em anime).

  • A detetive Maya, do filme que a maioria faz questão de fingir que nunca existiu, A Lenda de Chun-Li, é baseada na personagem C.Viper, conforme o making of presente no DVD.

  • Nas artes conceituais de novos trajes de Ken há dois que são bem curiosos: Ken usando o traje que seria de King Kobra e Violent Ken!

  • Como dito mais acima nesse artigo, Super Street Fighter IV acrescentou informações a lore do jogo. Com isso temos novos finais, sendo alguns continuações diretas aos de SF IV e novas frases de vitória.

  • Poison, apesar de ter aparecido na série SF III, só iria estrear na franquia como personagem jogável em Street Fighter x Tekken e depois em Ultra Street Fighhter IV. Porém, a primeira vez que ela se tornou uma personagem selecionável num jogo de luta foi no obscuro Final Fight Revenge para Sega Saturn.

  • O estilo de luta de Hakan chama-se Yağlı Güreş, a luta turca, ondwe os lutadores se benzuntam de azeite antes de se enfrentarem. É o desporto nacional da Turquia.

  • Houve um rumor de que Retsu se juntaria ao cast de Ultra Street Fighter IV por conta de uma arte de Shinkiro, coisa que não aconteceu. Retsu só foi aparecer novamente num jogo da série, até o momento como NPC, em Street Fighter 6.

  • Alguns fãs shippam Elena e Gouki/Akuma devido ao feito que ela conseguiu: tirar uma selfie com o temível lutador.

  • Decapre na época de seu lançamento levou um hate gigante da comunidade, similar ao que houve com Luke em Street Fighter V. Falei sobre o caso aqui.

  • Tanto Street Fighter IV quanto Super Street Fighter IV tiveram suas versões em pachinko, um tipo de máquina caça-níquel, lançados no Japão. 


Espero que tenham gostado do artigo. De longe, foi um dos mais trabalhosos, principalmente por conta da questão envolvendo Vega/Bison e Gouki/Akuma. Então, até a próxima!

Mais sobre a cronologia:

Nenhum comentário:

Comentários