11 junho 2024

O que podemos aprender com algumas atitudes

Nihao! Faz tempo que eu não faço um papo cabeça aqui, não é? Porém a reação da comunidade de Street Fighter, principalmente na gringa (entenda EUA), me fez ter inspiração para escrever.

Todos ficaram surpresos com a chegada de Terry e Mai em Street Fighter e, principalmente quando você gosta de franquias da Capcom e da SNK, é um sonho sendo realizado. Quem não se lembra do alvoroço do crossover entre as duas empresas no passado?

E no caso específico do personagem Terry onde a coisa é ainda mais emblemática, como explico aqui. Ou seja, é um marco histório termos a Mai e principalmente o Terry em Street Fighter.

Claro, nem todos os fãs curtiram, muito odeiam collabs de maneira geral e não há problemas nisso. O problema se encontra quando você extrapola isso, atacando de forma baixa a empresa. Veja bem, não estou dizendo que a Capcom nunca erra, pelo contrário, eu mesma cansei de chamar a Capcom de troll e reclamar quando eu via algo que não gostava. E sim de fazer acusações sérias, envolvendo pessoas que nada tem a ver com isso.

E esse foi o caso do desenhista kujikawaii, que ficou famoso por desenhar, até alguns se enjoarem, Juri e Menat como um casal, formando um ship pra lá de estranho e inusitado (já que ambas, até o momento, nem se conhecem, Juri nem faz ideia de quem Menat seja, o único que falou dela até agora em SF 6 foi o Ed). 

Até aqui tudo bem, todos tem direito de terem seus ships, por mais malucos e drogados que sejam (eu tenho os meus), isso é normal. Porém, ele era do programa Capcom Creators (pediu para sair após a confusão) e ao saber que Menat não estava entre os personagens e que Terry e Mai sim, ele simplesmente surtou e começou ataques, como da Capcom ter recebido dinheiro dos sauditas que mataram o jornalista, porque o dono da SNK é um dos príncipes do país, e o fato de, aparentemente, soltar supostas informações oficiais, já que ele era do Capcom Creators, sobre as próximas DLC.

Isso fez com que se abrisse a caixa de Pandora sobre ele completamente, e as pessoas começaram a expor certos problemas que tiveram com o desenhista, desde reclamações imbecis a KOF XV e até ataques contra pessoas que não gostavam ou não concordavam com o ship dele, ou que ainda ousasse a fazer Juri ou Menat com outros personagens.

E eu, infelizmente, já conhecia algumas dessas histórias devido a um curtidor da minha página do Facebook, apesar de pessoalmente nunca ter tido problemas com ele (já que eu as vezes faço artes de Menat com o Ed, algumas insinuando algo entre eles).

Ele já pediu desculpas, apagou as postagens raivosas, só que vocês sabem como é a internet, a "Nossa Senhora do Print" nunca falha! E eu sinceramente torço que, depois desse infeliz acontecimento, que ele se torne uma pessoa melhor e não fique agindo de forma nociva contra quem apenas discorda das posições dele. Até porque não nego que ele é talentoso como artista e eu gosto de algumas ilustrações, mesmo tendo feito piadas com o fato de que agora podemos shippar Menat com quem quiser, sem brotar alguém dando um ataque de pelanca por isso e agradecendo ao Terry Bogard.

E é aqui o ponto que eu quero chegar. Uma coisa é você não gostar, ficar chateado que o seu personagem querido não esteja no jogo, mesmo que você o use para um ship, que tem probabilidade mínima de ser canônico até então, de suas fantasias molhadas. Outra é revelar coisas que não deveria, querer mostrar uma suposta nobreza, que é bem seletiva (afinal outras empresas, incluindo a Capcom, já recebem dinheiro dos sauditas, muito antes dessa collab) e ainda ter um histórico sujo de ataques contra pessoas que não concordam com o seu ponto de vista.

O desenho que me fez tomar block do fã doentio do Vega/Bison

E sabe, esse tipo de coisa, ainda mais vindo da galera que curte ships, não é novidade. E já vi mais de uma vez isso acontecer, da pessoa atacar, bloquear, seja por conta de ship (incluindo ship que eu gosto) ou com ciúme doentio de personagem. Esse tipo de atitude é algo que não agrega em NADA a comunidade, pelo contrário, só ajuda afastar as pessoas e até mesmo tomar um ranço completo do seu ship ou personagem (como eu vi no caso do kujikawaii, onde tem até uma galera torcendo para Menat nem saber mesmo quem seja Juri, só pra rir da cara dele). E isso não apenas na comunidade de Street Fighter, este tipo de coisa acontece em qualquer fandom (ah, a fandom de Steven Universe, lembro de uma xingando todos de gordofóbicos porque o pessoal não concordava com o crack ship dela), com histórias ainda piores.

Esse tipo de atitude não agrega e pior, pode terminar prejudicando inclusive quem a pratica. Tanto que, todo mundo que conhece, ou que foi vítima de algum ataque dele, saiu COMEMORANDO o fato dele ter sido cancelado. Eu assumo, devido a tanto relato ruim que li, eu sinto até aliviada, porque eu já acho idiota atacar um fã do personagem que você gosta por conta de ciúmes (como ocorreu alguns anos atrás com um fã japonês do Vega/Bison que arrumou briga com outros fãs do personagem - e sobrou até pra mim, que tomei block por conta de fanart), imagina atacar quem discorda de ship e fazer o papelão que fez por conta de uma personagem. Isso, além de triste, é o tipo de coisa que estraga ainda mais a FGC como um todo, levando em conta que rola muita treta no meio.

Então, assim como aprendemos que, se você tem parceria com alguma empresa não é de bom tom ficar fazendo ataques gratuitos a ela (até porque muitos estavam fazendo pressão para o cara ser retirado do programa, porém, ele pediu para sair primeiro), menos ainda é válido ficar se comportando de forma tóxica contra aqueles que ousam discordar de você, pois esses serão os primeiros a não apenas rir da sua cara, como também querer a sua cabeça numa bandeja de prata quando alguma atitude errada sua é exposta. E eu não irei tirar a razão de quem riu e comemorou ele ter se dado mal.

Nesses tempos onde o pessoal tenta cancelar até pessoas inocentes por conta de divergências, por mais idiotas que sejam, imaginem quem possui alguma culpa no cartório? Alguém que colecionou desafetos, por um motivo imbecil ainda? Sim, eles irão usar isso contra você, sem pensar duas vezes!

Que o desenhista possa seguir sua vida e espero (ainda tenho um pouco de fé na humanidade) que casos como o dele se tornem mais raros, até para termos um ambiente saudável para aproveitar os nossos jogos de luta (ou qualquer outra coisa).

Obs: Após este post, dias depois, eu publiquei a fanart acima, um desenho antigo que eu tinha feito de Juri com Chun-Li e Ryu (num tom claramente cômico) e o artista em questão me bloqueou. 😶 Eu espero que o block tenha sido feito por conta do que escrevi aqui (que ele pode ter descoberto e usou o tradutor) ou aos comentários que fiz no X/Twitter sobre a situação. Porque se foi pelo desenho, só tenho isso a dizer:

Bem, com isso, termino por aqui. Ainda mantenho tudo que escrevi e espero não ter que falar sobre o desenhista aqui de novo.

Nova atualização: Ao pesquisar algo no perfil do Nakayama para a parte 2 do artigo da história do Ed, descubro que ele me desbloqueou. Fiquei surpresa e achei bom pontuar aqui, já que comuniquei quando ele me bloqueou. Que ele seja feliz em seu caminho.

Nenhum comentário:

Comentários