21 junho 2023

A relação de Chun-Li e Ryu em SF

***Artigo publicado originalmente em 26 de abril de 2022. Atualizado e republicado devido a algumas informações de Street Fighter 6. Atualizações em negrito***


Nihao pessoas! Como andam as coisas?

Bem, o artigo de hoje é baseado numa thread que fiz, falando qual é a relação que Chun-Li e Ryu têm um com o outro. 

Apesar de parecer coisa de "shippagem", na verdade o artigo é um tira dúvidas, visto que MUITA gente ainda acha que eles seriam completos estranhos ou apenas conhecidos que só se dão, muito mal, oi. E para piorar a Street Fighter Wiki, mesmo sendo até que boa para uma pesquisa superficial, alguns membros vivem apagando informações, com critérios até que arbitrários. 

Um bom exemplo é o caso do verbete da Poison, que mesmo com o próprio Nishitani no Twitter afirmando que ele foi o responsável por, ainda no planejamento, transformar a Poison em trans (pois ela não seria) por questões nem um pouco nobres, vivem apagando essa informação um tanto polêmica sobre a personagem. 

Ao menos, nos últimos tempos, a Wiki tem melhorado, colocando diversas referências em alguns artigos lá. Porém, mesmo assim, é sempre bom verificar as informações.

Então, vamos ao que interessa.


Street Fighter II

Como todos sabem, SF é um tanto bagunçado no que se refere a lore e sofreu mudanças no decorrer do tempo.

Ilustração de SF II, que faz parte de um pôster com a base da Shadaloo

Na série SF II, algumas ilustrações oficiais da época, davam a entender que eles não eram meros estranhos um pro outro, ocorrendo sim uma interação, não necessariamente de casalzinho, apesar de, as vezes, rolar algo que pode ser considerado fanservice. 

Ilustração do encarte do CD Drama Street Fighter II Portrait of the Magician

Em diversas mídias, por mais que não sejam canônicas, também é apontado que ambos terminam construindo uma amizade em dado momento, como por exemplo nos CDs Drama de SF II, em diversos mangás oficiais da época, como o de Masaomi Kanzaki (onde aparentemente o sentimento dela por Ryu parece mudar para algo a mais) e até mesmo em animes como Street Fighter II V, que mesmo não sendo fiel a história dos jogos, ela se torna amiga de Ryu e o Street Fighter II: Return to the Fujiwara Capital, onde ela, Ryu, Honda e Ken são transportados para o Japão feudal.

Ryu pedindo Chun-Li em casamento no manhua de SF II

Fora, claro, outras mídias que saíram fora do Japão, como o famigerado comics da Malibu de Street Fighter, os manhuas da série em Hong Kong (ncluindo os piratas), as séries coreanas (que não são oficiais) baseadas nos manhuas (com uma sendo licenciada pela editora de Hong Kong), onde ambos se conheciam e até chegavam a ser um casal de fato. 

E, temos ainda que lembrar que quem ajudou Ryu na adaptação em mangá do filme animado foi Chun-Li e, como disse neste artigo, a ajuda dela é fundamental para o desenrolar de como o Ryu tira Ken da lavagem cerebral feita por Vega/Bison.

Então, mesmo naquela época, já se tinha indícios de que eles não eram estranhos e poderiam sim, ser amigos, mesmo que cada um tenha mais contato com outros personagens.


Como se conheceram

O próprio jogo mostra a informação de como eles teriam se conhecido. Se você, como eu, jogou DEMAIS de Chun-Li em toda a série Zero/Alpha, deve ter notado uma coisa em Street Fighter Zero 2:

Antes de Chun-Li enfrentar Vega/Bison ela OBRIGATORIAMENTE enfrenta Ryu no jogo.

E sendo sincera, tinha horas que ele era mais chato de enfrentar que o próprio Vega/Bison.

E e se tu também jogou esse jogo até enjoar, deve ter notado que TODOS os personagens que são seus adversários obrigatórios, os mid-boss e os boss têm relação com o personagem que você escolheu! 

Um bom exemplo a ser lembrado é que Sagat termina sendo mid-boss de Sakura devido ao fato dela estar seguindo os passos de Ryu e, por reconhecer os movimentos dele na garota, ele vai atrás dela. 

O caminho de Chun-Li e Ryu se cruzam devido as investigações da jovem agente e, como todo mundo que já jogou de Vega/Bison em Zero 2 e terminou o jogo com ele sabe, o senhor da Shadaloo estava atrás de... Ryu!


Ainda em SF Zero 2, na versão japonesa, diferente do que ocorre na versão internacional, há frases de vitória bem diversas, algumas usadas para adversários específicos. Ryu possui a seguinte frase em japonês:

"あんたは(ou きみは) 強い… …おれにはわかる!" - "Você é forte... Eu entendo!" (tradução do Google).

A forma usada para "você", あんた (anta) ou きみ (kimi), são EXTREMAMENTE informais, sendo que kimi é mais usado em conversas com crianças ou para se referir a namorada.

E kimi ele utiliza APENAS em dois casos: contra Chun-Li e Sakura. Não que eu ache que ele esteja desdenhando as moças ou insinuando algo a mais e sim, que esteja apenas dizendo que elas são jovenzinhas mesmo.

Curiosamente, a forma de como Ryu e Chun-Li se conheceram até que foi bem retratada no jogo The King of Fighters All Stars, numa das missões na época da collab com Street Fighter. Aliás essa missão em específico reume bem o roteiro de SF II e o porquê dele ter acontecido.

Tanto que, em Street Fighter Zero 3, tanto Chun-Li, quanto Sakura, são lembradas pelo próprio Ryu como pessoas importantes para ele não ceder a energia maligna que estava tomando conta de si. 

Curiosamente na versão de SF V desse final, Sakura foi eliminada, deixando apenas os outros personagens.


Após a saga Zero/Alpha

Mesmo a Capcom deixando bem claro até hoje que Ryu e Chun-Li seriam de "núcleos distintos", ela nunca deixou de fazer alguma interação entre eles, seja em ilustrações nas séries seguintes, as já citadas frases de vitória, fora outras mídias que demonstravam que sim, eles são amigos. E não apenas isso, como também, possuem um respeito mútuo, com Ryu ficando impressionado com a força das pernas de Chun-Li e ela o admirando como um lutador (mesmo não sendo uma "ultimate fangirl" como Sakura).

Talvez as que não mostrasse uma amizade mais forte, seria tanto o filme de Van Damme, o desenho animado derivado dele, onde eles estavam mais para colegas, Não conto o horroroso filme da Chun-Li e nem o maravilhoso Assassin's Fist pelo fato deles ali nem se conhecerem. 

Eliza, Ken, Sakura e Chun-Li assistindo a luta de Ryu contra Seth

No anime de SF IV, Street Fighter IV: The Ties That Bind, apesar das discussões sobre se ele é canônico ou não, nos mostra que sim, eles possuem uma amizade. E temos ainda os manhuas, onde, na maioria, eles são um casal.

Em SF V temos ainda as frases específicas de cada um, demonstrando que sim, eles se conhecem e são amigos, fora ainda que em A Shadow Falls, eles trabalham juntos no arco final, ocorrendo ainda a cena de salvamento (que muitos shipparam, devido a forma de como foi feita).

ATENÇÃO: A partir daqui teremos alguns spoilers de Street Fighter 6. Se você ainda não jogou o World Tour, fique por sua conta e risco.

No jogo mais recente da franquia, Street Fighter 6, vemos o quanto os dois são muito, MUITO próximos. Chun-Li volta e meia fala para o seu avatar, no modo World Tour, de Ryu e o mesmo ocorre com ele em relação a Chun-Li.

Terminamos até sabendo da vez que ela o ajudou a comprar roupas, com direito a Ryu falando que ambos passaram por muita coisa juntos, mas que aquela foi a primeira vez que fizeram compras juntos e que ele lembra como se fosse ontem (e a jaqueta que ele ganhou dela é a sua favorita). Inclusive, em dado momento, Ryu pede que você visite Chun-Li e ela fica muito feliz em ver que você está treinando com ele e diz que não irá pegar leve com seu personagem na luta.

Outro momento que vemos a proximidade dos dois é ao conversar com Guile, quando ele começa a se lembrar de Nash e que as vezes vai ao túmulo do seu antigo amigo e encontra os dois por lá.

Aliás, Street Fighter 6 acaba de vez com a ideia errônea de que os dois mal se conhecem, pois mostra o quanto eles são até mais próximos do que alguns imaginavam.


Possíveis motivos para a confusão

Talvez o que faz muitos pensarem que eles mal se cumprimentam pode ser o desenrolar do anime longa metragem, onde Chun-Li nem o conhecia. Ela ali, muito mal, se torna amiga de Guile e possui uma rápida interação com Cammy, no interrogatório, e Dee Jay. Sem contar, claro, a luta épica entre ela e o espanhol sádico Balrog/Vega. 

Tanto que, eu lembro bem, de alguns comentártios surpresos com o fato de que nos OVAs de SF Zero (que foram transformados num filme na versão americana), Chun-Li conhecer Ryu ali e terminar o ajudando.

Frase genérica de Ryu após enfrentar Chun-Li

Outro fator a se considerar é a adaptação internacional do jogo, que eliminou diversas frases de vitória que demonstravam melhor a relação entre os personagens, principalmente a partir da série Zero/Alpha (pois SF II ainda tinha umas frases mais "genéricas") seja na série principal ou em derivados como Pocket Fighter.

E ainda nas frases de vitória, outro motivo pode ser a própria desatenção de alguns jogadores nelas a partir de SF IV, que foi quando começaram a ter o cuidado de deixarem as frases específicas para cada adversário no modo arcade (em SF V elas se mantiveram também no versus), incluindo séries não-canônicas, como Street Fighter X Tekken.

Por último, temos o próprio desenrolar dos quadrinhos da UDON comics que apenas a pouco tempo que fizeram Ryu e Chun-Li se conhecerem e lutar um contra o outro, contradizendo informações do próprio jogo, que mostra que sim, eles já fizeram lutas amigáveis e até gostam de treinar juntos, como já disse anteriormente.


Sim, eles SÃO amigos

Como vocês puderam perceber, a resposta sobre o relacionamento deles já estava no próprio jogo, há um bom tempo. E Street Fighter 6 ainda deixou bem claro isso.

Entendo que muita gente não tenha acesso aos materiais antigos (mesmo que escaneado), que a tradução e adaptação, mesmo a atual, pode deixar passar alguma coisa (como o caso do modo história de Zeku, que na versão em PT-BR perdeu a referência a Strider), mas de um modo geral, temos bastante informação que responde essa questão.

Por fim, repetindo o que falei no final da thread, não estranhem a Capcom colocar mais interações entre os dois como bons amigos, porque eles são. E, se for para falar de fanservice, também não estranhem a Capcom ficar tacando lenha na fogueira com os dois, insinuando alguma coisa, seja no jogo ou em ilustrações. 

Tanto que no Dia de São Valentim de 2023, a própria Capcom tacou muita lenha na fogueira nessa questão, na publicação que fizeram. Lembrem-se, a relação deles NÃO FOI CRIADA ONTEM, é só prestarem atenção. 😌


Irei terminar por aqui. Espero que tenham curtido o destrinchamento da minha própria thread, explicando melhor toda essa questão deles. Até mais!!!

Nenhum comentário:

Comentários