26 janeiro 2017

Conhecendo Evil Ryu e Violent Ken


Nihao!!!! =) Sim, podem me dar esporro, não falei nada, ao menos aqui no blog, sobre algumas coisas de SF. é que tem dias que é meio complicado postar mesmo (se imaginassem os artigos atrasados que tenho, sem falar nas ideias...).

Então, para não deixar vocês tristes, que mesmo me vendo no Fighters, me acompanham aqui, então que tal conhecer mais sobre dois personagens que estarão no novíssimo Ultra Street Fighter II? Sim, falo do meu gostoso, Evil Ryu e do com cara de "muitos amigos" Violent Ken! =) Então, vamos lá! ^^

Primeiro, o meu queridinho, Evil Ryu! :3



Evil Ryu (também conhecido como 殺意の波動に目覚めたリュウ - Satsui no Hadou ni Mezameta Ryu - no Japão) é um velho conhecido dos jogadores de Street Fighter, sendo, na verdade, Ryu possuído pela energia Satsui no Hadou (a mesma de Akuma). Sua primeira aparição foi no mangá de Masahiko Nakahira, Street Fighter Alpha (que chegou a ser publicado aqui no Brasil pela New Pop), sendo reaproveitado pela Capcom posteriormente em Street Fighter Zero 2. Aliás, me lembro do quanto joguei com o Evil Ryu no velho Saturn...

Curiosamente, essa não foi a primeira versão maligna de Ryu a aparecer em uma mídia fora dos jogos. No anime Street Fighter II V, em dado momento tanto Ryu, quanto Chun-Li, ficam sob o controle de Bison através do Cyber Chip (lembram?).



Nos quadrinhos publicados no início dos anos de 1990 pela Malibu Comics, existia uma cópia maligna cibernética de Ryu, que inclusive é a motivação da personagem Nida, exclusiva desse quadrinho. Ela quer vingança de Ryu, pois acredita que esse matou o seu pai (na verdade foi o clone cibernético dele).


A personagem Nida, que quer vingar seu pai morto pelo clone de Ryu
E no manhua (mangá chinês) oficial de Street Fighter II, para quem leu o meu artigo sobre ele (não leu? Então clique aqui) existia um Ryu maligno, que era, na verdade, o demônio pessoal de Ryu que tomou forma física.


Ryu vs "Oni Ryu"
Apesar de sua primeira aparição nos jogos ocorrer em Street Fighter Zero 2, na história, Evil Ryu deu as caras na luta de Ryu contra Sagat, em Street Fighter 1. Em um dado momento da batalha, Ryu perdeu o controle de si, se tornando o Evil Ryu, e terminou desferindo um violento Shoryuken em Sagat, ganhando a luta e deixando uma marca em seu peito.



Desde esse dia, Ryu trava uma batalha interna para não ser consumido por esse poder, conseguindo finalmente o controle dele em Street Fighter V, ao ter sua última luta contra Necalli.


Evil Ryu participou de outros jogos da série, como Street Fighter Zero 3, Super Street Fighter IV (e o Ultra), fez uma ponta em Street Fighter V no prólogo de Ryu, assim como em alguns crossovers como SNK vs. Capcom: The Match of the Millennium, Capcom vs SNK, Capcom vs SNK 2, Namco vs Capcom, e até mesmo em Asura's Wrath na série Street Fighter EX.

Assim como ocorre com Gouki/Akuma, Evil Ryu também possui um kanji como sendo a sua assinatura, sendo no caso dele o kanji para destruição, metsu.



Na série Street Fighter IV, seu visual foi atualizado, o deixando mais ameaçador. Seus cabelos ganharam uma tonalidade vermelha, além de ter ganho presas em seus dentes, uma cicatriz em suas costas no formato do kanji ten 天 (o de Gouki/Akuma, que significa céu/paraíso) e um buraco em seu peito, que provavelmente faz referência a uma cena em que Akuma golpeia Ryu no peito no mangá Street Fighter III: Ryu Final, de Masahiko Nakahira.



Abaixo, vocês podem conferir os dados de Evil Ryu, conforme o CFN Portal:
Anteriormente, vimos Ryu, agora vamos dar uma olhada nele quando é consumido pelo Satsui no Hadou! Seus movimentos parecem um pouco com os de Necalli. Será que existe algum tipo de conexão!? 
Nome: Evil Ryu
Altura: 175 cm
Peso: 85 kg
Tipo sanguíneo: O
Nascimento: 21 de julho
País: Japão
Gosta: Derrotar oponentes fortes
Não gosta: Fracos 
Evil Ryu é o completo oposto do Ryu que todos nós conhecemos e amamos. Ele foi consumido pelo Satsui no Hadou, em troca de poder absoluto. Eu não posso acreditar que o Satsui no Hadou pode mudar alguém assim ... Que terrível!
E agora, com vocês, Violent Ken, o Ken que acordou com o pé esquerdo! :v



No caso de Violent Ken (também conhecido por 洗脳されたケン - Brainwashed Ken - no Japão), a origem de seu poder difere de Evil Ryu. Enquanto Ryu terminou despertando o Satsui no Hadou, Ken, por algum motivo nunca despertou tal poder. Sim meus queridos, como cansei de falar, "Evil Ken", NO ECZISTE! O que deixou Ken nesse estado não foi o Satsui no Hadou. Os seus poderes, na verdade, vem de M. Bison.

Violent Ken é o Ken que foi capturado por Vega/M. Bison e sofreu lavagem cerebral, se tornando uma máquina de matar, consumido pelo Psycho Power de Vega/Bison. Assim como ocorreu com Evil Ryu, que surgiu de uma mídia fora dos games, a primeira aparição de Violent Ken ocorreu no anime Street Fighter II: The Animated Movie. Sim aquele desenho com a famosa cena de banho da Chun-Li que deve ter deixado alguns com a mão cheia de calo.

No anime, em dado momento, Vega/Bison foi até Ken e lutou contra ele. Ao perder a luta, Vega/Bison o sequestrou e fez lavagem cerebral e o colocou para lutar contra Ryu.



Porém, a ideia de um Ken controlado por Vega/Bison, veio primeiramente do mangá Street Fighter II de Masaomi Kanzaki. Ali Ken, com o auxílio da droga Doll, que faz uma lavagem cerebral em seu usuário, termina servindo a Vega/Bison como um de seus soldados de confiança.



A primeira vez que Violent Ken participou de um jogo foi em SNK vs Capcom: SVC Chaos. No jogo, apesar da confusão que alguns fazem (graças a uma informação errônea tirada sabe se lá da onde do The Fighters Generation), dizendo que é o Ken com o poder de Orochi, Violent Ken continua com o mesmo background apresentado no anime: é o Ken consumido pelo Psycho Power de Vega/Bison.


Sim, em japonês está escrito algo como "Ken com lavagem cerebral"
Curiosamente, na série Street Fighter IV, existiria um easter egg com o personagem, em um dos trajes extras de Ken:



Excetuando SNK vs Capcom: SVC Chaos, Violent Ken não tinha feito mais nenhuma participação nos jogos, sendo restrito apenas a esse jogo e algumas mídias, como o manhua de SNK vs Capcom: SVC Chaos e os quadrinhos da UDON. Ultra Street Fighter II: The Final Challengers é o primeiro jogo da franquia Street Fighter (e encaixado no universo principal da série) que ele participa.

Recentemente, o CFN Portal canonizou Violent Ken, mas deixando claro que o personagem existe em um universo alternativo, fora da série principal (como bem expliquei neste artigo). Abaixo, vocês podem conferir a ficha do personagem, diretamente do site.


Por alguma razão, o Satsui no Hadou não despertou dentro de Ken, mas usando o Psycho Power de Vega/Bison, Ken se tornou um soldado da Shadaloo (em um universo paralelo, é claro). 

Nome: Ken
Altura: 175 cm
Peso: 83 kg
Tipo sanguíneo: B
Nascimento: 14 de fevereiro
País: Estados Unidos
Gosta: Cheiro de sangue, lutar
Não gosta: Tédio 
Ken fica com inveja pelo fato de Ryu se aproximar cada vez mais de se tornar um verdadeiro artista marcial. Mas o coração de Ken é fraco, e termina sendo consumido por essa inveja. O Psycho Power de Vega/Bison ressoa com medo e sofrimento, e termina controlando facilmente as pessoas que são vítimas de suas próprias emoções. A chama de Ken fica roxa, devido ao poder psíquico, e seus golpes se tornam cheios de ódio. No entanto, quando Ken vê a faixa vermelha de Ryu, ele temporariamente ganha controle de si mesmo, porque se lembra de todas as memórias que compartilhou com seu eterno rival. (Sim, isso ainda está em um universo paralelo)

Bem, eu espero ter conseguido esclarecer alguma dúvida sobre eles.  E lembrando que o Ultra Street Fighter II é apenas a ponta do iceberg para as comemorações dos 30 anos de SF!!!!! =)



Antes de ir, deixo com vocês os trailers de USF II, o americano e o japonês (sim há uma sutil diferença).





See ya!!!!! ^^
Comentários