21 janeiro 2018

Street Fighter V Arcade Edition lançado - Algumas impressões


Nihao! A Tia Bia desaparecida deu as caras!!!! =P Era para eu ter feito esse post antes. Mas coisas a se fazer, aliado a preguiça extrema só me fez sentar para escrever agora. Fazer o quê, né? =/

Mas vamos ao que interessa. E sim, vai ter spoiler, então não adianta reclamar.

Dia 16 saiu finalmente o Street Fighter V - Arcade Edition. O jogo trouxe mudanças com novos V-Triggers, balanceamento de personagens, mudanças na obtenção de FM, além de novos modos de jogo, incluindo o tão pedido modo arcade.

O post vai ser analisando mais a parte estética do jogo, visto que, graças ao meu note de bosta, não pude nem sequer testar a Sakura.

Sad, but true
Esteticamente, houve uma mudança no visual, tanto da tela de seleção de personagens, quanto no visual de alguns deles.

Note as mudanças sutis na imagem de Ed.
Outra coisa bacana é a inclusão do V-Trigger II, criando novas possibilidades para o seu personagem favorito, além de combos lindos.


E falando no tão esperado Modo Arcade, ele contempla todas as séries de Street Fighter lançadas, do SF 1 até o SF V. Uma coisa a se notar é que, devido a falta de alguns personagens, dependendo da série escolhida, o Modo Arcade fica meio incompleto (sim, estou falando de Sagat e Gill). E seguindo o que ocorria em SF III 3rd Strike, você escolhe o seu oponente antes da luta.

Talvez o que chame a atenção neste modo é a quantidade de finais presentes e algumas curiosidades envolvidas, além de terminar descobrindo ou deduzindo qual final seria canônico para cada personagem, além de algumas curiosidades e piadas, dependendo da série. "Mas como assim, tia Bia?" - me fala o pequeno gafanhoto. Calma que irei (tentar) explicar.

Abaixo os finais de SF 1 de Zeku e Bison/Balrog.



O primeiro final (mesmo Zeku, teoricamente, nunca tendo participado do SF 1) é a confirmação de uma antiga ideia de Akiman, onde Zeku aceitou Guy como discípulo após esse falhar em um exame de admissão. E que pelo visto é cânon agora! =P

No segundo temos uma pequena piada. Todos sabem (ou eu acho que devem saber) que o personagem Bison/Balrog é o "sucessor espiritual" de Mike (boxeador do SF 1), tendo até uma certa confusão (incluindo na própria Capcom, como podem ver aqui) se eles eram o mesmo personagem ou não. Esse final, além de provar que ambos são pessoas diferentes, brinca com essa questão, onde vemos Bison/Balrog tendo um sonho estranho com o Mike.

Dentre finais que seriam canônicos para os personagens, temos o de Nash da SF Zero 2 (que já tinha sido confirmado no modo história dele e em A Shadow Falls), o de Vega/Bison da SF Zero 2 e o final do Ryu de SF Zero 3, com algumas mudanças sutis, como vocês podem verificar:




Outros finais são pura "encheção de linguiça", momentos "e se", mais do mesmo, ou fanservice puro. Além de, claro, alguns serem cânon, mostrando um pouco do que aconteceu após os eventos de A Shadow Falls. Eis alguns exemplos.

O final de Nash é praticamente o MESMO do modo história geral, porém tendo uma cena dele morrendo nos braços de Guile, o que tornou bem mais tocante. 

Momento "e se". Eis o que teria acontecido se Ryu tivesse perdido a batalha. E imagino que Chun-Li (caso ela tivesse vencido FANG aí) teria o mesmo destino, junto com Guile (que ficou de figurante), nas mãos do senhor da Shadaloo.

O de Kolin poderia se encaixar tanto como um final cânon, como sendo o momento que Urien descobre a verdade, como um "e se", pois o último quadrinho pode deixar uma interpretação mais "macabra". E com um bônus: A BUNDA DO URIEN!!!!!

Momento "e se", caso Menat enfrentasse Vega/Bison no fim.

Momento fanservice com Karin Kanzuki

Um final cânon, "encheção de linguiça", mostrando a um pouco da vida de Chun-Li com Li-Fen. Não é nada que acrescenta algo grandioso ao roteiro, mas um fanservice curioso (e me identifiquei demais com a Chun-Li aí. Sim, antes de me casar, só faltava eu por fogo na casa! :v )

Final "encheção de linguiça", com direito a referência que deixaria Capitão América pirado! Devido a uma antiga música oficial de Bison/Balrog, me pergunto se isso não reflete um pouco um sonho que ambos poderiam ter: De lutar e ganhar dinheiro com isso, levando a plateia a loucura.
Além disso, também temos a presença de Shin Gouki/Akuma como personagem secreto no Modo Arcade. Me pergunto se futuramente, "Shin Necalli" irá dar as caras, como informou o X-Kira.

Outra coisa que está no modo arcade é a volta do bônus do barril, com algumas mudanças.


E conforme você joga, acumula pontos que irão para o Placar de Líderes Online, podendo ganhar títulos únicos. E dependendo da maneira que você joga, acumula mais pontos. Isso sem falar nas MARAVILHOSAS ilustrações extras, de diversos artistas, um verdadeiro fanservice para os fãs! =D






Porém, temos um ponto negativo: VOCÊ NÃO GANHA FIGHT MONEY. irei falar sobre isso mais abaixo.

Além do Modo Arcade, o jogo nos oferece o Mode de Batalha de Times, um versus, onde você e seu oponente podem criar um time de até 5 personagens, por eliminação ou "melhor de".


E outra coisa bacana é o Modo Extra que oferece coisas interessantes como novos trajes, títulos, EXP e Fight Money! Pedaços dos trajes são obtidos através de desafios semanais, investindo uma quantidade de FM para participar. Dos trajes confirmados temos o de Rashid como Viewtiful Joe, Karin Kanzuki como Ingrid e Chun-Li como June de Plasma Sword/Star Gladiator.




Abaixo, vocês podem conferir o cronograma para obter o traje de Rashid.


Assim como nos trajes, alguns títulos especiais aparecerão ao longo do ano, e tendo um custo inicial de FM para o jogador tentar consegui-lo.


Falando no FM, ele agora será obtido através das já conhecidas missões semanais e do modo Extra. O jogador deve prestar atenção nos soldados dourados que ele enfrentar durante o modo.


E, ao contrário dos outros desafios mostrados, esses soldados possuem um número limite de quantas vezes o jogador pode vencê-los, como poder ver abaixo.


E claro, por último, não poderia deixar de falar da volta de Sakura.

A personagem, que inclusive ganhou a enquete feita pela Capcom (e que alguns fãs estão contestando, afinal era possível votar mais de uma vez no mesmo personagem), não é mais aquela adolescente eterna estudante, atualmente Sakura trabalha meio período e tenta se dedicar a luta. Mas algo nela continua a mesma: Ryu. Ali ficou evidente o quanto o japonês é importante para Sakura e, após diversos fanservices dele com a Chun-Li, tivemos uma cena com a Sakura que ficou clara qual é a sua real intenção (mesmo Ryu não se tocando).


Tanto que, como sempre, a internet (eu inclusive) não perdoou!





E falando na Chun-Li, Sakura, durante o seu V-Trigger I possui um golpe praticamente idêntico (só que mais fraco) ao Kikousho: Hogasho.


Achei bastante curioso isso, ainda levando em conta que Sakura na série SF IV tinha demonstrado interesse em ser uma "side kick" da Chun-Li em alguma missão.

Bem, vou terminar por aqui. E vocês estão curtindo essa nova temporada do jogo? Mudariam algo? Eu sinceramente estou é contando os dias para o novo Cinematic Story! =P See ya!!!!


Fonte (detalhes sobre os modos): Capcom-Unity

Nenhum comentário:

Comentários