05 agosto 2019

Infiltration e os "core values"


Nihao! Bem, esse artigo é o desenvolvimento de uma pequena tread que fiz a respeito do Infiltration participar do campeonato de Samurai Shodown, até porque, de fato rolou uma polêmica sobre isso.
Antes de começar a desenvolver melhor o que comecei no Twitter, quero deixar claro uma coisa: O Infiltration tem o direito de refazer a vida dele, se o mesmo quitou seus débitos com a justiça (para quem não lembra, pesou contra ele uma acusação seríssima de violência doméstica).
Tanto que o "alvo" deste artigo nem é exatamente o Infiltration. Aliás, o jogador serviu apenas para escancarar a hipocrisia de outra pessoa. Sim, estou falando do senhor Joey Cuellar e seus benditos "core values".
Bem, creio que todos se lembram do fatídico episódio do EVO Japan, onde o streaming foi interrompido e o senhor Joey, foi ao seu Twitter explicar o ocorrido, dizendo que tal apresentação não representa os "core values" do campeonato (o que levou a ala mais "justiceira" a loucura, pois DOA seria um jogo ULTRA OFENSIVO).


Isso gerou uma série de memes, sem contar a discussão envolvendo que tal coisa seria hipócrita afinal, o que seria mais ofensivo, uma mulher de biquíni, ou ela sendo desmembrada com requintes de sadismo, como em Mortal Kombat? Inclusive, cheguei a falar disso aqui.



"Então tia Bia, o que faz com que o Infiltration ter participado desse tanta polêmica?"

Primeiro, meu gafanhoto, vamos ver mais algumas coisinhas.


Nesse ano, o EVO foi palco de um painel especial chamado “The Women of the FGC”, onde mulheres relatavam suas experiências na cena, o que poderia se fazer para melhorar e deixar o ambiente mais receptivo para o público feminino. Sem contar o feito histórico da jogadora francesa Kayane (velha conhecida para quem acompanha a cena, principalmente de Soul Calibur) que ficou entre o Top 8 de Soul Calibur VI. Sem contar, mesmo não sendo algo do EVO exatamente, o trabalho da jogadora Sherry Nhan, que fez um programa que auxilia o visto de jogadores de diversas partes do mundo, para irem a campeonatos nos EUA.

Ou seja, ali tivemos um verdadeiro momento "girl power", deixando claro que a comunidade está aberta a mulheres. Sem contar que, se formos julgar pela atitude anterior do senhor Joey, ele deixou claro com os "cores values" que ele não toleraria certas coisas, dando a entender que certas coisas consideradas ofensivas para as mulheres (ou que aparentemente são, conforme a grande mídia de jogos), não teriam lugar ali. E é aí, amiguinho, que o bicho pega.

Como disse, eu não vejo problemas do Infiltration recomeçar. Ele tem direito a uma segunda chance (e eu espero, de coração, que o mesmo tenha mudado e que não faça isso de novo). Porém, a acusação que ele sofreu, ainda está um tanto fresca na mente das pessoas. E para piorar, não houve sequer uma menção ao ocorrido, o que piorou os ânimos de alguns.

E para "melhorar" a coisa, nos EUA, é comum empresas FUGIREM de polêmicas, não querendo se envolver e ter sua marca atrelada a alguém que fez algo ruim no passado. A coisa chega a ser tão pesada, que no YouTube mesmo, há casos de gente que perdeu o patrocínio que tinha, mesmo sendo inocente das acusações. Sabendo disso, imagina a lindeza de uma empresa com esse tipo de pensamento, entregando algo ao Infiltration no EVO o evento dos "core values"?

E só deixando claro, que não estou dizendo que concordo ou discordo desse tipo de atitude, estou apenas relatando um fato.
Tendo deixado claro essa realidade e os "core values", imagina que coisa legal, baniram um jogo por conta de peitos, mas não fizeram nada, quanto ao fato de um agressor de mulheres (tem detalhes no processo na internet, procurem) se inscrever num torneio e ainda fingir que nada aconteceu quando ele ganhou. É um belo exemplo de "vamos tornar a comunidade mais receptiva as mulheres".

Ou ainda, o fato de que uma das pessoas que trabalha no EVO, e quem acompanha a cena, sabe de quem estou falando,ter ASSEDIADO DE MANEIRA NOJENTA, AO VIVO, MANCHANDO DE MANEIRA LINDA A COMUNIDADE DEVIDO AO ATO E CERTAS DECLARAÇÕES, uma jogadora. A coisa inclusive foi tão feia que os jogadores cobraram a Capcom por uma atitude que, na época, NÃO PUNIU o jogador, diferente do que ela fez com o Infiltration anos depois.

Apesar de hoje, aparentemente, os dois terem se acertado, ao ler o seu pedido de desculpas na época, provavelmente ele seria "linchado" hoje, por querer "normalizar certos comportamentos quando está com raiva".


Note, que esse raciocínio que faço é justamente por conta dos "CORE VALUES". Ou para deixar bem claro, ESTOU COBRANDO COERÊNCIA DO SENHOR JOEY CUELLAR. Pois irei ser bem sincera.

O que seria, de fato, mais ofensivo e assustador para as mulheres, um jogo com peitos balançantes, ou você estar dividindo o mesmo espaço com um cara acusado de bater na mulher e com outro que protagonizou um episódio triste e nojento de assédio e não sofreu nenhuma punição na época (o que chega a ser "pior" do que no caso do Infiltration, pois aparentemente ele se resolveu com a justiça - se tiver errada, citem nos comentários)?

Sabe, se fosse para por esses "core values" em ação (e seguindo uma cartilha que para uns poderia ser considerada justiceira, mas que seria COERENTE com a atitude que o senhor Joey teve anteriormente), era para tanto o Infiltration não ter participado e o outro lá, no mínimo, ter vindo ao público dizer que não é mais aquela pessoa.

Se na época de DOA, não tivesse acontecido esse episódio, eu poderia simplesmente supor que, no caso de ambos, como é algo referente a vida pessoal deles (sendo que do outro lá, foi algo público ainda), ele não iria tomar partido. E talvez não teria tanta receptividade negativa, pois uma parte dessa galera que está reclamando, está justamente fazendo isso por conta dos "core values", querendo uma coerência.

Eu mesma, nem estaria escrevendo isso. Se fosse para falar do caso Infiltration seria apontando os motivos para dar uma segunda chance a ele e os motivos para não se dar, se permitiriam a participação dele, caso fossem organizadores de um campeonato e deixar a conclusão para vocês.

E quanto a mídia internacional de games?

Bem, dando uma olhada em alguns sites menos "nicho", ou IGNORARAM a existência do campeonato de Samurai, ou o motivo do Infiltration ter sumido, ou, no caso do Kotaku, fez um breve matéria sobre o campeonato, mas que tu só acha se procurar no site, pois não está em destaque, como ocorreu com outras matérias sobre o EVO postadas no mesmo dia.

Aliás, me arrisco a dizer que se, o senhor Joey Cuellar tivesse na época defendido DOA, provavelmente, a mídia que hoje está calada, ou bem tímida, estaria completamente "ofendida" pelo fato do Infiltration ter participado do campeonato. E se alguém se lembrasse do episódio de assédio que citei aqui, iriam exigir que o cara fosse banido, para sempre, da comunidade.


Ou seja, no fundo sabemos bem que não há "core values". E por mais que tenha tido bastante coisa bacana nesse EVO, o evento deste ano deixou isso BEM claro. "Core values", só se for o das "verdinhas".

Obs: É bom deixar claro novamente, eu não vejo problemas do Infiltration querer refazer a vida dele e muito menos pedir a cabeça de alguém, tanto que omiti o nome dos envolvidos no caso de assédio. Esse texto foi uma crítica ao senhor Joey Cuellar.

Nenhum comentário:

Comentários