20 janeiro 2024

A história de Ed

Nihao! Sim, o post será sobre o Ed, para apresentar melhor o personagem para quem não prestou atenção nele em Street Fighter V e também porque eu gosto do Ed. Ed só está abaixo do Ryu no quesito personagens masculinos de Street Fighter que eu gosto.

Sim, a tia Bia aqui é louca pelo Ryu, pelas variantes do Ryu e pelo Ed.

A inspiração para o post veio de uma thread do Red Cyclone no X (Twitter), onde ele fazia um resumo da história do personagem, assim como uma thread que eu fiz sobre Ed um tempo atrás. Os links de ambas estarão no final desse artigo. Então, vamos ao que interessa.


O surgimento de Ed

A primeira vez que o personagem aparece é em Street Fighter IV, no final de M.Bison/Balrog, na base da S.I.N., que pede ajuda a ele. O boxeador nota que o garoto sabe usar o Psycho Power e o leva embora. Ainda em Street Fighter IV, Ed volta a aparecer, desta vez no final de Rose, quando Vega/Bison aparece diante dela lhe tomando algo que estava dentro dela. Quando o ditador toca em Rose, ela tem uma visão do que foi feito, mostrando rapidamente Ed.

Nas atualizações seguintes (Super Street Fighter IV, Super Street Fighter IV Arcade Edition e Ultra Street Fighter IV), Ed volta a aparecer no final de Balrog, onde o boxeador afirma que Ed é um corpo extra daquele homem (Vega/M.Bison) e se ele sabia fazer algo, pegando o garoto e o levando embora com ele.

Até então era apenas isso que tínhamos, um garotinho que sofreu experiências na S.I.N. e que era um corpo extra do ditador e que, apesar da idade aparente, conseguia manipular um pouco o Psycho Power. E de acordo com o Visual Book II (que consta na edição especial de colecionador Vital Box II de SF V), Ed foi sequestrado muito novo e ainda teve o DNA do ditador colocado em seu corpo. 


Ed em Street Fighter V

No jogo seguinte, Street Fighter V, Ed está de volta adolescente, a princípio como um aliado de Bison/Balrog, sendo um companheiro do boxeador em suas missões escusas. Por ter sido criado pelo boxeador, Ed, que parecia ter uma personalidade mais calma e inocente em SF IV, terminou ficando, de certa forma, parecido com Bison/Balrog, um tanto provocador e debochado.

Ed foi bastante ativo nos acontecimentos de A Shadow Falls, ao lado da Shadaloo, tentando impedir que os demais lutadores de atrapalhar os planos da organização. Ed também está presente em alguns modos histórias de outros lutadores, como Nash e Urien. Porém, a grande surpresa envolvendo Ed foi quando ele foi anunciado como personagem jogável.

Ao contrário do que muitos pensavam, não veríamos ele como um jovem, que aparentava no máximo ter recém completado 18 anos e sim um homem, forte e musculoso. Seu estilo de luta é o Psycho Boxing, mesclando o Psycho Power com o boxe (e chutes) de seu pai adotivo M.Bison/Balrog.

A explicação para isso nos é mostrado no modo história do personagem, onde terminamos sabendo que Ed, devido aos experimentos feitos cresceu absurdamente rápido. Tanto que uma das maiores preocupações dele era ficar velho muito rápido e Bison/Balrog ter que ficar cuidando dele. Seu crescimento começou a desacelerar, durante os acontecimentos de A Shadow Falls, mas isso não é o único fato marcante na vida de Ed durante aquele período.

Ele termina recebendo a vista surpresa de uma jovem advinha, a quem ele apelida de "biscoitinha da sorte". Menat, nome que os jogadores só descobririam mais tarde, faz uma profecia a respeito de Ed: "Quando parar de crescer, você deixará de ser quem você é." Isso fica na mente de Ed e, no futuro ele se separa de Bison/Balrog, seguindo o seu próprio caminho (com direito ao jogador perceber que o boxeador tem um coração e chora ao ver que Ed está indo embora).

Porém, temos ainda um fator que pesa na decisão de Ed: os seus pesadelos com o espírito de Vega/Bison querendo o possuir. Como diz um trecho da própria música do personagem:

"Still the nightmares creeping up at night
I'm a fragment in the mirror
See in black and white
Like who is me and who is gonna take me over
My soul is my soul in the eyes of the beholder"

"Os pesadelos ainda assustam à noite
Eu sou um estilhaço no espelho
Visto em preto e branco
Como quem eu sou e quem poderá acabar comigo
Minha alma é minha alma aos olhos do espectador"

Ou seja, mesmo o ditador estando morto, sua alma está atrás de algum corpo para poder voltar ao plano físico. 

Então, antes que a profecia possa se concretizar, Ed decide deixar Bison/Balrog. Depois disso, Ed ainda aparece no modo história de Menat e no modo história de Falke, esse último mostrando um pouco o que aconteceu com o personagem, pois a única coisa que sabíamos é que ele tinha se unido com algumas pessoas e formado a Neo Shadaloo.

Ed após isso começa a procurar outros como ele e é aí que ele conhece Falke, num laboratório provavelmente alemão da Shadaloo. Falke assim como Ed tinha pesadelos com o espírito de Vega/Bison, porém , ela não tinha mais esperanças de um dia se salvar daquele inferno. Com Ed a resgatando, eles se unem e temos o início da Neo Shadaloo, cujo o propósito é salvar outros como eles.


Devido ao fato de terem sofrido experiências pelas mãos da Shadaloo, já foi dito que Ed e Falke (que é mais velha que Ed, aparentemente) possuem idades físicas, mentais e corporais diferentes. E que apesar dos crescimento acelerado, é errado afirmar que eles são crianças, pois suas mentes, mesmo oscilando, não são de uma criança. Ambos possuem um relacionamento fraterno, de irmãos.

A partir daí, mais nada foi mostrado em SF V que contasse de fato para a lore do personagem. O final do modo arcade de Falke, que mostraria o dia a dia dos irmãos, é algo não canônico. Claro, temos o caso de Seth, que aparece diante deles, sentindo atração pelo Psycho Power, achando que eles são o Vega/Bison.

O mais relevante no jogo que sobrou em relação a Ed são as frases de Menat (que ainda na frase dele, terminamos sabendo que ele está a procura dela) e Rose:

M: "Você enfrentará dificuldades no futuro... Mas tudo bem! Definitivamente... provavelmente... talvez... espero?" 

R: "Vejo potencial em você. Espero que tome a decisão certa quando chegar a hora."

Só lembrando a vocês que é bom levar a sério essas frases de vitória delas, pois as mesmas deram uma pista para o que aguardava Ken no futuro.


O futuro de Ed

Street Fighter 6 chega nos dando dúvidas sobre o personagem e sua real índole. Em diversos momentos do World Tour é citada tanto a Shadaloo, quanto a Neo Shadaloo. Inclusive, teria sido a Neo Shadaloo que injetou Psycho Power em Bosch. Porém, conforme o jogador avança no relacionamento e treino com Rashid e A.K.I., termina descobrindo que os remanescentes da Shadaloo também a chamam de Neo Shadaloo e que eles estão atrás de Ed para ele liderar a organização. Fora que, o jogador também descobre que estão tentando trazer Vega/Bison de volta.

Ed, pelo que foi mostrado até agora, quer distância da Shadaloo e detesta Vega/Bison. Porém o seu aspecto, com olheiras e com o rosto um pouco mais magro e pele pálida, fez com que alguns jogadores cogitassem que ele poderia estar sofrendo os efeitos do Psycho Power, algo similar ao que houve com Bosch. 

Inclusive, o seu rosto em Street Fighter 6, lembra bastante do artwork da Vital Box II de Street Fighter V: um rosto mais esguio e com o olhar sombrio.

Só que sendo sincera, com base do que foi divulgado da história dele, acredito que a questão seja outra.

Se alguém prestou atenção na ficha do JP, deve ter notado um detalhe interessante: ele ODEIA dormir. E como já vimos, tanto Ed quanto Falke já tiveram problemas sérios com pesadelos, com a alma de Vega/Bison tentando possuir seus corpos. E o que eles têm em comum com JP? O Psycho Power.

Seguindo o que foi mostrado com Ed e Falke, Vega/Bison pode querer tentar possuir o usuário desse poder. Até porque devemos lembrar que, apesar de um certo fanservice, não foi mostrado que Cammy possui pesadelos com o ditador como os dois irmãos. E mesmo JP não sendo um corpo extra, é bom lembrar que Rose também não era e foi possuída e o final de Menat no modo arcade de Street Fighter V, onde ela luta contra o ditador (e tal luta foi confirmada no modo história de G), fica subentendido que ele iria tentar fazer isso com ela, mas Rose o impediu. E o Soul Power, é nada mais que uma variação do Psycho Power e sua antítese.

Os pesadelos de Ed podem ter piorado e ele pode estar numa luta interna contra Vega/Bison e mostrando sinais disso, ou seja, sua aparência cansada. Talvez possamos até cogitar que o ditador possa estar conseguindo o controle dele, remetendo ao que Menat e Rose disseram sobre os tempos difícieis e a decisão importante que Ed precisará tomar. E isso talvez a gente só saiba quando o personagem for lançado em fevereiro.

E quando isso acontecer, com certeza irei atualizar aqui.


Curiosidades

  • O nome Ed foi um erro de um funcionário da Capcom. Ao fornecerem os materiais para a criação dele, o nome que constava era Ed Boy, que vem de Ending Boy, pois ele aparecia nos finais de M.Bison/Balrog e Rose. No jogo, o boxeador o batiza assim devido ao código de barras que ele possui em seus ombros. No entanto, dentro da lore do jogo, Mike Bison/Balrog o chamou de Ed por causa do código de barras nos ombros dele.

  • Nakayama disse que nome do gorila é Baba Muwalimu. O barbudo alto, só se sabe que o nome dele começaria com a letra G. 

  • Cada um dos "reis da Neo Shadaloo" (dei esse nome só para facilitar) representa alguma habilidade/caractrística de Vega/Bison: O barbudo seria capaz de se teletransportar, o Baba, possui a inteligência e sabedoria do ditador, Falke consegue energizar objetos com Psycho Power e Ed de disparar o Psycho Power. O ditador fez isso sabendo do seu inevitável confronto com Ryu e queria ter garantias de que conseguiria voltar.


  • Curiosamente um dos trajes descartados de Chun-Li é um uniforme da Neo Shadaloo. Como o traje ao lado deste (o branco) foi aparentemente reformulado e transformado em seu terceiro traje, fica a pergunta, caso uma das próximas roupas da personagem seja mesmo o traje da organização, o que teria acontecido para ela se unir a Ed. 


  • Ed foi o ÚNICO personagem da série Street Fighter a ganhar um dakimakura (travesseiros gigantes de abraçar) oficial da Capcom. E você ainda poderia deixar ele só de cuequinha... 😏 O dakimakura encontra-se esgotado.


Espero que tenham gostado. Abaixo a thread que fiz e a do Red Cyclone que foram inspirações para esse artigo. Até mais!!


Thread Ed - Red Cyclone

Thread Ed - Bia Chun-Li

Nenhum comentário:

Comentários