11 fevereiro 2024

Análise do trailer de Ed

Nihao! FINALMENTE a Capcom lançou o trailer do meu querido e amado Ed! 

Sim, a tia Bia surtou e vocês podem conferir o meu surto, porque eu gravei e fiz um react! 

E aproveitando o react, vamos agora nos aprofundar na questão do Ed.

Ed dessa vez volta completamente pugilista, ou seja, adeus chutes! Aliás, é possível reconhecer alguns movimentos de M.Bison/Balrog em Ed, além de uma clara inspiração em Ryuji Yamazaki e Steve Fox (no jogo Street Fighter x Tekken). Lembrando que o diretor de Street Fighter 6, Takayuki Nakayama é fã confesso de jogos de luta e adora jogos da SNK, chegando até a visitar o escritório da empresa, a ir em exposições de jogos, a participar de brincadeiras sobre o próximo personagem de KOF, dentre outros. Então, fica clara a homenagem feita.

Porém, é preciso apontar que os socos do Yamazaki não são exatamente dele e sim tem origem na série Hajime no Ippo, um mangá de boxe que começou a ser publicado em 1989 e ainda não foi finalizado, totalizando 138 volumes!

E o autor, George Morikawa, em seu X/Twitter ainda afirmou que, se ele tiver oportunidade de jogar Street Fighter 6, ele irá jogar de Ed. Sim ele gostou do personagem!

Eu assumo que me empolguei bastante os super arts dele, principalmente o último que subjulga o adversário e ainda o "humilha", o transformando em seu saco de pancadas.

Quanto aos inputs, Ed é um caso a parte, pois seu comando era simplificado em Street Fighter V. Em Street Fighter 6 ele ganha controles clássicos, enquanto que comandos simplificados similares ao que era em SF V ficaram no controle moderno.

Outra coisa interessante que notei foi a ração do público com o Ed. Eu sou fã do personagem desde o SF V e eu ficava intrigada sobre quem era aquele garotinho que M.Bison/Balrog salvava em SF IV. Ed na época do SF V foi um personagem 8 ou 80 para alguns, seja pelo design do traje principal, pelos comandos simplificados, porque ele era do SF V e SF V foi o patinho feio para muita gente, porque ele parecia um membro bombado de boy band, por conta dele ser sexualizado, de ter até dakimakura que o deixava seminu vendendo no site oficial da Capcom, porque ele seria o novo Vega/Bison ou novo Bison /Balrog, que é por causa dele que Dudley não apareceu (sim, isso são críticas reais de algumas pessoas, não estou inventando)... E que mesmo assim conquistou sua base de fãs e jogadores que viram potencial no personagem e seu carisma, como eu, que assumo que, depois de tantos anos jogando Street Fighter a Capcom conseguiu criar um personagem masculino no jogo que me fizesse "apaixonar" sem ser o Ryu ou alguma versão dele. Sim, o Ed já era legal, vocês que não enxergavam isso! 😝

Um detalhe que me chamou a atenção, tanto no teaser quanto no trailer é o fato do psycho power dele estar meio azulado em alguns momentos, o que difere do Psycho Power de JP e de Vega/Bison em SF V. As únicas personagens que usam essa paleta são aquelas que utilizam o Soul Power, Menat e Rose. Porém, um detalhe também chama a atenção:

Numa das poses de vitória, Ed solta uma risada, maligna, seus olhos ficam brancos e seu peito fica com Psycho Power, puramente roxo, concentrado. Só que não é a única vez que isso acontece.

No Super Art dele de nível 2, durante alguns frames, é possível ver seus olhos brancos e um sorriso distorcido em seu rosto. E assim como ocorre em sua pose de vitória, o Psycho Power ali está puramente da cor roxa, em vez do roxo e azul, o que pode indicar a influência de Vega/Bison em Ed por alguns momentos. Até porque devo lembrar que em Street Fighter V, o ditador tenta possuir o corpo de Ed mais de uma vez.

Menat e sua bola de cristal. Note que o Soul Power é azulado, com tonalidades de roxo.

Ou seja, enquanto que o Ed normal possui um poder que talvez poderia estar se aproximando do Soul Power, mostrando que ele não é alguém ruim (apesar de torto) e sim um personagem que poderia se encaixar como anti-herói, a partir do momento que as cores mudam, vemos o lado sombrio dele, mostrando assim a sua dualidade.

Outro detalhe interessante é sobre o jogo de pernas que Ed faz em dado momento, que se assemelha aos movimentos de Muhammad Ali.

E nem adianta apontar o dedo para mim, eu sei que vocês reparam na Cammy!

Falando da aparência de Ed, ao mesmo tempo que podemos notar suas olheiras, provavelmente devido ao fato do espírito de Vega/Bison ainda ficar atazanando o coitado, é o quanto ele de corpo está muito gostoso. Desculpem-me, não tem outra palavra para descrever. É notável o quanto a Capcom está fazendo, de uma maneira geral, personagens extremamente atraentes em Street Fighter 6, seja pelo carisma ou pelo corpo, vide, por exemplo Ryu, Chun-Li e Cammy. Ed também se encaixa aqui, com o seu traje sendo um fanservice e tanto, seja pelo peito nu ou pela calça jeans que deixa em evidência certos detalhes.


Falando em trajes, a segunda roupa dele lembra bastante aquela vista em Street Fighter V, só que com alguns detalhes diferentes. E ao vermos os seus braços nus, deu para perceber que, apesar dele não ter o corpo exagerado de Street Fighter V, ele continua musculoso.

Indo para outros detalhes do trailer, o cenário, que mostra um laboratório em ruínas, mas que aparentemente ainda está sendo usado para experiências, com corpos sobressalentes de Vega/Bison, um em especial, que no centro atrás da cadeira, parece ser o que está sendo preparado para algo. E na cadeira, o quepe do ditador, mas sem o símbolo. 

Para quem tiver curioso quanto ao que aconteceu com o símbolo, aparentemente, parte dele está com F.A.N.G. Ele o usava como pingente na época que conheceu A.K.I. 

Esse laboratório parece ser um álmaga com elementos de vários cenários, o que faz alguns especularem onde exatamente ele fica. Podemos citar desde o laboratório de Seth, o cenário com as estátuas dos Quatro Reis em SF V (que consta no pôster de Ed desse jogo), o local onde ocorre a luta de Chun-Li e F.A.N.G. e até mesmo o laboratório que aparece no final de Vega/Bison em Street Fighter Zero 2.

A ficha de Ed já consta no site oficial e não há muitas diferenças na tradução e adaptação feita do japonês para o inglês (e consequentemente para o português). Em japonês, é mais explícito ao dizer que Ed odeia injeções (eu te entendo) e que ele gosta de vitórias absolutas, mas nada além disso. As vozes de Ed continuam as mesmas do jogo anterior, Hiroyuki Yoshino e Edward Bosco.

No X/Twitter foi publicado no perfil oficial um comentário do Nakayama que diz:

Ed é um boxeador de alta velocidade. Projetamos sua metade inferior para que você possa ver claramente seu movimento de pés ágeis e adicionamos algum volume à parte superior de seu corpo para fazer seus socos parecerem impactantes. Também esperamos que vocês observem o emblema em seu peito e o desenho em suas costas.

A última frase fala claramente do emblema da Neo Shadaloo, a coruja com a coroa de louros, além do N e do S, estilizados, como se fossem raios. Além da coruja presente no emblema do seu braço direito e no cordão.

A coruja em algumas culturas européias está associada a morte e também a deusa celta Morrigan. Porém, a coruja possui um simbolismo positivo e está ligada a sabedoria. Inclusive a coruja é o símbolo da deusa grega Atena, assim como também, de sua equivalente romana, Minerva. 

O simbolismo da coroa de louros vem da antiguidade clássica, tanto na Grécia quanto posteriormente em Roma, sendo ligada a vitória.  De um modo geral, são símbolos mais positivos que o da Shadaloo, apesar da dubiedade da coruja, o que pode indicar a natureza da organização, visto que ela foi fundada para ajudar pessoas como o próprio Ed e Falke, que foram cobaias da Shadaloo.

E se tem uma coisa que eu realmente estou gostando de ver, até porque sou fã confessa do personagem, é a mudança da opinião do pessoal ao assistir o trailer dele. Se antes muitos se perguntavam o porquê de trazer esse personagem de novo, que deveriam esquece-lo e focar no Gouki/Akuma, ou pegar outro boxeador, agora estão realmente hypados com o personagem. Me lembra até da época em que a internet descobriu que o Ryu era gostoso, sendo que ele sempre foi para mim! 😜 

Até o momento a Capcom ainda não soltou detalhes da música tema de Ed, que me surpreendeu por ser boa (todos sabem que eu torço o nariz para algumas músicas de SF 6) e também ser cantada (aparentemente pelo rapper Blumio), o que me faz ficar curiosa com a letra, já que o tema de SF V caiu como uma luva para o personagem ali.

Você pode falar o que for do meu loiro, menos que ele não tem estilo para a pose de vitória final!

Ed será lançado dia 27 de fevereiro e, até lá, a tia Bia aqui irá esperar ansiosamente pelo seu loiro cheio de Psycho Power! 💓 O que não é novidade para ninguém que me acompanha ou que, pelo menos, deve ter assistido os últimos vídeos do Velberan e do Segredo dos Games (Renato Cavallera) a respeito do Ed.

Nenhum comentário:

Comentários