18 março 2019

SF V: Retrospectiva dos personagens da 3ª Temporada


Nihao!!! Assim como fiz com os personagens da Segunda temporada do jogo, que tal falarmos sobre a recepção dos personagens da Terceira?

Eu só peço desculpas, de antemão, pois, no ano passado, passei por uma crise grave de depressão. Com isso, talvez, esse artigo não fique tão completo quanto o outro (mas aceito ajuda, caso tenha percebido algo e queira complementar, pode comentar, que irei adicionar aqui, assim que possível), afinal, as forças que me restavam eu consegui focar em coisas específicas.

Tanto que quero agradecer ao Juninho, que me ajudou a escrever esse artigo.

Então, deixando essa bad de lado, vamos ao que interessa.


Diferente do que aconteceu na temporada anterior, onde os personagens foram revelados aos poucos, a Capcom, resolveu mostrar aos jogadores quem seriam os felizardos da vez, sem mistérios.

Sakura


Para quem não se lembra, Sakura tinha ganho a enquete de popularidade, com controvérsias para alguns fãs, pois era possível votar em mais de um personagem. Era só abrir janelas anônimas.


O fato dela finalmente ter crescido (deixou de se ruma eterna colegial repetente) e ter ganho "golpes novos", animou os fãs de Sakura. Porém, uma reclamação que ouvi, foi de que ela não estava tão forte, mas ao menos, era uma personagem bem divertida de se jogar.


Um fator que deixou a internet louca com Sakura, foi a evidente declaração de amor que ela fez a Ryu, e que o mesmo, como um bom tapado, não percebeu as reais intenções da garota. Algo bonitinho e fofo, que rendeu algumas artes brincando com isso (uma minha inclusive).



Blanka


Mesmo Laura sendo bem aceita no fandom BR de SF, muitos sentiam falta do monstrinho verde favorito, Blanka. Para a surpresa de alguns (exceto aqueles que tinham lido o conto de natal com a Laura), eles terminam se conhecendo, quando Blanka tenta vender os seus bonequinhos (Blanka-chan), e é Sean que o aconselha a tentar fazer isso no Japão.


Blanka-chan terminou virando um meme na comunidade de SF, com diversas montagens. E recentemente, alguns desses memes voltaram, devido a um bug que descobriram com o Blanka.


O personagem em sua jogabilidade, teve uma mudança que podemos considerar drástica, que foi a inclusão de um command grab, onde ele avança e arranha o adversário, mas nada que desagradasse os jogadores antigos dele, e sendo um tanto chato de se jogar contra em partidas on-line.

Falke


Falke foi uma das duas grandes novidades da temporada. A personagem, inédita, surgiu no modo história de Ed, fazendo parte da Nova Shadaloo, formada pelo loirão.


Uma mulher sofrida, criada para ser apenas um receptáculo para a alma de Vega/Bison, e que termina sendo resgatada por Ed. Ela termina por ajudá-lo em sua missão, de procurar e ajudar pessoas como eles, sendo, praticamente, sua irmã mais velha.


Falke, assim como Ed, entrou na questão 8 ou 80, referente na jogabilidade. Com comandos simples, jogadores mais tradicionais, ou aqueles que odiaram Ed (e sua farofa :v ), torceram o nariz para a novata. Uma crítica, referente a personalidade dela, foi a certa "frieza" até mesmo na aplicação de seu Critical Art. Sem contar que ela não é uma das personagens mais fortes no jogo.


Mas, mesmo sendo uma personagem fraca (com bom recursos, porém se expõe demais) apesar de tudo, Falke tem seus fãs, bastante dedicados. E assim como ocorreu com o seu irmãozinho, que se tornou o husbando de muitas (e muitos), Falke conseguiu o seu posto de waifu querida.

Cody


Cody, era bem aguardado na época, ainda mais devido ao hype que surgiu com a nova abertura de Street Fighter V - Arcade Edition, onde o personagem finalmente deixava de ser um presidiário.


Cody veio bem forte e teve alguns golpes repaginados, mas nada que causasse estranheza em seus jogadores fiéis. Continua divertido e ágil e seus V-Triggers trazem elementos da sua série de origem, Final Fight.


Um detalhe que deixou muita gente doida com o Cody foi seu traje secundário, aliado a sua pose de vitória final, onde o personagem solta um olhar 43 para o jogador. Como eu ouvi na época, foi "aquele momento que muitas mulheres ovularam e homens hétero duvidaram de sua sexualidade".


É meus querido, ouso a afirmar que Cody foi o grande husbando dessa temporada.

Por fim, temos os dois últimos personagens, que foram lançados simultaneamente: G e Sagat.

G


G é um homem misterioso, que, aparentemente, possui ligação com Q, personagem de SF III e que se autodeclara "Presidente do Mundo".


Carismático, conquistou a simpatia de muitos jogadores. É um personagem forte, que requer dedicação para se tirar o melhor proveito dele no jogo.


G também teve aceitação entre fãs do personagem Q e era bastante comum vê-lo na cena competitiva, na época do lançamento.

Sagat


Sagat dispensa apresentações e era um dos personagens mais pedidos, desde a primeira temporada do jogo. Tanto que me lembro que quando a Capcom anunciava um personagem novo (ou que se tornou jogável), sempre brotava um "chorando" que queria o Sagat.


No que se refere ao storyline, a grande surpresa: o fato de Sagat estar despertando o Satsui no Hadou. Que complicações isso terá na história ainda é uma incógnita, pois até o momento, a Capcom não divulgou o novo modo história geral (e dos personagens mais antigos).


Apesar de ter sido bem esperado, Sagat sofreu algumas críticas por parte dos jogadores, pois estaria um tanto nerfado, a princípio, coisa que foi consertada. Tanto que, apesar do amor de muitos, em comparação a G, o Presidente do Mundo se saiu melhor num primeiro momento.


Comparado com a temporada anterior, essa foi bem mais "tranquila" no que se refere a recepção dos personagens. E o fato da maioria serem personagens clássicos da franquia, ajudou.


Outra surpresa foi o anúncio do primeiro personagem da 4ª temporada, Kage, mas, sobre a recepção desse, falarei num artigo futuro.

Claro, o jogo tem sofrido problemas (como eu ADORARIA ver a dedicação que vi em Devil May Cry V e Resident Evil 2 Remake em SF V), mas que talvez eu só venha a falar quando escrever o resumo dos personagens da 4ª Temporada (que eu acredito que seja a última, devido aos problemas.

Bem, irei terminar por aqui. Então, até a próxima!

Nenhum comentário:

Comentários