12 maio 2022

A repercussão das declarações de Daniel Lindholm sobre Fei Long

Se tem algo que deixou os fãs de Street Fighter ouriçadosnestes dias foi uma declaração de Daniel Lindholm, compositor freelancer que trabalhou em SF V, a respeito do querido personagem Fei Long.

Lindholm, num vídeo, respondendo um fã no seu canal do YouTube, a respeito do tema de Karin, num dado momento deu o que seria uma explicação para o possível futuro de Fei Long na franquia, dizendo que devido a questões envolvendo a família Lee, talvez nunca mais veríamos o personagem.

"Um personagem que nós provavelmente não veremos novamente — e houve muita discussão sobre isso —, e que seria um que eu gostaria de reescrever sua música, é Fei Long.

Eu tenho outras fontes — não apenas da Capcom, mas de amigos nos EUA, que são bastante próximos da família Lee — e eles teriam dito que quaisquer representações do sr. Bruce Lee deverão omitir características cômicas, em geral. A representação deve ser honrosa.

É por isso que nós não veremos Fei Long de novo. Nunca mais."

Depois da repercussão em diversos sites, Lindholm apagou o vídeo, e fez declarações no Twitter (que atualmente está trancado), afirmando que terminaram distorcendo o que foi dito, transformando uma especulação numa certeza. Fora que isso poderia estar prejudicando seriamente o seu trabalho e ainda pediu desculpas tanto para a família Lee quanto para a Capcom pelo transtorno.

"Não farei nenhuma declaração neste momento. Mas o risco de entrar na lista negra é bastante alto quando se trata desse tipo de coisa. Não faça petições em meu nome. Sou freelancer e posso trabalhar para qualquer um, em qualquer lugar. Mas não tenho permissão para discutir as coisas se estou trabalhando nisso...

... que é o que chamamos de NDA. No momento não trabalho para a Capcom há mais de um ano, então isso me daria a chance de comentar sobre minha visão e especulações sobre questões interessantes, mesmo que eu não represente ou esteja próximo da empresa no momento...

... você imagina que seria legal sentar e conversar com seus fãs sobre qualquer coisa, e uma pergunta hipotética deixa toda a web num loop. Posso não gostar de muitos, mas assim como na arte, uma pergunta hipotética com uma resposta hipotética é muito subjetiva. Não tinha...

... relação com uma situação do mundo real, mas com um “e se”. E quando eu uso a frase “todos nós sabemos”, isso significa que há um fato geral relacionado, não apenas em jogos, mas em outras formas de entretenimento e mídia. Agora mesmo estou tentando “corrigir” meus erros. Mas com a...

... internet, jornalistas on-line, ou outros, que tentam pegar atalhos para a fama. Eu não procuro isso. Eu sou uma pessoa que gosta de sair com os outros. Eu não sou um ídolo. Se eu não me expressei claramente, então você deve saber que só porque eu digo alguma coisa, você perdeu a pergunta...

... neste tipo de pergunta, você obterá uma resposta que soa como fato se for tirada do contexto, se você não ouvir a pergunta. Então, como jornalista, seu trabalho é buscar a excelência em sua área, entre em contato comigo e peça esclarecimentos. Eu repetiria a pergunta novamente para os...

... espectadores que acabaram de entrar na conversa, e isso esclareceria tudo. Mas não fizeram isso. E isso poderia me custar a carreira no processo. Não tem nada a ver com a Capcom. Eles são excelentes no meu livro, sem ódio para eles. Este dano é mais sobre a minha...

... reputação na minha área. Em suma, todos podem ter um dia ruim. Até jornalistas. Eu só quero descobrir quem e por que eles foram perguntar à Capcom sobre o que eu estava dizendo, sem me deixar esclarecer minha citação hipotética. Parece que a imaginação é perigosa para nós artistas."

"Todos estão tornando isso pior. Deixe a Capcom em paz. Deixe a família Lee em paz. Vou explicar em 30 minutos para o Kasanova Podcast o que está acontecendo. A Capcom tem sido incrível, então não traga nenhum ódio para eles. Este sou eu contra um jornalista. É isso!"

"Para a sua informação. Fui citado erroneamente durante uma pergunta hipotética no meu vídeo. Apenas uma pequena parte da informação que eu tinha era de conhecimento comum sobre a família Lee. No entanto, esta informação não era da Capcom. Adoro perguntas do tipo "E se", porque dá liberdade para...

... expressar-se sobre uma situação que nunca aconteceria. Eu gostaria de considerar meus pensamentos como sendo meus, não como opiniões da Capcom. Eu sinceramente peço desculpas para a família Lee, da qual eu sigo a filosofia de Bruce Lee todos os dias. Não faria sentido isso...

... Eu diria qualquer coisa ruim ou ruim sobre qualquer pessoa ou qualquer coisa relacionada ao meu gênero favorito de jogo e pessoas que admiro. Tratar uma discussão hipotética como fatos, é simplesmente errado.

À Capcom, meus queridos amigos nesta empresa, peço sinceras desculpas pelo inconveniente que causei."

"Peço desculpas à família Lee."

 E deixou um link para um podcast, onde ele deu a sua versão da história.

A família de Bruce Lee se manifestou quanto a isso:

Quanto a Capcom, conforme dito na mídia, não irá comentar sobre rumores e especulações.

É de conhecimento público as questões envolvendo a imagem de Bruce Lee, após o que houve no filme "Era uma Vez em... Hollywood", onde a filha de Bruce Lee, Shanon Lee, deixou claro o seu descontentamento com a maneira de como seu pai foi retratado no filme.

Apesar de Lindholm ter se explicado, dado a proporção que o caso tomou, alguns temem (incluindo o próprio) que talvez el;e não faça trabalhos para a Capcom durante um tempo, o que seria uma pena, visto que em SF V há diversos temas ótimos compostos por ele como o de Zeku e o de Ed, que foi feito em parceria com o cantor Cal Combs.

Nenhum comentário:

Comentários