16 maio 2022

Gouken não era o mestre de Ryu e Ken em Street Fighter II - Animated Movie

Eis uma curiosidade interessante, que mostra o quanto o cânon de SF foi sendo construído com o passar dos anos.

Página da Street Fighter II Monthly Magazine GAMEST October Extra, sem citações ao nome Gouken 

Quem tem acesso aos materiais japoneses da série, mesmo que escaneados, deve ter percebido que, durante um tempo, o nome do mestre de Ryu não é citado nenhuma vez, apesar de volta e meia ser mencionado. 

Gouken no mangá de Masaomi Kanzaki

No mangá Street Fighter II de Masaomi Kanzaki, ele ganha um nome, Gouken, porém, mesmo sendo uma obra autorizada pela Capcom, apesar disso, no Japão, em materiais divulgados pela empresa, o mestre de Ryu e Ken continuava sem nome.

O nome Gouken só foi aparecer no cânon da série, após o lançamento de Street Fighter II - Animated Movie, sendo citado inclusive no livro  Street Fighter II Fan Book que contém além da quadrinização do longa, algumas curiosidades e informações sobre os personagens. Inclusive, nesse mesmo livro há aquele quadrinho sobre a filha de Gouken, que falo neste artigo.

Então, você deve estar se perguntando, "mas como assim Gouken não era o nome, se até nesse livro aí ele foi citado?"

Pois bem, a resposta está no próprio longa de animção, em uma cena rápida, que mostra os dados de Ryu e Ken.


Notaram o nome que consta ali? Sim, GOUTETSU!

Conforme informações do perfil do Twitter, @Arc_Hound, isso aconteceu devido ao fato de que o longa de anime foi produzido ao mesmo tempo que a Super Street Fighter II - Turbo, que é marcado pela primeira aparição de Gouki/Akuma. E como eu disse mais acima, o nome Gouken só tinha então, até o momento aparecido no mangá do Kanzaki, não sendo oficial no cânone.

Tal afirmação foi também confirmada pelo Red Cyclone, o fã japonês que possui um conhecimento monstruoso da lore e de algumas curiosidades e que também mantém um blog. E que inclusive, caso vpocês tenham uma boa memória, eu já traduzi alguns artigos e curiosidades que ele postou na internet. Ou seja, uma fonte bem confiável.

Então sim, por mais estranho que possa parecer, durante um períoodo curto de tempo, Goutetsu e Gouken foram praticamente a mesma pessoa! Após o lançamento do anime é que eles foram transformados em duas pessoas distintas, sendo Gouken o mestre de Ryu (e que quando mais jovem herdou a aparência que tinha no mangá do Kanzaki) e Goutetsu, o mestre de Gouken e Gouki/Akuma, que pereceu nas mãos desse último. 

Nida cuidando de Sheng Long

Esse é um fato bem curioso, pois, diferente do que acontecia no Japão, nos EUA e consequentemente no restante do mundo, por conta do erro de tradução da frase de Ryu, Sheng Long terminou sendo o nome do mestre de Ryu e Ken, sendo utilizado nos quadrinhos da Malibu, onde ele aparecia doente, sendo cuidado pela sua nova discípula, Nida, que quer se vingar de Ryu.

Sheng Long também foi citado em manuais do jogo, produtos da série e até mesmo no jogo Street Fighter - The Movie, onde ele foi cogitado para ser jogável, como podemos verificar logo abaixo, num trecho da postagem que Allan Noon postou no seu antigo blog (a versão traduzida da postagem podem verificar no Santuário do Mestre Ryu).

"Tudo isso se passava entre 1993 e 1994 e pensamos que íamos inicialmente fazer Street Fighter III (ou pelo menos eu pensava assim em qualquer razão). Agora se naquele momento existiu uma linha de história integral  envolvendo Gouken, Gouki/ Akuma e Gotetsu em algum lugar dentro da Capcom, nós nunca estivemos privados sobre aquela informação. A intrigante controversia de Sheng Long estava fresco na mente de todo mundo; era Sheng Long um personagem? Isso foi uma tradução correta? Nós ainda não sabíamos.

Mas que melhor modo para excitar as pessoas a jogarem Street Fighter novamente do que incluir o mais badalado lutador de todos os tempos? Capcom do Japão não estava demasiadamente empolgada com aquela idéia inicialmente, dizendo algo do tipo: O dia em que Sheng Long aparecer, Deus aparecerá. 

O que é curioso é que eles nunca corrigiram o nome do personagem para a gente. Nós sempre o referimos como Sheng Long. Como muito se parece com o aparente caso de Gouki ser conhecido como Akuma nos E.U.A., Gouken (Ou Gotetsu? Isso nunca ficou claro de que Sheng Long era um paralelo dele) seria conhecido como Sheng Long nos E.U.A. ? De qualquer forma, Sheng Long foi engavetado por enquanto, mas quase o fizemos no final de tudo. Pus as idéias sobre Sheng Long para dormir, reservando para um pouco adiante. Em direção ao fim do projeto nós já tínhamos digitalizado a maioria dos atores do filme enquanto a localização do longa ficava na Austrália.

(...)

O seu estilo de jogo seria naturalmente algo entre Ryu e Ken com estilos extras do Super Akuma, até onde eu recordo. (...)

No fim, Sheng Long nunca o fez dentro do jogo, e as minhas grandes criações que deveriam estar próximos de uma experiência divina dos jogos de luta nunca viram a tela. Devido a falta de tempo, nos nunca fomos capazes de processar a obra de arte. Todo esse material foi gravado no CD. Espero que isso ainda sobreviva nos arquivos da Incredible Technologies. Eu gostaria de ver aquelas filmagens novamente."

Sim, curiosamente, a Capcom USA, mesmo que de uma maneira meio bizarra, por conta do erro de tradução, foi a primeira que de fato deu um nome para o mestre de Ryu.

E se formos ainda citar o manhua de SF II, o mestre de Ryu e Ken ali era um personagem de SF I, ninguém menos que Gen (que também era pai de Blanka e Chun-Li na história do manhua). ATENÇÃO, SPOILERS!

Sheng Long vs Zhan Hu

Sheng Long é outro personagem, que treinou com Gen e Blondie (antigo amante da mãe de Chun-Li) e também, um lutador ambicioso que terminou perecendo em batalha contra Zhan Hu, que, em nome da justiça, estava tentando parar suas intenções. E Sheng Long, ali é o pai de Ryu! E a bandana que Ryu usa é herança de seu pai.

Sheng Long no manhua de Street Fighter Zero 3

No manhua de SF Zero 3, Sheng Long também é pai de Ryu, mas sua história é um pouco diferente. SIM, MAIS SPOILERS!

Ele é amigo de infância de Zeku e terminou se separando do amigo ao ser escolhido como discípulo de Goutetsu. Sua ausência é devido a tragédia que aconteceu entre ele, Zeku e Yuki, uma mulher que ambos amavam, mas que terminou se casando com Sheng Long, com quem teve gêmeos, Ryu e... Sakura! Zeku, num determinado momento, luta contra Sheng Long e Yuki entra na frente para proteger o marido, com isso morrendo. Mas antes disso ocorrer, ela pede que Sheng Long leve os filhos para longe dali, mas na fuga, ele só consegue levar Ryu. Yuki, antes de morrer, pede a Zeku que poupe a vida de Sakura e assim ele o faz. Sheng Long entrega Ryu a Gouken e se despede, procurando algum local para morrer e termina preso numa caverna, sobrevivendo milagrosamente, mas sem possibilidade de sair.

Ou seja, considerando apenas o manhua de Zero 3, temos ainda uma situação mais curiosa, pois os três personagens que já foram ditos serem mestres de Ryu, apenas um que continuou de fato sendo.

Bem, irei ficar por aqui. Espero que tenham curtido essa curiosidade! E aposto que muitos, na época, não perceberam esse detalhe dos nomes no anime.

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Comentários