Sim, eu sei que estou atrasada (esses dias foram corridos), mas esse post é só para comentar mesmo.
Durante o EVO 2023 a Capcom matou a nossa curiosidade mostrando um pouquinho da novata A.K.I., personagem envolta de mistérios. E se tem algo que deu opara perceber é que, se você achava Juri Han meio doida da cabeça e sensual, A.K.I. parece ser um ainda mais.
Apesar de ser um vídeo curto, mostrando ela junto do Avatar (em sua versão default), o dando um "docinho" envenenado (como se já não bastasse o JP te socar psycho power goela abaixo) e rindo da situação.
Nele é possível ver também alguns detalhes de sua aparência, como o fato dela ser albina e que seu qipao (vestido chinês) e calça parecerem feitos de couro, ou algum tecido que simule, com "escamas", lembrando a pele de uma cobra.
Apesar do vídeo, mais detalhes sobre quem ela é não foram revelados. Não sabemos se ela possui ligação com o clã de Kurow da série Rival Schools ou se ela é de fato Phantom, a discípula de F.A.N.G. que apareceu num conto do site oficial de Street Fighter V, C.R.I. e que de alguma forma ficou albina (ou ela poderia ser, só pintava os cabelos de preto). Isso, se, não tiver ligação com ambos.
Assim como aconteceu com os outras personagens femininas novatas A.K.I. conquistou rapidamente uma legião de fãs com o seu jeitinho peculiar. Aliás, os personagens de maneira geral estão muito carismáticos, incluindo os antigos, e isso foi potencializado com o modo World Tour, onde fica impossível não se encantar ou até mesmo "amar odiar" alguém ali.
Isso só me deixa mais ansiosa sobre o que irão aprontar com o meu garoto Ed... Onde me preparo psicologicamente para ter um sangramento nasal e ficar revoltada com o tema musical! 😂
Só que essa não foi a única surpresa do EVO 2023, tivemos também uma collab com as Tartarugass Ninjas!
Se você é um tiozão ou tiazona que nem eu, deve ter assitido muito o desenho das Tartarugas Ninja dos anos 80, que passou muito nas manhãs da Globo (Donatello era o meu predileto e eu tinha um crush no Destruidor... É 😐 ).
Uma coisa que chamou a atenção é que a música tema foi cantada pelo dublador americano do Luke, Aleks Le, como se fosse o próprio personagem! Sendo essa a primeira vez que ele grava uma música! 😱 Queria eu ser afinada desse jeito logo de primeira! xD
Essa collab é apenas para o seu avatar, onde tu pode se tornar uma das quatro tartarugas originais ou utilizar alguns acessórios e emotes. A única coisa ruim é o preço, que é absurdo caro, levando em conta que são apenas roupinhas para o seu avatar, nem personagem independente é. Para terem ideia, o valor de todas as quatro tartarugas sai por R$ 266,80, praticamente o valor de um jogo novo!
Agora é fato que, a versão do tema clássico de TMNT (que é melhor que muita música do jogo) junto da arte maravilhosa do Shinkiro, só me deu uma vontade de fazerem mesmo um crossover, nos moldes da série VS com as tartarugas.
Porém, até agora, tenho que me contentar com a arte e o tema, além do ccrossover que está rolando nos quadrinhos e com a fanfic abaixo.
Capcom, por que faz isso conosco? Agora quero bater no meu antigo crush com o meu husbando supremo! 😂 Falando sério, alguém chegou a comprar as skins?
Vou ficando por aqui. Se der, esta semana irei atualizar alguns artigos. Então, até!
Penúltima versão em 12 de agosto de 2018. Atualizações em negrito.
Nihao!!! :v
A princípio, ele foi escrito um pouco depois de ter ficado internada no hospital da USP, após uma cirurgia.
Hoje é dia dos pais, então, que tal falarmos um pouco sobre os pais da serie SF? Explicando que aqui não terá apenas pais "biológicos" e sim qualquer personagem que se encaixe na definição de pai. Agradeço ao leitor Douglas Moraes que tinha percebido que eu esqueci de colocar o Dhalsim na correria, na primeira versão do artigo.
Então, conheça agora, os papais da série!!! =)
Guile
Logo de cara ficamos sabendo que Guile é pai de uma linda menina chamada Christina (conhecida anteriormente nos EUA também pelo nome de Amy), em seu final icônico de SF II. E pelo que diz as imagens que se tem dele com sua família, é um pai amoroso e dedicado, apesar de seu dever para com seu país.
Em Street Fighter 6, conforme o avatar do jogador vai aumentando sua afinidade e maestria com o estilo de Guile, terminamos conhecendo sobre a vez que ele a levou em um show de Dee Jay, mesmo preferindo música country.
Ken
Todos sabem que Ken casou com Eliza, e em SF III conhecemos Mel, o fruto deste relacionamento (em SF IV ficamos sabendo da gravidez de Eliza). Mel é um menino bem ativo que parece querer seguir os passos do paizão e ser um ótimo lutador!!! xD
E, apesar de, em Street Fighter 6, Ken ter se afastado da família por conta do incidente em Nayshall, é notável seu amor e preocupação com seu filho, tentando protegê-lo mesmo que de longe.
Dorai, o pai de Chun-Li
Depois de muito tempo, a Capcom oficializou o nome Dorai, que apareceu em SF II V.
Dorai foi praticamente um "pai solteiro". Sua esposa morreu quando Chun-Li era bem pequena e ele teve que criar a menina sozinho. Ele foi a única família que Chun-Li conheceu (apesar que em um dos CDs Drama da série, mostre um rapaz que é dito ser um tio) e por tanto carinho que ela demonstra por ele, deve ter sido um ótimo pai.
Em SF II V, ele não morre, apesar da tentativa de assassinato por parte de Cammy, a mando da Shadaloo. Dorai também aparece rapidamente numa cena em SF II - The Animated Movie, a de sua morte. Nos quadrinhos da Udon, ele desaparece e fica subentendido que ele sofreu uma lavagem cerebral e se transformou em Q. Em SF - The Movie, ele é citado rapidamente na conversa que Chun-Li e Vega/Bison tem (onde ocorre o famoso meme da Terça-feira). No cartoon de SF, ele é morto pelas mãos do próprio Vega/Bison, na frente de Chun-Li. E no filme da "Chun-Lana", ele é dado como desaparecido, sendo morto anos mais tarde.
Mais informações sobre Dorai, vocês podem acessar a ficha dele no CFN Portal.
Gouken
Gouken é o mestre de Ryu e Ken e pai adotivo de Ryu. Ele criou Ryu desde criança, quando ele ficou sob sua tutela, dando amor e ensinando o caminho das artes marciais para o menino. A série Assassin's Fist, mostra lindamente a relação entre eles, e também de como Gouken meio que se tornou uma figura paterna para o jovem Ken.
No passado, em alguns materiais japoneses, Gouken tinha uma filha de sangue, mas que foi esquecida com o passar dos anos. Nenhuma aparição dela é canônica, conforme relato aqui.
Dhalsim
Dhalsim é outro pai de família presente no jogo!!!^^ Pelo que sabemos de sua personalidade, um lutador de coração bondoso e sábio, e pelo fato de seu filho Datta o adorar, está na cara que ele é um ótimo pai!!!^^
Sr. Masters
O pai de Ken que o deixou no dojo do seu grande amigo Gouken, para que o menino aprendesse sobre disciplina. Nos materiais japoneses é afirmado que, na época, sua família estava no Japão durante os 10 anos de treinamento dele. Ken foi mandado para o dojo de Gouken, amigo de seu pai, durante o verão.
No livro "Hadouken no Nazo" ainda é dito que seus pais eram negligentes com ele e estavam prestes a se divorciarem. Ken tinha se tornado um deliquente no ensino médio e pintou o seu cabelo de loiro.
Na série Assassin's Fist, o Sr. Masters, deixa Ken aos cuidados de Gouken, para que o jovem aprenda a canalizar a sua raiva e frustração, fazendo com que não possa causar problemas ao seu pai e aos negócios da família. Isso, a princípio, deixa Ken revoltado, pois ele tinha acabado de perder a mãe. Anos mais tarde, Ken compreende a difícil decisão que seu pai tomou e faz as pazes com ele.
No anime Street Fighter II V , o pai de Ken aparece rapidamente ao lado de sua mãe, que é japonesa ali. No cartoon de Street Fighter, o nome do pai de Ken é Dalton.
Gou Hibiki
O pai de Dan, que cegou Sagat e pagou com a própria vida. No jogo Pocket Fighter, Gou aparece usando uma máscara tengu, em dois "especiais" (sim vou usar esse termo, até porque em cada jogo eles mudam ¬¬) de Dan.
Nos quadrinhos da Udon, as circunstâncias de sua morte deve-se ao fato de tentar salvar o seu dojo, pois a Shadaloo, que controlava a área onde ele ficava, exigia que Gou pagasse 10.000 dólares de Hong Kong.
Mais informações sobre Gou, vocês podem conferir no CFN Portal.
Hakan
Todos conhecem o controverso (para os fãs) lutador turco e já devem ter notado umas garotinhas que ficam junto dele. Pois bem, essas menininhas são as suas filhas, ao todo SETE (da mais velha para a mais nova: Abla, Susam, Hurması, Tereyağı, Kanola, Zeytin e Ayçiçeği)!!! E ele é um pai coruja, ou usando as palavras de Guile, um homem de família! E uma família BEM grande.
Tom (amigo de Alex)
Tom é um grande amigo de Alex e tem uma linda filha, chamada Patricia. Pelo que o jogo mostra, um bom pai (e clone de Jean Reno nas horas vagas), já que o storyline não se aprofunda nesta questão.
Jafari é descendente de uma família de guerreiros. E sem contar que, ele é "só" PHD em farmacêutica e medicina veterinária! Estudou na França e é um grande líder e um homem sábio. Além de Elena, possui um filho, Marcus, e também adora a sua família.
M. Bison/Balrog
Sim, quem diria que aquele lutador que só pensa em dinheiro, mulheres e vitórias, seria (de maneira torta) um bom pai. E de uma cria do Vega/Bison!
M. Bison/Balrog conheceu Ed no que tinha sobrado da base da S.I.N., e a princípio, seu interesse no menino foi pelo fato de Ed ser um dos corpos de Vega/Bison e conseguir controlar o Psycho Power em pequenas quantidades.
Em SF V, vimos que os dois se tornaram inseparáveis e Bison/Balrog, se tornou tutor (e figura paterna) de Ed, no caminho do crime, assim como seu amigo.
Mesmo que a princípio Bison/Balrog tenha tido algum interesse escuso por Ed, ele se afeiçoou ao garoto. Inclusive, no modo história de Ed, fica claro que o boxeador era a família de Ed. E quando ele foi embora, Bison/Balrog fica em prantos (destaco aqui a dublagem americana, que deixou isso bem evidente).
Yuchiro Matsuda
Eis o paizão de Laura! Japonês, casou-se com a brasileira Brenda, tendo três filhos com ela, Fabio, Laura e Sean. Sabe-se que é um homem que gosta de sua família e que ficou preocupado ao ver a sua única filha meio cabisbaixa, em um dos contos publicados no CFN Portal.
Vega/M. Bison
Ok, muitos devem ter ficado surpresos com a inclusão dele nessa lista. Até porque, depois de tantos exemplos bons de pais, temos um megalomaníaco, sanguinário, que comanda uma organização criminosa que abusa de menininhas. Bem, pode-se considerar Vega/Bison como o pai de Cammy e Decapre, já que ambas possui seu material genético. Não que isso tenha garantido uma vida mais fácil para as garotas, pelo contrário. Decapre ficou insana após a infusão de Psycho Power, tendo um ódio tremendo por sua outrora querida irmã, assim como Cammy, que além de ter sido controlada, foi descartada do propósito de corpo extra de Vega/Bison quando este encontrou Ryu (o corpo perfeito).
Além disso, temos Abel, que é um dos clones genéticos criados a partir do DNA de Vega/Bison para o corpo perfeito e Ed, o jovem garoto que Bison/Balrog resgatou da base da S.I.N, que sofreu experiências genéticas, tendo agora o DNA do supremo comandante da Shadaloo e sendo outro corpo extra do mesmo. Sem contar a pobre Falke, que sofreu um treinamento insano, se afundando nas suas "próprias trevas", para se tornar o corpo perfeito para Vega/Bison.
Vega/Bison é a metáfora perfeita para aqueles que são pais apenas no papel e no DNA, que não dão a mínima para seus pimpolhos. É a antítese de todos os pais citados até o momento no artigo.
Porém, em algumas mídias, vemos um lado de Vega/Bison que não existe nos games. Em Legend of Chun-Li, nos é apresentado Rose, sua filha (no filme fica claro que misturaram as histórias de Rose e Cammy) e que também é a parte boa de sua alma. É a única criatura do mundo que ele nutre algum amor, sendo capaz de tudo para protegê-la. E em alguns manhuas de SF, Vega/Bison é apresentado como sendo padrasto ou pai de Chun-Li, e assim como ocorre no filme da "Chun-Lana", se preocupando com a sua enteada/filha.
Gen
Aposto que vocês também ficaram com um WTF na cabeça. A inclusão de Gen nessa lista, deve-se a dois fatores.
O primeiro é que Gen, em honra ao pai de Chun-Li (seu grande amigo), protege e cuida da chinesa "nas sombras" (mesmo que ela não goste), chegando a arriscar a própria vida para salvá-la. Gen seria aquele pai que está brigado com o filho, e sem o filho notar, continua o ajudando e o protegendo.
O segundo fator para a inclusão dele é que no manhua de SF II, Gen é o pai de Chun-Li e Blanka (não que ele fosse presente e menos ainda exemplo de pai). Ok, podem ir cortar seus pulsos agora.
Robert Sullivan
Pai amoroso de Luke, era um médico militar descendente de irlandeses, quieto e reservado. Se sacrificou ao salvar o seu próprio filho e outras pessoas num atentado terrorista que teve em um shopping center.
O monge que cuidou de Ryu
Imagem meramente ilustrativa.
Quem jogou o modo World Tour de Street Fighter 6 e resolver fazer a maestria e a afinidade máxima com Ryu, sabe que durante o treinamento de seu avatar, ele fala alguns detalhes de sua vida. Dentre eles, ele conta que nunca conheceu seus pais biológicos e que foi deixado num templo ainda bebê, onde um monge cuidou dele nos primeiros anos de vida, antes de ser deixado sob a tutela de Gouken.
Não é citado em nenhum momento o nome do monge, apenas que ele é falecido. E também não é mostrado como era a sua aparência.
Menções Honrosas
Como eles não fazem parte da série principal (SF), ou no último caso, que não se sabe exatamente se existe uma relação ao que se pode chamar de paterna, terminaram ficando por aqui! ^^
Mike Haggar
Um bando de malfeitores sequestrou e humilhou sua filha!!! O que fazer? Sair espancando todos os delinquentes da cidade e jogar do prédio um suposto cadeirante que era o chefe do crime, para salvá-la!!! Haggar personifica bem aquela frase, toda donzela tem um pai que é um fera!!!
Mais detalhes sobre Haggar, podem ver a ficha dele no CFN Portal.
Sr. Genryusai
Ele é o pai de Rena (que era, em Final Fight, noiva de Guy) e Maki. Aparentemente um bom pai, pois há poucas informações sobre ele, a não ser que ele era, no princípio, o mestre de Guy (coisa que foi mudada posteriormente).
F.A.N.G.
Sim, aquele F.A.N.G., que fica gritando "Vega-Sama/Lord Bison"!!!!!!!!!! :v Após os acontecimentos de A Shadow Falls, ele termina conhecendo uma jovenzinha, durante o Ano Novo Chinês, que termina virando a sua discípula, com o codinome Phantom. Como não se sabe se a relação é parecida com a de Gouken e Ryu ou até Bison/Balrog e Ed, fica na menção honrosa por enquanto.
Com a chegada de A.K.I. em Street Fighter 6, descobrimos que ela é Pantom, a discípula de F.A.N.G. que aparece em um dos contos presentes no site oficial.
A relação deles, aparenta ser apenas de mestre e discípula, com F.A.N.G. aconselhando A.K.I. a não se apegar a ele, pois no mundo em que vivem, um poderá ter que matar o outro futuramente. Esse conselho é inclusive passado para o avatar do jogador pela própria A.K.I.
F.A.N.G. talvez possa nutrir algum sentimento fraternal ou até paternal com A.K.I., mesmo não alimentando isso porém, o mesmo não pode se dizer da jovem, que usa o termo "xian sheng" que pode significar tanto professor quanto marido, pois ela é secretamente apaixonada por F.A.N.G.
Menção Troll
WTF, boatos e trollagem até dizer chega!!! xD
Charlie Nash
Rola um boato de que ele poderia ser o pai de Lauren, filha de C. Viper. Mas são só boatos, nada que se deva levar a sério.
Gouki/Akuma
Em algumas mídias fica subentendido que ele poderia ser o pai biológico de Ryu. Só que em nenhum momento nos jogos, tal coisa é mencionada ou cogitada.A "relação familiar" mais próxima que Gouki/Akuma poderia ter com Ryu é ser seu tio, visto que o lutador é filho adotivo de Gouken.
Porém, em SF V, nos foi apresentado um conceito para o personagem, que deixou alguns surpresos. Por muito pouco, ele, na história, adotaria um bebê que teria encontrado abandonado na floresta. Apesar da ideia não ter ido pra frente (para a tristeza até de alguns funcionários da Capcom), seria uma faceta interessante a ser mostrada por Gouki/Akuma, mostrando que, apesar do caminho que ele seguiu, ele poderia ser um pai.
Ryu
O QUE RYU ESTA FAZENDO NESTA LISTA, SUA DOIDA??? Bem, no manhua de SF EX, Vulcano Rosso (que é um tipo de entidade) se apossa do útero de Chun-Li (que estava casada com Ryu), faz uma gravidez relâmpago nela (sério, coisa de minutos a barriga dela está gigante) e nasce.
Mesmo não sendo filho de Ryu, o japonês a principio o trata como sendo (mesmo Vulcano discordando). Cortesia dos nossos amados roteiristas trolls chineses!!!! xD
Espero que tenham curtido o artigo. Desejo a todos um Feliz Dia dos Pais (incluindo o meu maridão e meu pai, que está nos braços de Deus)! See ya!!!
Artigo originalmente publicado em 11 de agosto de 2019. Atualizações em negrito.
Nihao pessoal, como vocês estão? Semelhante ao que fiz no Dia das Mães, esse será um artigo sobre as várias versões que o pai de Chun-Li, atualmente chamado de Dorai, teve durante o decorrer dos anos na série.
Mas antes de começar, um aviso: Essa postagem é uma tradução e adaptação do artigo escrito pelo Red Cyclone (que para quem pesquisa sobre a história e curiosidades do jogo, sabe o trabalho MARAVILHOSO que ele faz), com uma incrementada minha. Então, parte dos créditos, primeiramente, são dele. No final, vocês podem conferir o link com a postagem original.
Depois dessa explicação, vamos ao que interessa.
O Pai de Chun-Li
Arte não aprovada de Dorai
Ele foi quem ensinou Chun-Li lutar e também a razão dela ter começado uma jornada contra o crime. Mesmo falecido, é uma pessoa importante para a história da nossa querida chinesa.
No jogo, ele é apenas citado e, até a pouco tempo, não tinha uma "aparência e nem um nome oficial". Ele fez diversas aparições em outras mídias relacionadas da série, como livros, animes, CD Drama e novels.
Então, vamos conhecer as diversas facetas desse personagem ao longo do tempo.
As diversas faces
Como dito anteriormente, foi ele que ensinou Chun-Li a lutar, devido ao espetáculo de teatro chinês tradicional (Ópera de Pequim) que ela viu aos cinco anos de idade e que a deixou encantada.
Seu pai era um agente da lei, da polícia de Hong Kong, e era conhecido pelos seus chutes. Uma curiosidade é que, um dos movimentos de Chun-Li, o "Motoden Ansatsu Ke" (元伝暗殺蹴), a sua rasteira forte, foi ensinado por seu pai, que tinha aprendido anteriormente com outra pessoa... Pois, se prestarem atenção, verá que Chun-Li não foi a primeira com esse chute na série.
Qualquer semelhança, NÃO é mera coincidência
Bem, sem mais explicações, vamos agora conhecer as várias faces e aparições do pai de Chun-Li em diversas mídias da série.
Street Fighter II Chun-Li Flying Legend - ストリートファイターII 春麗飛翔伝説:
Street Fighter II Chun-Li Flying Legend foi um CD Drama lançado em 15 de julho de 1992, focado na personagem Chun-Li. Infelizmente, não há imagens do personagem produzidas para essa história, porém o CD nos dá uma ideia de como o pai de Chun-Li luta. O personagem foi interpretado pelo ator, dublador e cantor Ryusei Nakao (中尾 隆聖).
Street Fighter II - ストリートファイターⅡ RYU:
No mangá de Masaomi Kanzaki, o pai de Chun-Li faz uma breve aparição, num pequeno flashback que Chuin-Li teve antes de lutar contra Blanka. Ele não chegou a ser nomeado ali (obrigada Marcelo Nunes por lembrar).
Mystery of Hadouken - 波動拳の謎:
Uma bela imagem de Chun-Li junto de seu pai, quando criança, do livro "Mystery of Hadouken", lançado no Japão em 9 de junho de 1994. Não se tinha muita informação sobre ele, apenas essa ilustração.
Street Fighter II - Animated Movie:
O anime longa metragem, lançado no Japão em 6 de agosto de 1994, nos dá uma breve cena do pai de Chun-Li, caindo do alto de um prédio, ao lutar contra Vega/Bison. Note que ele usa um traje de artista marcial.
Street Fighter II V:
A imagem mais conhecida, e com bastante destaque, do pai de Chun-Li vem de Street Fighter II V, que estreou no Japão em 10 de abril de 1995. Aqui, finalmente ele tem um nome, Dorai (Dubal na dublagem brasileira), que seria posteriormente canonizado pela Capcom.
Diferente do que ocorre nos jogos, e em todas as demais mídias citadas aqui, Dorai consegue sobreviver a tentativa de assassinato feita a mando da Shadaloo, por Cammy.
Street Fighter (Cartoon):
A série baseada no filme do Van Damme, lançada nos EUA em 21 de outubro de 1995, no episódio "A mulher mais forte do mundo" nos mostra o fatídico dia em que Vega/Bison ataca a vila de Chun-Li e assassina seu pai.
Destaque que, no episódio (que vocês podem assistir acima, em português), mostra ele aplicando um Spinning Bird Kick!
Street Fighter Zero Gaiden ~Chun-Li Sets off on a Trip~ - カプコンサウンドシリーズ・ストリートファイターZERO外伝~春麗旅立ちの章~:
Assim como ocorre no CD Drama que citei anteriormente, não foi produzida nenhuma imagem do pai de Chun-Li para ele.
É dito que seu nome era Wan Kaishin (王 介臣 - Wang Jiè Chen em chinês) e na história, ele manteve em segredo que era um detetive e mestre das artes marciais para não preocupar sua filha.
Foi interpretado por Hochu Otsuka.
Street Fighter Zero - Chun-Li (Novel):
Na novel que citei anteriormente neste artigo sobre a mãe de Chun-Li, seu pai chama-se Fan Foron (楓火龍 - Feng Huolong - "Dragão de Fogo"). Na imagem podemos ver ele com a pequena Chun-Li em seus braços, pois acabara de salvá-la de um incêndio. Infelizmente, ele não consegue fazer o mesmo com Feng Meihua, sua amada esposa.
Street Fighter Zero II - 街霸 ZERO II (Manhua):
O pai de Chun-Li fez uma rápida aparição, numa foto no armário de Chun-Li, na edição que mostra o prólogo dos acontecimentos do manhua e as motivações de cada personagem.
Street Fighter - UDON:
O pai de Chun-Li, nos quadrinhos da UDON, fez algumas aparições durantes esses anos. Assim como na série Street Fighter II V, ele se chama Dorai. Confira abaixo cada uma delas.
Street Fighter (2003):
A primeira vez ocorre na edição 02, numa história extra, desenhada pelo Adam Warren.
Outro momento ocorre quando Nash relata o destino que Dorai teve, ao enfrentar as Dolls a mando de Vega/Bison, na ediçã 05.
Na Edição 07, quando Chun-Li visita o seu túmulo.
Na edição 11, ele aparece rapidamente, ao Chun-Li reconhecer Cammy e numa pequena foto na carteira de Chun-Li.
Street Fighter II Turbo:
Dorai faz uma rápida aparição na edição 04 em outro flashback de Chun-Li.
Edições Especiais:
Dorai também apareceu em algumas edições especiais do quadrinho de Street Fighter. Abaixo, as edições.
Página de Street Fighter Legends: Chun-Li
Capcom Summer Special 2004;
Street Fighter Legends: Chun-Li (4 edições);
Street Fighter V: The Life and Death(s) of Charlie Nash.
Street Fighter - Round One: Fight!:
Street Fighter - Round One: Fight! foi uma "história em quadrinhos animada" lançada em 3 de fevereiro de 2009, baseada nas primeiras edições das revistas da UDON. A participação de Dorai é praticamente a mesma das primeiras histórias.
Street Fighter World Warrior Encyclopedia:
Na Enciclopédia lançada pela UDON, em agosto de 2010, Dorai faz uma participação na seção dedicada aos personagens menores.
Como podemos perceber, a aparência de Dorai nos quadrinhos da UDON e seus produtos derivados, não foge ao que foi proposto em Street Fighter II V, no máximo, deixaram seus cabelos grisalhos ou com mechas brancas. Inclusive, reutilizaram o nome que o personagem possuía no anime.
Street Fighter: A Lenda de Chun-Li:
O filme que foi lançado em 27 de fevereiro de 2009 (e que muitos querem esquecer), nos trouxe uma outra versão do pai de Chun-Li.
Conhecido como Huang Xiang (Xiang, inclusive é uma das formas de pronúncia do sobrenome de Chun-Li, Zang, no filme do Van Damme), ele era um rico empresário e mestre de Wu Shu, com quem Chun-Li aprende a lutar no início.
Huang foi sequestrado a mando de Vega/Bison e foi obrigado a trabalhar para ele por anos, sem ter contato com a sua família, ajudando o vilão no crescimento da Shadaloo. Foi morto na frente de Chun-Li, quando esta conseguiu finalmente encontrá-lo, mas foi capturada.
Street Fighter IV:
Eis a primeira aparição de Dorai em um game da série, e que poucos notaram. No prólogo de Gen, num pequeno flashback, nos é mostrado o exato momento em que Dorai é levado pela Shadaloo e ele não conseguindo impedir isso.
A aparência de Dorai seguiu o que tínhamos visto anteriormente, tanto em SF II V e nos quadrinhos da UDON, mesmo ele não sendo nomeado no vídeo.
Street Fighter V - Shadaloo C.R.I. (Shadaloo Combat Research Institute):
A versão atual do personagem, que foi publicada em 30 de abril de 2016. Tanto o seu visual, quanto o seu nome, Dorai , seguem o que foi visto na série animada Street Fighter II V, nos quadrinhos da UDON e no flashback de Gen em SF IV. Vocês podem conferir a ficha dele traduzida para português no Streetfighter.com.br.
Street Fighter 6:
No modo World Tour, o avatar do jogador pode escolher conseguir a maestria e a afinidade máxima com qualquer um dos guerreiros mundiais (ou todos). Ao fazer isso com Chun-Li, ela fala sobre seu pai em determinado momento, de que ele era um agente da lei que lhe ensinou artes marciais. Sua aparência segue o que foi estabelecido desde o Street Fighter IV.
Menções Honrosas (ou não):
Gen
Gen ajudando Ryu no manhua
Como dito no artigo sobre os papais do jogo, Gen é um amigo de Dorai e, em nome da amizade e respeito por ele, ele protege e ajuda Chun-Li nas sombras, mesmo que ela não goste, por ele ser um mestre assassino.
Mas Gen, no manhua de Street Fighter II, era o pai biológico de Chun-Li (ele estuprou a sua mãe, após ter assassinado o seu amante) e de Blanka. Não que ele era o exemplo a ser seguido como pai... Blanka foi tratado como bicho praticamente a vida inteira e Chun-Li, teve um pouco mais de sorte ao ser criada por ninguém menos que... Vega/Bison!
Vega/M.Bison
Vega/Bison conversando com sua filha, Chun-Li
Diferente do que ocorre nos jogos, onde o nosso querido ditador está pouco se importando com os seus "filhos", estando mais interessado em se apossar do corpo deles (ou descartá-los, se tiverem algum defeito), nos manhuas, é um padrasto/pai zeloso com a sua enteada/filha.
No manhua de Street Fighter II (King of Street Fighter), ele cria Chun-Li desde muito nova e possui até que uma boa relação com ela (a família de Chun-Li naquele manhua é um tanto complicada). Tanto que, na sua primeira morte, Chun-Li se desespera, ao saber disso.
No universo do manhua de Street Fighter Zero 3 que engloba, respectivamente os manhuas de Street Fighter Zero 3, Street Fighter III, Street Fighter EX 2 e Street Fighter EX 2 Plus, o ditador é pai de Chun-Li, sendo zeloso com ela (mesmo odiando o seu genro Ryu e querendo vê-lo morto) e se preocupando com a mesma. Sua relação com Chun-Li ficou abalada após a morte acidental de sua amada esposa e mãe de sua filha.
Curiosamente, Vega/Bison só tem esse carinho todo por Chun-Li. Alex, naquele universo criado, também é seu filho (de uma mulher com quem ele passou uma noite), porém, o ditador não faz questão dele vivo não...
Curiosidades:
Quem, afinal, é este homem?
Essa imagem, feita pelo Edayan, faz parte da novel Street Fighter Zero - Chun-Li e, até hoje, confunde muita gente. Uns dizem que é o pai de Chun-li, mas outros afirmam que seja Gen, treinando a menina. Mas ambos estão errados.
Seu nome é Shao Efei (邵逸義 - Shao Yìyì - "Dragão Dourado"), seu tio, que também a treinou em artes marciais. Ele aparece na novel Street Fighter Zero - Chun-Li.
Conforme informações de Takayuki Nakayama, ele é alguém que estaria na Chinatown de Metro City e seria chamado de Mestre do Kung Fu. Até o momento não há informações se ele teria algum tipo de ligação com Chun-Li.
A pronúncia do nome:
O nome Dorai ( 銅昴), em mandarim se pronuncia Tóng Mǎo e em cantonês como Tung Mau. Isso se assemelha ao que ocorre com o seu amigo Gen nos jogos da série onde seu nome é lido pela maneira on'yomi (a "leitura chinesa", que é a aproximação japonesa da pronúncia dos caracteres), em vez da pronúncia chinesa. Tal coisa não ocorre com Chun-Li que é falado em mandarin/pinyin. A título de curiosidade, Chun-Li em on'yomi, seria Shunrei (sim o mesmo nome da queridinha do Shiryu).
Menção em Street Fighter X Tekken:
Na frase de vitória de Lei Wulong contra Chun-Li, ele menciona Dorai, dizendo que algumas de suas técnicas também foram ensinadas no departamento de Hong Kong da Interpol:
"So, I finally get to meet the legendary daughter. Your father's techniques were also taught to us at the Hong Kong International Police Department."
Bem, irei ficando por aqui. Espero que tenham curtido o artigo (que tá pronto a meses, hauhauhauahuahua). Um Feliz Dia dos Pais e até a próxima!!! ^^