13 agosto 2023

As várias faces do pai de Chun-Li


Artigo originalmente publicado em 11 de agosto de 2019. Atualizações em  negrito.

Nihao pessoal, como vocês estão? Semelhante ao que fiz no Dia das Mães, esse será um artigo sobre as várias versões que o pai de Chun-Li, atualmente chamado de Dorai, teve durante o decorrer dos anos na série.

Mas antes de começar, um aviso: Essa postagem é uma tradução e adaptação do artigo escrito pelo Red Cyclone (que para quem pesquisa sobre a história e curiosidades do jogo, sabe o trabalho MARAVILHOSO que ele faz), com uma incrementada minha. Então, parte dos créditos, primeiramente, são dele. No final, vocês podem conferir o link com a postagem original.

Depois dessa explicação, vamos ao que interessa.


O Pai de Chun-Li

Arte não aprovada de Dorai
Ele foi quem ensinou Chun-Li lutar e também a razão dela ter começado uma jornada contra o crime. Mesmo falecido, é uma pessoa importante para a história da nossa querida chinesa.

No jogo, ele é apenas citado e, até a pouco tempo, não tinha uma "aparência e nem um nome oficial". Ele fez diversas aparições em outras mídias relacionadas da série, como livros, animes, CD Drama e novels.

Então, vamos conhecer as diversas facetas desse personagem ao longo do tempo.


As diversas faces

Como dito anteriormente, foi ele que ensinou Chun-Li a lutar, devido ao espetáculo de teatro chinês tradicional (Ópera de Pequim) que ela viu aos cinco anos de idade e que a deixou encantada.


Seu pai era um agente da lei, da polícia de Hong Kong, e era conhecido pelos seus chutes. Uma curiosidade é que, um dos movimentos de Chun-Li, o "Motoden Ansatsu Ke" (元伝暗殺蹴), a sua rasteira forte, foi ensinado por seu pai, que tinha aprendido anteriormente com outra pessoa... Pois, se prestarem atenção, verá que Chun-Li não foi a primeira com esse chute na série.

Qualquer semelhança, NÃO é mera coincidência
Bem, sem mais explicações, vamos agora conhecer as várias faces e aparições do pai de Chun-Li em diversas mídias da série.


Street Fighter II Chun-Li Flying Legend - ストリートファイターII 春麗飛翔伝説:


Street Fighter II Chun-Li Flying Legend foi um CD Drama lançado em 15 de julho de 1992, focado na personagem Chun-Li. Infelizmente, não há imagens do personagem produzidas para essa história, porém o CD nos dá uma ideia de como o pai de Chun-Li luta. O personagem foi interpretado pelo ator, dublador e cantor Ryusei Nakao (中尾 隆聖).


Street Fighter II - ストリートファイターⅡ RYU:


No mangá de Masaomi Kanzaki, o pai de Chun-Li faz uma breve aparição, num pequeno flashback que Chuin-Li teve antes de lutar contra Blanka. Ele não chegou a ser nomeado ali (obrigada Marcelo Nunes por lembrar).


Mystery of Hadouken - 波動拳の謎:


Uma bela imagem de Chun-Li junto de seu pai, quando criança, do livro "Mystery of Hadouken", lançado no Japão em 9 de junho de 1994. Não se tinha muita informação sobre ele, apenas essa ilustração.


Street Fighter II - Animated Movie:



O anime longa metragem, lançado no Japão em 6 de agosto de 1994, nos dá uma breve cena do pai de Chun-Li, caindo do alto de um prédio, ao lutar contra Vega/Bison. Note que ele usa um traje de artista marcial.


Street Fighter II V:


A imagem mais conhecida, e com bastante destaque, do pai de Chun-Li vem de Street Fighter II V, que estreou no Japão em 10 de abril de 1995. Aqui, finalmente ele tem um nome, Dorai (Dubal na dublagem brasileira), que seria posteriormente canonizado pela Capcom.


Diferente do que ocorre nos jogos, e em todas as demais mídias citadas aqui, Dorai consegue sobreviver a tentativa de assassinato feita a mando da Shadaloo, por Cammy.


Street Fighter (Cartoon):


A série baseada no filme do Van Damme, lançada nos EUA em 21 de outubro de 1995, no episódio "A mulher mais forte do mundo" nos mostra o fatídico dia em que Vega/Bison ataca a vila de Chun-Li e assassina seu pai.


Destaque que, no episódio (que vocês podem assistir acima, em português), mostra ele aplicando um Spinning Bird Kick!


Street Fighter Zero Gaiden ~Chun-Li Sets off on a Trip~ - カプコンサウンドシリーズ・ストリートファイターZERO外伝~春麗旅立ちの章~:


Assim como ocorre no CD Drama que citei anteriormente, não foi produzida nenhuma imagem do pai de Chun-Li para ele.

É dito que seu nome era Wan Kaishin (王 介臣 - Wang Jiè Chen em chinês) e na história, ele manteve em segredo que era um detetive e mestre das artes marciais para não preocupar sua filha.

Foi interpretado por Hochu Otsuka.


Street Fighter Zero - Chun-Li (Novel):


Na novel que citei anteriormente neste artigo sobre a mãe de Chun-Li, seu pai chama-se  Fan Foron (楓火龍 - Feng Huolong - "Dragão de Fogo"). Na imagem podemos ver ele com a pequena Chun-Li em seus braços, pois acabara de salvá-la de um incêndio. Infelizmente, ele não consegue fazer o mesmo com Feng Meihua, sua amada esposa.


Street Fighter Zero II - 街霸 ZERO II (Manhua):


O pai de Chun-Li fez uma rápida aparição, numa foto no armário de Chun-Li, na edição que mostra o prólogo dos acontecimentos do manhua e as motivações de cada personagem.


Street Fighter - UDON:

O pai de Chun-Li, nos quadrinhos da UDON, fez algumas aparições durantes esses anos. Assim como na série Street Fighter II V, ele se chama Dorai. Confira abaixo cada uma delas.

Street Fighter (2003):

  • A primeira vez ocorre na edição 02, numa história extra, desenhada pelo Adam Warren. 

  • Outro momento ocorre quando Nash relata o destino que Dorai teve, ao enfrentar as Dolls a mando de Vega/Bison, na ediçã 05. 


  • Na Edição 07, quando Chun-Li visita o seu túmulo.



  • Na edição 11, ele aparece rapidamente, ao Chun-Li reconhecer Cammy e numa pequena foto na carteira de Chun-Li.


Street Fighter II Turbo:


  • Dorai faz uma rápida aparição na edição 04 em outro flashback de Chun-Li.


Edições Especiais:

Dorai também apareceu em algumas edições especiais do quadrinho de Street Fighter. Abaixo, as edições.

Página de Street Fighter Legends: Chun-Li
  • Capcom Summer Special 2004; 
  • Street Fighter Legends: Chun-Li (4 edições);
  • Street Fighter V: The Life and Death(s) of Charlie Nash.

Street Fighter - Round One: Fight!:



Street Fighter - Round One: Fight! foi uma "história em quadrinhos animada" lançada em 3 de fevereiro de 2009, baseada nas primeiras edições das revistas da UDON. A participação de Dorai é praticamente a mesma das primeiras histórias.


Street Fighter World Warrior Encyclopedia:


Na Enciclopédia lançada pela UDON, em agosto de 2010, Dorai faz uma participação na seção dedicada aos personagens menores.

Como podemos perceber, a aparência de Dorai nos quadrinhos da UDON e seus produtos derivados, não foge ao que foi proposto em Street Fighter II V, no máximo, deixaram seus cabelos grisalhos ou com mechas brancas. Inclusive, reutilizaram o nome que o personagem possuía no anime.


Street Fighter: A Lenda de Chun-Li:


O filme que foi lançado em 27 de fevereiro de 2009 (e que muitos querem esquecer), nos trouxe uma outra versão do pai de Chun-Li.

Conhecido como Huang Xiang (Xiang, inclusive é uma das formas de pronúncia do sobrenome de Chun-Li, Zang, no filme do Van Damme), ele era um rico empresário e mestre de Wu Shu, com quem Chun-Li aprende a lutar no início.

Huang foi sequestrado a mando de Vega/Bison e foi obrigado a trabalhar para ele por anos, sem ter contato com a sua família, ajudando o vilão no crescimento da Shadaloo. Foi morto na frente de Chun-Li, quando esta conseguiu finalmente encontrá-lo, mas foi capturada.


Street Fighter IV:


Eis a primeira aparição de Dorai em um game da série, e que poucos notaram. No prólogo de Gen, num pequeno flashback, nos é mostrado o exato momento em que Dorai é levado pela Shadaloo e ele não conseguindo impedir isso.


A aparência de Dorai seguiu o que tínhamos visto anteriormente, tanto em SF II V e nos quadrinhos da UDON, mesmo ele não sendo nomeado no vídeo.


Street Fighter V - Shadaloo C.R.I. (Shadaloo Combat Research Institute):


A versão atual do personagem, que foi publicada em 30 de abril de 2016. Tanto o seu visual, quanto o seu nome, Dorai , seguem o que foi visto na série animada Street Fighter II V, nos quadrinhos da UDON e no flashback de Gen em SF IV. Vocês podem conferir a ficha dele traduzida para português no Streetfighter.com.br.


Street Fighter 6:


No modo World Tour, o avatar do jogador pode escolher conseguir a maestria e a afinidade máxima com qualquer um dos guerreiros mundiais (ou todos). Ao fazer isso com Chun-Li, ela fala sobre seu pai em determinado momento, de que ele era um agente da lei que lhe ensinou artes marciais. Sua aparência segue o que foi estabelecido desde o Street Fighter IV.


Menções Honrosas (ou não):

Gen

Gen ajudando Ryu no manhua
Como dito no artigo sobre os papais do jogo, Gen é um amigo de Dorai e, em nome da amizade e respeito por ele, ele protege e ajuda Chun-Li nas sombras, mesmo que ela não goste, por ele ser um mestre assassino.

Mas Gen, no manhua de Street Fighter II, era o pai biológico de Chun-Li (ele estuprou a sua mãe, após ter assassinado o seu amante) e de Blanka. Não que ele era o exemplo a ser seguido como pai... Blanka foi tratado como bicho praticamente a vida inteira e Chun-Li, teve um pouco mais de sorte ao ser criada por ninguém menos que... Vega/Bison!


Vega/M.Bison

Vega/Bison conversando com sua filha, Chun-Li
Diferente do que ocorre nos jogos, onde o nosso querido ditador está pouco se importando com os seus "filhos", estando mais interessado em se apossar do corpo deles (ou descartá-los, se tiverem algum defeito), nos manhuas, é um padrasto/pai zeloso com a sua enteada/filha.

No manhua de Street Fighter II (King of Street Fighter), ele cria Chun-Li desde muito nova e possui até que uma boa relação com ela (a família de Chun-Li naquele manhua é um tanto complicada). Tanto que, na sua primeira morte, Chun-Li se desespera, ao saber disso.

No universo do manhua de Street Fighter Zero 3 que engloba, respectivamente os manhuas de Street Fighter Zero 3, Street Fighter III, Street Fighter EX 2 e Street Fighter EX 2 Plus, o ditador é pai de Chun-Li, sendo zeloso com ela (mesmo odiando o seu genro Ryu e querendo vê-lo morto) e se preocupando com a mesma. Sua relação com Chun-Li ficou abalada após a morte acidental de sua amada esposa e mãe de sua filha.

Curiosamente, Vega/Bison só tem esse carinho todo por Chun-Li. Alex, naquele universo criado, também é seu filho (de uma mulher com quem ele passou uma noite), porém, o ditador não faz questão dele vivo não...


Curiosidades:

Quem, afinal, é este homem?


Essa imagem, feita pelo Edayan, faz parte da novel Street Fighter Zero - Chun-Li e, até hoje, confunde muita gente. Uns dizem que é o pai de Chun-li, mas outros afirmam que seja Gen, treinando a menina. Mas ambos estão errados.

Seu nome é Shao Efei (邵逸義 - Shao Yìyì - "Dragão Dourado"), seu tio, que também a treinou em artes marciais. Ele aparece na novel Street Fighter Zero - Chun-Li.


Shao Efei foi cogitado para estar no modo World Tour em Street Fighter 6, conforme visto num painel que apareceu no vídeo sobre a criação dos personagens que foi publicado no canal da Red Bull Gaming do YouTube.


Conforme informações de Takayuki Nakayama, ele é alguém que estaria na Chinatown de Metro City e seria chamado de Mestre do Kung Fu. Até o momento não há informações se ele teria algum tipo de ligação com Chun-Li.

A pronúncia do nome:


O nome Dorai ( 銅昴), em mandarim se pronuncia Tóng Mǎo e em cantonês como Tung Mau. Isso se assemelha ao que ocorre com o seu amigo Gen nos jogos da série onde seu nome é lido pela maneira on'yomi (a "leitura chinesa", que é a aproximação japonesa da pronúncia dos caracteres), em vez da pronúncia chinesa. Tal coisa não ocorre com Chun-Li que é falado em mandarin/pinyin. A título de curiosidade, Chun-Li em on'yomi, seria Shunrei (sim o mesmo nome da queridinha do Shiryu).


Menção em Street Fighter X Tekken:


Na frase de vitória de Lei Wulong contra Chun-Li, ele menciona Dorai, dizendo que algumas de suas técnicas também foram ensinadas no departamento de Hong Kong da Interpol:

"So, I finally get to meet the legendary daughter. Your father's techniques were also taught to us at the Hong Kong International Police Department." 

Bem, irei ficando por aqui. Espero que tenham curtido o artigo (que tá pronto a meses, hauhauhauahuahua). Um Feliz Dia dos Pais e até a próxima!!! ^^


Fonte: Red Cyclone

Nenhum comentário:

Comentários