04 dezembro 2023

A curiosa versão coreana do arcade de Street Fighter The Movie

Essa daqui vai especialmente para quem curte curiosidades sobre jogos de luta ou até mesmo algum fã do jogo Street Fighter The Movie.

Gong Xian, também conhecido como TheoPponent, que além de jogador, tem um conteúdo voltado para jogos e computadores retrô, fez um post interessante no X(Twitter) sobre uma versão coreana de Street Fighter The Movie (versão 1.12 do jogo) para arcade que possui curiosidades um tanto interessantes.

A primeira é que tivemos, novamente nomes trocados! Gouki/Akuma, que já teve seu nome modificado na versão internacional, virou Khyber. O outro personagem que teve seu nome modificado foi Sawada, sendo chamado de Arkane.

Caso não se lembre, Khyber e Arkane são os personagens novos desse jogo, soldados da Shadaloo, que posteriormente, foram canonizados no universo principal, com algumas mudanças em suas fichas. E sim, aqui tivemos o mesmo caso de Street Fighter II, onde um personagem recebeu o nome de outro. Arkane foi chamado de Sawada e Khyber de Akuma.

Curiosamente, essa mudança está apenas no jogo em si, assim como nas mensagens das lutas secretas, com um dos soldados te desafiando. 

Porém, nas placas do cenário Tong Warehouse, assim como, nos créditos, nos finais, no easter egg da música clássica de Gouki/Akuma e nos menus de serviço, seus nomes constam normalmente.

Outra mudança presente nessa versão é o sangue branco dos personagens, além de uma ordem musical diferente e a trilha do cenário Tong Warehouse, que é completamente diferente de outras versões do jogo. Só não se sabe se essa música existe em outras ROMs mas não é utilizada. 

Já era conhecido pela comunidade algumas curiosidades envolvendo esse jogo, como o fato do final de Blanka constar no jogo, apesar do personagem ter sido cortado ou o fato de Fei Long ter sido planejado, mas como seus sprites não ficaram limpos a tempo foi cortado do jogo, sobrando apenas uma participação no estágio Dungeon, caso Cammy ou Honda estejam lutando nele.

Tanto que, após essa descoberta, o próprio Gong Xian atualizou a página da The Cutting Room Floor sobre o jogo, incluindo ainda outras curiosidades, como o fato da versão japonesa desse jogo ser a única a mostrar os pontos de bônus após o round e que ao fazer um determinado código no cenário Tong Warehouse, um dos espectadores da luta termina explodindo!

Sendo bem sincera, fiquei realmente surpresa com essa descoberta, afinal, trata-se de um jogo antigo, onde a versão de arcade é diferente da versão doméstica e ainda temos o fato dele não ser exatamente um jogo querido pela comunidade de Street Fighter em geral, mesmo tendo até que alguns fãs e campeonatos.

É sempre bom descobrir algo novo envolvendo sua franquia favorita! ^^

Nenhum comentário:

Comentários