Nihao pessoas que estão cheias de cabelo branco! Hoje, dia 24 de julho, o blog completa seus 18 anos de existência! Nossa, o tempo passa rápido.
O primeiro template personalizado do blog, já no endereço atual
Eu lembro que o primeiro blog que tive foi ainda no Windows Live Spaces, porém, decidi criar esse aqui no antigo Blogspot. A princípio a proposta do blog era ser algo mais de falar sobre a minha vida, coisas que eu fazia e gostava, mas eu vi que não era muito a minha praia ficar falando de certos detalhes da minha vida pessoal. Sem contar que eu sempre fui nerdona, então, nada de festas ou coisas do tipo que poderia chamar a atenção. Até que, ainda no falecido Orkut, eu notei o quanto o pessoal gostava dos meus comentários e postagens no grupo Street Fighter Brasil e resolvi, porque não, falar da minha grande paixão nos jogos aqui também.
E esses dois viraram os mascotes do blog com o tempo
Com o passar do tempo, as postagens de SF foram ficando mais frequentes e eu ainda procurar alguma coisa curiosa ou bizarra para colocar aqui como um diferencial, com uma pequena pitada de outros jogos, como Sonic.
Eu sentava e escrevia como um passatempo, sem ganhar absolutamente nada com isso. Sim, até hoje não ganhei um centavo, eu faço isso daqui por hobby e por realmente gostar de Street Fighter. Conheci muita gente bacana por conta do amor em comum com a franquia, seja no falecido Orkut ou aqui no blog, algumas que me ajudaram em diversos artigos que tem aqui.
E sim, cheguei a fazer cosplay da Chun-Li do SF IV, quando o arcade só existia no Japão há anos atrás
Vocês acompanharam uma jovem Bianca, que ainda morava no Rio de Janeiro no começo desse blog, postava no antigo Fórum Fighters, que passou por muita coisa, sejam elas boas ou ruins e hoje, cá estou eu, casada e mãe de três e morando em São Paulo.
E já que Terry Bogard, o meu loirão da SNK está em SF 6, entrou na lista de meus amados da franquia
Uma Bianca que só tinha o Ryu e as variações dele como husbando (e até hoje ele é o meu husbando supremo) para hoje o Ed, um personagem relativamente novo, ter ganhado o meu coração e entrado na seleta lista de husbandos de SF. Uma Bianca que fez uma jornada longa.
Eu vejo que, por mais que eu não possa ser famosa como alguns youtubers e jogadores da comunidade brasileira de Street Fighter, consegui o meu lugar no sol, ao ponto de até mesmo um artigo meu, o que explica a relação de Ryu e Chun-Li estarem na primeira página do Google de forma orgânica, sem publicidade paga!
No Fighters causei um alvoroço por conta da postagem onde eu defendi a personagem da polêmica a respeito dos trajes dela. E através do que eu escrevi lá (que está aqui também) fui entrevistada pelo Omelete e hoje a reportagem está no The Enemy.
Foi através desse blog que tive oportunidade de trabalhar no Essencial Street Fighter da WarpZone, livro esse que pra mim é muito especial, por diversos fatores. Se eu falasse para a Bianca criança que ela um dia iria escrever um livro, junto de outras pessoas, sobre Street Fighter e que faria parte da história da franquia aqui no Brasil de maneira documentada, eu não iria acreditar!
Ah, e como eu me lembro que eu tive que fazer a ficha do G para ontem (já que a Capcom liberou em cima da hora), com uma crise extremamente forte de rinite e sinusite alérgica! Assim como participei de outras publicações da WarpZone.
Eu conheci pessoas que gostam do meu trabalho e nem do Brasil são, gente que cresceu lendo minhas postagens, pessoas que são até mais famosas do que eu que curtem mesmo o que faço e até mesmo, que criaram uma página para mim na versão BR da wiki de Street Fighter, devido ao conteúdo que faço!
Sim, eu fiz cosplay de Ed!
Então, a todos vocês, família, amigos, fãs, conhecidos e pessoas que não conheço, mas que gostam do que escrevo, meu muito obrigada por me acompanharem nessa jornada. Ficar 18 anos escrevendo num blog, o dedicando a franquia de jogo de videogame que você mais ama, não é fácil. Mais uma vez, obrigada a todos vocês de coração, por realmente gostarem do que faço aqui.
Nihao e a tia Bia aqui ainda está em surto! A Capcom liberou o teaser do Terry Bogard e meu Deus, eu tô encantada!!!
Logo de cara, temos o PaoPao Cafe, velho conhecido dos fãs de Fatal Fury e The King of Fighters!
E o teaser fez questão de mostrar que teremos os trajes de Blue Mary, Andy e Joe para o nosso avatar!
You know the guys at Capcom are massive Fatal Fury fans because they put Lao, the guy who gets beat up in the Real Bout 2 intro, in the Terry trailer (also, Pao Pao stage confirmed!) pic.twitter.com/Ti6vfadfgy
— Aaron - Thorgi's Arcade (On 🟦 Sky) (@ThorgisArcade) July 22, 2024
Sem falar que, como alguns já sabem, tanto Takayuki Nakayama quanto Shuhei Matsumoto, gostam bastante do Real Bout 2 e, além do Pao Pao Cafe estar presente temos o personagem Lao, que aparece na abertura do jogo, perdendo para Terry no teaser!
Pelo que foi mostrado, é certo eu falar que fiquei deste jeito:
Terry está previsto para outono no hemisfério norte (primavera aqui no hemisfério sul). Bem, eu já estou contando os dias!
Nihao! Antes de começar, este artigo terá spoilers. Muitos spoilers, tanto do World Tour quanto do modo arcade. Então não me venha chorando nos comentários, até porque já estamos no incício da segunda temporada do jogo e daqui a pouco, Terry Bogard se juntará ao cast! A princípio, eu disse que iria atualizar o artigo que fiz contando um resumo da história de Ed, mas, como veio bastante coisa e uma nova perspectiva de alguns fatos, achei melhor fazer uma parte 2. Até porque, todos já sabem o quanto eu gosto do Ed!
Antes de continuar, um agradecimento ao pessoal do fórum Mega Shock que me ajudaram com as informações que faltavam.
Ao jogar o modo World Tour, o avatar do jogador termina descobrindo a existência de uma Neo Shadaloo e que foi essa organização a responsável por implantar o Psycho Power em Bosch. Como esse nome já tinha sido citado em Street Fighter V, automaticamente todos pensaram no grupo que Ed formou com outras cobaias.
Em Street Fighter 6, ao conhecermos Ed no World Tour, temos a surpresa de que não é bem assim. O próprio Ed, ao encontrar o seu personagem, pergunta se a pessoa atrás de você trabalha para a Neo Shadaloo, que por algum motivo o quer! E é a partir daí que temos alguns esclarecimentos. Então vamos por partes.
A infância de Ed e os experimentos
Aqui terminamos conhecendo um pouco mais sobre a infância conturbada do personagem, sendo uma cobaia para diversos experiências. Ed não conheceu seus pais, tampouco ele sabe se teve pais (lembre-se que Cammy foi criada totalmente pela Shadaloo).
Conforme o post de novidades do blog da Capcom USA, da época de Street Fighter V, Ed foi uma criança raptada pela S.I.N., que era a divisão de armas da Shadaloo. Já o Visual Book II que veio na Vital Box II, uma edição especial de colecionador de Street Fighter V, diz o seguinte sobre Ed:
"Um jovem que estava sendo pesquisado como substituto do corpo de Vega (M.Bison).
Cresce mais rápido que os humanos normais e parando de envelhecer em uma idade adequada para o combate.
Seu estilo de luta é principalmente o boxe porque ele foi resgatado e criado por M.Bison (Balrog).
Além disso, o DNA de Vega (M.Bison) permite que ele use o Psycho Power.
Embora sua potência máxima não seja tão alta quanto a de Vega (M.Bison), ele compensa com seus socos precisos e concentração.
Durante uma missão para coletar as peças, ele conhece Menat na Índia e recebe uma profecia sobre o futuro."
Apesar de seu crescimento acelerado, já foi dito por Nakayama que tanto Ed quanto Falke não são crianças e nem possuem a mentalidade de uma, apesar das mentes oscilarem. É bom frisar isso, pois a idade física, real e mental deles são completamente diferentes e eles são adultos, de maneira geral.
Menat é citada rapidamente por Ed, que ainda não a reencontrou. É notável que esse acontecimento o marcou, visto que, a história que ele conta sobre Menat, caso o jogador fique apertando o botão de conversa várias vezes com Ed (antes de se ter o nível máximo de afinidade com ele), é repetida várias vezes (junto com duas informações sobre a Shadaloo e sua relação com Bison/Balrog).
Apesar deles não terem se reencontrado, eu não descartaria as frases dela e de Rose ao vencerem Ed em Street Fighter V. Pois elas, de fato, estão se mostrando agora na vida de Ed. E temos uma outra questão: A profecia de Menat, na interpretação de alguns, não se referia apenas a Ed, como também a Falke.
Alguns interpretam o final da conversa deles não como sendo o que viria a seguir, que é a luta que Ed e M.Bison/Balrog têm para pegar as peças contra Zangief e Guile e sim que, ele e Falke (que Ed ainda nem conhece nesse ponto da história) iriam passar por maus bocados no futuro.
Relação com M.Bison/Balrog
Aqui temos a confirmação de algo que estava bem óbvio: M.Bison/Balrog não apenas lhe ensinou a lutar como também foi sua figura paterna.
Ed assume que M.Bison/Balrog não foi o exemplo de pai, que ele não era alguém correto e se orgulhava disso, mas é perceptível para o jogador que o que o boxeador fez por ele o marcou. O próprio Ed admite que M.Bison/Balrog foi a primeira pessoa que o tratou como um ser humano, um igual e não uma cobaia. E que se não fosse por isso, talvez ele teria se perdido no Psycho Power.
Outra coisa notável é o quanto Ed admira e respeita M.Bison/Balrog, apesar de todas as falhas dele. Sem contar que, o presente especial de Ed, que aumenta absurdamente o nível de afinidade com o avatar do jogador, é uma revista antiga com uma entrevista de Bison/Balrog, quando este era jovem ainda.
Inclusive Ed tem trejeitos do mesmo, provando aquela velha frase de que pai é quem cria.
A pergunta fica sobre como será a relação deles no futuro, já que Vega/M.Bison voltou e o personagem do jogador no modo World Tour entrou em contato com ele e Balrog/Vega, com o boxeador se interessando pela volta da Shadaloo, apesar do que Ed tem feito. Com quem está a real lealdade de M.Bison/Balrog: se com o ditador e o dinheiro que pode conseguir ou se com seu filho adotivo. E é bom lembrar das frases de vitória de Menat e Rose para o boxeador:
Menat: "Vejo a separação de alguém importante para você no seu futuro. Ah, e problemas financeiros também."
Rose: "As mãos que agarram tudo ao seu redor perderão o contato com o que importa."
Falke e os outros
Falke nos foi apresentada ainda em Street Fighter V. Ela era uma jovem garota, sofrida, que vivia um verdadeiro inferno num laboratório da Shadaloo, que foi confirmado em Street Fighter 6 que era na Alemanha, treinando todos os dias, tendo pesadelos horríveis com Vega/M.Bison e praticamente deprimida. A partir daí os dois começaram a buscar outras cobaias como eles e salvá-las, para que elas possam viver a vida como quisessem.
Falke age como sua irmã mais velha, além de aliada, ajudando Ed no que pode. Além dela, foram apresentados os nomes dos demais membros (sendo que o nome do gorila já era conhecido devido a declarações do Nakayama e ao jogo de primeiro de abril, Neko Drops 2).
Amrita - a golfinho do grupo.
Baba Mwalimu - o gorila hacker extremamente inteligente, que é acompanhado de Kiki, o antigo mascote da ex-Doll Santamu.
Cypher - o rapaz alto e silencioso que luta usando facas. Sua habilidade é o teletransporte.
Dobermann - o gordinho capaz de mudar seu corpo, um experimento baseado num lutador indiano (Dhalsim).
Falke - a irmãzona do Ed que dispensa apresentações
Goliath - o bebê do grupo que consegue manipular o Psycho Power.
Dobermann era um velho conhecido para quem já tinha tido contato com o livro Visionary Book II, da edição japonesa de colecionador Vital Box II de Street Fighter V. Conforme as informações do livro, Dobermann (que é o seu codinome) é o mestre da condução óssea. Quando ele utiliza o interruptor de condução óssea, o seu corpo fica no estado tenso, musculoso, o seu ataque é mais forte, quando ele está gordo e relaxado, sua defesa é mais forte. O metabolismo dele é alterado pelo Psycho Power que preenche o seu sangue.
Dobermann, Falke, Ed, Cypher, Baba e Kiki.
Cypher era o membro que faltava conhecermos o nome, dos três que apareceram junto de Ed em SF V, no final do modo história do personagem.
A grande novidade fica com Amrita, cujo o nome vem do hinduísmo, que significa imortalidade, sendo a bebida dos devas que concedia vida eterna, uma golfinho que ainda não se sabe muito e o bebê Goliath, cujo o nome tem origem hebraica (Golias em português), que sabe manipular o Psycho Power.
Uma observação a se fazer é que o antigo mascote da ex-Doll Santamu, Kiki, agora é companheiro de Baba Mwalimu.
Vega/M.Bison
Em Street Fighter V já era nítido o quanto Ed detestava Vega/Bison. Em Street Fighter 6 isso fica bem evidente, pois alem da própria conversa com o avatar ao comentar sobre Menat, ele comenta sobre Vega/Bison querer seu corpo.
Em outro momento, ele afirma preferir morrer a se deixar dominar pelo ditador e que se uniria aos lutadores se tivesse que enfrentar o líder da Shadaloo caso voltasse.
Sem contar que, como mostrado em SF V, o ditador já tentou tomar o seu corpo e a alma dele sempre fica a espreita, esperando Ed fraquejar. Isso poderia explicar o motivo de suas olheiras, pois provavelmente suas noites de sono não seriam sempre tranquilas. Sem contar que no jogo ainda mostra alguns momentos onde parece que o Psycho Power tenta tomar a mente dele (o seu critical art 2 e a sua pose de vitória com pouca energia), onde ele fica com os olhos brancos e uma risada maligna, além do seu Psycho Power ficar completamente de cor roxa (o Psycho Power puro e não a aparente mistura de Psycho Power e Soul Power que Ed tem normalmente).
Ou seja, Ed, mesmo sendo usuário de Psycho Power e possuindo o DNA de Vega/Bison, está na lista nem um pouco pequena de inimigos do mesmo e pessoas que o detestam.
E agora que o ditador está de volta, fica a pergunta de como Ed irá reagir ao desenrolar dessa história.
A Neo Shadaloo e a Neo Shadaloo
Quando o nome Neo Shadaloo aparece pela primeira vez no modo World Tour, automaticamente, associamos a Ed, devido ao que foi mostrado em Street Fighter V. Tanto que se perguntava o porquê de Ed colocar o Psycho Power em Bosch e em outras pessoas, visto que, ele seria contra esses tipos de experiência.
Conforme você vai avançando no jogo e conhecendo F.A.N.G. e A.K.I., o jogo dá pistas de que a tal Neo Shadaloo que fez isso com Bosch, após o encontro do jovem com Juri, é a antiga Shadaloo e não o grupo de Ed. E ao conhecer Ed no modo World Tour temos a confirmação disso.
Ed afirma que começaram a chamar ele e os outros de Neo Shadaloo e ele também descobre que querem que ele lidere a antiga Shadaloo.
Apesar de ter ficado claro, vamos por desta forma:
Neo Shadaloo: A antiga Shadaloo que quer se reerguer, que foram os responsáveis por implantar o Psycho Power em Bosch e em outras pessoas;
Neo Shadaloo: O grupo de Ed com as cobaias libertas, que a princípio não tinha nome e que o pessoal da antiga Shadaloo começo a chamar de Neo Shadaloo, vendo em Ed, uma esperança para liderar a antiga Shadaloo no lugar de Vega/Bison. Ed se apropria do nome sem se importar com isso, pois seu grupo é o oposto daquilo que Vega/Bison e a antiga Shadaloo são.
Então, Juri estava trabalhando para o que restou da Shadaloo e Bosch foi vítima deles. O grupo de Ed nada tem a ver com isso.
JP
Ed conhece JP numa base da Shadaloo que ele invade e o antigo contador da Shadaloo se apresenta a ele. Ao perguntar sobre seus planos, JP revela a Ed que há um movimento no que restou da Shadaloo para que Ed se torne o novo líder da organização. Ed, claro, não gosta de saber disso, já que, desde que ele seguiu seu rumo sem M.Bison/Balrog, tem procurado ajudar outras pessoas como ele, que foram vítimas da organização.
É nesse momento também que Ed descobre que deram um nome para o grupo dele: Neo Shadaloo.
O final do encontro dele com JP é meio ambíguo, com Ed dizendo que faria as coisas de seu jeito. Ou seja, como sabemos que o plano de Ed é libertar as vítimas e também lutar contra o que sobrou da Shadaloo, mesmo que aparentemente ele topasse a proposta de JP, não iria seguir com os propósitos do vilão e sim colocar o seu plano em ação.
Relações com outros personagens
Ed, de um modo geral, chega a ser rude com os personagens. Porém, com alguns, ele conversa normalmente ou termina aconselhando. Dentre esses personagens temos Ryu, Chun-Li e Lily, onde ele ainda faz uma referência a Menat, pois a pergunta se ela também seria uma vidente.
Já com outros rola um atrito forte ou ele não tem nenhuma paciência como Luke, Ken e Guile. Com Cammy chega a ser engraçado porque ela é grossa com ele, ao afirmar que é o trabalho dela ajudar as cobaias, não o dele. Com JP é nítido que ele tentará impedir os planos dele e A.K.I. ele fala que ela lembra um perdedor que ele conheceu no passado (F.A.N.G.).
Porém, dentre as frases de vitória, eu destaco duas respostas que deram a ele: Chun-Li e Rashid.
Com Chun-Li, Ed diz:
"Você deve estar adorando o sossego, mas ainda tem trabalho a ser feito."
E quando Chun-Li vence a luta, eis o que ela fala para ele:
"Se quiser a Shadaloo fora da sua vida, eu ajudo. Pode confiar em mim."
O que acho interessante nessa frase de vitória dela, é que nas artes de conceito de novos trajes para Chun-Li, como eu apontei aqui inclusive, existe uma arte dela com uma roupa da Neo Shadaloo de Ed. Ou seja, em algum momento no desenvolvimento, provavelmente foi cogitado ela se unir ao jovem boxeador por algum motivo.
Sendo bem sincera, eu adoraria que esse traje fosse reformulado e que isso acontecesse, só que mostrando o que fizeram ambos chegarem nesse ponto.
Sem contar que, Chun-Li oferecer ajuda a Ed (e até se unir mesmo a ele contra a Shadaloo) mostra muito do que é a personalidade e o caráter de Chun-Li. Temos que lembrar que ela tentou ajudar Cammy quando ela ainda era uma Doll na época da saga Zero/Alpha e estendeu a mão para Juri, mesmo após a lutadora tentar matá-la. Assim como pegou a tutela da jovem Li Fen.
Todas essas pessoas foram vítimas da Shadaloo e Chun-Li demonstra uma enorme compaixão e empatia por elas, até porque ela também foi uma vítima. Com Ed vemos o mesmo e com Chun-Li, aparentemente, não se importando que ele é praticamente filho adotivo de M.Bison/Balrog (que a odeia), é corpo extra do homem que ela detesta ou que ainda usa um poder que ela considera abominável. Mesmo assim, ela quer ajudar Ed.
No caso de Rashid, temos as seguintes frases.
Ed quando ganha a luta:
"Você só queria testar sua força? Deve ser ótimo ter tanto tempo livre!"
Rashid quando ganha a luta:
"Também perdi um amigo por causa da Shadaloo. Quando o assunto são eles, a coisa fica séria."
Se você jogou o modo história geral de Street Fighter V, sabe que Rashid perdeu uma AMIGA (sim rolou erro de tradução em Street Fighter 6, já que a palavra friend, assim como várias outras na língua inglesa, não possui gênero) e é dela de quem ele está falando, que foi morta por F.A.N.G.
O fato dele afirmar que ele também perdeu alguém, leva a pergunta: quem Ed perdeu? Talvez tenha sido alguma das outras cobaias que ele tentou ajudar mas que era tarde demais, ou então, pode ser referência ao fato de que Falke está desaparecida e nas mãos de JP, que quer usar Ed.
Com Falke desaparecida e nas mãos do inimigo, leva a pergunta se ela irá aparecer como personagem jogável no futuro e se será realmente a Falke que conhecemos e não uma versão dela dominada e controlada pela Shadaloo, com Ed tentando recuperar a irmã da organização.
Porém, além de Chun-Li e Rashid, temos um caso curioso envolvendo um personagem que menos se esperava: Gouki/Akuma.
Como alguns devem ter percebido nos vídeos de maestria, no modo World Tour, o personagem que aparece lutando contra o mestre em questão, é sempre alguém relacionado a ele. Com Ryu é Luke, um rival, Ken é JP, seu inimigo, Chun-Li é Guile, seu amigo de longa data e no caso de Ed é JP, que nós sabemos a relação dos dois. Porém, com Gouki/Akuma, não é Ryu, como muitos esperariam, um rival, e porque não, amigo de punhos, de muito tempo, e sim, Ed!
Na lore de Street Fighter é fato que lutadores de ansatsuken (ou que usam o ansatsuken como base) como Ryu e Gouki/Akuma, terminam lutando contra usuários de psycho power em algum momento, lembrem-se que Vega/Bison já lutou contra eles no passado.
"O seu poder excede a sua capacidade. Isso lhe trará apenas problemas."
Levando em conta a frase de vitória de Gouki/Akuma para Ed e que em dados momentos, o jovem boxeador não parece ter o controle total de seu Psycho Power, pode ser que Gouki/Akuma termine se colocando no caminho dele e o fazendo "acordar", de uma maneira nem um pouco sutil. E talvez essa interferência possa influenciar Ed na decisão que Rose comenta, na sua frase de vitória de SF V, que ele precisará tomar, já que sabemos que ele não quer seguir o caminho de Vega/Bison.
Foi revelado por Nakayama que Ed gosta de sorvete menta e doces de alcaçuz.
According to Nakayama, SFV Ed was an inspiration in developing SF6. From gameplay with Modern controls, music that incorporates Hip Hop, and the creation of World Tour mode that attracts new players to Street Fighter. From SF6 World Guide book, pages 162, 167, & 171. #SF6_EDpic.twitter.com/f416tMuiEd
— Remy2FANG : Artist & Modder (@Remy2FANG) March 14, 2024
Ed gosta de um jogo de cartas, parecido com Magic e Yu-Gi-Oh. Isso é referência direta ao jogo de primeiro abril do CRI, Hado Stone.
Ainda falando de Hadou Stone, o agasalho que seu avatar ganhou durante o passe do Ed em SF 6 (caso tenha pego a versão premium) é o mesmo que Ed usa na ilustração do jogo e no dakimakura lançado (que atualmente encontra-se esgotado).
Ed é um personagem bastante boca suja, quase falando um palavrão quando erra o seu critical art. Sem contar que numa das tirinhas da série "You've Got This Juri!", ele fala um palavrão que é censurado.
E falando no nome Juri, alguns fãs notaram semelhanças entre os personagens, seja pelo fato deles terem história sofrida, caretas que fazem, franja cobrindo os olhos, como na lista da imagem acima e outros fatores que vão desde ambos serem bocas sujas (com Ed parecendo ser pior) até o fato de seus level 3 terem referência a fetiches. Inclusive fiz uma thread sobre isso.
Assim como ocorreu uma polêmica com Lily, porque ela seria menor, sendo que na verdade ela só é uma mulher baixinha de aspecto jovem, alguns fãs questionaram o motivo de Ed consumir cerveja na tela de seleção de personagens, sendo ele supostamente menor de idade. Só que, Ed, assim como Falke, como o próprio Nakayama disse, não são crianças, por mais que tivessem sofrido experiências que afetaram o seu crescimento corporal.
Ainda sobre essa questão da idade, Ed, na mensagem de aniversário dele em Street Fighter 6, disse qual poderia ser sua idade real (lembrando mais uma vez, que a idade do seu corpo e de sua mente diferem da idade real, aquela que é contada a partir do nascimento, e o Nakayama já afirmou que ele não é criança): entre 12 ou 13 anos.
Infelizmente, algumas pessoas que se dizem fãs de Street Fighter, tentaram associar Ed com o nazismo, como relatado no vídeo, pelo simples fato dele ser branco, loiro, de olhos azuis e falar alemão, o que mostra um total desconhecimento da lore do personagem e de seus ideais. Por mais que Ed possa ser um bad boy (com coração), um pouco de conhecimento de história da Segunda Guerra, assim como do próprio personagem, acaba completamente com essa possibilidade.
Claramente a ave símbolo da Neo Shadaloo foi mudada. Em Street Fighter V, a ave presente no uniforme de Ed, aparentemente é um falcão, enquanto que em Street Fighter 6, tanto na jaqueta do primeiro traje, na bermuda do segundo e no uniforme militar que é o terceiro traje dele, é uma coruja.
Ed, num dos esboços de Street Fighter V, assim como ocorria com Ryu, a princípio no mesmo jogo e com Vega/Bison em Street Fighter 6, possuiria um braço corrompido. Note também que nesta versão, temos outro símbolo para a Neo Shadaloo em seu traje. E conforme as anotações desta versão de Ed, ao utilizar o Psycho Power, os músculos do seu braço terminam inchando fazendo com que os seus vazos sanguíneos e marcas fiquem a mostra. E caso ele continue a usar o Psycho Power isso poderá se espalhar pelo seu corpo inteiro. E o efeito do poder na sua mão direita, que ainda possui marcas que lembram a do Kamen Rider Amazon, é tão forte que está causando um efeito estranho no próprio Ed, que parece não se importar com isso.
Numa outra arte conceitual, Ed seria um personagem similar a Dobermann:
"ED OSTEOFÔNICO
Depois de usar o Psycho Power para transformar som em vibração e aumentar seu prazer musical, Ed descobre que as vibrações estão fortalecendo seus ossos e músculos. "Eu irei me tornar um peso pesado!"Também tem um efeito massageador, então talvez ele também consiga movimentos de cura?
Envia vibrações por todo o corpo (usando Psycho Power) para canalizar força. Enquanto ouve música.
Fones de ouvido que coloca contra seu pescoço e deixa o som reverberar em seus ossos
Vitória!"
Nesta versão, o Psycho Power teria um efeito em seus ossos e massa muscular com as vibrações musicais.
Nas artes conceituais do personagem é bastante perceptível o quanto o tema militar estava previstos em seus trajes.
Os personagens rejeitados da Neo Shadaloo
Durante a produção de Street Fighter V, a equipe teve ideias para alguns personagens para integrar a Neo Shadaloo de Ed. Nos livros Visionary Book II e How To Make Capcom Fighting Characters, conhecemos quem são esses personagens, que até o momento foram descartados. Como Dobermann conseguiu ser aprovado posteriormente, quem sabe esses outros personagens podem ter sua chance algum dia. Confira abaixo quem são eles.
Jim - Encanador lutador (68 anos)
“Quando eu era soldado, muitas vezes salvei a América de alienígenas malvados”
Jim é um ex-militar americano, que luta usando o seu braço artificial feito à mão, com sobras de peças. Ele gosta de contar ao neto histórias fantásticas sobre o seu passado no exército. Atualmente ele é encanador.
A mulher (sem nome)
Natural do Tahiti, ela normalmente é gordinha, mas pode usar Psycho Power, conforme o Visionary Book II, para tonificar o seu corpo. No livro How To Make Capcom Fighting Characters, é dito que ela usa o Soul Power para fazer isso.É uma mulher gentil de bom coração, especializada em dança do fogo. Ela atua como uma figura materna para Ed e os outros.
O gorila
Este personagem é, provavelmente o esboço daquele que viria a se tornar Baba Mwalimu. A princípio seria um humano que foi transformado em gorila num experimento que falhou e carrega em suas costas, sua filha cega. Ele deseja voltar a ser humano algum dia.
Os Quatro Reis Celestiais
Assim como na antiga Shadaloo, a Neo Shadaloo de Ed, em seus esboços, possuía os Quatro Reis Celestiais, numa estrutura similar a Shadaloo original. Indo pela anotação do livro Visionary Book II, é dito que Ed e M.Bison/Balrog fariam parte. Os outros dois, pelas informações contidas no Visionary Book II e no How To Make Capcom Fighting Characters, seriam a mulher que serve de figura materna para Ed e o gorila.
Os Quatro Macacos
Além dos Quatro Reis, parece que teríamos os Quatro Macacos. Os Quatro Macacos vem de um ditado budista, dos Três Macacos Sábios, que é um jogo de palavras. Em japonês, o ditado é dessa forma: 見ざる聞かざる言わざる(Mizaru, kikazaru, iwazaru).
Isso significa, literalmente “não veja, não ouça, não fale”. Simbolicamente quer dizer, “não veja o mal, não ouça o mal, não fale o mal”. De vez em quando, conforme a pesquisa feita pelo Midgardsorm (que postou tanto a tradução da página do Visionary Book II com os personagens quanto a curiosidade da origem do nome no antigo fórum SRK), o ditado pode adicionar, de vez em quando, um quarto verbo que éしざる (shizaru) que significa “não faça” (nesse caso, "não faça o mal").
Zaru é uma negação utilizado no japonês clássico. Apesar de não ser mais usado na língua moderna japonesa, ainda é compreendida. Como essa terminação verbal possui o mesmo som da palavra 猿 (saru), que significa “macaco”, terminou que isso deu origem ao ditado.
Mizaru (Não veja)
Um lutador que teve sua visão obstruída por uma macaca rhesus ciumenta que se apaixonou por ele (que aparentemente é muito bonito) e que não quer que seu homem veja outras mulheres, sejam elas humanas ou de outros animais. As tentativas do lutador em retirar a macaca do seu rosto deram a ele movimentos semelhantes aos do Drunken Boxing, estilo que começou a treinar. Infelizmente, por conta da macaca e das tentativas de retirar o animal de seu rosto, o homem terminava arrumando briga sem querer com algumas pessoas.
Kikazaru (Não ouça)
Uma andróide de batalha. Ela possui alto-falantes nos quadris, que produzem um som estrondoso. É alguém desagradável, que tagarela frases incongruentes, o tempo todo sem ouvir o que as pessoas têm a dizer.
Iwazaru (Não fale)
A versão 1 do personagem (de cabelos vermelhos) é dito ser um bandido de rua, que possui uma tatuagem escrita Speak X Evil (tradução em inglês para Iwazaru) e anda com uma navalha.
A versão 2 (de cabelos prateados) é um jovem membro de uma gangue francesa, que gosta de jogo sujo e fica brincando com uma faca entre os dedos.
Em ambos os casos, eles podem instruir os seus subordinados usando apenas os seus olhos, porém, como usam demais essa habilidade, terminam ficando os olhos vermelhos.
Como teríamos Quatro Macacos em vez de três, fica a pergunta se eles iriam utilizar os dois personagens que foram feitos para o Iwazaru ou se teríamos de fato o macaco Shizaru (Não faça).
Espero que tenham curtido. Demorou para ter saído, mas foi até melhor assim, pois deu para incrementar com mais algumas informações com a chegada de Gouki/Akuma e Vega/Bison ao cast do jogo. Quem sabe, se Menat aparecer no game eu faça uma atualização aqui ou um artigo novo!
Ed é um personagem bacana, que me encantou quando ele ainda era um NPC no Street Fighter V e com uma lore interessante (além de ser um fanservice ambulante, assim como Cammy), que eu fiquei realmente feliz ao ver que em Street Fighter 6 ele ganhou mais fãs.