08 março 2023

Algumas mulheres que trabalharam na série Street Fighter


Atualizações em negrito. Originalmente publicado em 8 de março de 2018.

Nihao! Estava esses dias pensando com meus botões, em fazer algum artigo temático para esse mês de Março, devido ao dia 8 (que também é aniversário de uma das minhas irmãs =) ). Então, me lembrando de certas polêmicas na internet, pensei, porque não falar de algumas mulheres que participaram na produção de Street Fighter (ou de jogos relacionados, como X-Men vs Street Fighter)?

É meus queridos, ao contrário do que muitos e muitas falam por aí, mulheres estão no mundo dos jogos há algum tempo, mas a gente que joga, nunca procurou conhecer mais sobre os desenvolvedores e outros parceiros nos projetos. Então, aqui vai uma pequena homenagem a elas! =D

E que isso possa servir de inspiração(para alguma menina que queira trabalhar na área, quem sabe? =) ) ou atiçar a sua curiosidade para conhecer um pouco mais sobre quem desenvolveu os jogos que você adora. Você pode ter surpresas interessantes ali. Agora, vamos ao que interessa!


Eri Nakamura


Creditada como Erichan em SF II, foi responsável pelo design do personagem Honda, assim como também fez a voz original da Chun-Li e do personagem Balrog/Vega! Sua lista de trabalhos para a Capcom é extensa, tendo trabalho em outros jogos da empresa, além de SF, como Darkstalkers e ainda foi responsável pelo design de Psylocke em X-Men: Children of the Atom e Marvel Super Heroes.

Eri é creditada em toda série SF II, sendo parte do cast original, como Character Design. Na série Zero/Alpha, em Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes, Capcom vs SNK e Capcom vs SNK Pro como Object Design, com diversos pseudônimos, como "Dokkim" Eripyon, Eri_Eri, E-Nakamura, Eri-N e Eri★Kimo.


Outra curiosidade interessante sobre Eri é que, ela também é a voz original de Jessica Haggar em Saturday Night Slam Masters.


Mizuho Kageyama


Conhecida também como Katuragi, foi a responsável pelo design de Balrog/Vega e também foi sua animadora. Conforme declarações da própria, numa entrevista do C.R.I., ela só teve dois meses entre fazer o design e o conteúdo final.

Ela também foi a responsável por algumas artes do personagem em SF II.




Sua lista de participações em jogos da Capcom é extensa e, assim como Eri, ela é creditada em toda série SF II. Participou de outros jogos da série, como SF Alpha 3, como object design e na série Darkstalkers, como object e character design. Recentemente, ela participou de SF V.


Seu trabalho em Darkstalkers como character design, envolve uma peculiar curiosidade, semelhante com Akiman na criação de Chun-Li (que para quem não se lembra, a chinesa possui coxas grossas, devido ao fetiche de seu criador por coxas): os ataques e demais animações de Victor que utilizam a sua bunda, foram feitos por ela, que possui um fetiche por... Bundas! Ah, Katuragi, como eu te entendo...


Asae Nishitsuji


Também conhecida como Nissui, ela trabalhou em vários jogos da Capcom, geralmente como character design, scroll ou backgrounds. Ela foi a responsável pela criação dos estágios de Ryu, Honda e Bison/Balrog em SF II e chegou a participar do time original de Street Fighter' 89, que veio a se tornar Final Fight.


Ela volta a trabalhar novamente no cenário de Honda, em Alpha 3 e provavelmente foi a responsável pelo mesmo cenário em Marvel vs Capcom. Fora da Capcom, ainda participou em jogos da franquia Zelda, nos anos de 2001 e 2002, como scroll designer. Em outros jogos da Capcom, sua contribuição mais recente foi em Monster Hunter: World.


Yoko Shimomura


Yoko é uma pessoa que dispensa apresentações, tendo uma carreira conhecida e respeitada na indústria de games.

Ela compôs TODAS as músicas de Street Fighter II (incluindo a Champion Edition e a Turbo), usando o apelido Pii♪ e também fez parte da banda Alph Lyla, da Capcom.

Além de SF, Yoko compôs as músicas de Final Fight e em outros jogos da Capcom, dentre eles Breath pof Fire. Aliás, de 1993 até 2002, trabalhou na Square, compondo músicas de jogos como Kingdom Hearts e Final Fantasy XV, além de ter também em jogos da Nintendo como Mario & Luigi: Dream Team.


É meus caros, a moça não é pouca coisa não, sendo praticamente inevitável não se esbarrar, pelo menos uma vez, com algum jogo onde a trilha sonora tem dedo dela! =P


Mari Yamaguchi



Mari foi Sound Designer da Capcom durante a era do Super Nintendo, criando músicas e sons para ps jogos que saíram no console da Nintendo, como Megam Man 5 e Super Ghouls 'n Ghosts.


Curiosamente, na série Street Fighter, ela trabalhou no Street Fighter II': Champion Edition para o TurboGrafx-16 (PC Engine), sendo responsável pelo design das músicas.


Yuko Takehara


Outra compositora formal da Capcom, Yuko é bem conhecida pelo seu trabalho na série Mega Man (principalmente o 6) e nas séries Versus, tendo inclusive trabalhado com Yuki Iwai em X-Men vs Street Fighter, o jogo que possui o MELHOR TEMA DA CAMMY DEPOIS DO ORIGINAL.


Dentre os jogos ligados a franquia Street Fighter, ela trabalhou em:
  • Street Fighter Zero/Alpha (Arcade, PlayStation e Sega Saturn): Compositora musical dos temas de Rose e Nash (estágio e finais), usando o nick Kadota "pop'n" Yuko;
  • Super Puzzle Fighter II Turbo (Arcade, PlayStation, Sega Saturn e GBA): Compositora musical e arranjo. Ela foi responsável pelo tema do estágio de Devilot, sendo creditada como Yuko KADOTA (Yuko Kadota nas versões caseiras);
  • X-Men vs. Street Fighter: Compositora musical dos temas (creditada como Yuko Kadota):

    Composição e arranjo

    Wolverine Stage
    Cyclops Stage
    Storm Stage
    Sabretooth Stage
    VS
    Nash Stage
    Cammy Stage
    Introduction
    Apocalypse Stage
    Ending: Silence (Sabretooth 1 e Cyclops 1)
    Ending: Moonlight (Gouki/Akuma 1)
    Ending: Fight!! (Sabretooth 2, Zangief 2, Cammy 2, Gouki/Akuma 2)
    Ending: Temptation of Evil (Rogue 1 e Cammy 1)
    Ending: Ambition (Magneto e Vega/Bison)
    Ending: True Love (Storm)
    Staff Roll

    Arranjo

    Vega (M. Bison) Stage
    Gouki (Akuma) Stage
    Continue
    Game Over
  • Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (Arcade, PlayStation e Sega Dreamcast): Compositora musical e arranjo, creditada como Yuko K. Takehara;
  • Super Street Fighter II X for Matching Service (Dreamcast): Música, assinando com o nick Yuko Takehara Type-R;
  • Super Puzzle Fighter II Turbo HD Remix ( PlayStation 3 e Xbox 360): Compositora musical e arranjo (equipe clássica da Capcom, tanto versão arcade quanto caseira) creditada tanto como Yuko Kadota e Yuko Takehara Type-R.

Chihiro Arisaka


Trabalhando na Klein Computer Entertainment, que foi associada da Capcom entre 2001 e 2003 nos ports de Game Boy Advanced e Super Nintendo (e também no PSP e PC, embora o papel de Chihiro nesses projetos, se aconteceu, é vago), Chihiro foi responsável pelo som em Super Street Fighter II Revival, assim como foi editora de som no Capcom Classics Collection e editora de som em Capcom Classics Collection Reloaded (coletâneas com vários jogos da Capcom, incluindo a série SF II).




Dentre outros trabalhos para a Capcom, temos a versão de GBA de Mega Man & Bass (asinando como T.Arisaka) e Darkstalkers Chronicle: The Chaos Tower.

Fora da Capcom, Chihiro Arisaka participou do Project-μ, um grupo que produziu alguns jogos de PC de 2000 até 2003.


Yuki Iwai




Yuki Iwai (nascida como Satomura, se casou com o colega Takayuki Iwai) é compositora e trabalhou para a Capcom, sendo bastante conhecida pelo seu trabalho na série Mega Man e a série VS.

Possui um vasto trabalho na Capcom e, dentre aqueles ligados a franquia Street Fighter, ela trabalhou em:


  • Street Fighter II Turbo (Super Nintendo): Design de música (creditada como Yuki "3D" Satomura)

    Arranjo

    Pause
  • X-Men vs. Street Fighter: Composição musical e arranjo

    Composição e arranjo

    Opening & Title
    Rogue Stage
    Gambit Stage
    Juggernaut Stage
    Magneto Stage
    Break Out
    Ending: Spirits (Cyclops 2, Zangief 2 e Cammy 2)
    Ending: Friends (Rogue 2)
    Ending: Meditation (Dhalsim 1)
    Ending: Peace (Wolverine, Dhalsim 2, Chun-Li, Ken)
    Ending: Loving You (Gambit)
    Ending: A Scolding (Juggernaut)
    Ending: Wondering (Ryu)

    Arranjo

    Player Select
    Win
    Here Comes a New Challenger
    Ryu Stage
    Ken Stage
    Chun-Li Stage
    Dhalsim Stage
    Zangief Stage 
  • Street Fighter III: New Generation: Composição musical

    Composição e arranjo

    Prelude - Ranking Display
    Opening
    Player Select
    Leave Alone - Stage London (Dudley)
    Crowded Street - Stage Hong Kong (Yun e Yang)
    Tomboy - Stage Africa (Elena)
    Get on a Train - Stage Siberian Railway (Necro)
    Cave Man - Stage Brazil (Oro)
    Spirits - Ending 2 (Sean, Oro, Yun e Yang)
    Tomorrow - Ending 3 (Ryu 1, Elena)
    My Friend - Ending 5 (Ibuki 2)
    Escape - Ending 7 (Ryu 2, Dudley 2, Necro 2) 
  • Marvel Super Heroes vs. Street Fighter: Composição musical e arranjo

    Composição e arranjo

    Continue
    Game Over
    Ending Introduction
    Theme of Wolverine
    Wolverine Ending
    Theme of Ken
    Captain America Ending
    Theme of Hulk
    Hulk Ending
    Spider-Man Ending
    Theme of Chun-Li
    Chun-Li Ending
    Theme of Zangief
    Theme of Shuma-Gorath
    Shuma-Gorath Ending 1
    Shuma-Gorath Ending 2
    Theme of Gouki
    Gouki Ending
    Conquerer Ending
    Tranquility Ending
    Staff Roll

    Arranjo

    Theme of Captain America
    Theme of Spider-Man
    Theme of Blackheart 
  • Pocket Fighter (Arcade, PlayStation e Sega Saturn): Composição musical e arranjo (Arcade Staff)

    Composição e arranjo


    Chun-Li Ending
    Sakura Ending
    Ibuki Ending
    Zangief Ending
  • Marvel Super Heroes vs. Street Fighter Original Sound Track & Arrange (CD)

    Composição e arranjo


    Theme of Zangief - MIDI Arrange (essa música teve participação de seu irmão, Minoru Satomura)
  • Street Fighter III 2nd Impact: Giant Attack (1997): Compositora musical
  • Street Fighter Zero/Alpha 3 (Arcade, PlayStation e Sega Saturn): Sub compositora musical(Arcade Staff) e Compositora Musical (versão caseira)

    Composição e arranjo

    Resolution -Theme of Chun-Li
    Behind you -Theme of Birdie
    No more swingin' -Theme of Guy
    Praying -Theme of Dhalsim
    Stripes -Theme of Cody
    Scala -Theme of Rose
    Crimson -Theme of Balrog
    Breeze -Theme of Sakura
    Moments -Theme of Gen
    Rise again -Continue
    Zero time -Game Over

    Composição e arranjo (versões caseiras)

    -Training-
    Plight -Theme of Guile
  • Street Fighter Zero/Alpha 3: Saikyo Dojo: Sub compositora musical(Arcade Staff) e Compositora Musical (versão caseira)
  • Street Fighter Zero 3↑ (Arcade Version): Sub compositora musical
Em 2000, Yuki terminou deixando a Capcom junto de seu marido, formando a unidade de som Wavelink Zeal, que esteve envolvida em títulos como R-Type Final. Em 2007 o grupo se dividiu, quando Takayuki se juntou a Crafts & Meister. Até 2013 a Zeal foi oficialmente fechada, embora os dois a tenham reformado, com o novo nome ZEAL★DoQMaL.


Kinu Nishimura


Talvez uma das ilustradora mais conhecidas da Capcom, seu nome verdadeiro é desconhecido. O que se sabe é que seu nick é baseado em seu nome de solteira (e é também chamada de Kinu-sensei). Ela nasceu em 1969 e seu tipo sanguíneo é A.

Akiman é sua grande inspiração no desenho, tanto que em algumas imagens oficiais, seu traço lembra bastante ao do criador de Chun-Li. E muitas de suas ilustrações serviram como base para diversas figuras lançadas.

Dentre os trabalhos dedicados a série SF temos:


  • Street Fighter II (incluindo a Champion Edition e Turbo): promocional e principal ilustradora
  • Street Fighter III (também em 3rd Strike): character designer, ilustradora promocional, ilustrações dentro do jogo
  • Capcom vs. SNK: principal ilustradora (ao lado de Shinkiro), ilustradora promocional
  • Cannon Spike: character designer, ilustradora promocional
  • Capcom vs. SNK 2: principal ilustradora (ao lado de Shinkiro), ilustradora promocional
  • Studio Bent - All About Capcom: cover, ilustrações variadas
  • Capcom Design Works - publicado pela Famitsu: cover, ilustrações variadas
  • Street Fighter IV
  • Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds: arte promocional.
Além disso ela trabalhou em outras séries, como Saturday Night Slam Masters e Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara.


Jo Chen


Jo Chen é uma ilustradora freelancer nascida em Taiwan, que migrou para os EUA em 1994. Seus trabalhos para a Capcom devem-se a UDON, quando ela fez algumas capas variantes para os quadrinhos de SF e, algumas dessas artes, também chegaram a ser usadas em merchandising. Além de SF, chegou a fazer a capa para Darkstalkers Tribute.


Ela também é autora da série de quadrinhos The Other Side of the Mirror e de The Spectre King.


Recentemente ela, nos quadrinhos canônicos de Street Fighter 6 que serão lançados pela UDON, fez um remake de sua antiga arte da Chun-Li, para ser capa alternativa do número 1.


Boa parte dessas informações foram tiradas do Capcom Database, então, caso queira conhecer melhor o trabalho de alguma delas, sugiro irem no site.

Claro, além destas, há várias que não citei aqui no artigo (seja por falta de tempo de pesquisar ou por falta de informações) como Miss Omaya, que aparece nos agradecimentos especiais de Street Fighter II Turbo de Super Nintendo, ou Marina (que talvez seja mulher devido ao nick feminino), uma das programadoras do Street Fighter II e até mesmo Bonsoir Yuko (Yuko é um nome feminino), creditada no character design de SF 1.


Menções Honrosas:

Harumi Fujita


Ela foi compositora na Capcom e também chegou a trabalhar para a SNK, em diversos jogos para ambas. Ficou em menções honrosas por ter participado de Final Fight. Seu trabalho mais recente pode ser conferido na trilha de Streets of Rage 4.


Ryoko Shinohara


Atriz e cantora japonesa, que cantou a icônica música "Itoshisa to Setsunasa to Kokoro Zuyosa to" da versão japonesa de Street Fighter II - Animated Movie.


Mesmo não tendo uma participação direta no jogo, a música marcou tanto a história de Street Fighter, que seu instrumental está presente na versão japonesa de Street Fighter Zero no modo Dramatic Battle. No ano passado, durante a TGS, foi anunciado o álbum Street Fighter 6 - Japanese Image Song, onde Shinohara voltou a interpretar a música, numa nova gravação, após 28 anos!  


May'n


Cantora japonesa de j-pop, famosa por interpretar diversas anime songs como "Lion", tema da terceira abertura de Macross F. 


Na versão  japonesa de Ultra Street Fighter II, ela é a intérprete de "Itoshisa to Setsunasa to Kokoro Zuyosa to".

E claro, além de Harumi Fujita, deixo as minhas menções honrosas a todas as pessoas que emprestaram suas vozes para as personagens femininas no jogo, como Susan Hart (Cammy em X-Men vs Street Fighter) ou Yuko Miyamura (Chun-Li na série Zero/Alpha), dentre outras.


Bem, irei terminar por aqui. Espero que tenham curtido o artigo. Claro, se você for pesquisar em outros jogos da Capcom e até de outras empresas, irão encontrar mais E como eu falei, lá no começo, que algumas delas possam servir de inspiração para alguma garota que gostaria de trabalhar na área de games e que também faça, nós jogadores, prestarmos um pouco mais de atenção nas pessoas que trabalharam no jogo. See ya!!! =)

Nenhum comentário:

Comentários