27 fevereiro 2021

Alterações em imagens antigas de SF

Nihao! Como andam as coisas?

Conversando com um amigo, ele sem querer terminou me dando a ideia de fazer esse artigo, ao comentar em seu Facebook, sobre a alteração feita no cenário do Honda, na coletânea que a Capcom lançou.

E se eu disser que algumas imagens clássicas sofreram alterações? As imagens que irei mostrar estão disponíveis na opção Museu do Street Fighter 30th Anniversary Collection e foram publicadas em livros como Street Fighter II Complete FileStreet Fighter II Monthly Magazine GAMEST October Extra

Vamos começar com os artworks do nosso boxeador Bison/Balrog. Nas versões originais, a esquerda, podemos notar que em seu calção, há o seu nome original japonês escrito. Ao acessar a versão do Museu, vemos que ele foi apagado.

E isso também ocorre no artwork de corpo inteiro do personagem.

A versão sem esse corte ainda pode ser encontrada na galeria de imagens do Street Fighter V, na seção Amuletos da Sorte. Infelizmente, não tenho a de corpo inteiro, então utilizei uma das páginas da Gamest para fazer a montagem.

Mas o que realmente me chamou a atenção no Museu presente no Street Fighter 30th Anniversary Collection, não foi apenas a quantidade enorme de informações valiosas a respeito da franquia e sim, que outras imagens clássicas sofreram cortes curiosos, como veremos abaixo.

A começar com a famosa imagem de Chun-Li junto de Lucia, Maki e Rena.

Notaram na imagem original, a de cima, que existia um pôster do Bruce Lee?

Só que a de Chun-Li não foi a única. O polêmico sol presente no cenário de E.Honda também sofreu uma censura. 

Na imagem superior, a original, ele contém seus raios, enquanto que na de baixo, ele os perdeu ficando só com o seu disco solar.

Outra imagem que sofreu modificações foi a de Guile, onde a foto existente no fundo foi apagada, assim como o seu cigarro.

É curioso que tenha apagado o cigarro de Guile, até porque no Museu, há a ilustração de SF Zero de Nash com Guile ao fundo, onde é insinuado que Guile está fumando, pela fumaça.

Zangief também foi outro personagem que teve a sua arte modificada. 

Sua imagem pegando um meliante na cidade de Nova Iorque, teve o fundo apagado, assim como o "Mickey" existente em sua camiseta.

A última arte clássica que sofreu modificação, foi a do nosso ditador Vega/Bison.

Assim como ocorreu com Chun-Li, uma foto que estava na parede foi retirada. Só que diferente da nossa chinesinha, que tinha a foto de um ator famoso, o quadro que foi retirado era de ninguém menos que Adolf Hitler!

Bem, aqui é necessário entender um pouco sobre a construção do personagem Vega/Bison. 

Caso você tenha lido o meu primeiro artigo sobre a cronologia da série, deve lembrar que o personagem Washizaki da série Riki-Oh serviu de inspiração para o nosso querido ditador. 

Então, Washizaki é um fã declarado de Hitler! Inclusive a imagem do quadro é a mesma que aparece num trecho do mangá:

É um tanto curioso ver esses retoques. Eu sinceramente não encontrei uma explicação oficial para eles terem sido retocados, mas podemos deduzir os motivos. Algumas usam de fotos alteradas, o que poderia dar problemas com direitos de imagem, enquanto outras ainda possuíam algo sensível, como é o caso do quadro de Hitler.

E mesmo assim, em algumas imagens, podemos perceber o uso de fotos, como é o caso da imagem acima de Ryu e a filha do chefe de uma aldeia, que foi oferecida a ele em casamento, deixando o rapaz completamente paralisado.

Caso não tenho o, mas queira conferir o Museu, pode assistir o vídeo logo abaixo:


Se não conseguir visualizar o player, favor, clique aqui.

Então, vocês notaram mais alguma diferença entre as artes que constam no Museu? Se sim, fique a vontade para me mostrar!   

Vou ficando por aqui. Espero que tenham curtido essa pequena curiosidade! Até mais!!! 

Nenhum comentário:

Comentários