02 março 2021

Os 30 anos de Street Fighter II

Nihao! Antes de mais nada, era para eu ter publicado este post antes. Mas, como vocês sabem, minha avó faleceu e logo após veio outros assuntos. Sem contar que segurei mais um pouco por conta de uma homenagem que participei, que vocês saberão mais abaixo.

Então, vamos agora, finalmente, ao post comemorando os 30 anos de Street Fighter II, o jogo que fez muitos se apaixonarem por esta série!

Eu estava pensando o que escrever, mas, até devido a semana tribulada que estou passando, achei melhor fazer algo semelhante ao que fiz com os 30 anos da franquia. Algo sentimental, de uma fã de longos anos. Até porque, bem, quando se tem um blog focado em curiosidades da série, seria um tanto mais do mesmo postar sobre curiosidades. Sem contar que alguns artigos que comecei, infelizmente não estão prontos, mas que cairiam como uma luva para algo comemorativo.

Sabe, eu lembro que a primeira vez que vi o jogo foi no antigo bar que minha mãe tinha, com algumas máquinas, onde alguém tinha acabado de perder a ficha para o Blanka, jogando de Ken.

A primeira imagem que vi na minha vida de Street Fighter II

Mesmo na época, já sendo comum as máquinas de SF II - Champion Edition (conhecidas também como SF 2 e meio onde morava), ainda mais aquelas de "rodoviária" (as piratas), a máquina que tinha lá era justamente a SF II - The World Warrior! É engraçado, que lembro que, das meninas que iam ao fliperama jogar, praticamente todas gostavam do Ken. E eu fui a diferentona que terminou gostando do Ryu. É meu amor por ele é bem antigo...

Mesmo tendo aprendido a jogar com Ryu e Ken, a princípio eu me dei bem jogando de Blanka! Mas, depois muito insistir, e com a ajuda de um rapaz que jogava muito de Dhalsim e de Chun-Li, aprendi a jogar com a minha chinesinha, que era a personagem que eu queria mesmo.

É bem curioso que, eu era péssima jogando SF II. Péssima MESMO. Sabe, tipo aqueles molequinhos que ficavam girando a manete do controle do arcade e apertando os botões aleatoriamente, com a diferença que eu tentava executar os comandos e não conseguia. Com isso, eu terminei "aprendendo a jogar" (no sentido de executar melhor os comandos e derrotar a CPU) primeiro... Mortal Kombat!

Apenas depois de muito esforço, consegui jogar de forma decente SF II, com direito a terminar o jogo sem perder nenhum round e com a pontuação bem alta!

Depois trocaram a velha Street Fighter II WW e colocaram uma das inúmeras versões de "rodoviária" da Champion Edition. E após um bom tempo, tiraram as máquinas e quando elas voltaram, já foi na época de Street Fighter Zero 2.

É um sentimento bem nostálgico saber que o jogo que ainda faz parte da minha vida está fazendo 30 anos. 

Meu cosplay da roupa alternativa de SF IV.

Sim, Street Fighter faz parte até demais. Conheci amigos no fliperama por conta de curtir jogos de luta, conheci meu marido por conta dessa minha paixão por SF num fórum sobre jogos de luta, fiz cosplay da minha personagem predileta (Chun-Li), meus filhos tiveram aniversário com o tema SF, minha casa, mesmo a coleção sendo modesta, tem itens do jogo. 

Ainda tem o fato de eu ter feito amizade com o pessoal do Streetfighter.com.br, com o Mestre Ryu (que é o grande responsável por eu ter conhecido o meu marido, valeu amigo =D) e outros fãs que colaboram para manter viva a paixão pela série. E claro, colaborei com o Essencial Street Fighter e tem esse blog que vai fazer 15 ANOS que é praticamente dedicado a série. Vocês tem noção do que é dedicar 15 anos da tua vida para falar de uma série de videogame? E tudo começou com Street Fighter II - The World Warrior!

É interessante eu parar e ver o quanto um jogo de videogame realmente faz parte da minha vida. E não apenas isso, mas como também o meu amor por personagens da franquia, como Ryu e Chun-Li, fez com que eu me aprofundasse mais nas pesquisas que faço, anos atrás.

E falando de Chun-Li, ontem foi o aniversário da minha grande musa dos jogos e participei de um vídeo muito especial feito pela cosplayer argentina Vichun, que é super apaixonada pela personagem, em homenagem a ela. Infelizmente, não deu para eu gravar um vídeo (esse mês que passou foi terrível), mas gravei um áudio e mandei fotos. No vídeo também participaram outras cosplayers famosas que são igualmente fãs da personagem! =D 

Caso não consiga visualizar o player, clique aqui.

Acho que dá para perceber o quanto Street Fighter II e seus personagens, são queridos por muita gente. Na internet a fora eu conheci fãs de diversos personagens, como a Shadanouk, que demonstra um carinho incrível pelo personagem Vega/Bison e fez até um site em tributo ao mesmo

Uma das peças que fazem parte da coleção pessoal da Shadanouk.

Bem, esse post sincero e apaixonado, vai ficando por aqui. E você tem alguma história envolvendo SF II - WW? Lembra a primeira vez que jogou? E qual o seu personagem favorito?

Caso queira, fique a vontade para comentar. Ah, e eu espero que tenham gostado do vídeo que participei, foi feito com muito carinho! =D Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Comentários