Era para eu ter publicado isso em fevereiro, mas esse mês foi tão corrido (e infelizmente, não muito agradável) que acabei esquecendo.
Eu cheguei a falar disso no meu Twitter, devido a repercussão, não apenas entre a comunidade de jogos de luta, mas também, entre conhecedores de cultura pop no geral.
Então, dia 18 de fevereiro saiu o trailer do novo filme de Mortal Kombat, o que fez fãs da saga e de jogos de luta ficarem agitados. Alguns adoraram, outros estranharam algumas mudanças, fora algumas polêmicas. Até aí, tudo bem, é algo que acontece, ainda mais envolvendo uma franquia tão querida.
Mas eis que Shannon Melero resolve escrever um artigo para o site Jezebel, que é um site feminista de notícias de cultura em geral, criticando o trailer, porque sentiu falta de uma personagem, que é uma ótima lutadora, que agregaria nas forças do reino terreno: Chun-Li.
Arte por BossLogic |
Acho que não preciso dizer o que aconteceu em seguida, devido a tamanha gafe cometida... 🤷
Aqui entra uma coisa que já comentei outras vezes: a falta de pesquisa de alguns da dita "mídia especializada" em comentar sobre algum assunto envolvendo games, a falta de conhecimento de alguns com o produto a ser noticiado.
Provavelmente essa moça não deve sequer ter encostado em algum Mortal Kombat na vida dela, ou se o fez, era muito nova e não se familiarizou com os personagens, para ao menos saber que Chun-Li pertence a outra franquia, de outra empresa.
Chun-Li vs Kitana por 1KamZ |
Ok, eu entendo perfeitamente que em geralmente escreve para esses sites, as vezes fazem artigos a "toque de caixa" e, a não ser que seja algo planejado anteriormente, o jornalista nem tem tempo para fazer algo mais detalhado, como por exemplo, os meus artigos sobre a cronologia de Street Fighter, que me requer tempo de pesquisa, fora que volta e meia eu atualizo os mais antigos. Porém, esse é um caso claro que faltou uma pesquisa rápida, daquelas de procurar o nome da personagem no buscador de sua preferência (Google, DuckDuckGo, Bing...) para ter ao menos certeza se ela realmente faz parte daquele jogo. Até porque, uma coisa é tu cometer uma gafe dessas entre seus amigos. Outra é postar num site até que conhecido essa gafe.
Claro, depois da repercussão, editaram o artigo falando do erro, o que levou até alguns a hipótese de que não foi um artigo irônico, até por conta do título.
Chun-Li por seu criador, Akiman. |
Mas, conversando com o meu marido, ele mostrou um lado que não tinha notado: o quanto Chun-Li é uma personagem grande atualmente. Veja bem, a moça conhecia Chun-Li e até um dos seus famosos golpes, assim como talvez, até a tua avozinha saiba quem é a Mulher Maravilha e seu laço, mesmo não acompanhando o universo de super heróis. E assim como ocorre com a Mulher Maravilha e outros heróis, onde o pessoal que não acompanha, acha que a Mulher Maravilha é do mesmo universo do Homem-Aranha, temos o mesmo caso aqui com Chun-Li.
Wallpaper de Ryu e Chun-Li do jogo Fortnite por Shinkiro. |
Quantos não devem saber da existência de Chun-Li, Ryu, Guile e outros, mas acham que eles fazem parte do mesmo universo de algum outro jogo, até por conta das participações especiais que os personagens da série SF fazem?
Como fã da personagem (o nick Bia Chun-Li não é a toa), fico feliz em ver isso. Mas não muda o fato do facepalm gigante que dei ao ver que alguém passou vergonha a nível mundial. Isso porque, talvez, a jornalista nem tenha conhecimento do estranho crossover que rolou na animação americana de SF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário