03 maio 2021

O impacto do modo história de Rose

Nihao pessoas, como vão? Estão curtindo a personagem Rose? Pois é dela que iremos falar agora.

Sendo bem sincera com vocês, eu até adoraria gravar um vídeo, estilo podcast, pois pra mim é um pouco complicado no momento tentar fazer um "vídeo de fato" mostrando a minha carinha (o melhor horário para se fazer é durante a madrugada), de tanto que a chegada dela impactou. Mas, como tempo é algo que me é escasso no momento, vai ficar só na escrita mesmo. 

É, a partir de agora tem spoilers, caso não queira ser "spoilado", assista o modo história dela logo abaixo:

Sim, tem algo muito sério que irá acontecer no universo de Street Fighter, tão sério, a ponto de Rose querer alertar o seu eu do passado para impedir.

O final que não pode acontecer em BlazBlue Calamity Trigger

Eu sei que você logo de cara deve ter se lembrado de Raiden e MK 9. Outro jogo que também trabalha com essa questão de mudanças de eventos alterando a linha do tempo é BlazBlue. E claro, isso pode significar que a Capcom PODE FAZER O REBOOT DO UNIVERSO STREET FIGHTER!

Sim, depois de ANOS de tanta bagunça, talvez, começaremos do zero, coisa que a própria Rose fala ali.

Agora senta aqui com a tia Bia para analisarmos os pontos.

Primeiro vamos nos lembrar da nossa linha do tempo, até o momento (mais completa, mesmo eu ainda não tendo publicado todos os artigos):

  • War-Zard/Red Earth (? - talvez seus acontecimentos tenham ocorrido no passado, a única coisa certa é que determinados elementos apresentados no jogo são canônicos em SF);
  • Muscle Bomber (série);
  • Street Fighter;
  • Final Fight (que aconteceria durante o SF 1);
  • Street Fighter Zero / Alpha;
  • Street Fighter Zero / Alpha 3;
  • Final Fight 2 (que pode ter ocorrido durante e ter terminado a tempo de Maki participar dos eventos de SF Zero 3, ou um pouco antes);
  • Rival Schools (seus eventos podem ter ocorrido antes, ignorando o fato de que se passaria nos anos 90 conforme era originalmente, durante ou depois de SF II);
  • Street Fighter II (incluindo as Supers);
  • Final Fight 3 (depois de SF II, ao meu ver, ele pode ser encaixado na mesma época do SF II);
  • Street Fighter IV;
  • Street Fighter V;
  • Street Fighter III;
  • SF III – 3rd Strike;
  • Captain Commando (eliminado até segunda ordem); 
  • Strider (assistir modo história de Zeku para entender melhor, futuramente, escreverei sobre).

Como podemos perceber, o último jogo da linha do tempo, é a série Strider, aparentemente. Lembre-se dessa informação.

A conclusão dos acontecimentos de SF III ainda gera debates. Por exemplo, alguns acreditam que o final de Gill e também o de Urien podem não ter acontecido, enquanto que outros aceitam que o de Gill ocorreu antes do final de Urien. Ou seja, com isso, o que vemos que, o de Urien seria o último acontecimento, o fechamento do ciclo. Porém, diferente do que houve com a série Zero/Alpha e SF IV, onde bem ou mal sabemos dos principais acontecimentos que fecharam cada série, alguns fãs ainda questionam o final de SF III.

E ainda temos outras duas questões, a própria Shadaloo, que é dito existir ainda, mas nas sombras e a organização de Ed, a Neo Shadaloo.

Claro, Ed, mesmo não sendo o exemplo de bom moço, está longe de ser o projeto de demônio que Vega/Bison é, porém, temos a profecia de Menat para o jovem: "Quando ele parar de crescer, deixará de ser quem é". E, como bem sabemos, a alma do ditador tentou se apossar do corpo dele (e de Falke). E nada impede dele estar no corpo do jovem, mas apenas esperando o momento certo para dar o bote. E a própria frase de vitória de Rose para ele, levanta a possibilidade de uma escolha de caminha que ele terá que tomar. 

Com isso há especulações de uma provável volta triunfal de Vega/Bison ou que o final de Urien não tenha acontecido e o período da "Era Gill" será bem tenebroso, por assim dizer. Fora, claro, que Urien pode ter tido sucesso em suas ambições de domínio global, após os acontecimentos de seu final e trago algo pior, que teria relação com a visão de Rose.

Temos ainda o caso do personagem G, que é uma completa incógnita. Um tanto assustador (alguém já notou o olhar dele no final do modo arcade?) e carismático, que representa o arquétipo do Louco no tarô de SF.

Conversando com a Kari (que já a citei aqui, no artigo sobre artistas nacionais) que saca de tarô (eu assumo que sei alguma coisa, de curiosa), ela me explicou que esse arquétipo representa o início da jornada. 

Ele fala de pessoas que se jogam num objetivo sem pensar nas consequências, sendo insanas, no sentido de, se der certo, ótimo, se não... O arquétipo pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, tanto pela empolgação quanto pela falta de segurança.

E colocando isso na trama, G representa bem, essa dualidade, por ser alguém que pode estar realmente querendo ajudar, devido a visão, tendo ligação direta com o verdadeiro vilão e tentando impedir seus planos, mas não sendo levado a sério e que no fim, pode terminar sofrendo as consequências. Ou então, ele pode estar usando os aspectos negativos do arcano que representa, sendo realmente o vilão, mas que quer ver o circo pegar fogo.

Há diversas teorias afirmando que ele seria o grande vilão de SF V e, diferente do que alguns afirmavam um tempo atrás, de que Q é uma versão mais fraca de G, com os Qs sendo seus servos que estariam dando o devido andamento ao seu plano. Com isso o plano de G seria totalmente posto em prática após os acontecimentos de SF III, sendo esta a grande ameaça que Rose viu, só não descobrindo que o estranho de cartola é que é a pessoa por detrás disso.

Jogando com G, eu notei que nas frases de vitória do personagem ele se põe como se fosse o início e o fim de tudo, a vida e a morte, ele está em mim, em você e em tudo, lembrando bastante algumas concepções de deidades ou divindades. O que me faz teorizar se ele não é uma entidade mas diretamente ligada a essência do planeta, Gaia. Com isso, G não seria necessariamente um vilão e sim um mensageiro daquilo que estar por vir e tenta ajudar o máximo de pessoas que conseguem ouvir e aceitar a sua voz.

E, apesar de no tarô oficial de SF G aparecer como a carta do Louco, Rose, em sua frase de vitória, afirma que é a carta do Mundo, que é o fim do processo e uma das cartas mais positivas do tarô. E que ainda bate com o que escrevi anteriormente, dele ser o início e o fim. 

Curiosamente, o personagem que representa o arcano no tarô oficial é Ryu, o que me faz pensar se ele terá uma importância decisiva nessa questão.

E ainda temos Necalli, que mesmo não sendo um vilão, no nível de Vega/Bison e Gill e sim alguém que possui um interesse próprio (devorar guerreiros fortes), poderia terminar, no mínimo sendo mais uma vez o estopim para algo que estaria por vir, pois há teorias de que ele conseguiu sim absorver algo de Gouki/Akuma. O tal "Super Necalli", talvez?

Mas, nas discussões, tem um detalhe que pessoal anda esquecendo e que eu disse mais acima para vocês guardarem a informação: a série Strider.

Voltemos para o modo história de Zeku, onde, nos últimos momentos, ele fica discutindo com o seu eu mais jovem sobre o nome da organização, citando o nome "Strider" (que na adaptação em português virou "Passos Largos"), deixando um tanto claro, ainda mais somando ao visual da versão jovem do personagem, que ele é o Strider original.

Na série original de Strider é dito que tudo ocorre no ano de 2048, que ficou conhecido como o Ano Um de Meio, um ser misterioso de outro mundo que tomou controle de toda tecnologia e da força militar da Terra. E é aí que entra os Striders, com o jovem Hiryu tendo a missão de eliminar Meio. Já no jogo de 2014, a ação ocorre no futuro, o Ano Meio 48, deixando claro que a Terra está sob o seu domínio há 48 anos. Mais detalhes envolvendo a série Strider virá no futuro artigo que já comecei a escrever e que será publicado antes do que eu planejava.

Sabendo que SF se passa nos anos 90 do século passado (talvez SF III possa se passar perto dos anos 2000) e seguindo o que foi dito no jogo mais recente (os 48 anos de Meio no poder) podemos especular que essa era seria mais apocalíptica do que se pensava e, quando Hiryu finalmente acaba com a ameaça, a civilização está aos frangalhos. 

Ou então, as ações de Meio teriam como consequência algo pior, por mais que ele fosse eliminado. Uma guerra talvez? Envolvendo inclusive o que restou da Shadaloo e da Sociedade Secreta (ou da organização que Urien pode ter formado)? Ou, como Vega/Bison é uma entidade ele se apossou da essência do planeta? É, possibilidades não faltam!

Nesse rolo todo, ainda há quem aposte na aparição de Ingrid, mas não a versão usando o roteiro de Alpha 3, que terminou sendo odiada por muitos e sim a que foi apresentada em Capcom Fighting All-Stars, possuindo uma "gêmea", com ambas possuindo um poder devastador. Indo por esta teoria, alguns consideram que G teria um papel similar ao de Avel/Death ali (mais detalhes, neste post).

E o fato de eu afirmar a importância que temos de prestar atenção em Zeku, ganhou ainda um forte aliado esses dias (já que comecei a escrever esse artigo assim que Rose ficou disponível): Takayuki Nakayama, um dos desenvolvedores de Street Fighter e o responsável pelas fichas de personagens no CFN Portal.

Takayuki Nakayama

Como noticiado no dia 30 de abril no site Eventhubs, Nakayama numa entrevista à Spin Magazine, fez a seguinte declaração:

"Eu mencionei que incluímos inúmeras pistas, mas há segredos não descobertos sobre os seguintes tópicos: Zeku e Strider, Q e G (e) A Força Aérea dos Estados Unidos e Byron Taylor."

Antes de continuar, só esclarecendo que Byron Taylor, para quem não se lembra, é o amigo de Guile que participa de A Shadow Falls, do modo história de Kolin e que faz uma ponta como um dos espectadores no cenário de Guile.

Se formos seguir pela total canonicidade de Strider no universo de Street Fighter (lembrando das possibilidades que eu levantei sobre Red Earth), os eventos a partir do final de SF III, levaria ao surgimento de Meio no planeta e seu domínio. E, talvez, como dito anteriormente, se não for a aparição de Meio, algo possa acontecer depois do futuro mostrado em Strider, culminando no final da visão de Rose, que a faz ficar em pânico.

Pegando ainda a declaração de Nakayama, existe a questão envolvendo G e Gill e a Força Aérea e o Byron Taylor.

Ainda não sabemos exatamente qual a ligação de G e Gill, porém, as ações do último podem influenciar ou estar diretamente ligadas ao que G sabe, voltando a aquilo que disse anteriormente de, talvez tudo se posto em prática após os acontecimentos de SF III. Isso ainda somando ao fato de que, em 3rd Strider, a CIA está investigando as diversas aparições de Q pelo mundo, dando uma pista de que algo estaria para acontecer, mas que não teve um desenvolvimento ali, ficando no ar o que aquilo poderia significar. E isso pode está diretamente ligado a relação que G e Gill teriam no enredo de SF V.

Ainda é sabido por quem conhece a lore de SF (ou presta atenção nos finais) de que já tivemos casos de traição no passado com integrantes das forças armadas, se unindo a Shadaloo. O que levanta o questionamento sobre qual será o papel do grupo nesse momento da saga e a real função de Taylor e, porque não, qual será a posição de Guile e as consequências de seus atos nesse momento.

E aí voltamos a própria Rose e sua atitude de querer voltar ao passado, de alguma forma. Ao passado até que ponto? A partir do momento que ela começou a usar seus poderes? Quando Gouken e Gouki/Akuma eram jovens e Goutetsu era vivo? Na época que Ryu derrotou Sagat? Impedindo o assassinato de Dorai? Ou ainda tentando de alguma forma impedir que Vega/Bison se torne praticamente uma entidade?

Sim, há diversas possibilidades, ainda mais que, assim como Vega/Bison, a idade real de Rose é desconhecida e ela poder ser muito mais velha do que aparenta.

Uma das poucas coisas certas é que, Ryu e Chun-Li estarão em SF VI, ou seja, independente dos acontecimentos, o destino o desses dois personagens, pelo visto é continuar lutando, por quaisquer motivos. Aliás, a própria Chun-Li admite, que por mais que ela queira fugir, ela sabe que esse é o destino dela.

Então, qual será a consequência disso? Teremos um reboot do universo principal, um evento envolvendo os universos paralelos que existem na série (como o de Street Fighter 2010), ou uma nova linha do tempo "principal" sendo criada? A linha principal estará MESMO condenada, por ainda é possível se ter uma esperança? 

Enfim, é possível se fazer diversas especulações envolvendo até outras franquias, como Darkstalkers (lembrem-se que ali há personagens que tem a habilidade de viajar entre dimensões). E o único jeito é esperar pelo novo modo história, visto que o final do modo arcade de Rose não dá tanta pista, a não ser o seu encontro com Zeku, que pode significar algo num futuro próximo.

Bem, vou ficando por aqui. E você, o que realmente acha que poderá acontecer? Qual a sua teoria? Qualquer coisa, comente, adorarei ler! =D Até a próxima e eu espero que Rose tenha mais sorte que Raiden nessa nova empreitada!


Nenhum comentário:

Comentários